Praia do Bonete: 7 passeios imperdíveis para fazer nas férias

Escrito por Liz Santana

A Praia do Bonete é considerada uma das mais bonitas de Ilhabela e desperta a curiosidade daqueles que adoram paisagens e belezas naturais. As areias finas e o mar com ondas perfeitas atraem os apaixonados por surf e esportes radicais no mar. Se você já ficou com vontade de viajar, conheça um pouco mais sobre esse destino!

Continua após o anúncio

Como chegar à Praia do Bonete

Para chegar à Praia do Bonete, é preciso fazer uma trilha de cerca de 6h de duração que dá acesso a várias praias da região ou, então, ir de flex boat ou barco. Os passeios pelo mar são pagos e devem ser agendados com antecedência em alguma agência de turismo de Ilhabela.

O que fazer por lá

A Praia do Bonete possui muitas opções de divertimento para toda a família. Você pode fazer um passeio de barco, realizar trilhas, tomar banho de cachoeira e, é claro, se refrescar no mar. Certamente, você não irá se arrepender de conhecer essa atração. Veja as atividades imperdíveis por lá:

1. Surf na Praia do Bonete

A Praia do Bonete é uma ótima opção para os surfistas que vão a Ilhabela, pois possui ondas de até 3 metros. Por ser mais sossegada e preservada que as outras praias, costuma ser visitada por surfistas e outras pessoas que vão em busca de tranquilidade para passar um dia conectado com a natureza. Vale salientar que algumas empresas alugam pranchas e dão aula de surf para iniciantes.

2. Trilha do Bonete

A trilha para a Praia do Bonete possui 12 km de extensão e é considerada um dos principais atrativos. Até chegar ao destino final, passamos por três cachoeiras, mirantes e várias espécies de animais e plantas típicas da região. Inicie bem cedo esse passeio, pois as atrações são muitas. Aliás, a trilha só deve ser feita por pessoas em bom condicionamento físico ou mesmo com um guia.

3. Passeio de lancha

Para fazer o passeio de lancha, basta procurar uma das empresas de navegação que ficam nas praias principais e agendar o horário. Geralmente, o tour dura um dia inteiro, saindo às 6h30 e retornando às 17h, e o valor é de R$ 180 por pessoa. Além disso, recomenda-se que o turista leve suas roupas de banho e outros itens, como bolsas plásticas para câmeras e celulares.

4. Cachoeira da Lage

A Cachoeira da Lage é um dos lugares mais tranquilos de Ilhabela. Esse destino é buscado por quem faz a trilha até a Praia do Bonete e possui uma ponte de madeira que já virou ponto turístico para tirar fotos. Porém, é cobrada uma taxa para ter acesso à atração, que possui infraestrutura com camping, restaurante e banheiros. Por fim, leve repelentes, pois o local costuma ter muitos mosquitos.

5. Praia do Perequê

A Praia do Perequê fica próxima da Praia do Bonete e é uma das mais extensas da região. O local possui pousadas, restaurantes e bares que atendem às expectativas das famílias que vão com crianças pequenas. Lá também é perfeito para a prática de esportes aquáticos como kitesurf, stand up paddle e caiaque, por causa do mar tranquilo. Aliás, é dessa praia que saem vários barcos e passeios.

Continua após o anúncio

6. Trilha do Saquinho

A trilha nos leva à Praia do Saquinho, possui 5 km e está isolada do restante da ilha. O local é ocupado por moradores que vivem da pesca e agricultura e não possui energia elétrica. Além disso, o nível de dificuldade da trilha é grande, portanto, contrate um guia para te acompanhar e te trazer mais segurança.

7. Praia das Enchovas

Por fim, a Praia das Enchovas possui ondas fortes e uma extensão de 600 metros, além de areias grossas. Ela é pouco conhecida pelos turistas, por causa da dificuldade para seu acesso, mas possui cenários exuberantes e uma natureza quase intocada. Além disso, ainda se formam piscinas naturais com borda infinita no local. Sem dúvidas, uma visão imperdível.

