Tambaba: conheça a mais bela praia de naturismo do nordeste brasileiro

Escrito por Gabriella Soares

Tambaba é uma linda praia de João Pessoa com atrações para todos os gostos. Apesar de ser famosa como uma praia de naturismo, existe também um trecho em que roupas são obrigatórias. O local possui mirantes, piscinas naturais, rochas e pequenos montes, como o nome indica: Tambaba significa “o conteúdo das conchas” e o “monte de Vênus”. Saiba mais sobre esse destino:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Tambaba e como chegar

Tambaba está localizada a aproximadamente 40 km do centro de João Pessoa, na chamada Costa do Conde, da qual esta é a sétima praia. Para chegar até esse lindo litoral, o melhor é partir de João Pessoa pela rodovia PB-008 no sentido do município de Conde. A estrada é tranquila e dá acesso direto ao litoral sul da Paraíba.

A melhor época para visitar Tambaba é durante o verão, ou seja, entre dezembro e março. Mas, se o que você busca é tempo bom com preços mais acessíveis e menos gente na praia, também é possível visitá-la entre outubro e novembro.

O que fazer em Tambaba

Existem diversas atrações para aproveitar em Tambaba, seja para quem quer apenas relaxar e aproveitar o lindo litoral sul da Paraíba ou para aqueles que desejam conhecer a prática de naturismo. Com diversas belezas e pontos turísticos, esse destino é um verdadeiro paraíso para curtir o verão. Confira abaixo as principais dicas:

1. Praia de Tambaba

A primeira coisa a se saber é que Tambaba é dividida em duas: uma parte naturista e outra não. A Praia de Tambaba não naturista ainda garante o aceso a um lindo litoral. As águas do mar são praticamente transparentes e ideais para o banho. Além disso, sua faixa de areia, apesar de pequena, tem espaço suficiente para sentar e curtir o clima quente.

2. Naturismo

Já quem quer conhecer e aproveitar o naturismo, que faz de Tambaba uma praia tão famosa no nordeste, pode caminhar até essa faixa, sinalizada com uma placa. Não é preciso pagar para entrar, mas é obrigatório estar nu, assim como seguir as normas estabelecidas pelo município – como a proibição de qualquer prática sexual e a entrada de homens apenas quando acompanhados por mulheres.

3. Surf

Em outra parte da praia, dominada por falésias, e na pequena e vizinha Praia Arapuca, está a grande atração para os visitantes mais aventureiros: o surf. Com ondas grandes e atrativas para o esporte, é possível surfar em toda a praia, mas essas duas localidades são as melhores para aproveitar o melhor do mar. Para os naturistas, também é possível aproveitar o Festival de Surf Naturista, em julho.

4. Piscinas naturais

Em toda a extensão de Tambaba, é possível encontrar pequenas rochas próximas à faixa de areia. Nesses locais, é possível aproveitar pequenas piscinas naturais – inclusive na rocha característica da praia, que possui um pequeno coqueiro no topo. As piscinas naturais são uma grande atração da região e garantem um momento relaxante, seja para nadar, boiar ou apenas aproveitar o clima.

Continua após o anúncio

5. Trilhas

Para quem deseja conhecer mais da região de Tambaba, há ainda uma outra atração para se aproveitar: as trilhas. É por meio de trajetos curtos e fáceis de realizar que é possível conhecer outras praias e belezas naturais da área. Os caminhos normalmente são seguros e não levam mais de 30 ou 40 minutos para serem realizados, então todos podem aproveitar.

6. Praia Marcelia

A primeira praia acessível logo após as trilhas é a de Marcelia, um paraíso quase intocado e com uma extensão bem pequena. Essa é uma ótima alternativa para quem quer fugir das aglomerações de Tambaba, que são normais nos dias de verão. A Praia de Marcelia é um ótimo lugar para nadar e aproveitar o sol: apesar de pequena, a sua beleza é inegável.

7. Praia Arapuca

Já a segunda praia acessível por meio das trilhas é a de Arapuca, um pequeno paraíso para os surfistas. Com ondas perfeitas para o esporte e lindas falésias e formações rochosas, essa praia é mais movimentada do que a Marcelia. Ainda assim, garante mais espaço para curtir o litoral, além de um grande contato com a natureza. Vale, e muito, a visita!

