Por Sheila Almendros
Atualizado em 10.02.23
Quem vai à capital de Alagoas encontra uma das orlas mais bonitas do Brasil. O destino é banhado por um mar verde e azul que é um de seus cartões-postais. Durante sua viagem, conheça praias de Maceió com diversas estruturas: desde as mais urbanizadas até aquelas com pouca intervenção humana e muito charme natural. Confira as principais a seguir!
Publicidade
A 37 quilômetros do centro de Maceió, está a Praia de Sonho Verde, com suas águas claras, tranquilas, e devidamente protegidas por recifes. Nos finais de semana, o local costuma lotar de moradores e turistas – ideal para quem deseja incluir uma pitada de agito na viagem.
Fora da alta temporada, ela é quase deserta, o que pode ser um atrativo para quem quer sossego. A infraestrutura não é das melhores, portanto leve um lanchinho para garantir (e não se esqueça de recolher o seu lixo antes de ir embora).
Pratagi é uma praia perfeita para grupos de família, principalmente quando compostas por crianças. O mar tranquilo e as piscinas naturais são os principais atrativos deste local, que fica a apenas 18 km do centro da cidade e ainda conta com quiosques acomodados entre um coqueiro e outro. A movimentação costuma ser moderada, mas o lado esquerdo da praia é bem tranquilo, quase sem nenhum banhista.
O mar esverdeado contornado por areia fofa faz da Costa Brava uma praia lindíssima. Durante todo o ano, o local é bem tranquilo, já que a mata nativa do entorno inibe um pouco a movimentação. Mas, durante a alta temporada, sua extensão recebe diversas redes de vôlei, reunindo por ali muitos turistas e moradores adeptos ao esporte.
Paripueira é uma praia onde qualquer turista amaria passar o dia: o mar é tranquilo, com temperaturas amenas e ainda tem inúmeros peixes passeando entre as pernas dos banhistas. Os diversos quiosques possuem atendimento bastante elogiado e ainda contam com chuveiros de água doce e estacionamento.
A 2,5 km da costa, há alguns bancos de areia que formam piscinas naturais superconcorridas, acessadas por lanchas durante a maré baixa (os passeios podem ser comprados na própria praia).
A Praia de Ipioca é um convite ao descanso. As piscinas naturais formadas entre os bancos de areia, o mar tranquilo, praticamente sem ondas e a areia fofa frequentada só por banhistas (não há ambulantes circulando por lá) são as principais características da região. Destaque para o restaurante Hibiscus, muito elogiado por seus frequentadores: além de cardápio irresistível e atendimento de primeira, oferece pufes, gramado e tendas para os clientes.
Os surfistas e os praticantes de pesca com anzol são os principais frequentadores dessa rústica praia. Localizada a apenas 9 km do centro de Maceió, a orla não possui quiosques, mas, nas proximidades, é possível encontrar alguns bares e restaurantes. A mata nativa preservada contornando o local rende belíssimas fotos.
Publicidade
A Praia do Gunga é uma das mais populares de Maceió. Com a temperatura da água bem agradável para banho, ela pode ser melhor aproveitada pela manhã, durante a maré baixa. Depois disso o mar começa a se agitar e ficar um pouco mais perigoso.
Durante o verão, principalmente nos feriados, muitas festas e badalações acontecem por lá, e passear de buggy ou escuna é a pedida. O período mais tranquilo, para quem quer aproveitar o cenário paradisíaco para o descanso, é de agosto a novembro.
Outra opção para os viajantes surfistas é a praia Cruz das Almas. O mar agitado colabora para deslizar sobre as fortes ondas, mas os recifes submersos na região pedem atenção redobrada. O local é bem rústico, sem a presença de quiosques nem iluminação, sendo aconselhada a sua visita somente durante o dia.
Uma das praias urbanas mais agitadas da cidade, Ponta Verde possui uma infraestrutura completa, com calçadão, restaurantes e quiosques badalados, espreguiçadeiras disponíveis para locação… E o melhor de tudo: um mar limpo e tranquilo, ideal para nadar e praticar SUP, caiaque e windsurf. Destaque para os restaurantes Kanoa e Lopana, que possuem banheiros e aluguel de mesas na areia.
A tranquilidade toma conta da orla de Garça Torta, a praia que deu origem ao nome do vilarejo local. A rusticidade que compõe o seu cenário destoa totalmente da localização (já que a distância até o centro da cidade é de apenas 13 km). Mas não pense que os visitantes não terão onde se refrescar durante a sua estadia: as biroscas presentes em Garça Torta servem cerveja geladinha.
Outra praia popular de Maceió é a Pajuçara, muito frequentada por todos os tipos de turistas, inclusive grupos de famílias e mergulhadores. Por toda a orla, é possível avistar jangadas que encaminham os banhistas até as piscinas naturais, localizadas a 2 km da costa. Há ótimos restaurantes por toda a sua extensão, além da tradicional feirinha de artesanato, que costuma agitar a região.
Jatiúca é uma praia urbana que serve de palco para diversos campeonatos de surfe ao longo do ano. Hotéis, bons restaurantes e fácil acessibilidade são as marcas registradas do local, que ainda oferece aos seus visitantes um extenso calçadão, pista de corrida, mar de verde intenso e diversas barraquinhas espalhadas pela areia.
A praia de Guaxuma é muito mais frequentada por moradores de Maceió do que por turistas, ideal para quem busca tranquilidade e momentos relaxantes. A infraestrutura é boa, porém os quiosques e restaurantes da região fecham após as 18h. O mar agitado atrai os surfistas que preferem curtir o esporte longe dos locais mais movimentados.
Depois de conferir uma vasta lista de opções, que tal programar suas próximas férias rumo ao litoral alagoano?
Publicidade