Praia Grande – SC é a capital dos cânions e encanta com suas belezas

Por                                
Em 02.06.21

Praia Grande – SC, apesar do nome, não é uma cidade litorânea. Na verdade, é um pequeno município de Santa Catarina, conhecido como a cidade dos cânions. Esse nome é dado pela cidade estar localizada ao redor de diversos desfiladeiros, como o Itaimbezinho e Malacara. São milhares de quilômetros de ribanceira, rios e montanhas, além da vegetação tropical que compõem visuais de tirar o fôlego. Então, confira passeios incríveis nessa cidade encantadora.

Publicidade

Onde fica a Praia Grande – SC

O município de Praia Grande se encontra na divisa do estado de Santa Catarina com Rio Grande do Sul. Do lado oeste, estão os Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral. Do lado leste, a cidade litorânea de Torres a apenas 38 km. O destino fica a 284 km de Florianópolis e a 220 km de Porto Alegre, capitais dos estados fronteiriços.

Como chegar

Para quem escolher viajar pela orla litorânea, na BR-101, seja de Florianópolis ou de Porto Alegre, basta seguir pela rodovia SC-290 por 22 km, passando por São João do Sul. Já turistas que chegam por Cambará do Sul, parte de cima dos cânions, o acesso à Praia Grande acontece pela estrada de terra da Serra do Faxinal, que liga os Campos de Cima da Serra à área litorânea.

O Aeroporto Diomício Freitas é o mais próximo de Praia Grande, e fica localizado no município de Forquilhinha, ao lado de Criciúma/SC, a 98 km do destino. O percurso para chegar a esse destino já contempla belas paisagens e ajuda a criar o clima de relaxamento e contato com a natureza que você irá encontrar durante sua hospedagem na cidade.

O que fazer em Praia Grande – SC

Muito conhecida pelo ecoturismo e pelo turismo de aventura, a cidade de Praia Grande é cercada por cânions e vales, abundante em belíssimas paisagens e inúmeras cachoeiras. Cenário ideal para trilhas, esportes de aventura como trekking, montanhismo e rapel, ou apenas para curtir as quedas d’água e relaxar em um passeio de balão esplendoroso. Se você busca contato com a natureza e momentos de paz longe da rotina da cidade, esse é o destino perfeito para você!

1. Trilhas

Conhecida como a cidade dos cânions, uma de suas principais atividades são as trilhas que exploram o interior das formações rochosas, proporcionando vistas indescritíveis. As principais trilhas que não podem faltar no seu roteiro são as trilhas do Rio do Boi, do Cotovelo e do Vértice. Sendo a primeira a mais complexa delas, com duração de até 9 horas de caminhada, a depender das paradas. É importante reforçar que a maior parte das trilhas precisa de acompanhamento de um guia.

2. Cachoeiras

As cachoeiras são elementos que compõe a belíssima paisagem de Praia Grande. A maior parte delas estão espalhadas no interior dos cânions e seus acessos não são fáceis. Porém, há diversas quedas d’água que podem ser vistas pelo caminho das trilhas.

Publicidade

3. Trekking e rapel

Em Praia Grande, tanto os profissionais de trekking e rapel quanto os turistas que querem experimentar, encontram opções para realizar descidas em cânions e desfiladeiros da região. É uma ótima opção para quem procura mais aventura e não quer ficar parado.

4. Passeio de balão

Uma das atividades mais famosas de Praia Grande e região são os passeios de balão que acontecem ao amanhecer, por cima dos desfiladeiros e cânions. Essa atividade proporciona imagens inesquecíveis de um ponto de vista aéreo do pôr do sol e dos parques de rochas. O passeio só acontece com agendamento prévio e depende de condições climáticas favoráveis

5. Pôr do sol no Morro dos Cabritos

O Morro dos Cabritos se encontra na Serra do Faxinal e oferece umas das vistas mais lindas da região, especialmente ao pôr do sol. O acesso ao Morro é meio escondido e íngreme. Por isso, é indicado muito cuidado ao subir, principalmente se o chão estiver molhado. Porém, a vista compensa todas as intempéries, sendo um ótimo lugar para passeios românticos.

6. Piscinas naturais do cânion Malacara

Para chegar até as piscinas naturais do cânion Malacara, é necessário realizar a trilha percorrendo as margens do rio e realizar algumas travessias. A trilha começa na vila Rosa e o ponto final são as piscinas naturais. A distância é de 5 km (ida e volta) e o tempo de trilha é de 3 horas.

São diversas as atividades para se fazer em Praia Grande, todas relacionadas ao ecoturismo e a contemplação da natureza. Um prato cheio para quem precisa se desconectar da correria do dia a dia na cidade e quer uma conexão mais profunda com o meio ambiente.

Bares e restaurantes em Praia Grande – SC

Para aproveitar o melhor que Praia Grande pode oferecer, você não pode deixar a culinária da região de fora. Confira sugestões de estabelecimentos para comer durante a viagem:

  • Bistrô Canyons & Peraus – $$: aberto das 12h às 18h, diariamente, o bistrô é um espaço familiar, possui atendimento acolhedor e preza pela culinária regional. Em seu cardápio há opções variadas, desde lanches e porções até pratos à la carte. O preço de pratos é acessível e essa é a opção ideal para quem deseja imergir na culinária regional.
  • Gastropub Grota Bier – $$: o pub da cervejaria Grota Bier é uma ótima opção para quem busca algo mais agitado. O estabelecimento oferece opções de porções e pratos à la carte, comida de buteco, peixes, carnes, e claro, muito chopp.
  • Casarão Restaurante e Pizzaria – $$: para quem é fã de uma pizza, no Casarão, é possível encontrar a melhor pizza da cidade com um bom custo-benefício. Além disso, também são servidas massas, lanches e porções.

