Morro do Pai Inácio: o grandioso cartão postal da Chapada Diamantina

Escrito por Liz Santana
Em 13.10.20

O Morro do Pai Inácio é um destino repleto de belezas naturais e paisagens incríveis. Ele está localizado numa área de preservação ambiental e possui uma das vistas mais privilegiadas da Chapada Diamantina. Por isso, prepare-se para contemplar a sua grandeza e ter uma das experiências mais impressionantes da sua vida.

Continua após o anúncio

Onde fica o Morro do Pai Inácio

O Morro do Pai Inácio é um dos cartões postais do Município de Palmeiras, que fica na Chapada Diamantina, na Bahia. O local está a cerca de 30 km de Lençóis, 100 km de Andaraí e 148 km de Mucugê. Sem dúvidas, esse é um dos principais destinos de quem vai conhecer as cachoeiras, rios e montanhas do parque.

Como chegar

A estrada que nos leva a essa atração é a BR-242, que é bastante sinalizada e segura. Ao chegar, você terá de passar pelo portão de acesso, onde é cobrado um valor simbólico para entrar. Após 300 metros de subida, já é possível ter uma visão privilegiada do horizonte e montanhas da região.

História do Morro do Pai Inácio

Segundo a lenda, habitava por lá um escravo chamado Inácio que tinha um romance com a sobrinha de um coronel da região. No entanto, o caso foi descoberto pelos jagunços, que o perseguiram até onde é localizado o Morro do Pai Inácio. Então, Inácio saltou com um guarda-chuva presenteado por sua amada e desceu suavemente até nunca mais ser visto.

O que você precisa saber antes de ir

  • Altura: a atração possui 1.120 metros de altura, e do alto é possível ver a imensidão que é o Parque da Chapada Diamantina.
  • Valor da entrada: a taxa cobrada para subir o morro é de R$ 5 por pessoa. Esse valor é destinado à manutenção da atração e da associação que fica no local.
  • O que levar: a orientação é que os visitantes levem lanches leves, água e protetor solar. Aliás, leve uma mochila e evite ficar com coisas nas mãos, pois pode precisar delas para ter mais equilíbrio.
  • O que vestir: o recomendado é que o visitante esteja vestindo roupas e calçados confortáveis. Além disso, se puder leve um chapéu para se proteger do sol.
  • Guia: não há necessidade de guia para subir o Morro do Pai Inácio. Porém, o profissional pode otimizar a subida e ir contando sobre a história do local, além de te ajudar nas dificuldades do trajeto.
  • Melhor época do ano: você poderá visitar a atração em qualquer período do ano. Porém, prefira os meses de baixa estação, para poder tirar fotos fantásticas sem muita movimentação de pessoas ao redor.
  • Dificuldade no acesso: o caminho possui uma dificuldade de leve a moderada. O único problema será para quem tem problemas de vertigem.
  • Duração da subida: geralmente, leva-se de 20 a 30 minutos para chegar ao topo do Morro do Pai Inácio, mas algumas pessoas podem levar mais tempo que outras para realizar todo o trajeto.
  • Melhor horário do dia: se puder, prefira subir no horário da tarde para poder desfrutar do pôr do sol, que é maravilhoso.
  • Horário de funcionamento: a atração fica aberta das 9h às 17h, horários em que ainda há luz do dia.

É muito importante que o visitante siga todas essas dicas para fazer um passeio seguro e evite acidentes e outros problemas. Além disso, se estiver de carro e hospedado nas cidades próximas, ainda é possível combinar de visitar outros lugares no mesmo dia e assim otimizar o seu passeio pela região.

Como subir o Morro do Pai Inácio

Não há grandes dificuldades para subir o morro e esse passeio pode ser realizado num só dia. Aliás, caso queira, você ainda poderá parar para conhecer outras atrações durante o caminho. Confira algumas delas:

1. Gruta Azul

A Gruta Azul fica numa propriedade privada, dentro da Chapada Diamantina. O local possui uma natureza perfeita e intocada pela ação do homem. Ela possui esse nome porque o sol que incide sobre a água em determinado horário do dia, deixando as águas com uma coloração azul intensa. No entanto, não é permitido mergulhar, ou seja, você terá de se contentar apenas em visitá-lo e tirar lindas fotos.

