Ilha do Japonês: conheça esse paraíso escondido no Rio de Janeiro

Escrito por Liz Santana

A Ilha do Japonês é um paraíso de águas tranquilas escondido no Rio de Janeiro. Criada inicialmente para o escoamento de peixes na área, a praia artificial tem esse nome por causa de um japonês que viveu na região. Sua história é bastante intrigante e, por esse motivo, o local recebe muitos turistas. Gostou? Descubra mais sobre os encantos desse lugar maravilhoso:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica e como ir à Ilha do Japonês

Localizada em Cabo Frio, na Região dos Lagos, a Ilha do Japonês está a cerca de 160 km do centro da capital do Rio. Ela não possui estrutura, portanto, você deverá levar o seu lanche caso decida passar o dia. O acesso é fácil, mas prefira ir na baixa temporada, que é quando a região não fica lotada.

Como chegar

Você pode realizar uma excursão com alguma agência de turismo ou ir por conta própria. Muitas pessoas optam por pegar um táxi marítimo no terminal de Cabo Frio ou ir a pé, durante a maré baixa, e retornar de barco pelo Forte São Mateus, com o custo de R$ 5. É proibido levar caixa de isopor acima de 40 litros.

O que fazer por lá

Com 22 mil m², a Ilha do Japonês é um dos destinos mais buscados por moradores e turistas que estão pela região. Aliás, o local possui atrações imperdíveis e que podem ser conhecidas em um só dia. Se você ama lugares tranquilos e não tão conhecidos, conheça as belezas dessa praia encantadora:

1. Praia da Ilha do Japonês

Com águas transparentes e mornas, a Ilha do Japonês é ideal para levar crianças pequenas, sobretudo porque a maré é rasa e não possui ondas. O local tem areias limpas e é bem calmo, ótimo para quem quer relaxar. Finalmente, é importante salientar que os visitantes devem levar um saquinho para pôr o seu lixo, pois não há estrutura para recolher todo o material que fica por lá.

2. Bairro da Passagem

Está localizado no centro de Cabo Frio e a 5 minutos da Ilha do Japonês. O local possui prédios preservados, vários bares e restaurantes, além de uma charmosa capela no Largo de São Benedito. O bairro é um dos preferidos para passear e tirar lindas fotos de viagem. Aliás, é possível encontrar lá algumas opções de hospedagem com bom custo-benefício.

3. Morro do Arpoador

Outro ponto turístico bastante visitado na Ilha do Japonês é o Morro do Arpoador. Para chegar, será necessário fazer uma trilha, que te levará a uma paisagem deslumbrante. O local possui uma linda vista para a praia e outras belezas naturais da ilha – ótimo para apreciar um pôr do sol no final de tarde com a família – e fica próximo ao Forte São Matheus.

4. Mirante do Forte

O Mirante do Forte é o local perfeito para passar o final de tarde, caminhar e tirar lindas fotos. Você terá todo tempo para apreciar a natureza local e desfrutar bastante desse momento de relaxamento na sua viagem. Portanto, não deixe de conhecer esse ponto turístico, que é um dos favoritos dos visitantes. Aliás, o local possui acesso fácil para cadeirantes, algo bastante positivo e inclusivo.

Continua após o anúncio

5. Forte São Matheus

Outro ponto lindo para apreciar as belezas naturais da Ilha do Japonês é o Forte São Matheus. É lá que os visitantes param para admirar a vista e entrar em contato com a natureza. Por fim, nessa visita também é possível avistar os barquinhos de pescadores no local e conhecer a história de Cabo Frio.

6. Praia do Forte

Considerada uma das áreas mais movimentadas da cidade, a Praia do Forte é a mais badalada de todas. O local possui uma extensão de 7,5 km de areias brancas e águas transparentes e geladas. Portanto, ela é bem diferente da Ilha do Japonês, que possui águas mais quentinhas. Aliás, quem ama longas caminhadas e bons restaurantes e bares, também vai amar dar um pulo nessa praia.

7. Centro Histórico de Cabo Frio

O centrinho de Cabo Frio ainda mantém ares de interior, com suas casinhas simples e construções arquitetônicas que nos levam a uma viagem ao passado. A cidade é bastante calma e pequena, e os restaurantes são convidativos para um almoço ou jantar. Por fim, o local é perfeito para uma caminhada entre as ruas num final de tarde.

8. Trilha que leva à Praia Brava

Outra atração bem tranquila próxima à Ilha do Japonês é a Praia Brava. Ela possui uma ótima estrutura para os visitantes e preços acessíveis. Aliás, por curiosidade, o local possui ainda uma área que funciona como praia de nudismo, bastante frequentada por pessoas mais naturalistas. No entanto, é importante que você pegue a trilha com alguém que já conheça a região.

