Lagoinha: conheça as paisagens e atrações desse destino no Ceará

Por
Atualizado em 02.12.20

Lagoinha é o destino perfeito para quem está em busca de passeios mais tranquilos na região oeste do Ceará. A praia é considerada uma das melhores para curtir, pois não há tanta badalação como as outras mais conhecidas do estado. A natureza exuberante, as falésias e dunas fazem qualquer um ficar admirado por essa atração sensacional. Confira!

Continua após o anúncio

Onde fica Lagoinha e como chegar

A Praia da Lagoinha está localizada no município de Paraipaba, na direção de Jericoacoara. Saindo de Fortaleza, a distância é de cerca de 118 km, enquanto que de Teresina essa distância pode chegar a 545 km. Mas caso não queira se hospedar em Lagoinha, o visitante poderá optar por fazer um bate-volta de excursão a partir de Fortaleza.

História de Lagoinha

Lagoinha é uma região que foi habitada anos atrás por uma família poderosa, que detinha o poder do comércio local e que reconheceu o seu potencial turístico. Ela possui esse nome pois abriga muitas lagoas de águas limpas e doces e mesmo após ter sido desbravada, ainda mantém alguns traços do início e a sua estrutura simples.

O que fazer em Lagoinha

Existem muitas opções de passeios em Lagoinha, sobretudo para quem gosta de atividades mais radicais. Mas quem gosta de passar um dia inteirinho na praia, aproveitando o sol e as belezas naturais, também irá se encantar com as atrações. Por isso, confira alguns motivos para que esse destino seja a sua escolha das próximas férias.

1. Praia da Lagoinha

A Praia da Lagoinha possui lagoas, falésias e dunas incríveis. Considerada a segunda praia mais linda do Ceará, ela atrai pelas suas águas que possuem tons esverdeados e pelas ondas perfeitas para banhistas e surfistas. Por fim, os visitantes costumam tirar muitas fotos desse destino, pois os cenários naturais são incríveis e propícios para isso.

2. Lagoa das Almécegas

A Lagoa das Almécegas é uma das várias que existem em Lagoinha. O local é aconchegante, possui águas mornas e é formada por vários coqueirais, além de belezas naturais inconfundíveis. Sem dúvidas, esse é um destino perfeito para toda família e fica próxima a uma barragem, que possui uma cachoeira com árvores que dão uma deliciosa sombra.

3. Passeio nas dunas

Além de realizar passeios de buggy pelas dunas, o visitante poderá caminhar entre as areias e aproveitar para tirar fotos encantadoras. Em menos de 10 minutos se alcançam as falésias e dunas, que possuem tons diferentes de areia, oscilando entre o amarelo, o laranja e o marrom. Por fim, o melhor de tudo é que esse passeio é totalmente gratuito.

4. Mirante da Lagoinha

O mirante da praia proporciona ao visitante uma vista espetacular da Praia da Lagoinha. Do lado esquerdo é possível ver os coqueiros e o mar, enquanto do lado direito as dunas de cor alaranjada. Aliás, antes de subir a escadaria que dá acesso ao mirante, você encontrará algumas barracas e jangadas pela praia.

5. Lagoa do Jegue

Para ter acesso a Lagoa do Jegue é necessário fazer uma trilha de pouca dificuldade. As paisagens são lindas e as águas possuem um tom entre azul e verde. Aliás, o local é ótimo para levar crianças, que sem dúvidas vão amar ver os peixinhos nadando pelas águas. Por fim, vale salientar que o local não possui barracas e você deve levar tudo o que puder para passar o dia.

6. Fateixas Restaurante

O Fateixas Beach é um local agradável e bonito, com bom atendimento e banheiro limpo. A maioria dos pratos são produzidos com peixe e a comida é considerada boa e com preço razoável. Por fim, a localização é privilegiada e no local o turista ainda pode contratar um passeio de buggy ou quadriciclo para conhecer as redondezas.

7. Passeio de Catamarã

O passeio de catamarã é certamente um dos mais incríveis que você poderá fazer em Lagoinha. Apesar de ser curto, através dele você poderá conhecer as lagoas de águas tranquilas e aproveitar o dia. Vale salientar que o passeio faz parte de um pacote que contempla catamarã, pau-de-arara e buggy. Porém, ele também pode ser feito de forma independente, mas levará menos tempo.

8. Passeios de Quadriciclo e Buggy

Os passeios de buggy e quadriciclo são os mais procurados por quem vai ao Ceará, e com Lagoinha não seria diferente. Portanto, você irá visitar a Lagoa das Almécegas e do Jegue, fazer uma parada para fotos nas dunas e conhecer o Cristo de Lagoinha, um dos principais pontos turísticos do local. O passeio costuma ter uma duração de quase 2h e custar entre R$ 120 e R$ 150.

