Riachão: experimente a vida ao livre nessa cidade maranhense

Está em busca de um novo passeio? Conheça Riachão, um marco turístico, em Maranhão, que atrai pessoas do Brasil inteiro durante todo o ano. O destino é um verdadeiro mergulho em águas cristalinas, oferecendo tranquilidade e revitalização para um descanso perfeito. Suas merecidas férias começam com as dicas a seguir:

Publicidade

Onde fica Riachão

Localizado ao norte do estado do Maranhão, o munícipio de Riachão fica a 920 km da capital São Luís. Riachão tem Balsas, Carolina, Nova Colina e Campos Lindos como cidades limítrofes. Além disso, o munícipio (junto com os demais citados) é parte do Parque Nacional da Chapada das Mesas.

Como chegar

Você pode ir para Riachão de diversas maneiras. Partindo de São Luís, é possível viajar de ônibus. Entretanto, o trajeto é longo, variando entre 14h e 14h30. De carro, o percurso dura aproximadamente 12h. Para tanto, inicie a viagem na BR-135 e prossiga até a BR-230.

Essas são algumas formas para chegar até Riachão. Agora que você já conhece o caminho, programe-se para chegar bem cedinho ao destino e aproveite ao máximo.

O que fazer em Riachão

Confira alguns passeios imperdíveis para aproveitar as belezas de Riachão! Você irá se surpreender com a qualidade e diversidade das atrações muito bem estruturadas. Prepare-se para conhecer muitas cachoeiras e piscinas de águas cristalinas.

1. Poço Azul

Como o nome sugere, o Poço Azul é uma área marcada por águas cristalinas. Além do lago, com 5 metros de profundidade e fundo coberto de pedras de calcário, o local possui uma cachoeira muito bonita. Aproveite sua passagem por esse paraíso para registrar o momento em imagens inesquecíveis.

2. Cachoeira Santa Bárbara

Localizada na Chapada das Mesas, a Cachoeira Santa Bárbara é um dos atrativos mais procurado da região. Com um cenário idílico e 76 metros de altura, essa cachoeira rende ótimas fotos, além de ser um ambiente marcado pela paz e harmonia. Entretanto, é preciso contratar um guia para visitar o local. A trilha de acesso é considerada fácil. Não deixe de conferir!

Publicidade

3. Gruta Santa Bárbara

Próxima à Cachoeira Santa Bárbara, você encontrará essa gruta. Além da beleza única, o local guarda, na sua área interna, uma imagem em ótimo estado de conservação da Santa. O acesso é realizado via uma ponte pênsil, o que pode gerar uma aventura especial. Conheça sem medo!

4. Encanto Azul

Continuando no circuito das águas, o Encanto Azul é outra piscina natural reconhecida pelas águas límpidas e transparentes. A calmaria e o ar refrescante ditam a energia desse incrível passeio, sendo um espaço bastante indicado para quem busca criar um clima aconchegante ou romântico. Esse sonho de lugar está situado na região de Carolina, bem próximo ao Riachão.

5. Mirante Chapada das Mesas

Para se encantar com belas paisagens, nada melhor do que visitar o Mirante Chapada das Mesas. No ponto mais alto do parque, o mirante proporciona um ponto de vista privilegiado de tirar o fôlego. Você conseguirá enxergar a larga extensão da Chapada das Mesas, com detalhes e sutilezas inimagináveis! Para visitar e se deixar levar!

6. Cachoeira da Aldeia

Outra cachoeira muito popular na região é a Cachoeira da Aldeia! Conhecida por ser menor que as outras opções, ela surpreende pela delicadeza da paisagem. O clima ameno e o fluxo relaxante das águas são outros dois grandes companheiros de quem visita o local. Vale a pena colocar essa atração no seu roteiro.

Depois de conhecer ótimos passeios em Riachão e na região, organize-se certinho, elaborando uma rota que otimize seu tempo. Lembre-se que a cidade é muito rica em opções, portanto, não é preciso ter pressa para se divertir!

