Lagoa do Japonês: um oásis de águas cristalinas em Tocantins

Escrito por Gabriella Soares

A Lagoa do Japonês é um lugar incrível e de beleza indiscutível em Tocantins, em meio ao Cerrado. O local conta com lindas águas turquesas que são ideias para o banho e para o mergulho, já que são também cristalinas. Além disso, na área é possível encontrar lindas rochas calcárias e até uma maravilhosa gruta. Conheça mais desse belo oásis!

Continua após o anúncio

Onde fica a Lagoa do Japonês

Localizada a cerca de 240 quilômetros de Palmas, a capital do Tocantins, a Lagoa do Japonês fica também a cerca de 286 quilômetros de Gurupi. O centro municipal mais próximo do local é o de Pindorama, que fica a uma distância de 35 quilômetros da propriedade particular em que a lagoa se encontra, a Fazenda Sucuriú, na área rural da cidade e que pode ser de difícil acesso.

Como chegar

Para quem tem experiência em dirigir em estradas de terra, o percurso até a Lagoa do Japonês pode ser mais simples. Como a Fazenda Sucuriú fica na Zona Rural, partindo de Palmas, é possível pegar a via para Ponte Alta ou para Porto Nacional. Em qualquer uma delas, existem estradas que acumulam areia e, em dias chuvosos, lama.

O que você precisa saber antes de ir

Como esse é um local cada vez mais procurado por turistas, o melhor é que você se prepare com antecedência para a sua vagem. Com isso em mente, separamos algumas das informações que você precisa saber antes de visitar e aproveitar as belezas do local.

  • O número máximo de visitantes por dia é de 100 pessoas, por motivo de conservação da lagoa. Assim, o melhor é que os visitantes reservem a sua visita com antecedência pelos números (63) 98137-0609 ou (63) 3372-1026.
  • O seu celular não vai funcionar normalmente, isso porque o sinal de todas as operadoras é fraco no local, o que significa que a internet também não pega.
  • Para entrar é preciso pagar uma taxa de cerca de R$ 25 por pessoa, já que a Lagoa do Japonês fica em uma propriedade particular.
  • O horário de funcionamento do local é das 8h às 18h, todos os dias da semana, e o ingresso é válido durante esses horários.
  • A Lagoa do Japonês é um local seguro, no entanto, seu fundo está cheio de pequenas rochas, que podem machucar o pé. Assim, o melhor é alugar sapatilhas protetoras quando estiver entrando.
  • Os animais de estimação não são permitidos no local, até mesmo por motivos de segurança dos animais e de preservação da lagoa.
  • Outra proibição dos proprietários da Fazenda Sucuriú é entrar com alimentos na lagoa, também por questões de preservação da natureza local. Há alternativas para a alimentação próximas.

Preste atenção nesses detalhes quando estiver planejando a sua viagem até a Lagoa do Japonês e com certeza a sua aventura será exatamente como você deseja, além de ter toda a segurança possível. Esse é um daqueles destinos que garantem paisagens e emoções inesquecíveis.

7 dicas para aproveitar melhor o seu passeio na Lagoa

Além dos pontos já elencados para se prestar atenção antes de ir até a Lagoa do Japonês, existem outras dicas que podem fazer com que o seu passeio até esse lindo oásis em meio ao Cerrado seja ainda mais maravilhoso. Abaixo reunimos algumas informações e dicas práticas para que você possa aproveitar ao máximo todas as belezas desse destino, incluindo as melhores atividades para fazer por lá. Confira:

1. Quando ir

Levando em consideração o acesso a Lagoa do Japonês e que as suas principais atividades envolvem aproveitar suas águas cristalinas e sua linda paisagem, o melhor é evitar a época de chuvas. Assim, procure fazer sua viagem entre os meses de maio e setembro. Além disso, se preferir evitar encontrar a lagoa cheia para aproveitar com mais tranquilidade, vá fora da temporada, como em feriados ou no mês de julho.

2. O que levar

Para que você possa aproveitar ao máximo esse lindo destino, é preciso levar alguns itens. Não se esqueça de colocar em sua mochila tênis apropriados para caminhada, dinheiro para o restaurante e aluguel de equipamentos ou os próprios artigos esportivos e de proteção, caso não queira alugar. Já no que diz respeito a protetor solar e repelentes, é aconselhável não utilizar, para evitar a contaminação da água.

3. Infraestrutura local

Apesar de relativamente pequena, a Lagoa do Japonês conta com um restaurante, já que é proibido entrar com qualquer tipo de alimento. Os pratos servidos são típicos do Tocantins e conta ainda com drinks, diferentes bebidas e petiscos, tudo com um clima tranquilo e rústico. Além disso, o local conta também com banheiros limpos e bem equipados para os visitantes.

Continua após o anúncio

4. Mergulho na Lagoa do Japonês

Uma das principais atividades realizadas nesse destino é o mergulho, já que suas águas são cristalinas e existem diversos peixes no fundo da lagoa. Para quem não possui os equipamentos para fazer snorkel, é possível alugar no local. Além disso, também é possível contratar um passeio e barco para conhecer a linda gruta que faz parte da paisagem local.

5. Trilha e tirolesa

Outra forma de aproveitar a área e as belezas naturais dessa região um pouco diferente do Cerrado, é com trilhas. Existem trajetos relativamente curtos e fáceis para se fazer e conhecer mais da natureza local. Além disso, a lagoa conta também com uma tirolesa de 300 metros de comprimento em que é possível ter uma visão linda de toda a área. A tirolesa custa cerca de R$ 30 por pessoa.

