7 experiências na tranquila Praia da Gamboa em Santa Catarina

Costão de um lado e mar do outro. Além disso, dunas e rios que se juntam para formar a paisagem dessa praia deserta ideal para relaxar nas férias. Na Praia da Gamboa você pode fazer trilhas, observar baleias e praticar esportes. É praticamente um paraíso! Conheça mais sobre esse lugar maravilhoso e planeje suas próximas férias.

Publicidade

Onde fica a Praia da Gamboa

A Praia da Gamboa possui 1,5 km de extensão e pertence ao município de Garopaba, em Santa Catarina, a 15 minutos do centro da cidade. A cidade fica a cerca de 65 km da capital, Florianópolis, e o caminho até lá é uma beleza à parte.

Como chegar

A melhor maneira é pousar no Aeroporto Hercílio Luz (Florianópolis) e, de lá, contratar um transporte que pode ser van, ônibus ou por aplicativo. Pela estrada, a melhor opção é pela BR-101, apesar de existirem outros trajetos dependendo de onde você partir.

Agora que você já sabe como chegar até lá, veja o que você pode fazer por lá.

O que fazer na Praia da Gamboa

Nem todo mundo sabe, mas quase 90% da praia da Gamboa é composto por Mata Atlântica preservada. Por estar mais afastada do centro de Garopaba, o destino é cercado pela natureza e é um ambiente calmo para toda a família. Confira o que fazer na Gamboa.

1. Praia

Em forma de Enseada, a Praia da Gamboa é conhecida pela tranquilidade. Então é importante se planejar com antecedência, já que você não vai encontrar muitos serviços na praia e no bairro. O mar pode ser agitado em épocas do ano, mas na maioria das vezes é tranquilo, atraindo famílias com crianças.

2. Mirante para observação das baleias-francas

A Praia da Gamboa está na rota da baleia-franca em Santa Catarina. Em partes da praia e em trilhas, é possível encontrar mirantes para observar essa maravilha da natureza. As melhores épocas para ver as baleias estão entre junho e outubro, que é quando os animais passam pela costa catarinense para dar luz aos filhotes.

Publicidade

3. Ilha do Coral

Imagine visitar uma ilha com um velho farol e paredões com inscrições rupestres? Você pode fazer um passeio até a Ilha do Coral por meio de transportes que partem da enseada da Gamboa e de outras praias da Garopaba. No caminho, você pode ter a sorte de encontrar golfinhos e tirar lindas fotos.

4. Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

A maior unidade de conservação de proteção integral do Estado abrange 9 municípios, entre eles Garopaba, onde está a Praia da Gamboa. A sede do parque está no município de Palhoça, a aproximadamente 1 hora de Garopaba. É lá que está o Centro de Visitantes, onde é possível conhecer trilhas educativas para explorar a biodiversidade do parque.

5. Dunas na Ponta da Faísca

As dunas começam na vila da Praia da Gamboa e se estendem até o município catarinense de Paulo Lopes. Já as dunas baixas estão entre o rio e o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. A mistura de areias brancas e amarelas na região das duas é ideal para fotos incríveis. Por fim, o espaço é local para a prática de sandboard, o “surfe nas dunas” e de bike cross.

6. Trilhas

Saindo da Gamboa, é possível fazer a trilha que leva até a praia do Siriú. Um caminho é pelo costão em uma trilha de 2km em meio à vegetação nativa e pedras. Outro trajeto é pelo morro, sendo 1km de caminhada com direito à parada em um mirante natural, de onde é possível ver várias praias da região. Além disso, há outras trilhas por Garopaba que valem a visita.

7. Esportes

Em certas épocas do ano, a praia é um ótimo local para a prática de surfe, as ondas não são tão violentas. Além disso, se você tem vontade de fazer voo livre de parapente, há algumas opções na região de Garopaba. Aliás, no Mirante da Antena você pode encontrar escolas e guias experientes ara te ajudar em relação a diversos esportes. Além disso, é possível praticar corridas e caminhadas pela orla.

A praia está entre unidades de conservação e, por isso, não é possível o desenvolvimento desenfreado da região, se tornando um local de sossego em meio à natureza. É um passeio imperdível!

