7 passeios da Praia do Sangava para curtir o litoral sul de SP

Por                                
Em 19.09.21

Está pensando em conhecer o litoral paulista em sua próxima viagem, mas ainda não decidiu qual destino visitar? Então, dê uma passadinha na Praia do Sangava, em Guarujá. Essa orla é cercada de paisagens preservadas e é ideal para curtir com os amigos. Além disso, é o destino perfeito para praticar ecoturismo. Confira a seguir, mais detalhes desse paraíso.

Publicidade

Onde fica a Praia do Sangava

A Praia do Sangava está localizada em Guarujá, no litoral sul do estado de São Paulo. Ela está situada a 9 km do centro da cidade, em uma área deserta e cercada pela natureza.

Como chegar

Existem duas maneiras de chegar até a praia: de barco ou por trilhas ecológicas. Para ir de barco é preciso contratar um passeio no Pier da Ponta da Praia, no município de Santos. A viagem é acessível ($) e dura em média 15 minutos. Vale lembrar que as embarcações não ancoram na orla, então é preciso descer na água, caso você escolha essa opção.

Outra forma de conhecer o destino é fazer uma trilha, que tem início na Praia do Góis, em Guarujá. O trajeto é considerado de dificuldade média, mas também revela muitas belezas naturais e pode ser uma boa opção se você for um visitante mais aventureiro.

Seja qual for a sua maneira de chegar até a praia, vale a dica de aproveitar bastante o caminho até lá. Afinal, tanto por mar ou por terra, a região de Guarujá tem muitas belezas para descobrir. Com certeza, desde o início, você vai curtir o que te espera.

O que fazer na Praia do Sangava

Cercada de muita natureza e uma vista de tirar o fôlego, a Praia do Sangava é um destino que tem muito a oferecer aos seus visitantes. A orla tem bons programas para quem busca mais sossego, mas também é cheia de opções para quem ama uma aventura. Confira a seguir, quais passeios e atividades não podem faltar em sua viagem:

1. Descansar a beira-mar

A Praia do Sangava é conhecida por suas paisagens preservadas e um visual único, por isso ela é um ótimo destino para relaxar. Na praia, você pode descansar na areia, admirar a vista e curtir sem demora o litoral. Além disso, vale a pena passear pela orla, que conta com pedras e uma natureza muito acolhedora.

Publicidade

2. Aproveitar as piscinas naturais

Outro programa ideal para curtir na Praia do Sangava são as suas piscinas naturais. Durante a maré baixa, a praia revela cantinhos aconchegantes no mar que são ótimos para relaxar. No local, você pode tomar um banho de mar muito refrescante e também avistar alguns peixinhos e corais. Uma boa dica, se você for experiente, é praticar mergulho, pois a fauna marinha da região também surpreende.

3. Praticar esportes aquáticos

Caso você prefira uma atividade que tenha mais aventura, a praia é ótima para praticar esportes aquáticos. Afinal, a enseada tem boas condições para curtir algumas modalidades. Pela orla, você pode fazer canoagem e o stand-up paddle, que sempre atrai muitos visitantes. Uma dica, é dividir esse momento com os amigos e, assim, deixar tudo ainda mais divertido.

4. Fazer trilhas ecológicas

Outra forma de se aventurar na viagem, é conhecer as trilhas ecológicas da Praia do Sangava e da região. Olitoral possui muitas belezas para descobrir, mas também traz bons destinos em terra. Em meio a natureza, você pode visitar mirantes, praias vizinhas e admirar paisagens ainda pouco conhecidas. Sem dúvida, muitas surpresas também te esperam nesse programa.

5. Fazer passeios de barco

Passear de barco é uma experiência muito comum de quem visita o litoral de São Paulo, então, se puder, não deixe de curtir esse passeio. A atividade permite conhecer lugares únicos da região assim como uma série de atrativos. Uma sugestão de roteiro é um passeio pelo Canal de Bertioga, que revela muitas belezas naturais e históricas, além de uma diversidade de animais marinhos.

6. Visitar a Praia do Góis

A Praia de Góis fica próxima da orla de Sangava, então vale a pena incluí-la em seu roteiro. Essa praia está localizada em frente a baía de Santos e também possui muitas paisagens naturais. Nessa região, é possível aproveitar uma enseada com areia branquinha e um mar de águas cristalinas, que é ideal para banho. Além disso, você também pode desfrutar da infraestrutura do local, que tem ótimos quiosques.

7. Provar a culinária local

Se a fome chegar entre um passeio e outro, reponha as energias conhecendo a culinária de Guarujá. Como você já vai estar na região, vale a pena descobrir os sabores locais. Na cidade, é possível encontrar quiosques e restaurantes que servem pratos deliciosos e ótimas refeições. Dois pratos típicos que você precisa conhecer são o marisco lambe-lambe e a camoranga, que são muito elogiados pelos visitantes.