9. Passeio de barco

Além de todas essas atrações que listamos, você ainda pode fazer passeios de barco, os chamados AcquaTaxis. As travessias funcionam das 9h às 17h e levam à Ilha do Japonês e outras lindas praias de Cabo Frio e das regiões vizinhas. Portanto, se você busca atividades diferentes na ilha, procure uma das agências de turismo que há na região.

10. Restaurante Arcos do Canal

Restaurante de comida brasileira, o Arcos do Canal possui pratos italianos e mediterrâneos, além de frutos do mar. Além disso, o atendimento é considerado ótimo, o ambiente é confortável e agradável para turistas com os mais diversos gostos. Por fim, o local tem uma linda vista, pois fica em frente ao mar.

Em apenas um dia, é possível conhecer a maioria dessas atrações na Ilha do Japonês. Agora, é só montar o seu roteiro, escolher a sua pousada e se divertir nessa paraíso perdido em Cabo Frio!

Hotéis e pousadas

Embora esteja bem escondida, a Praia do Japonês possui ótimas opções de hospedagem, que ficam também próximas de outras praias da região. A maioria fica perto do centro de Cabo Frio, então escolha a melhor opção e se aventure por essa ilha magnífica!

  • Beach Hostel Cabo Frio – $: por ser um albergue, essa opção tem um ótimo custo-benefício e está a poucos metros da Praia do Forte e das Conchas. Além disso, os quartos são bem seguros e possuem guarda-roupa para os hóspedes. Sem dúvidas, uma ótima alternativa para quem busca por locais mais baratos.
  • Pousada Laguna – $$: a pousada possui piscina, parque infantil, sauna, salão de jogos e banheira de hidromassagem. Além disso, o local possui vista para o mar e apartamentos com várias comodidades que agradam os hóspedes.
  • Pousada Kopenhagen Beach – $$$: bem próxima do centro de Cabo Frio e de uma aldeia de pescadores, a Kopenhagen possui ótima localização. O local dispõe de café da manhã, wi-fi gratuito e quartos para família. Por fim, a limpeza e o atendimento são considerados ótimos.
  • Hotel Samba Cabo Frio – $$$$: fica bem bem próximo de pontos turísticos, inclusive da Ilha do Japonês. O local possui quartos privativos com mesa de trabalho, banheiro, TV e ar-condicionado. Aliás, o hotel é bastante confortável e amplo.

Já decidiu qual é a melhor opção para você? Lembre-se de escolher uma hospedagem próxima dos pontos turísticos que você pretende visitar, pois isso facilitará muito a sua viagem.

Vídeos incríveis com dicas sobre a Ilha do Japonês

Vamos conhecer as indicações dos turistas que estiveram na Ilha do Japonês? Veja todos os vídeos até o fim e saiba porque você irá se apaixonar por essa região linda em Cabo Frio!

Curiosidades sobre a Ilha

Conheça, nesse vídeo, uma das curiosidades e sensações da Ilha do Japonês: um barco que vende churrasco! Confira também outras dicas de como aproveitar a sua visita ao local.

Descubra as belezas da Ilha do Japonês

Nesse vídeo, você fará um passeio de barco-táxi pelas águas cristalinas de Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Além disso, você irá conhecer as belezas naturais desse local.

O que fazer na Ilha do Japonês e como chegar

Se você precisa de mais dicas de como acessar essa linda região, poderá pegar informações nesse vídeo gravado por visitantes locais. Aliás, se apaixone também pelas paisagens vistas de cima.

Um tour pelas praias ao redor da Ilha

Confira dicas de três praias lindas no Rio de Janeiro: a Ilha do Japonês, a Praia das Conchas e a Praia do Forte. Escolha o seu local preferido e divirta-se!

Gostou dos vídeos? Então, aproveite para se programar com a sua família e passar um final de semana perfeito na Ilha do Japonês!

15 fotos maravilhosas da Ilha do Japonês

Vamos nos encantar ainda mais com as fotos tiradas pelos visitantes que estiveram na ilha? Confira lindas imagens do mar calmo e transparente, além de outras belezas naturais dessa região:

1. Bem vindo à Ilha do Japonês

2. Lugar ideal para aproveitar o final de semana

3. E desfrutar das belezas naturais

4. Você vai se apaixonar pelas paisagens

5. Pelas piscinas naturais

6. E pela cidade de Cabo Frio

7. Conheça outros pontos turísticos

8. Como a Praia Brava

9. Tire um momento para fazer fotos divertidas

10. Praticar esportes

11. E mergulhar nesse mar

12. De águas azuis

13. E calmas

14. Curta o seu passeio de barco

15. E se encante por essa ilha maravilhosa!

Sem dúvidas, você irá se encantar pelas águas transparentes e tranquilas da Ilha do Japonês. Se tiver mais um tempinho em Cabo Frio, conheça também a Praia do Peró, outra delícia de destino no Rio de Janeiro.