9. Barraca Praieira

A Barraca Praieira fica localizada a beira mar e possui uma estrutura com cadeiras e mesas e espreguiçadeiras internos e também na areia. Os pratos grelhados são considerados uma delícia e o turista ainda pode fazer um pedido e enquanto espera, dar um mergulho no mar. Aliás, o atendimento é considerado bom e os preços bastante acessíveis.

10. Praia do Capim Açú

Por fim, se você já conheceu todas as atrações na Lagoinha, poderá partir para as regiões vizinhas. Capim Açú possui uma vasta faixa de areia, vegetação rasteira, coqueiros, e embora seja ainda pouco conhecido pelos turistas, é um lugar perfeito para passar o dia. Aliás, como a praia é bem vazia, ela é perfeita para praticar esportes na areia, como futebol e vôlei.

Além dessas atrações, você ainda poderá descobrir os encantos das praias vizinhas, que são igualmente encantadoras. Então aproveite para se hospedar num local que seja de fácil acesso para todos os locais que quiser desbravar.

Onde ficar em Lagoinha

Contar com uma hospedagem para descansar entre as atrações é uma das maiores preocupações dos turistas. Por isso, listamos algumas opções de pousadas para você recarregar as baterias antes de partir para mais um dia cheio de passeios.

  • Pousada Meu Paraíso – $: A hospedagem possui quartos simples, porém bastante higienizados e funcionários atenciosos e prestativos. Além disso, o café da manhã é considerado muito bom.
  • Terraço Hotel – $$: O hotel fica lozalizado em Lagoinhas e está bem próximo dos principais pontos turísticos da atração. O local possui transfer, piscina e ainda aceita animais de estimação.
  • Pousada do Luar – $$$: A Pousada do Luar é bem equipada e possui terraço e quartos bem equipados, com tv plana e chuveiro de água quente. Essa é uma ótima opção para famílias com filhos.
  • Hotel Platô – $$$$: Por fim, a Platô é um hotel que possui áreas de compartilhamento comum, jardim, piscina e parquinho infantil. Além disso, a vista para o mar é incrível e a sua estrutura com restaurante é perfeita para os hóspedes.

A maioria das pousadas de Lagoinha possuem um bom custo-benefício e comodidades que agradam a todos. Portanto, mesmo que você viaje sozinho, ou com a sua família, certamente irá encontrar alguma que esteja dentro das suas expectativas.

Vídeos com dicas sobre Lagoinha

Mergulho no mar, passeio de buggy e caminhada nas dunas. Certamente não faltarão atrações para desfrutar de bons momentos na Lagoinha. Nada melhor do que ter um roteiro em mãos para aproveitar ao máximo o passeio. Então, para tornar o seu passeio mais agradável possível, separamos alguns vídeos com dicas incríveis do local.

Um paraíso no Ceará

Quer conhecer um pouquinho mais de perto como é a Praia de Lagoinha, no Ceará? Então assista esse vídeo e veja as belezas naturais desse destino, um dos mais escolhidos pelos turistas.

Passeios na Praia de Lagoinha

A região de Lagoinha é conhecida pelas suas lagoas e outras atrações. Por isso, conheça algumas das principais e outros passeios que podem ser feitos por essa praia e nas redondezas.

Descubra os encantos de Paraipaba

A Praia de Lagoinha é uma das mais conhecidas do Ceará e por isso, uma das mais movimentadas. Veja do alto como é o município de Paraipaba e a região de Lagoinha.

Leve em consideração todas as informações disponibilizadas nos vídeos. Analise quais atrações se encaixam melhor no seu orçamento e roteiro de viagem. Por fim, prepare-se para uma viagem inesquecível.

15 fotos da Lagoinha para se apaixonar

Os principais atrativos da região são as atividades na praia e nas dunas. Além disso, as paisagens deslumbrantes, as lagoas de águas mornas e o clima sempre caloroso já são motivos suficiente para atrair turistas de todos os lugares do mundo. Confira então algumas das principais belezas que você conhecerá quando for à Lagoinha.

1. A Praia de Lagoinha

2. É o destino ideal

3. Para tirar férias

4. Ou aproveitar o final de semana

5. As paisagens são incríveis

6. E você poderá relaxar

7. Andando de Buggy

8. Dando uma volta de barco

9. Ou tomando um banho de mar

10. Desfrute dos dias de sol

11. Da natureza exuberante

12. Da vista do mirante

13. E de outros atrações

14. Então quando for à Fortaleza

15. Não deixe de conhecer esse paraíso

Agora que você já sabe como aproveitar os melhores passeios de Lagoinha, planeje-se para ter os seus dias de viagem. Mas se tiver alguns dias a mais, descubra o que fazer em Fortaleza, e desfrute da capital cearense.