Bares e restaurantes na Praia da Gamboa

Os principais restaurantes estão localizados perto da orla e oferecem desde refeições requintadas até as mais simples, ou seja, para todo o tipo de público. Então, confira abaixo algumas opções:

  • Rota Art.Gastro.Pub – $$: Esse espaço gastronômico oferece hambúrgueres, pizzas e drinks, oferecendo música ao ar livre em dias selecionados.
  • Refúgio Gamboeiro – $$$: Almoço estilo prato feito com destaque para os peixes. Fica de frente para o mar e também oferece música ao vivo em dias selecionados.
  • Mamanê – $$$: Espaço que reúne culinária, música e drinks. O melhor de tudo é que o restaurante fica de frente para o mar. Há opções de buffet e pratos à la carte e, uma curiosidade: o nome do restaurante foi dado em homenagem à mãe da chef do estabelecimento, Glau Zoldan
  • Restaurante Brasa Mar – $$$$: Uma das melhores opções na Gamboa. Pratos sofisticados com um ambiente chique de frente para o mar.
  • Vivamo Enogastronomia – $$$$: O restaurante também pertence à chef Glau Zoldan e oferece pratos sofisticados como risoto, lagostim, yakissoba vegano e salmão.

Existem outras opções em espaços simples que servem refeições ideais para um dia na praia. Caminhe pelo bairro e pela orla para conhecer todas as possibilidades.

Onde se hospedar

As hospedagens em Gamboa são simples, mas oferecem toda comodidade para o turista aproveitar o melhor do destino. Então, confira abaixo:

Publicidade

  • Pousada Paulo Groth – $:Localizada a 350 m da praia, a pousada oferece acomodações rústicas que podem ser simples ou com cozinha. Um pequeno café da manhã está incluso na diária.
  • Pousada Alma da Gamboa – $$:Um casal de argentinos resolveu abrir essa pousada em uma casa com quartos simples e aconchegantes que acomodam até 4 pessoas. Além disso, é possível participar de atividades como massagens e yoga.
  • Gamboa Luna y Sol – $$:A 20 metros da praia, a hospedagem oferece quartos arejados que acomodam até 5 pessoas.
  • Pousada Gamboa – $$$:De frente para a praia, essa é uma das melhores opções da Gamboa. Então, você pode optar por ficar em chalés muito bem equipados, apartamentos e até casas.

Não há tantas opções de estadia na Praia da Gamboa, já que é uma praia com foco em preservação, mas você pode também pode optar por se hospedar em outras praias de Garopaba e fazer um passeio em Gamboa.

15 fotos para se deslumbrar pela Praia da Gamboa

Entre no clima da Praia da Gamboa em 15 fotos espetaculares.

1. Para começar, pegue um caminho deslumbrante até a praia da Gamboa

2. Há diversas placas com frases e palavras de motivação espalhadas por toda a praia

3. Depois, vale conhecer o mirante da Baleia e, quem sabe, ver uma baleia-franca

4. Outra opção é praticar esportes em uma das diversas quadras da praia

5. Não esqueça de apreciar o pôr do sol na Ilha do Coral

6. O letreiro da cidade é um ótimo lugar onde tirar fotos

7. E o mar nessa região é ideal para surfar

8. Você pode visitar restaurantes sofisticados na Praia da Gamboa…

9. …mas também pode conhecer restaurantes com opções caseiras

10. Depois, que tal fazer um passeio pelas praias da região e conhecer a Praia do Siriú?

11. Você também pode passar pelo centro de Garopaba e fazer compras

12. Ou visitar o Parque da Serra do Tabuleiro, que também se estende por outras cidades

13. Já falamos da beleza da Praia de Gamboa quando está deserta?

14. É um lugar incrível para curtir a natureza

15. Então, aproveite a viagem e volte sempre!

A Praia da Gamboa mistura zona rural em um ambiente familiar e tranquilo. Se você gosta de lugares calmos onde você possa relaxar, conheça também as melhores opções de resorts em Santa Catarina e monte sua lista de lugares para visitar ainda neste ano!