Morro do Chapéu: 10 atrações imperdíveis no interior da Bahia

Escrito por Liz Santana
Em 01.11.20

Morro do Chapéu é considerado um destino ideal para os amantes de ecoturismo, esportes de aventura e monumentos naturais. O local abriga uma série de sítios arqueológicos, cachoeiras, grutas e poços profundos. Aliás, se você adora aquele friozinho que faz no interior, certamente irá amar esse destino maravilhoso.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Mapa de Morro do Chapéu

O município fica localizado no interior da Bahia, a cerca de 395 km de Salvador, e reúne vários povoados no seu entorno. Além disso, Morro do Chapéu fica bem próximo do Parque Nacional da Chapada Diamantina, e é considerado um dos lugares mais frios do estado, alcançando a temperatura de 10ºC em alguns meses do ano.

Como chegar ao Morro do Chapéu

Para chegar, o visitante poderá ir de carro ou de ônibus. A viagem dura entre 4h e 6h a partir de Salvador, a depender do veículo, mas você ainda poderá ir parando nas cidades ao redor e levar mais tempo para chegar. Vale mencionar que o destino ainda é banhado pelos rios São Francisco, Jacuípe e Paraguaçu.

História do Morro do Chapéu

Segundo relatos, a história da cidade tem início com a chegada dos Jesuítas, que encontraram um monte na região com forma de chapéu, e por isso ela se chama assim. Aliás, o município ainda guarda muito do seu passado, nas construções e ruínas existentes nos povoados.

Turismo no Morro do Chapéu

Morro do Chapéu é repleto de atrações turísticas, como rapel, trekking e mountain bike. Além disso, na cidade é possível conhecer o artesanato local, as capelas e igrejas construídas há muitos anos e ter acesso a sítios arqueológicos com desenhos e pinturas belíssimas. Confira as atrações que listamos para você.

1. Parque Estadual Morro do Chapéu

A primeira atração dessa lista do que fazer em Morro do Chapéu fica localizada numa região com um alto potencial turístico, perto da bacia hidrográfica do Rio Paraguaçu. O local preserva diversas espécies de animais ameaçados de extinção, e plantas exóticas com características únicas. Além disso, é possível encontrar um campo rupestre e sítios arqueológicos, perfeitos para quem curte geografia e ecoturismo.

2. Gruta dos Brejões

Já esse local costuma proporcionar uma experiência incrível para seus visitantes. Você poderá ir de carro por uma estrada de chão, passando depois por uma estrada de barro e cascalho. Em seguida, você terá de caminhar por um riacho, com água até o joelho. Embora seu acesso não seja muito fácil, a Gruta dos Brejões é grande, muito bonita e cercada de mistérios.

3. Buraco do Possidônio

O nome pode parecer estranho, mas o local é lindo de se ver. O Buraco do Possidônio, em Morro do Chapéu, possui 70 metros de altura e 150 de diâmetro. Além disso, o local é cercado pela vegetação da caatinga e possui rochas calcárias, que são fáceis de desmoronar. Sem dúvidas, você vai ficar encantado com os paredões e as paisagens naturais de lá.

4. Cachoeira do Ferro Doido

A Cachoeira do Ferro Doido é linda e possui um acesso fácil. A atração proporciona uma vista privilegiada, ótimo para tirar fotos e guardar de recordação. Mas busque ir no período em que há queda d’água, para aproveitar melhor. Aliás, não é preciso contratar um guia para chegar até ela, mas vá com um calçado apropriado para andar sobre as pedras e roupas leves para a trilha.

5. Cachoeira do Agreste

Outro local incrível para passar o dia e tomar um banho delicioso é a Cachoeira do Agreste. Lá não possui infraestrutura, por isso você deverá levar seus alimentos e bebidas. Para chegar nela, é necessário pegar uma estrada de chão de carro e em seguida caminhar mais um pouco. A atração fica localizada dentro de uma fazenda, que cobra o valor de R$ 20 por adulto, então vá preparado.