8. Mirante de Tambaba

Uma das atrações mais visitadas pelos turistas na região é o Mirante de Tambaba, que se assemelha a um mirante natural, já que fica localizado no meio do caminho para a praia. O motivo por que tantas pessoas procuram esse local é que, de lá, é possível ter uma vista completa da orla e do mar da região, além de todas as falésias e rochas que fazem parte da linda paisagem.

9. Mirante do Castelo da Princesa

Outro mirante muito frequentado na região é o do Castelo da Princesa, que possui cerca de 60 metros de altura e garante uma bela vista para o mar e as falésias que preenchem a orla até a areia. O nome desse mirante se deve ao formato das falésias e rochas que estão ao seu redor, que lembram torres de um castelo. Essa é uma paisagem imperdível!

10. Área preservada da Mata Atlântica

Além de todas as belezas que é possível encontrar em Tambaba, há ainda muitas outras logo ao lado. Isso porque a praia fica ao lado de uma Área de Proteção Ambiental da Mata Atlântica. Lá, é possível aproveitar muitas das outras atrações da Costa do Conde, como mangues, o encontro do rio com o mar, caminhadas ecológicas e outras atividades de ecoturismo.

Monte o seu roteiro e não deixe de apreciar todas as belezas e atrações de Tambaba. A região tem tudo para garantir uma viagem inesquecível e muito divertida. Se prepare e conheça esse lindo paraíso na Costa do Conde, no litoral sul da Paraíba.

Vídeos sobre Tambaba para você conhecer mais desse paraíso

Para realmente conhecer esse lindo destino com mais detalhes, não há nada melhor do que checar as experiências e dicas de quem já fez essa maravilhosa viagem e aproveitou tudo o que Tambaba tem a oferecer. Pensando nisso, separamos os melhores vídeos para você. Confira abaixo:

A beleza da Praia de Tambaba

Para conhecer em detalhes a Praia de Tambaba, inclusive como funciona sua parte naturista, veja esse vídeo do Tacio Adventures, que fez um vlog com todas as principais informações.

O caminho e as atrações de Tambaba

Nesse vídeo do canal Por Onde Fui, é possível conhecer os principais preparativos para ir até a praia, além do caminho até suas principais atrações – como o mirante e as piscinas naturais.

As belezas da região

Com imagens aéreas de drones, esse vídeo do canal Imagens Brasil Sul mostra todas as belezas da praia de Tambaba, assim como alguns de seus principais pontos turísticos e as ótimas informações para a sua viagem.

O lindo mar de Tambaba

Já nesse rápido vídeo do OF Drone SJC, é possível ver toda a extensão da praia e do lindo mar, com imagens em alta resolução. É uma paisagem que vale a pena conhecer!

Não deixe de aproveitar todas essas dicas e de levá-las em consideração ao fazer o planejamento da sua viagem. Dessa forma, você garante que a sua aventura seja o mais tranquila possível e aproveita todas as atrações ao máximo.

15 fotos que vão te convencer a visitar Tambaba o mais rápido possível

As principais atrações de Tambaba são as suas belezas naturais: a praia já foi considerada uma das mais belas do Brasil e, com certeza, é uma das mais atrativas da região. Confira abaixo as melhores imagens desse maravilhoso destino e se encante com essa linda praia:

1. A Praia de Tambaba é um pequeno paraíso na Costa do Conde

2. A beleza do local é inegável

3. Cheio de piscinas naturais para aproveitar a natureza e o verão

4. E com uma orla de tirar o fôlego, cheia de falésias

5. As falésias são uma atração a mais nessa praia cheia de natureza

6. Outra grande atração da região são os mirantes

7. O Mirante de Tambaba garante uma bela vista da orla da praia

8. Assim como o quase encantado Mirante do Castelo da Princesa

9. Tambaba é um lugar lindo, com um mar ideal para todos

10. Não tem como não relaxar e aproveitar a natureza

11. Além de se divertir com as deliciosas piscinas naturais

12. Cercado de falésias, esse lugar é um verdadeiro paraíso

13. Que fica ainda mais lindo durante o pôr do sol

14. E que revela toda a beleza do litoral paraibano

15. Essa é uma praia que merece a sua visita!

É um lugar simplesmente lindo, não é? Tambaba é uma viagem inesquecível, então não deixe de aproveitar todas as suas belas atrações. E já que você vai estar pela região, não deixe de conferir também como curtir e o que fazer em João Pessoa.