Praia do Jacaré: conheça o pôr do sol mais bonito da Paraíba

Escrito por Liz Santana

A Praia do Jacaré é um destino ideal para aproveitar a natureza, sobretudo o pôr do sol e lindas paisagens. Considerado um dos locais mais procurados próximos de João Pessoa, a praia proporciona ao turistas passeios incríveis e experiências sensoriais sobre o Rio Paraíba. Por isso, descubra agora mesmo porque você deve conhecer esse lugar maravilhoso!

Continua após o anúncio

Onde fica a Praia do Jacaré e como chegar

Localizada no município de Cabedelo, a Praia do Jacaré fica a cerca de 10 km de João Pessoa. Ou seja, saindo da capital, você consegue ter acesso pela BR 230 a um dos locais mais lindos do estado em 12 minutos, seja de carro ou em excursão com uma empresa de turismo. Mas lembre-se de chegar cedo, pois o local fica lotado.

História da Praia do Jacaré

Encontro do Rio Paraíba com o mar, a Praia do Jacaré é um local turístico que atrai por sua beleza e pôr do sol divino. Ela é a queridinha dos amantes de bons ambientes e boa música. A região foi formada inicialmente por pescadores e famílias de comunidades indígenas, e hoje é tombada pelo Iphan.

O nome se deve ao fato de que o contorno das águas se pareciam com uma boca aberta quando, em meados dos anos 60, os aviões desciam nesse local, que funcionava como base dos correios. Hoje, a praia recebe muitos turistas, sobretudo a partir das 17h, que é quando o sol vai baixando e as pessoas param para apreciar a natureza.

O que fazer por lá

Na Praia do Jacaré, existem alguns passeios imperdíveis, como a volta no rio de catamarã e outras atrações que você não pode deixar de conhecer. Por isso, listamos as principais atividades para você aproveitar bastante o seu dia e se encantar com cada pedacinho dessa região. Veja só:

1. Pôr do sol na Praia do Jacaré

Você pode começar seu tour passeando pela orla da Praia do Jacaré. Lá, você encontrará a Feirinha de Artesanato e o píer de onde saem os barcos para os passeios. Aliás, é no calçadão que você poderá ver o pôr do sol, que é o principal atrativo local. Portanto, assim que chegar o final da tarde, escolha um local para ficar, pois a região costuma ficar bem cheia.

2. Feirinha de Artesanato

A Feira de Artesanato do Jacaré é uma das atrações ao lado da área de embarque do catamarã. O local possui muitos itens de couro e algodão colorido para você comprar e levar como lembrança de viagem. Aliás, você irá encontrar lá desde artesanatos manuais até docinhos típicos da região, feitos com coco e outros sabores. Além disso, os preços são considerados justos, segundo os turistas.

3. Recanto do Picuí

Uma das referências em comida brasileira, o Recanto do Picuí é um dos locais preferidos dos visitantes que vão à Praia do Jacaré. O restaurante serve desde carnes até comidas regionais, sobretudo os sabores paraibanos. A casa possui um bom atendimento, ambiente agradável e ainda tem som ao vivo, principalmente nos finais de semana. Sem dúvidas, essa é uma ótima escolha para um almoço ou janta após o seu passeio.

Continua após o anúncio

4. Passeio de catamarã pelo Rio Paraíba

Se você preferir, poderá fazer um passeio de catamarã em vez de disputar um espaço na mureta do rio. Lá, você verá apresentações de Bolero de Ravel e terá informações sobre as peculiaridades da região, além de shows de stand-up e apresentações de quadrilha. Portanto, você irá aproveitar mais o seu dia e mergulhar mais ainda na história local. O passeio custa R$ 25 por pessoa.

5. Noz Cozinha Brasileira

Esse é outro lugar para comer na Praia do Jacaré. Além de comida brasileira, serve também comida japonesa e sul-americana, além de outras opções que estão incluídas no buffet. Aliás, o restaurante é bem climatizado e possui pratos um pouco mais caros que outros da região, porém, se estiver com um pouco mais de dinheiro, não deixe de conhecê-lo. Certamente, você gostará do sabor e do atendimento.

6. Apresentações musicais

No final da tarde, você poderá desfrutar de uma apresentação de Jurandy do Sax. O artista se apresenta todos os dias no pôr do sol, em cima de um barco, no Rio Paraíba. Esse é certamente um dos momentos mais aguardados por quem visita a Praia do Jacaré. Você poderá aproveitar o dia fazendo compras na feira e, à tarde, dançar ao som do Bolero de Ravel.

7. TreeHouse Bar Lounge

Assim como os outros restaurantes que citamos, o Treehouse também é bastante conhecido na região. Além do ambiente agradável e da comida gostosa, a música costuma ser bastante animada. Embora o preço das bebidas seja um pouco alto, o clima e a temática do bar compensam bastante. Além do Bolero de Ravel, bandas de forró também costumam se apresentar no local, e o couvert artístico custa R$ 15.

