7 programas em Paraty Mirim para relaxar e curtir a natureza

Por
Atualizado em 16.09.21

Vai conhecer Paraty em sua próxima viagem, mas ainda não decidiu o que visitar? Inclua em seu roteiro a vila de Paraty Mirim. Esse destino é um dos mais bonitos da cidade, com uma praia de beleza rara. Além disso, possui natureza preservada e bons programas para a família. Confira, a seguir, mais informações sobre esse paraíso.

Publicidade

Onde fica Paraty Mirim

Paraty Mirim é uma praia e vila de pescadores localizada a 17 km de Paraty, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Ela fica próxima à rodovia Rio-Santos em meio a uma natureza preservada e belas paisagens.

Como chegar

Para chegar até lá, a melhor forma é iniciar a viagem partindo do centro de Paraty. De carro, o acesso é pela Rodovia Rio-Santos em direção ao estado de São Paulo. Se preferir, você também pode ir de transporte público, pois Paraty também conta com ônibus que fazem o trajeto até o destino. Caso você curta uma boa aventura, também pode chegar de barco ou táxi-boat.

Seja qual for a sua forma de chegar até Paraty Mirim, vale a dica de já ir aproveitando a viagem durante o trajeto. Afinal, o caminho até o destino conta com paisagens lindas, cachoeiras e muita natureza. Com certeza, você vai curtir o passeio.

Por que visitar Paraty Mirim?

Paraty Mirim é um lugar de muita tranquilidade e belezas naturais. A região também tem uma praia encantadora de águas claras e uma bela vista. Então, se você busca relaxar e se desconectar, esse é o local ideal. O destino tem ótimos programas para curtir com a família e também é perfeito para passar as férias.

Ficou curioso em descobrir tudo isso? Veja no tópico seguinte o que você pode fazer em meio a tantas belezas dessa região de Paraty.

O que fazer em Paraty Mirim

Cercada por montanhas e um litoral desenhado, não faltam opções do que fazer em Paraty Mirim. Confira a seguir os melhores programas e atividades:

Publicidade

1. Curtir a Praia de Paraty Mirim

A Praia de Paraty Mirim é uma das atrações mais visitadas do destino e por isso deve abrir o roteiro. A orla é cercada pela natureza e tem águas claras e tranquilas que são perfeitas para banho. No local é possível aproveitar quiosques e barracas que servem ótimas refeições. Uma dica é passear pelo lado esquerdo da praia, que revela a foz de um grande rio com visual encantador.

2. Passear no píer

O píer da Praia de Paraty Mirim garante uma vista única da região, portanto você também deve conhecer. O atrativo está localizado no lado direito da praia e é cercado de barcos de pesca e de passeios. No local é possível se divertir em meio a águas cristalinas e também admirar a fauna marinha.

3. Praticar esportes aquáticos

Caso você goste de um programa com mais aventura, é possível praticar esportes aquáticos em Paraty Mirim. Afinal, a praia conta com boas condições para curtir uma série de atividades. Pela enseada você pode alugar pranchas de stand-up paddle e caiaque para se divertir bastante. Uma dica é dividir o programa com os amigos.

4. Fazer passeios de barco

Passear de barco é uma forma de conhecer por completo o litoral, então se puder, não deixe a atividade de fora da sua viagem. Esse passeio revela paisagens lindas da região assim como muitas atrações. O tour por Paraty é pago ($$$), mas com certeza vale o investimento e garante uma experiência incrível.

5. Visitar a vila de Paraty Mirim

Se você também ama conhecer mais sobre a história do destino, aproveite para passear pela vila de Paraty Mirim. O atrativo guarda muitos detalhes sobre os costumes e a cultura local e, assim, garante boas descobertas. Um destino que você deve visitar é a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1720. A obra é uma das mais antigas de Paraty.

6. Provar a culinária típica

Outro destaque da região que você precisa conhecer é a gastronomia. Tanto na vila como na praia é possível encontrar barraquinhas e quiosques que servem refeições típicas saborosas. Entre os pratos que você deve provar estão a porção de camarão empanado e a tradicional peixada brasileira, que juntas têm sabores únicos. Uma dica de local para um almoço em família é o Quiosque Paraty Mirim, que é muito aconchegante.

7. Conhecer a Praia Saco do Mamanguá

Caso você esteja com mais tempo livre em seu dia de passeios, vale a pena estender a rota até a Praia Saco do Mamanguá. Afinal, o destino é um dos mais conhecidos da região e guarda paisagens exuberantes. Para chegar até lá você pode fazer uma trilha direto de Paraty Mirim ou ainda um passeio de barco.

A partir dessas sugestões de programas e atividades, certamente você vai aproveitar bastante Paraty Mirim. Esteja preparado para se divertir em meio a muitas belezas naturais.

Dicas e informações importantes sobre Paraty Mirim

Para curtir todas as atrações citadas acima da melhor forma, é necessário também ficar por dentro de boas dicas sobre o destino, não é? Confira abaixo algumas informações úteis para o seu roteiro:

Publicidade

  • Quando ir: a melhor época para conhecer o destino é de junho a setembro, pois nessa época a região tem temperaturas agradáveis e não chove.
  • Estrutura: a infraestrutura na vila é pequena e ela possui apenas algumas barracas e quiosques de praia. Além disso, vale lembrar que o destino não tem sinal de celular e são raros os estabelecimentos com wi-fi.
  • Estacionamento: é possível encontrar um estacionamento privado em Paraty Mirim, com uma boa estrutura. O local tem chuveiro, banheiro e cobra um valor acessível ($) por veículo. Lembre-se de chegar cedo ao espaço para conseguir boas vagas.
  • O que levar: como a praia é ideal para esportes aquáticos, vale a pena levar equipamentos de mergulho e stand-up paddle. Assim, você vai poder se divertir melhor nas águas calmas do litoral.
  • Área de Preservação Ambiental: o destino está localizado em uma área de preservação ambiental, pois possui uma grande reserva de Mata Atlântica. Além disso, abriga uma comunidade indígenas Guarani. Sendo assim, é preciso respeitar a natureza local e sempre recolher o lixo entre um passeio e outro.

