Restaurantes românticos em São Paulo: 15 opções para curtir a dois

Escrito por Bárbara Costa

São Paulo é uma cidade bem democrática quanto às opções de lazer e gastronomia. Mas você sabe quais lugares são recomendados para um jantar a dois na capital paulista? Em diferentes localidades, formatos e culinárias, podemos dizer que os estabelecimentos de Sampa não decepcionam.

Quer ver quais são os melhores restaurantes românticos em São Paulo? Acompanhe os tópicos a seguir!

1. Vicolo Nostro

Se você quer um jantar especial com o seu amor em São Paulo, não deixe de considerar o Vicolo Nostro como opção. O ambiente traz requinte na medida certa e deixará a noite mais romântica ainda.

No cardápio, delícias inspiradas na Itália, como Gnocchi al Ragù d’Ossobuco, Filetto Ripieno con Brie (mignon recheado com queijo brie ao molho de ervas e servido com risoto de cogumelos) e Tagliatelle ai Funghi e Formaggio (massinha fina com shitake alho e óleo sobre molho de queijos) são os destaques!

Endereço: R. Jataituba, 29 – Cidade Monções.

2. Bistrô Vila Parolari

Esse charmoso bistrô é perfeito para um jantar a dois na capital paulista. Localizada no Jardim Franca, na Zona Norte de São Paulo, a casa tem como foco a união da culinária franco-italiana com especiarias indianas.

De entrada, escolha entre steak tartar, o delicioso salmão defumado artesanal ou as ostras frescas. Já o bacalhau tailandês, o camarão com risoto e frutos do mar e a lagosta ao champanhe chamam a atenção entre os pratos principais. Para fechar, peça um crème brûlée de siciliano!

Endereço: R. Casa Forte, 340 – Jardim Franca.

3. Dona Carmela

O Dona Carmela é mais um cantinho da Zona Norte paulistana ideal para programações românticas. Em funcionamento desde 2002, a casa prioriza a culinária italiana, mas traz diversidade entre as massas, os risotos, as carnes e os peixes.

Para começar, peça a casquinha de bacalhau, a bruschetta de provolone com alho negro ou o carpaccio. Entre as opções de pato principal, estão: capelletti de cordeiro, trutas com amêndoas e champignon e polpettone com spaghetti. Nas noites de frio, o fondue é uma excelente pedida!

Endereço: R. Doutor César, 944 – Santana.

4. Seen Restaurant & Bar

O Seen é uma ótima opção para os casais que querem curtir uma noite mais badalada. Os pratos servidos são clássicos, mas os ingredientes são de alta qualidade (itens orgânicos e artesanais têm prioridade por lá). Imagine tomar um exclusivo drink com o seu amor no bar central, que tem vista em 360º para o skyline de São Paulo?

Delicie-se com o “seenviche”, os croquetes de cordeiro e o folhado de queijo de cabra enquanto degusta drinks como Martini Seen, Cosmopolitan Seen ou Tiny Ten & Tonic. Experimente também o arroz de frutos do mar ou as vieiras gratinadas. É de dar água na boca, não?

Endereço: Alameda Santos, 1437 – Jardim Paulista.

5. Bistrot de Paris

Como o próprio nome do restaurante já sugere, vocês terão uma típica noite francesa, com direito a pratos clássicos do país europeu e uma carta de vinhos primorosa (que inclui 60 rótulos franceses). As costelinhas de porco confitadas, o magret de pato e o hambúrguer com foie gras fazem sucesso entre os frequentadores.

E o melhor é que toda essa culinária de qualidade é oferecida a um preço justo no Bistrot de Paris. Vai perder?

Endereço: R. Augusta, 2542 (loja 12) – Jardins.

6. Chou

O Chou é uma excelente opção para apreciar um coquetel em um ambiente aconchegante (e, claro, em boa companhia) na cidade de São Paulo. Que tal degustar um Pepino Tônico (gim tônica com frescas fatias de pepino japonês), Bellini de Lichia ou Muiraquitã (cachaça sour com abacaxi, tintura de umburana e calda de rapadura)?

No jantar, experimente os quiabos tostados na chapa com amendoim, limão tahiti, hortelã e azeite de gergelim como entrada. Depois, delicie-se com o polvo fresco na chapa com páprica espanhola e limão siciliano ou o tagliatelle fresco com raspas de limão, creme fresco, bacon e perfumado poejo. Bom apetite!

Endereço: R. Mateus Grou, 345 – Pinheiros.

7. Hannover

O Hannover já é um velho conhecido dos casais em São Paulo. A casa serve somente fondues, muito procurados durante o inverno paulistano e as noites de baixas temperaturas. O salão mistura luxo e romantismo, remetendo aos ambientes europeus.

A variedade de sabores da iguaria impressiona: entre as opções de carne, figuram picanha suína, filé mignon e frango, entre outras. Já os sabores doces incluem doce de leite, chocolate ao leite, paçoquita e leite ninho.

Endereço: Av. Cotovia, 445 – Moema.

8. La Nonna di Lucca

Quem disse que uma noite romântica não pode ser descontraída? No La Nonna di Lucca, vocês vão encontrar um ambiente superalegre, atendimento de qualidade e, principalmente, massas de encher os olhos. A casa também conta com apresentações musicais de MPB e jazz durante a semana.

