Praia de Ipioca: um verdadeiro paraíso para aproveitar em Alagoas

Escrito por Gabriella Soares
Atualizado em 02.12.20

A Praia de Ipioca é uma das belezas do Nordeste, um destino obrigatório para todos os viajantes. Águas cristalinas, areia branca e um mar de tirar o fôlego, esse é o lugar ideal para aproveitar o verão em uma paisagem que não poderia se aproximar mais de um paraíso. É muita beleza e calmaria para aproveitar. Conheça!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica a Praia de Ipioca

Localizada a cerca de 20 quilômetros do centro de Maceió, a Praia de Ipioca é uma atração mais urbana do estado de Alagoas. Ao seu redor, ficam diversas outras praias que podem ser aproveitadas, algumas das mais conhecidas são a Pajuçara e a Ponta Verde. Além disso, a proximidade com o centro da capital garante uma boa estrutura com barracas, restaurantes e lojas para conhecer e aproveitar.

Como chegar

Maceió conta com um Aeroporto Internacional, o Zumbi dos Palmares, que é a principal porta de entrada para a cidade, tanto para turistas internacionais quanto nacionais. Se desejar chegar a capital de carro, o melhor caminho é pela BR-101 e pela BR-104, que conecta Alagoas aos outros estados nordestinos. Chegando em Maceió, as praias são facilmente acessíveis a partir da avenida central da cidade, inclusive a Ipioca.

O que você precisa saber antes de ir

Para que você possa aproveitar ao máximo a sua viagem, é preciso prestar atenção em alguns detalhes antes mesmo de chegar à praia. Por isso, abaixo você encontra algumas das principais dicas para a sua aventura. Confira:

  • Estacionamento: para quem vai de carro, os estabelecimentos da Praia de Ipioca, como os restaurantes e beach clubs, possuem estacionamento gratuito para clientes.
  • Estrutura para alimentação: existem dois beach clubs ao lado da praia com ótimos restaurantes. Também é possível encontrar outras opções ao logo da orla, mas é necessário caminhar um pouco.
  • O que levar: como essa praia é quase deserta, o melhor é levar a sua própria manta, guarda sol e cadeira. É possível encontrar vendedores, mas nem sempre com a rapidez desejada.
  • Maré: o mar da Praia de Ipioca normalmente é calmo, mas em alguns momentos pode ficar mais agitado e com ventos fortes. Preste atenção nas condições do tempo para não ser pego de surpresa e garantir sua segurança.
  • Hospedagem: se você deseja passar mais tempo pela região da Praia de Ipioca, existem diversos hotéis e até alguns resorts onde é possível se hospedar e ainda ficar perto do mar.
  • Cuidados no mar: se você for mais ao fundo no mar, é possível encontrar algumas águas-vivas, então é necessário ter cuidado e atenção para não se queimar.
  • Semiparadisíaca: a maior parte do tempo, a Praia de Ipioca é quase deserta e se assemelha muito à ideia geral de um paraíso, mas lembre-se de não se afastar muito das áreas mais movimentadas para sua segurança.

Leve essas dicas em consideração ao planejar a sua viagem e garanta que ela seja exatamente aquilo que você sonhou. Essa é uma aventura que vale a pena.

O que fazer por lá

A Praia de Ipioca é um lugar que conta com mar cristalino, areia branca e um clima maravilhoso para relaxar. É o local ideal para quem quer descansar e aproveitar uma bela paisagem. No entanto, também existem diversas atividades que podem animar a viagem de qualquer pessoa, seja as que estão em busca de uma temporada mais tranquila ou os que buscam uma verdadeira aventura. Confira abaixo:

1. Piscinas Naturais da Praia de Ipioca

Quando a maré fica baixa na Praia de Ipioca, belíssimas piscinas naturais ficam visíveis e acessível para os banhistas. Esses são locais de águas calmas e que são de uma cor impressionante. É ideal para quem vai viajar com crianças, já que é mais seguro para nadar. Mas as piscinas naturais da região também são recomendadas para qualquer um que queira aproveitar a praia de forma mais calma.