A partir de todas essas dicas e atividades, com certeza você vai fazer um passeio incrível pela Praia do Sangava. Curta muito a vista e divirta-se com todas as opções de atrativos.

Dicas e informações importantes sobre a Praia do Sangava

Antes de curtir todos os passeios listados acima, é preciso ficar por dentro de informações úteis sobre a Praia do Sangava. Veja a seguir uma série de dicas relevantes para você aproveitar melhor a sua viagem:

  • Estrutura: a Praia do Sangava não possui nenhuma infraestrutura, portanto vá apenas disposto a curtir e admirar as belezas do local;
  • O que levar: como o destino não possui estrutura, é importante levar água e lanches para o passeio. Além disso, frutas e barrinhas de cereais são bem-vindas, se você optar por fazer trilhas ecológicas na região. Por fim, não esqueça de levar também protetor solar e repelente;
  • O que vestir: caso você resolva chegar à praia pela de trilha, é preciso estar bem equipado. Então, opte por usar roupas leves, sapatos fechados, boné ou chapéu;
  • Público: a praia é mais indicada para jovens, pois o seu acesso é considerado difícil para famílias com crianças e também pessoas idosas;
  • Quando ir: a melhor época para conhecer o destino é durante a alta temporada, que acontece entre dezembro e janeiro. Mas, caso você queira mais sossego, vale a dica de ir entre os meses de abril a outubro;
  • Preservação ambiental: a Praia do Sangava está localizada em uma área de natureza preservada, então é preciso manter as condições de limpeza do local. Sendo assim, após o seu passeio, não deixe de recolher o lixo;
  • Restrições: é bom lembrar que não é possível acampar no local.

Após anotar essas dicas úteis, agora você está mais preparado para conhecer a Praia do Sangava. Ficou pensando onde descansar após tantos programas? Então, é só seguir para o tópico seguinte e ver onde se hospedar na região.

Publicidade

Onde se hospedar perto da Praia do Sangava

Para curtir todas as atividades da Praia do Sangava é importante se acomodar em boas hospedagens, não é? As principais escolhas ficam em Guarujá e Santos, então veja a seguir uma lista dos melhores hotéis e pousadas para você considerar na região:

  • Casamar Hostel e Camping – $: essa opção é perfeita para quem deseja economizar na viagem, pois oferece quartos confortáveis por um bom preço. Ela conta com quartos para a família, área de lazer agradável e tem bom atendimento. O seu diferencial fica por conta da área de camping, que é perfeita para quem busca mais privacidade;
  • Comfort Hotel Santos – $$: essa opção conta com um ótimo custo-benefício e é ideal para casais. Ela tem quartos bem equipados, restaurante assim como muitas atividades de lazer. O seu destaque está na recepção, que é sempre elogiada pelos visitantes;
  • Pousada Canto das Laranjeiras Beach Club – $$$: essa escolha também é perfeita para uma viagem a dois, pois possui acomodações muito confortáveis. O espaço tem quartos completos, piscina e restaurante. Além disso, oferece muitas opções de atividades ao ar livre. O seu diferencial fica por conta da localização, que é próxima de outros atrativos turísticos;
  • Sheraton Santos Hotel – $$$$: essa sugestão tem uma infraestrutura excelente, por isso é perfeita para a família. Ela possui suítes completas, atendimento elogiado assim como diversas atividades de lazer. O seu destaque está no restaurante, que serve refeições saborosas e um ótimo café da manhã.

Seja qual for a sua escolha, certamente uma das sugestões vai combinar com o seu roteiro. Afinal, a região de Guarujá e Santos tem hospedagens perfeitas e muito elogiadas.

10 fotos lindas da praia do Sangava para inspirar o seu passeio

Depois de conferir as melhores dicas para visitar a Praia do Sangava, que tal descobrir mais um pouquinho sobre ela? Veja abaixo fotos lindas da praia e se apaixone ainda mais pelo destino:

1. As belezas naturais da Praia do Sangava vão te surpreender

2. Afinal, a orla é uma das mais preservadas do litoral paulista

3. Prepare-se para descobrir cenários lindos

4. E curtir bons momentos com os amigos

5. Pela enseada, você pode tomar um banho de mar relaxante

6. Admirar um visual desenhado

7. E curtir muito a natureza

8. Além disso, ótimos programas também estão a sua espera…

9. Animou em conhecer esse pequeno paraíso?

10. Basta marcar o tour para o Guarujá e viver momentos únicos!

Ficou animado em conhecer a Praia do Sangava? Então não demore em visitar esse destino incrível do litoral paulista! Outro cantinho que também promete bons momentos é a Praia do Éden que possui uma orla com muitas belezas naturais e uma série de passeios incríveis!