6. É possível acampar

Para quem deseja uma experiência completa com a maior harmonia com a natureza possível, é possível ficar no camping da Lagoa do Japonês. Não existe uma infraestrutura muito maior do que a já mencionada, mas a ideia é que os visitantes levem a sua barraca e aproveitem ao máximo a linda área. E o melhor é que não é cobrado nada a mais para passar a noite.

7. A necessidade de um guia

Contratar um guia não é uma obrigatoriedade para quem vai curtir o dia na região, no entanto, para quem não está acompanhado com a prática de ecoturismo ou ainda com estradas de terra, essa pode ser uma boa ideia. Dessa forma, é possível aproveitar todas as atividades e a paisagem com maior tranquilidade. Existem diferentes empresas e guias particulares na região, com diferentes valores, para se contratar.

Não deixe de aproveitar todas as atividades e belezas da Lagoa do Japonês. Esse é um lugar que tem um pouquinho de tudo para fazer com que a sua viagem seja inesquecível, principalmente porque essa é uma parte diferente e encantadora do maravilhoso Cerrado brasileiro. Faça o seu roteiro e aproveite ao máximo essa pequena aventura pelo Tocantins e suas águas cristalinas.

Vídeos da Lagoa do Japonês para você se preparar para sua viagem

Em uma viagem de ecoturismo, a preparação é uma etapa de extrema importância. E como as principais atrações da Lagoa do Japonês se concentram em meio a sua exuberante natureza, também é importante que você planeje com cuidado a sua aventura nesse belo destino. Pensando nisso, separamos abaixo alguns dos melhores vídeos com dicas e informações sobre essa viagem. Confira:

Uma paisagem única e uma experiência deliciosa

Nesse vídeo é possível conhecer em detalhes as belezas naturais da Lagoa do Japonês, além de ver um pouco mais sobre o restaurante do local e seus pratos.

A principal atividade do local e uma linda aventura

Para quem deseja mergulhar e conhecer de pertinho todas as beleza das águas cristalinas, o pessoal do Canal do Mergulho reuniu diversas dicas e informações.

O caminho e as belezas até a Lagoa do Japonês

Com detalhes do caminho até a Lagoa do Japonês, esse vídeo do canal Caminho Traçado traz também informações de outras atrações que você pode aproveitar na região.

Calmaria, natureza e exuberância

Esse rápido vídeo mostra um pouco mais da beleza desse local, além de dar dicas de outras atividades que você pode aproveitar na lagoa.

O oásis do Tocantins

Já com esse rápido vídeo do canal Leve na Viagem, é possível conhecer melhor as paisagens da linda Lagoa do Japonês e suas águas cristalinas, inclusive com imagens aéreas.

Não deixe de levar em conta essas dicas e informações quando estiver preparando a sua viagem. E lembre-se que o mais importante é manter a segurança de todas as pessoas, assim como o respeito pelo local. Assim, sua viagem será realmente inesquecível.

25 fotos encantadoras da Lagoa do Japonês que vão te convencer a viajar

Sem dúvida nenhuma, a principal atração da Lagoa do Japonês são as belezas naturais que os visitantes encontram. Afinal, não é à toa que esse lugar é chamado de oásis do Tocantins. Reunimos abaixo as melhores imagens de quem já aproveitou toda a exuberância natural desse destino. Confira e se encante:

1. A Lagoa do Japonês tem uma das mais belas paisagens do Tocantins

2. O local é rodeado por uma natureza exuberante e muito verde

3. Conta ainda com uma bela caverna de rochas claras

4. E com águas turquesa tão claras que são quase transparentes

5. A Lagoa do Japonês é o lugar ideal para mergulhar e se refrescar

6. Assim como para fazer um passeio de barco cheio de belas surpresas

7. E com as paisagens mais incríveis para se encontrar no Cerrado

8. Esse é um local quase cinematográfico para se conhecer

9. Em cada canto é uma beleza diferente que pode ser admirada

10. Além disso, há muito a aproveitar nas belas e refrescantes águas

11.Que são realmente uma das maiores atrações da Lagoa do Japonês

12. Esse é o lugar ideal para aproveitar um banho em águas doces

13. Principalmente em dias quentes, quando a cor turquesa fica ainda mais bela

14. E toda a natureza do local parece ainda mais exuberante

15. A Lagoa do Japonês é um ótimo lugar para visitar sozinho

16. E ficar em harmonia com a natureza, presente em todo o local

17. Mas também pode ser um lugar maravilhoso para visitar como casal

18. Seja fazendo um passeio de barco para conhecer a gruta

19. Ou ainda mergulhando e entrando em contato com a vida marinha

20. A Lagoa do Japonês é um lugar que vale a pena visitar e aproveitar

21. Com as incontáveis belezas terrestres encontradas nesse lugar

22. E as anda mais impressionantes maravilhas marinhas no fundo da lagoa

23. Essa é uma viagem com potencial para memórias inesquecíveis

24. Com belezas naturais que são inegáveis e de tirar o fôlego

25. A Lagoa do Japonês é um lugar que tem tudo para ser incrível

Esse é realmente um lugar cheio de charme e com uma natureza que maravilha a qualquer um. E já que você já vai estar na região, não deixe de conhecer também outras partes maravilhosas do Tocantins, como o exuberante e inigualável Parque Estadual do Jalapão.