A depender do dia, você poderá escolher entre um almoço mais típico, alguns petiscos e agitação em bares ou até mesmo a clássica pizza. Com certeza não faltarão opções para você aproveitar!

Dicas e informações importantes para aproveitar melhor a sua viagem

Para usufruir ao máximo da sua estadia em Praia Grande, é importante ficar por dentro de algumas dicas. Por isso, veja a seguir, o que você deve saber para evitar contratempos na viagem:

  • Quando ir: o destino pode ser visitado em qualquer época do ano, a depender da sua intenção. Caso queira curtir banhos de rio e de cachoeira, trilhas molhadas e praticar rapel, a melhor época para visitar é o verão. No inverno, faz bastante frio, por isso é ideal para percorrer as trilhas no vale cercado de cânions. As pousadas também se tornam ainda mais aconchegantes no clima ameno.
  • O que levar: por ser uma região arborizada e em contato direto com a natureza, é imprescindível o uso de repelentes e protetor solar. Além disso, use mochilhas para carregar os pertences durante as atividades ao ar livre, de preferência de duas alças para maior conforto. Um outro objeto que pode salvar sua vida é o porta-documentos impermeável.
  • O que vestir: como o clima é subtropical, durante o dia a temperatura é mais amena e, durante a noite, cai consideravelmente, sendo necessário ter sempre à mão aquele casaco extra. Pensando nas atividades, em sua maioria de ecoturismo, é importante usar roupas leves e confortáveis, assim como tênis para caminhada.
  • Parque Nacional de Aparados da Serra: é uma das áreas de preservação de vegetação natural mais importantes do país, e ponto de parada obrigatório para quem viajada para Praia Grande. Seu acesso se da pela RS 020 ou BR 101 – via Serra do Faxinal. O funcionamento do parque é de terça a domingo das 08 às 17h e a entrada é paga com valores médios de R$ 13,00 por pessoa. Além disso, há estacionamento prórprio para os visitantes.
  • Parque Nacional da Serra Geral: mais uma parada obrigatória para os turistas, o Parque Nacional da Serra Geral também é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral. A entrada é gratuita e o passeio proporciona um ótimo contato com a natureza.

Com todas as dicas anotadas, você curtirá seu passeio da melhor forma! Agora, que tal sugestões de hospedagem na região? Continue a leitura para conhecer os melhores locais para descansar.

Publicidade

Onde se hospedar

Praia Grande é uma das cidades mais encantadoras do estado de Santa Catarina, e para aproveitar a viagem da melhor forma possível, é importante escolher a estadia que mais se adequa ao seu itinerário. Confira, a seguir, algumas opções para o seu roteiro:

Hotéis na cidade de Praia Grande – SC

  • Ecohostel Dos Canyons Santa Catarina – $: o hostel oferece jardim, churrasqueira e cozinha compartilhada, além de ter incluso café da manhã.
  • Pousada Recanto dos Canyons – $$: para quem busca conforto na cidade, essa pousada é ideal, pois oferece um imóvel com jardim, churrasqueira, terraço ao ar livre e varanda térrea.

Hotéis com vista para os cânions

  • Chalés Alvorada – $$: essa pousada é uma opção que dispões de lindas acomodações. Todos os quartos possuem TV, dispõem de área de estar e banheiro privativo. A propriedade oferece estacionamento privativo e Wi-Fi gratuito.
  • Refúgio Ecológico Pedra Afiada – $$$: esse local é uma opção mais luxuosa e possui uma vista para as montanhas. Os quartos são bem equipados e alguns dispõem uma banheira de hidromassagem. A pousada também oferece uma área de lazer infantil, o que é perfeito para famílias com crianças.

Hotéis nas montanhas

  • Discovery Canyon – $$$$: trata-se de uma pousada situada numa área a 300 m de altitude. Os quartos possuem uma banheira de hidromassagem e varandas com vista para o jardim. Apesar do preço elevado, essa pode ser uma opção ideal para quem não dispensa uma experiência inesquecível.

Cada um dos estabelecimentos tem suas vantagens. Para escolher o melhor, é preciso pensar qual é a intenção da viagem: descansar, aproveitar a cidade, fazer muita trilha ou curtir um momento romântico? Seja qual for, qualquer uma das opções podem entrar no seu orçamento!

15 fotos de Praia Grande – SC para se apaixonar ainda mais pela região

Com tantas belezas naturais e atividades incríveis, fica difícil não querer visitar Praia Grande, certo? Se você já está morrendo de vontade de fazer essa viagem, confira alguns registros para se apaixonar ainda mais pelo destino:

1. Se você procura viver uma experiência mágica

2. Perfeita para ser vivida sozinha

3. Ou acompanhada de quem você ama

4. Você precisa conhecer Praia Grande – SC

5. Aproveite para brindar à vida nas alturas

6. Em um passeio de balão inesquecível

7. Relaxar e se conectar com a natureza

8. Para contemplar belos cenários nessa pequena cidade

9. Escolha um café da manhã reforçado para curtir o dia

10. Descanse em chalé muito aconchegante

11. Assim não tem como acordar de mau humor

12. Deixe a rotina agitada de lado e aprecie as belezas de Praia Grande

13. Que tal praticar um esporte radical e se desafiar?

14. Praia Grande agrada todos os gostos

15. E por isso, merece ser a sua próxima rota de viagem!

Depois dessas fotos lindas, não vai ter como não incluir Praia Grande – SC em seu próximo destino de viagem, não é? Outro ponto turístico catarinense que vale a pena conhecer é a Guarda do Embaú, um paraíso para curtir águas cristalinas e descansar.