7 experiências na belíssima Praia de Águas Belas, no Ceará

“Oásis de piscinas naturais”, “praia da alegria” ou “onde o sol beija a lua e o rio abraça o mar”. Essas são algumas expressões que descrevem a deslumbrante Praia de Águas Belas, que reúne atividades típicas de praias do Ceará, mas com um visual único e um mar com águas azuis e transparentes. Venha descobrir o que fazer nesse destino incrível, pertinho da capital Fortaleza.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica a Praia de Águas Belas

No município de Cascavel, no Ceará, está uma das mais bonitas praias da região. A Praia de Águas Belas está a 65 km de Fortaleza e 40 km de Beberibe, outros destinos famosos da região. Além disso, está distante 45 km de Aquiraz, onde está o famoso Beach Park.

Como chegar

Para quem vem de longe, a melhor maneira é pousar no aeroporto de Fortaleza e, de lá, partir para o município de Cascavel por ônibus, de carro ou um serviço de transfer, que são comuns na região. O acesso é feito pela rodovia CE-040, conhecida também como Rota do Sol Nascente. Por fim, ao chegar no centro de Cascavel, você deve percorrer mais 15 km até a Praia de Águas Belas.

O nome do município de Cascavel surgiu por causa dos ninhos de cobras em trilhas das praias da região. Contudo, você dificilmente vai encontrar esses répteis por lá, mas vai descobrir atividades incríveis para se divertir.

O que fazer na Praia de Águas Belas

Apesar da infraestrutura do bairro estar em desenvolvimento, você vai encontrar atividades únicas nesse destino no Ceará. Então, confira abaixo:

1. Praia de Águas Belas e Piscinas Naturais

Assim que chegar na praia, você vai entender o motivo dela ser chamada de praia da alegria. Os nativos que trabalham nas barracas e restaurantes estão sempre sorrindo e te cumprimentando. A extensa faixa de areia convida o visitante para relaxar e dar um mergulho nas águas. Em épocas de maré baixa, é possível encontrar piscinas naturais que rendem fotos deslumbrantes.

2. Engenho O Bari

Para quem vem de Fortaleza, a primeira parada é nesse local conhecido também como Engenho da Rapadura ou Engenho O Bari, em que você pode ver como é o processo de produção deste típico doce brasileiro. Além disso, você pode degustar sabores exclusivos e deliciosos, como de castanha, chocolate, canela, gengibre, entre outros. Por fim, dê uma passada no Empório que vende, além da rapadura, outros doces artesanais.

Publicidade

3. Encontro do rio com o mar

Em uma parte da praia, as águas do rio Mal Cozinhando e do mar de Águas Belas se encontram formando um cenário único. Portanto, na maré baixa, formam piscinas naturais com águas quentinhas e transparentes. O cenário de dunas e torres de energia eólica se juntam para formar uma paisagem incrível.

4. Passeio de buggy

O que não pode faltar em sua viagem para o nordeste brasileiro, é um passeio de buggy pela areia. Na Praia de Águas Belas, você pode se dirigir para frente do restaurante Delícias das Jangadas que organiza passeios na região. Então, alugue um buggy ($) em um passeio de 1h30. O trajeto inicia na Praia de Águas Belas e segue para as praias de Barra Velha e Barra Nova. Por fim, o caminho inclui paisagens únicas com dunas, falésias e até um trecho que é preciso embarcar o buggy em uma balsa. Outros pontos também oferecem buggy para locação com condutores credenciados.

5. Mirante do Bugueiro

Nas praias de Cascavel, é possível encontrar dunas que permitem uma vista incrível do alto, formando um verdadeiro mirante natural. Por isso, muitos bugueiros levam os seus clientes até esse espaço, na Praia de Barra Velha, permitindo uma contemplação da natureza da região, inclusive tem até um balanço por lá para tirar fotos incríveis. É possível chegar a pé também, mas tenha força na perna para subir as dunas.

6. O que fazer à noite em Águas Belas

A gastronomia e a infraestrutura dos hotéis são as principais atividades para fazer à noite em Águas Belas. Então, o visitante pode visitar restaurantes famosos na região como o Delícias da Jangada, Barraca Meu Refugio, Barraca do Abençoado, Barraca Belas Águas, entre outros. Contudo, fique de olho, pois dependendo do local, pode não abrir em épocas do ano ao anoitecer. No almoço, todos esses locais estão em funcionamento.