8. Conhecer Cabedelo

Cabedelo é um município que fica bem perto de João Pessoa, a cerca de 15 minutos. A cidade possui muitas atrações, entre elas a Praia de Camboinha, a Ponta de Campina e a Intermares. A Praia do Jacaré costuma ser a mais visitada por causa do seu pôr do sol, mas que tal dar um pulinho nos outros pontos turísticos da cidade após o seu passeio por lá?

9. Conhecer as praias de João Pessoa

Agora que você já conhece toda a Praia do Jacaré, que tal se aventurar pelos passeios em João Pessoa? A cidade possui uma infinidade de coisas bacanas para fazer durante o dia, sobretudo as praias. Aliás, você terá várias opções de hospedagem na região e, de lá, poderá partir para as cidades vizinhas. Portanto, veja as possibilidades de incluir as duas regiões no mesmo roteiro.

Certamente você ficou encantado com a praia, não é mesmo? Você pode optar por se hospedar em Cabedelo e conhecer as outras praias da cidade, ou até mesmo fazer um bate-volta de João Pessoa até lá. Seja lá qual for a sua escolha, você vai amar passar algumas horinhas nesse lugar.

Hotéis e pousadas

Perto da Praia do Jacaré, você conseguirá encontrar opções de hospedagem ideais para o seu bolso. Por isso, pesquise bastante e encontre o melhor custo-benefício. Para te ajudar, listamos ótimas pousadas próximas à região. Confira:

  • Pousada Beira Litoral – $: localizada em João Pessoa, essa pousada fica bem perto de pontos turísticos como o Mercado de Artesanato e o Parque Arruda Câmara. O local possui quarto para famílias, wi-fi gratuito e ainda é pet friendly.
  • Pousada Camboinha – $$: essa pousada está a quase 4 km da Praia do Jacaré e outras praias da cidade. Ela disponibiliza aos hóspedes serviço de entretenimento, internet gratuita e também é pet friendly.
  • Pousada Mar e Sol – $$$: a Mar e Sol possui um excelente café da manhã e seus donos são considerados bem hospitaleiros. Aliás, os quartos são limpos e os preços praticados são bastante justos.
  • Pousada Sol de Manaíra – $$$$: por fim, a Pousada Sol de Manaíra possui diferenciais como ar-condicionado no quarto e bom atendimento. Ela ainda oferece café da manhã e está bem próxima a pontos turísticos.

Antes de fazer a sua viagem, é muito importante que você se planeje quanto ao lugar onde irá se hospedar e, sobretudo, o período do ano em que você vai viajar. Opte sempre por épocas em que a praia não esteja cheia, para conseguir bons locais para ficar e mais tranquilidade.

Vídeos sobre a Praia do Jacaré

Agora que você já conhece um pouco dessa atração incrível, que tal saber a opinião dos turistas sobre essa praia tão querida? Anote todas as dicas e faça uma boa viagem!

Tudo sobre a Praia do Jacaré

Quer descobrir todos os detalhes dessa praia maravilhosa? Então, veja esse vídeo e descubra porque você deve conhecer essa região quando for a João Pessoa.

Um tour pela Praia do Jacaré

Conheça as principais atrações da Praia do Jacaré, veja onde comprar lembrancinhas de viagem e doces típicos da região. Por fim, saiba como fazer o passeio de catamarã pelo rio.

Curiosidades sobre a Feira de Artesanato

Se você adora docinhos típicos, artesanato local e objetos de feira, vai amar esse vídeo. Descubra os encantos e as principais delícias encontradas na Feira de Artesanato.

As imagens mais lindas de João Pessoa

Quer entrar em contato com algumas das paisagens mais lindas da Praia do Jacaré? Então, assista ao vídeo e conheça não só a praia, mas também outros locais incríveis da cidade.

Praias em João Pessoa

Agora que você já conhece a Praia do Jacaré, em Cabedelo, conheça também outras praias lindas de João Pessoa e inclua no seu roteiro de viagens.

Dicas anotadas e pousada escolhida, que tal se inspirar um pouco mais antes de viajar? Ter boas referências é a principal coisa que você deve fazer antes de ir para qualquer lugar novo. Então, vamos de fotos para se encantar mais um pouco?

11 fotos perfeitas da Praia do Jacaré

Listamos aqui as fotos mais lindas dos visitantes que estiveram na Praia do Jacaré. Está preparado para a chuva de pôr do sol? Olha só:

1. Está na Praia do Jacaré, na Paraíba?

2. Então, aproveite para passear pela orla

3. Ou andar de catamarã

4. E curtir o Bolero de Ravel

5. Admire também a paisagem perfeita

6. E o belo pôr do sol

7. Que é o mais lindo de toda a Paraíba

8. Conheça também a Feira de Artesanato

9. E toda a sua beleza

10. Por fim, visite também a vizinha João Pessoa

11. E as praias mais bonitas dessa terra!

A Praia do Jacaré um dos locais mais magníficos do estado. E por falar nisso, conheça também as lindas praias de João Pessoa e desbrave cada cantinho dessa cidade.