2.Fazenda Pratinha

A Fazenda Pratinha fica na mesma área da Gruta Azul e possui lagos de água transparentes e atividades na natureza. O local possui pousada, restaurante e é possível praticar tirolesa, mergulho e flutuação. Para entrar, é cobrado R$ 40 por pessoa, mas, caso queira participar de outras atividades, esse valor pode aumentar.

3. Balneário Rio Mucugezinho

O Rio Mucugezinho é perfeito para passar uma tarde com a família e dar um mergulho. O local possui estrutura com barzinho e banheiro, além de um armazém onde é possível comprar iguarias da chapada, objetos e bebidas. Ao lado, você ainda poderá ter acesso ao Poço do Diabo e aproveitar as paisagens incríveis de lá.

4. Cachoeira do Pai Inácio

A Cachoeirinha Pai Inácio possui um poço com águas geladas, onde os mais corajosos podem mergulhar. Mesmo no verão, o local costuma fazer bastante sombra, um dos motivos que fazem a atração não ser tão visitada como as outras. Mesmo assim, vale a pena conhecê-la, pois o seu acesso é fácil e fica bem perto do Morro do Pai Inácio.

5. Morro do Camelo

Já o Morro do Camelo oferece uma paisagem incrível da região de Lençóis, sobretudo no pôr-do-sol. O acesso é um pouco difícil, mas se você for de carro, poderá estacioná-lo bem nos limites do paredão rochoso. Vale salientar que esse passeio não é oferecido pelos guias ou agências de turismo, porém você poderá parar antes ou depois de visitar o Pai Inácio para admirar.

Existem muitas outras atrações maravilhosas para conhecer nessa rota. No entanto, para ficar mais perto do Morro do Pai Inácio, hospede-se na cidade de Palmeiras. De lá você poderá visitar não só esse destino, como também o Vale do Capão e as suas cachoeiras incríveis.

Vídeos sobre o Morro do Pai Inácio

Quer conhecer um pouquinho mais sobre esse lugar antes de ir? Então, confira as dicas principais dos visitantes que estiveram por lá. Aproveite para planejar a sua próxima viagem de férias com a sua família.

Bate-volta pro Morro do Pai Inácio

Tem curiosidade de conhecer essa atração da Chapada Diamantina? Então, confira todas as dicas de como chegar e como subir esse morro incrível.

Tour Lençóis e Pai Inácio

Aqui, você terá em mãos um roteiro perfeito que contempla as cachoeiras de Lençóis e o Morro do Pai Inácio. Você vai ficar encantado com cada lugar.

Um pulo na Pratinha

A Fazenda da Pratinha é um dos locais mais encantadores do parque e, sem dúvidas, esse passeio vai te deixar encantado.

Paisagens do Morro do Pai Inácio

Aqui, você verá as imagens mais lindas vistas do topo do Pai Inácio. Se você vai conhecer a região, não deixe de ver esse vídeo.

Gostou das dicas? Se estiver de carro, é possível desbravar boa parte das atrações que mencionamos aqui em apenas um dia. No entanto, também dá para contratar uma agência de turismo e realizar um passeio acompanhado por um guia.

15 fotos do Morro do Pai Inácio para contemplar

Quer conhecer um pouquinho mais desse lugar fascinante e que agrada pessoas de todas as idades? Sem dúvidas, você ficará de queixo caído com essas fotos que separamos para você. Aproveite para se inspirar um pouquinho.

1. Vamos pegar estrada

2. Rumo ao Morro do Pai Inácio?

3. Um dos lugares mais lindos

4. Da Chapada Diamantina

5. Quando chegar lá no alto

6. Você verá paisagens incríveis

7. Pelo caminho, desbrave outros locais

8. Como a Cachoeira do Pai Inácio

9. Lençóis

10. Visite o Rio Mucugezinho

11. O Poço do Diabo

12. E se encante cada vez mais

13. Com a Gruta Azul

14. E a Pratinha

15. Você vai amar cada cantinho!

Ficou apaixonado pelas imagens da Chapada Diamantina, não foi? Então, encante-se também pelas atrações do Vale do Capão, pertinho do Morro do Pai Inácio.