2. Mergulho

Outra atividade característica de locais com águas calmas é o mergulho, e com águas tão cristalinas, a Praia de Ipioca é o lugar perfeito para essa atividade. Além disso, essa parte do mar conta com uma vida marinha diversa, colorida e muito bela. É uma ótima atração para curtir com amigos ou família, inclusive crianças, já que há locais para mergulho que não tão fundos e com belos peixes.

3. Surf e Windsurf

Já quando a maré está mais agitada, o mar fica perfeito para os viajantes mais aventureiros. Com os ventos que são típicos da região, esportes como o surf e o windsurfe tomam a Praia de Ipioca e animam todo o local. Com ondas medianas, a animação é a principal característica dessa praia. E para quem deseja praticar windsurfe, o melhor é procurar as agências locais para contratar o serviço.

4. Hibiscus Beach Club

Uma mistura de restaurante, bar e espaço de lazer, o Hibiscus Beach Club é um dos principais locais turísticos da região. No complexo que fica nas areias da Praia de Ipioca, é possível encontrar uma piscina, alguns shows ao vivo e diversos outros serviços. Alguns dos mais utilizados são as relaxantes massagens, os deliciosos drinks e as maravilhosas refeições do complexo. Além disso, a linda paisagem já vale a visita.

5. Guarda Rios Beach Club

O Guarda Rios é outro Beach Club da Praia de Ipioca e que também vale muito a pena conhecer. Ele está localizado à beira-mar e oferece muito conforto para quem adquiri um day use ou para quem frequenta algum dos eventos particulares que é realizado ali. O local é mais aberto que o Hibiscus e por um ótimo motivo: uma integração maior e mais natural com a vista do litoral.

6. Praia de Paripueira

Uma das primeiras praias que fica acessível pela Ipioca é o Praia de Paripueira. Um pouco mais movimentada, aqui o turista vai encontrar pescadores e muitos barcos. Também conta com um mar de cor clara e areia fina, além de diversas barracas de praia. Para quem gosta de piscinas naturais também é uma ótima pedida, já que existem diversas em sua maré baixa, sendo possível observar corais e ouriços.

7. Mar e Cia Beach Bar

Na orla de Paripueira também é possível aproveitar uma experiência um pouco mais luxuosa na praia com o brach bar Mar e Cia. Apesar do nome, esse estabelecimento à beira-mar também é um restaurante com deliciosos pratos, assim como drinks. Além do lazer e das delícias encontradas no local, o Mar e Cia oferece serviço de excursão para as piscinas naturais da região e passeios de lancha pelo mar.

8. Praia Sonho Verde

Outra praia da região que é possível visitar é a Sonho Verde, conhecida por ser um pouco mais movimentada durante a temporada de férias. No entanto, ainda assim, o local mantém as tradições caribenhas e da comunidade pesqueira que vive nos seus arredores. A faixa de areia é um pouco maior e o mar é calmo e de águas claras, garantindo muita tranquilidade e beleza aos visitantes.

9. Mirante São Gonçalo

Com uma vista privilegiada para toda a costa de Maceió, o Mirante de São Gonçalo é uma das melhores atrações da região. Nesse local, que fica em uma área um pouco mais alta, é possível aproveitar a paisagem das diferentes praias da região e ver toda a beleza da natureza que circunda a capital do estado. E o melhor é que o Mirante não é muito cheio, então é possível relaxar.

10. Culinária local

Perto da praia há diversos restaurantes, assim como aos arredores do centro de Maceió. E experimentar a culinária da região é uma das experiências obrigatórias de quem viaja até a Praia de Ipioca. Os principais pratos da região contam com deliciosos e frescos frutos do mar, que é possível encontrar na maior parte dos estabelecimentos. Além disso, existem diferentes faixas de preços que garantem uma aventura deliciosa pela gastronomia local.