Onde se hospedar

As hospedagens estão entre os atrativos da região! Em relação a outros pontos turísticos do estado, os preços são os melhores, com ótimas opções de estadia. Veja algumas:

  • Pousada Chapada das Mesas – $: com quartos espaçosos e bar próprio, a Pousada Chapada das Mesas agrada bolsos e vontades diferentes. O serviço é bastante elogiado, com destaque para o café da manhã que deixa todos encantados.
  • Pousada Alvorada – $: ainda entre as opções mais baratas, a Pousada Alvorada merece atenção. O local conta com Wi-Fi gratuito, bar e um jardim externo. Tal qual a pousada anterior, seu carro chefe é o generoso café da manhã avaliado como excepcional.
  • Pousada Além-K – $$: custo-benefício é a palavra de ordem na Pousada Além-K. Com terraço ao ar livre, piscina e churrasqueira, o espaço é ideal para receber famílias e grandes grupos de amigos! Portanto, você já sabe onde reunir a galera!
  • Pousada Nordestina – $$: para quem deseja boas acomodações com valores justos, a Pousada Nordestina é uma ótima pedida. As instalações internas contam com televisores de tela plana, banheiro privativo e ar-condicionado em todos os quartos. Dentre outras coisas, a pousada oferece transfer (aeroporto) e Wi-Fi gratuito. Um serviço para ninguém colocar defeito!
  • Chácara Cabana dos Lagos – $$: que tal embarcar na experiência natural de Riachão já começando pela escolha da hospedagem? A Chácara Cabana dos Lagos concilia ótimos preços e serviços em um ambiente rural rico em vegetação e espaço livre. O local propõe uma experiência voltada para a imersão da vida campesina. Simplesmente apaixonante!

Depois de conferir algumas opções de pousadas na região, veja qual delas é a ideal para o seu roteiro. Antes de colocar o pé na estrada, vale a pena conferir um pouco mais de Riachão. Acompanhe a seguir.

10 fotos encantadoras de Riachão para inspirar sua viagem

Para visualizar melhor as belezas de Riachão, confira alguns cliques das cachoeiras, piscina naturais e trajetos rurais que te esperam por lá:

1. Recheado de belezas naturais

2. Com quedas d’água imensas

3. E pinguelas divertidas

4. Que representam muito a vivência rual

5. Riachão é uma das pérolas da Chapada da Mesa

6. Portanto, é uma unidade de conservação ambiental

7. Aproveite as piscinas naturais

8. Caminhe pelo campo

9. Você pode entrar nos lagos

10. Porém, sempre respeite o meio ambiente

Simplesmente maravilhoso, não é mesmo? Riachão é ainda mais fantástico de pertinho! A seguir, confira mais dicas, informações e paisagens belíssimas.

Publicidade

Um pouquinho mais para se aprofundar em Riachão

Vídeos também são uma ótima opção para visualizar o destino escolhido. Por isso, fique com uma seleção repleta de dicas, opiniões dos viajantes e informações sobre Riachão:

Um apanhado geral da cidade

Nesse vídeo, não faltam informações sobre a cidade! O youtuber conta um pouco sobre a história e a localização de Riachão, passando por dicas de passeios e informações úteis sobre o destino. Uma verdadeira aula a respeito da região. Só dando play para conferir!

Passeio por Encanto Azul e Poço Azul

Publicidade

Com muita empolgação, o viajante captura dois dos principais passeios da região. Com a câmera próxima às águas, você consegue sentir a energia do ambiente só de assistir ao vídeo. O clima natural é tão marcante que dá até para ouvir as quedas d’água! Simplesmente apaixonante.

Tour pela Chapada das Mesas

Com destaque para a Chapada das Mesas, esse vídeo apresenta muitas dicas imperdíveis de locais para visitar na região. O conteúdo é indicado para quem busca incrementar o roteiro de viagem com outros passeios não tão óbvios. É para assistir com o bloco de notas na mão!

Depois de tantas informações, você muito provavelmente está com vontade de conhecer Riachão. Que tal aproveitar a viagem e colocar os Lenções Maranhenses no seu roteiro? A atração também está em Maranhão e é uma das grandes maravilhas do Brasil.