7. Visitar outras praias de Cascavel e destinos próximos

Há outras praias no município de Cascavel como a da Caponga, Barra Nova, Barra Velha e da Balbina. A da Caponga é a mais conhecida e fica a apenas 2 km de Águas Belas, inclusive é possível fazer uma pequena trilha entre uma praia e outra. Lá, você pode aproveitar o mar e conhecer o famoso Cajueiro da Mijada que guarda uma lenda por trás. Além disso, você pode visitar Fortaleza, Aquiraz, Cumbuco e até Canoa Quebrada, distante a 115 km de Águas Belas.

Por fim, não deixe de comprar lembrancinhas para levar para casa como peças de artesanato que são expostas em pequenas feiras ao longo da praia e do bairro.

Hotéis e pousadas

Apesar de poucas opções, há hospedagens que atendem vários tipos de público, desde os mais simples até os mais aconchegantes. Confira abaixo:

  • Hotel Praia de Águas Belas – $$: Uma pequena casa de frente para o encontro das águas do Rio Mal Cozinhado com o mar, com quartos simples, mas ótimo custo-benefício.
  • Pousada Jardins do Mar – $$: Hospedagem com quartos simples que também oferece um ótimo custo-benefício, ideal para apenas relaxar após a praia com uma pequena piscina disponível.
  • Varandas Beach – $$$: Uma das hospedagens mais aconchegantes de Águas Belas com 46 acomodações que variam de standard e luxo. Disponibiliza de piscinas e experiências relaxantes como um belo spa.
  • Hotel Jangadas – $$$: Hospedagem três estrelas bem perto da praia que oferece três tipos de acomodações, simples, mas confortáveis. Além disso, oferece piscinas, café-da manhã e é pet friendly. Por fim, possui um restaurante famoso na região, o Delicias da Jangada.

Além disso, há opções de imóveis para locação de temporada, inclusive disponíveis no Airbnb. Por fim,há opções de resorts em destinos próximos como em Cumbuco e Fortaleza. É comum turistas se hospedarem em cidades próximas com direito a um bate-volta até Águas Belas.

10 fotos de tirar o fôlego da Praia de Águas Belas para incentivar a visita

Descrever esse paraíso apenas por palavras é difícil. Então, confira fotos para aguçar a vontade de viajar por lá

Publicidade

1. Bem-vindo à Praia da Alegria

2. Logo que chegar, faça um passeio de buggy

3. Você vai passar pelas praias de Barra Velha e Barra Nova e vai embarcar em balsas com o buggy

4. Após o passeio, faça um almoço nos restaurantes na beira da praia.

5. Então, mergulhe nas águas transparentes

6. Logo, pare para relaxar na areia da praia

7. Aprecie “onde o sol beija a lua e o rio abraça o mar”

8. O pôr do sol é especial, não deixe de contemplar

9. Além disso, aprecie as paisagens deslumbrantes das dunas

10. Por fim, não deixe de ir nas piscinas naturais que se formam na maré baixa

Gostou de conferir esses clicks do destino? Agora veja um pouco dos vídeos do local.

Um pouquinho da Praia de Águas Belas para todo turista querer visitar

Descrever esse destino apenas por fotos pode ser pouco. Por isso, assista esses vídeos com dicas especiais da Praia de Águas Belas.

Destino pertinho de Fortaleza

O Canal Dream Big mostrou parte da estrada, o estacionamento e passou um dia na praia visitando as piscinas naturais e até um restaurante pé na areia com um cardápio variado. Não deixe de assistir esse vídeo para saber um pouco mais dessa praia pertinho de Fortaleza.

Publicidade

Onde se hospedar, passeio de buggy e belas paisagens

O Canal Quero Viajar mostrou nesse vídeo todo o passeio de buggy pela região. Além disso, ofereceu dicas de hospedagem e filmou paisagens do alto. Aperte o play para se encantar com esse pedaço de paraíso.

Passeio de buggy com vista para o mirante do bugueiro

Esse casal mostrou todo o trajeto de uma das atrações favoritas do turista que visita Águas Belas. Por fim, o vídeo termina com a vista incrível do mirante do bugueiro em meio às dunas. Assista e divirta-se

Gostou de conhecer essa belíssima praia no litoral do Ceará. Arrume a mala e desembarque na Praia de Águas Belas em Cascavel. Agora, confira as 15 melhores praias do Ceará que você deveria conhecer em suas férias.