Com todas essas dicas úteis, agora você está pronto para curtir o melhor de Paraty Mirim. Está pensando onde descansar depois de tantos passeios? Então, siga para o próximo tópico e conheça opções de hospedagem.

Hospedagem em Paraty Mirim

Paraty Mirim conta com boas opções de hospedagens com escolhas ideais para quem busca sossego e descanso. Você pode se hospedar no centro de Paraty, que também tem opções agradáveis. A seguir, confira algumas sugestões para a sua viagem:

Hotéis, pousadas e campings

  • Remo Hostel – $: essa opção está localizada próxima à praia, por isso tem a melhor localização. O espaço conta com quartos bem equipados, assim como uma área externa muito agradável. O seu destaque está nas opções de bem-estar, pois trazem ainda mais conforto para a estadia.
  • Pousada Paraty Paradiso – $$: essa opção também fica próxima à Paraty Mirim. Ela conta com uma variedade de quartos, acomodações confortáveis e atividades de lazer. Ela oferece uma área de camping que é perfeita para quem busca curtir melhor a natureza.
  • Pousada Mamanguá Eco Lodge – $$$$: essa escolha fica distante da praia, porém é uma das mais completas. Ela conta com suítes, apartamentos de luxo, área externa grande e muitas opções de lazer. Além disso, ela disponibiliza passeios para conhecer toda a região.
  • Pousada Aconchego – $$$$$: essa escolha fica no centro de Paraty e é ideal para quem vai fazer apenas uma viagem bate-volta. Ela possui infraestrutura completa com quartos de luxo, piscina e um café da manhã elogiado. O seu diferencial fica por conta do atendimento, que segundo os visitantes, é cordial.

Airbnb

  • Quarto com vista para o mar – $: essa acomodação fica a apenas 1 km da praia e é uma das mais acessíveis da região. Ela é ideal para quem busca mais sossego e descanso, pois fica localizada em meio à natureza. Também é uma boa opção para uma viagem a dois.
  • Suíte acessível no centro de Paraty – $$: essa opção é ideal para quem busca mais conforto na viagem. Ela tem um ambiente agradável e boa localização. Além disso, possui cozinha bem equipada e estacionamento gratuito. O seu destaque está na recepção, que é acolhedora.
  • Casa completa à beira-mar – $$$$: essa sugestão fica na Praia Saco do Mamanguá, a 3 km do destino. O espaço tem ambientes agradáveis com cozinha, varanda e quartos aconchegantes. É uma boa escolha para uma viagem em família, pois também tem área externa grande e uma localização perfeita.

Seja qual for a sua escolha, você vai curtir se hospedar na região de Paraty Mirim. As opções de estadia são variadas, acessíveis e com certeza vão combinar com o seu roteiro.

10 fotos lindas de Paraty Mirim para você admirar

Depois de conhecer as melhores dicas de passeios e estadia em Paraty Mirim, que tal descobrir mais detalhes? Veja a seguir fotos belíssimas do destino:

Publicidade

1. As paisagens naturais de Paraty Mirim vão te deixar boquiaberto

2. Pois a região é uma das mais bonitas e preservadas do país

3. Prepare-se para viver momentos únicos

4. E curtir programas e atividades incríveis!

5. Na região central do destino, você vai descobrir muitas histórias

6. Já no litoral, uma praia única espera por você!

7. Também é possível curtir muitos passeios em meio à natureza

8. E, claro, admirar cenários desenhados

9. Já imaginou curtir esta vista bem de pertinho?

10. Então coloque Paraty Mirim em sua próxima viagem!

Paraty Mirim é de fato um destino único, não é? As suas belezas naturais realmente não existem em nenhum outro lugar. Com certeza, vai amar descobrir cada pedacinho desse paraíso!

Um pouco mais de Paraty Mirim para inspirar a sua viagem

Para inspirar ainda mais o seu tour, assita uma seleção de vídeos com mais informações de Paraty Mirim. Certamente, as novas dicas vão deixar a sua viagem ainda mais completa, olha só:

Curtindo a Praia de Paraty Mirim

Nesse vídeo, uma visitante faz um passeio completo pela praia e revela suas principais belezas naturais. Além disso, dá boas dicas e traz imagens lindas do local. Vale a pena assistir para já se imaginar curtindo o mesmo programa!

História e cultura de Paraty Mirim

Aqui, uma viajante revela mais detalhes sobre a história de Paraty Mirim e traz informações únicas. O vídeo fala sobre a igreja local e uma tribo indígena que abriga a região. Ficou curioso? Aperte o play para conferir como foi esse passeio!

Cachoeiras pouco conhecidas em Paraty Mirim

Se você curte passeios pela natureza, pode conhecer também as cachoeiras de Paraty Mirim. Nesse vídeo, uma visitante descobriu as melhores do destino e fez imagens lindas. Vale a pena assistir as cenas e também anotar as dicas para curtir melhor a aventura quando for a sua vez.

Curtiu o roteiro? Então marque a sua viagem para Paraty Mirim o quanto antes! Certamente você vai viver uma experiência incrível. Outro destino que também é único na região é a Cachoeira do Saco Bravo, uma das quedas d’água mais bonitas de Paraty. Você vai amar conhecê-la também!