Vale mencionar que não há restaurantes e banheiros na praia. Portanto, é importante que você leve as suas coisas e lanches para passar o dia. Aproveite também para visitar os mirantes e conhecer as atrações a pé, já que é tudo muito perto.

Hotéis e pousadas

A Praia do Bonete é uma vila de pescadores e possui poucas opções de hospedagem, que variam muito em seus valores. Então, você pode optar por fazer um passeio de barco e apenas passar o dia por lá. Caso decida se hospedar na região, separamos as pousadas mais procuradas. Confira:

  • Hostel Vila Bonete – $: esse Hostel é a melhor opção para quem viaja sozinho e está em busca de locais com bom custo-benefício. A hospedagem possui piscina, cozinha e quartos compartilhados, além de recepção 24h.
  • Pousada da Rosa – $$: fica localizada a 150 metros da Praia do Bonete, possui acomodações simples e uma deliciosa comida caseira. Além disso, o local disponibiliza café da manhã e está próximo de trilhas e outras atrações.
  • Pousada Bonns Ventos – $$$: a hospedagem é bem simples, bem arejada e confortável. O atendimento é considerado excelente e a equipe de funcionários é bastante atenciosa.
  • Pousada Canto Bravo – $$$$: essa última opção possui uma decoração rústica, embora seja uma pousada sofisticada e mais cara que as anteriores. Além disso, dispõe de restaurante e bar que servem coquetéis, cervejas e outras bebidas.

Por fim, você pode optar por se hospedar na Praia do Bonete ou nas outras hospedagens das praias vizinhas. Sendo assim, escolha a opção que mais te agradar e que atenda às suas necessidades de conforto e custo-benefício.

Vídeos sobre a Praia do Bonete

Antes de fazer a trilha para a Praia do Bonete, conheça as principais dicas para fazer um passeio seguro e agradável. Sem dúvidas, as informações dos visitantes que estiveram no local serão bem úteis para o seu passeio. Acompanhe:

Atrações em Ilhabela

A Praia do Bonete é um dos principais locais visitados pelos turistas que vão a Ilhabela. Então, conheça alguns dos mais conhecidos pontos turísticos da região!

Passeio de barco pelo Bonete

Uma das formas de chegar à praia é indo de barco. Se você pretende fazer esse passeio, veja as paisagens lindas que você encontrará pelo caminho.

Trilha para a Praia do Bonete

Vai se aventurar na trilha que leva até a Praia do Bonete? Então, conheça as belezas naturais, cachoeiras e outras surpresas do caminho nesse vídeo.

Trilha das 7 praias

Se você ama trilhas, vai gostar desse vídeo, que traz dicas sobre as trilhas que levam a sete praias diferentes até chegar à do Bonete.

Se você é aventureiro e vai passar as suas férias no litoral de São Paulo, descubra os encantos da Praia do Bonete. Sem dúvidas, esse é um dos locais mais indicados para passar os seus dias de folga!

20 fotos da Praia do Bonete para se inspirar

Aproveite o passeio para tirar sua câmera do armário e fazer fotos lindas nas areias do Bonete. Mas não se esqueça de levar proteção para seus equipamentos. Enquanto a viagem não chega, veja as fotos que foram tiradas pelos visitantes que estiveram lá:

1. Se você está em busca

2. De uma praia tranquila

3. No meio da natureza

4. Para passar o dia

5. Descansar

6. Fazer um passeio de barco

7. E tomar um banho de mar

8. Descubra a Praia do Bonete

9. Lá, existem trilhas incríveis

10. Que nos levam a lugares maravilhosos

11. E belas cachoeiras

12. Perfeitas para meditar

13. Se refrescar

14. E tirar lindas fotos

15. Além de entrar em contato

16. Consigo mesmo

17. Portanto, quando for a Ilhabela

18. Não deixe de visitar

19. As belezas imperdíveis

20. Desse destino paradisíaco!

A Praia do Bonete é mais um lugar incrível que você merece conhecer. Aliás, se estiver passando suas férias em São Paulo, não se esqueça de desbravar as outras atrações e belezas de Ilhabela, no litoral paulista.