Existem diversas atrações para aproveitar a sua viagem até Maceió e até a Praia de Ipioca. O melhor é que há opções para todos os gostos. Então, planeje a sua aventura ou seu descanso com todas as atividades que farão dessa uma das suas viagens inesquecíveis. Natureza e beleza já são algumas das certezas entre o que você vai encontrar nesse maravilhoso destino.

Vídeos sobre a Praia de Ipioca para você se preparar para a sua viagem

A melhor forma de conhecer e se preparar antes de uma viagem é buscar informações com pessoas que já fizeram essa aventura e podem contar todos os detalhes. E o melhor é que dicas assim podem alterar completamente o seu roteiro e até te salvar de complicações inesperadas. Pensando nisso, separamos abaixo alguns dos melhores vídeos sobre a Praia de Ipioca.

Um paraíso para conhecer em Maceió

Com esse vídeo detalhado do canal Viagem e Arquitetura, é possível conhecer todas as belezas do litoral de Maceió e o do lindo mar desta praia. Além disso, você terá acesso a algumas informações sobre o mais famoso beach club da área.

Muito luxo e calmaria no Hibiscus Beach Club

Para quem deseja conhecer e aproveitar o melhor da Praia de Ipioca, passar pelo Hibiscus Beach Club é quase que obrigatório. E para que você conheça os detalhes, o Diego Jacques fez esse vídeo mostrando tudo de melhor desse local.

Belas e deliciosas piscinas naturais

Nesse vídeo do canal Rota Livre Pelo Mundo, você vai conhecer as belíssimas piscinas naturais que encantam a todos os visitantes e ver todas as formas de melhor aproveitar a sua viagem. É apaixonante!

As paisagens de tirar o fôlego da Praia de Ipioca

E para que você fique ainda mais apaixonado por esse maravilhoso destino, confira as lindas imagens realizadas com drone da região nesse vídeo maravilhoso do André Costa.

Não deixe de anotar todas essas dicas e informações. Dessa forma, montar o seu roteiro para aproveitar todas as belezas naturais e não naturais dessa parte do litoral de Maceió ficará muito mais fácil. Afinal, não faltam belezas e experiências para aproveitar.

15 fotos da Praia de Ipioca para te encantar com esse destino

A natureza exuberante misturada com o clima paradisíaco e quase deserto da Praia de Ipioca é, com toda a certeza, alguns dos seus principais atrativos para os turistas. E não poderia ser diferente, já que as paisagens são realmente de tirar o fôlego. Então, se você ainda não está convencido a fazer desse o seu próximo destino, as imagens a seguir vão fazer você mudar de ideia. Confira:

1. Todo o visual da Praia de Ipioca indica que esse é um verdadeiro paraíso

2. Com seus coqueiros, areia branca e águas cristalinas, essa é uma linda praia

3. Na qual o seu único deveres serão relaxar e aproveitar as belezas da natureza

4. Como as suas belíssimas piscinas naturais, que encantam a todos os visitantes

5. Ou ainda os maravilhosos Beach Clubs que se encontram na Praia de Ipioca

6. Que também possuem algumas das mais lindas vistas para o litoral

7. Até as praias vizinhas, como Paripueira, são de tirar o fôlego de tanta beleza

8. Além de contar com lugares maravilhosos para relaxar e aproveitar o litoral

9. E para todo o lugar em que se olha, a beleza das praias de Maceió é evidente

10. O que fica ainda mais claro no principal mirante da cidade, o São Gonçalo

11. A Praia de Ipioca também conta com diversos coqueiros em sua orla

12. O que dá à praia um visual que se aproxima do paradisíaco, o que é encantador

13. Além, é claro, das lindas águas cristalinas de seu mar, que são incríveis

14. Essa é uma praia que fica mais bela e apaixonante a cada momento do dia

15. E que promete uma viagem inesquecível e encantadora a todos os visitantes

É realmente um lugar maravilhoso, não é? A Praia de Ipioca é o destino ideal para as suas próximas férias, seja com sua família ou seus amigos. Esse local tem tudo para fazer com que uma viagem seja inesquecível. E já que você vai estar na região, não deixe de conferir também tudo que você pode conhecer em Maceió.