Não deixe de experimentar o Spaghetti al Formaggio! A massa é preparada no parmesão curado e flambado ao conhaque, acompanhada de farofa de pães especial da casa e do molho de sua preferência (bolonhesa, Di Lucca, limone e La Nonna).

Endereço: R. Gaivota, 689 – Moema.

9. Ruella

O apaixonante bistrô está em funcionamento desde 1996, levando uma gastronomia farta, saborosa e original da região de Provence à capital paulista. Por lá, clássicos franceses recebem toques brasileiros e formam uma culinária franco-pernambucana deliciosa.

Prove o risoto de camarão ao bisque de curry picante com edamame, nirá, castanha de caju e chutney de banana. Para finalizar, que tal um pão de ló embebido em três leites, com bananas brulée, sorvete de doce de leite e calda de maracujá?

Endereço: R. João Cachoeira, 1507 – Vila Olímpia.

10. Zucco Restaurante

A sofisticação do Zucco, aliada às massas artesanais servidas e ao toque contemporâneo do ambiente, prometem deixar sua noite a dois ainda mais especial. Além da culinária italiana clássica, a casa oferece opções de carnes, aves e peixes.

Que tal um medaglione al brie e marsala (medalhão com queijo brie ao molho de vinho marsala e risoto de queijo grana padano)? O gnocchi di patate all`arrabbiata e gamberi (gnocchi de batata com molho de tomate apimentado, oréganos, azeitonas pretas e camarões) também se destaca no menu. Bom apetite!

Endereço: R. Haddock Lobo, 1416 – Cerqueira César.

11. La Tambouille

A decoração do La Tambouille remete às charmosas vilas da Itália, sendo que o ambiente é dividido entre dois terraços, bar e restaurante. A prioridade é a experiência do cliente, portanto o chef interage com público durante a elaboração dos pratos.

O spaghetti di grano duro tuttomare com camarões, lulas, cavaquinha e chuva de Bottarga conquista quem o experimenta, mas a paleta de cordeiro de leite ao forno com tagliolini fresco na manteiga de tartufo também promete não decepcionar.

Endereço: Av. Nove de Julho, 5925 – Itaim Bibi.

12. Jam Jardins

Quer programa melhor do que saborear uma boa comida japonesa com o seu amor? No Jam (japanese food, arts & music), vocês encontram tanto os clássicos da culinária oriental quanto criações exóticas e exclusivas do chef Alexandre Tanamate, além de apresentações musicais e obras de arte expostas pelas paredes.

Experimente a barriga de salmão selada com flor de sal, limão siciliano e azeite trufado e o sashimi de atum semigrelhado em crosta de gergelim, com sashimi de caju (ou fruta da estação) e tomate cereja no azeite!

Endereço: R. Bela Cintra, 1929 – Jardins.

13. Des Cucina

Sofisticado, aconchegante e harmonioso: esse é o lema do Des Cucina, que ocupou o lugar do antigo Bar Desembargador. A ideia de exclusividade e aconchego também é bem trabalhada pelo estabelecimento, já que sua capacidade é de apenas 50 pessoas.

No cardápio, as pastas, os risotos e os frutos do mar são os protagonistas. Escolha entre: papardelle com ragu de cordeiro, ravióli recheado de maçã e shimeji ao creme de gorgonzola dolce, risoto de queijo brie e pera ou polvo grelhado com aspargo fresco e molho provençal.

Endereço: R. Desembargador do Vale, 233 – Perdizes.

14. Bravo Bistrô

O toque de romantismo, o aconchego e a descontração dão ao Bravo Bistrô a cara de “casa dos amigos”. A culinária servida por lá é franco-italiana e cuidadosamente preparada pelo Chef Thiago Gallupi, sendo que alguns pratos seguem o estilo Comfort Food.

O fettuccine ao molho de frutos do mar, camarões médios, lagostin e lula, finalizado com tomate cereja e parmesão, se destaca no menu. O risotto de cogumelos shitake e shimeji, com posta de bacalhau ao molho Pernod e finalizado com amêndoas laminadas, também é de dar água na boca!

Endereço: R. dos Campineiros, 501 – Mooca.

15. Terraço Itália

Por fim, o Terraço Itália não poderia ficar de fora da lista. O local, escolhido por muitos casais para pedidos de casamento e ocasiões especiais, oferece uma vista privilegiada da cidade de São Paulo, aliada a um requinte na medida certa.

No jantar à luz de velas e ao som de jazz, vocês poderão degustar pratos como o risotto con asparagi, brie e parma croccante (arroz italiano com aspargos, queijo brie e crocante de parma) e o ravioli ripieni di taleggio in salsa di tartufo (massa fresca recheada com queijo taleggio e manteiga de trufas). Para fechar, peça um cannoncini recheado de ricota servido com gelato de pistache!

Endereço: Av. Ipiranga, 344 (41º andar) – República.

Como você viu, não faltam opções quando falamos em restaurantes românticos em São Paulo. Já decidiu qual vai visitar primeiro?

PARA VOCÊ