6. Gruta da Igrejinha

A Gruta da Igrejinha, em Morro do Chapéu, é uma caverna que possui 300 metros de extensão e 45 de altura. Ela é formada por poços cristalinos, além de paredões incríveis e está próxima do Rio Jacaré. Aliás, a sua iluminação natural é fantástica e alguns trechos chegam a ficar na penumbra. Então, quando for a esse destino, não deixe de visitar essa atração.

7. Toca da Figura

A Toca da Figura é mais um local de Morro do Chapéu que guarda sítios arqueológicos com diversas pinturas rupestres incríveis. O local é visitado por estudantes de geologia e aventureiros, que gostam de trilhas e outras atividades naturais que o local oferece. Lá é possível ver pinturas em cores como amarelo, marrom, vermelho, e desenhos de animais em movimento e homens praticando a caça ou subindo em árvores.

8. Vila do Ventura

Se você tiver mais um tempinho em Morro do Chapéu, que tal conhecer os povoados de lá? Por isso, conheça aqui a Vila do Ventura, um vilarejo fundado em 1840 e que carrega consigo uma história marcada pelo garimpo. A vila possui muitos casarões antigos abandonados, onde moravam os fazendeiros da região e uma igrejinha, típica do interior. Quem se interessa por história, certamente vai amar conhecê-la.

9. Cachoeira do Ventura

Próximo a Vila do Ventura você encontrará a Cachoeira do Ventura. O local é acessado através de uma trilha, que dura 2 horas e é acompanhada por um pequeno riacho. A queda d’água possui 35 metros e o visitante poderá desfrutar do dia, relaxar e curtir a tranquilidade de lá.

10. Cachoeira de Domingos Lopes

A Cachoeira de Domingos Lopes fica localizada em Morro de Chapéu e é formada pelo Rio Jacuípe. O local possui uma vegetação exuberante em vários tons de verde, e é bastante visitado por turistas que vão desbravar a região. Lá você entrará em contato com a natureza e conhecerá mais um pouco desse destino inesquecível.

Ficou apaixonado pelas belezas desse lugar, não foi? Quando chegar, não esqueça de procurar um guia para te contar sobre a história de lá. Sem dúvidas, você voltará para casa cheio de histórias incríveis na mala.

Vídeos sobre Morro do Chapéu

Não dá para viajar sem saber um pouquinho sobre o local que se vai. Por isso, separamos alguns vídeos feitos pelos turistas que foram ao Morro do Chapéu e ficaram maravilhados com as belezas de lá.

Saiba tudo sobre Morro do Chapéu

Nesse vídeo você conhecerá a história da região, os principais pontos turísticos e outras curiosidades sobre o local.

Visite a Cachoeira do Ferro Doido

Veja aqui as imagens mais lindas da queda d’água da Cachoeira do Ferro Doido, uma das muitas atrações de Morro do Chapéu.

Cachoeiras de Morro do Chapéu

Acompanhe as cachoeiras mais lindas para desbravar. Aliás, veja também outros encantos dessa região perfeita para passar os seus dias de folga.

Agora que você já sabe o que inserir no seu roteiro de viagem, não deixe de fazer o seu tour pelos povoados e regiões vizinhas. Então prepare-se para descobrir cada pedacinho desse paraíso.

15 fotos do Morro do Chapéu para admirar

Se só de ouvir falar você já ficou com vontade de viajar, certamente ficará boquiaberto com as fotos que vamos te mostrar agora. Aproveite para se inspirar e tirar as fotos mais perfeitas também.

1. Conheça agora Morro do Chapéu

2. Próximo da Chapada Diamantina

3. Você vai amar as atrações

4. As lindas paisagens

5. E cachoeiras incríveis

6. Como a do Ferro Doido

7. E a cachoeira do Agreste

8. Desbrave também os povoados

9. Os paredões rochosos

10. As lindas paisagens

11. E grutas

12. Com uma natureza intocada

13. E com cenários incríveis

14. Você vai ficar fascinado(a)

15. E aí, vamos viajar?

As cachoeiras, trilhas e grutas de Morro do Chapéu são realmente incríveis para conhecer e se apaixonar. E por falar nisso, que tal aproveitar a viagem e conhecer também as cidades da Chapada Diamantina?