8 experiências incríveis em Santo Amaro do Maranhão nos Lençóis Maranhenses

Percorrer os Lençóis Maranhenses é o sonho de muitos turistas. Você pode se hospedar em Santo Amaro do Maranhão para conhecer essas maravilhas e vivenciar o turismo de experiência na região. Relaxe nas lagoas, caminhe pelas dunas de areia, participe de um luau ou dirija um quadriciclo. Veja o que fazer, onde se hospedar e dicas deste destino.

Publicidade

Onde fica Santo Amaro do Maranhão

Localizada a 240 km da capital São Luís, no Maranhão, a cidade de Santo Amaro do Maranhão é uma das alternativas para entrar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O município está próximo a outras cidades que permitem acesso aos Lençóis, como Barreirinhas (distante a 95 km pela estrada) e Primeira Cruz (cerca de 25 km).

Como chegar

A primeira parada é o Aeroporto Internacional de São Luís. Depois disso, a melhor maneira é contratar vans, ônibus ou carros privativos para chegar até a cidade, que está localizada a cerca de 4 horas da capital do Maranhão. A contratação destes transportes é mais indicada, pois os profissionais conhecem a região e a estrada. O acesso é feito pela BR-402 e é preciso a troca de veículos para atravessar partes do Rio Alegre. Os veículos mais indicados para atravessar a água são 4X4. Caso você contrate esses serviços de transporte, a troca de veículos está inclusa.

A primeira etapa de planejamento está feita, ou seja, conhecer onde fica a cidade e como chegar até Santo Amaro do Maranhão. Prepare a sua mala e parta rumo a esse destino de férias.

História de Santo Amaro do Maranhão

A cidade foi instituída após o desmembramento do município de Primeira Cruz, em 1994. Contudo, o Povoado de Santo Amaro já existia desde a metade do século XVIII, formado por jesuítas. O líder da região era o Padre Amaro, que deu nome ao local. A sede de Santo Amaro foi instalada em uma região de difícil acesso devido às dunas, lagos e um lençol freático. Por isso, você pode estranhar um pouco a infraestrutura, que ainda está se desenvolvendo.

O que fazer em Santo Amaro do Maranhão

De fato, a cidade de Santo Amaro não conta com grandes atrações, mas por estar localizado no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, vocês vão encontrar ótimos passeios ao redor. Então, confira os principais destinos desta cidade:

1. Lagoa da Gaivota

A mais procurada para visita, pois é uma das maiores da região e também por ser local de gravação do filme Casa de Areia, com Fernanda Montenegro. Apesar de ser possível ir a pé, agências credenciadas oferecem o trajeto por um veículo 4×4 para uma maior comodidade dos turistas. O passeio é em conta ($$) e dura aproximadamente três horas, dependendo do trajeto que você escolher.

Publicidade

2. Lagoa das Andorinhas

Quem faz o passeio para a Lagoa da Gaivota acaba visitando também a Lagoa das Andorinhas, devido à proximidade. A cor de água escura é o destaque desta lagoa que é incrível para fotos. Refresque-se e relaxe.

3.Povoado de Betânia e Lagoa de Betânia

Conhecido como o Circuito da Betânia, você será levado por um guia até o Povoado de Betânia e é nessa região que você visitará algumas lagoas. A Lagoa da Betânia é a maior e mais bonita de lá. Você também passará pela Lagoa do Amor, da Passarela e a do Junco. Por ser um circuito, você pode optar por realizar o passeio de 6 horas ou o que dura o dia inteiro. Em ambos, há parada para almoço que não está incluso no preço do passeio, ou seja, você terá que pagar o seu prato e também uma travessia de barco para chegar até o restaurante.

4. Lagoa das Emendadas

Prepare-se para andar um pouco mais de 2 horas para chegar a uma das paisagens mais bonitas dos Lençóis Maranhenses. Afinal, a Lagoa das Emendadas está localizada entre duas dunas enormes. O trajeto é realizado por um veículo terrestre e depois tem um trajeto por caminhada, com direito a paradas para se refrescar. A cor das águas desta Lagoa é incrível.

5. Passeio de barco pelo Rio Alegre e parada na Lagoa das Américas

Pegue um barco ou uma lancha em uma passeio que pode durar até 3 horas. Você vai passar pelo Rio Alegre, onde você vai conhecer a comunidade local. E também poderá parar na Lagoa das Américas, outro destino incrível para fotos. Esse passeio pode sair um pouco mais caro que os outros ($$$).

6. Trekking

Algumas agências oferecem essa experiência, ou seja, você vai fazer um trekking, uma longa caminhada de Barreirinhas até Santo Amaro. Você vai ficar 3 dias caminhando e pernoitando em comunidades. Se você gosta de aventura, esse passeio é para você. O valor que pode ser um pouco caro ($$$).

7. Passeio de quadriciclo

Alguns guias oferecem esse serviço de experiência em Santo Amaro do Maranhão. Você dirige um quadriciclo em meio às dunas. É um incrível passeio pelas paisagens lindas dos Lençóis Maranhenses. Contudo, o valor também não é muito barato ($$).

8. Luau e café da manhã ao nascer do sol

Algumas agências ou guias cadastrados também oferecem essa experiência. Das 5h às 7h, você vai tomar um café da manhã e assistir o nascer do sol no meio dos Lençóis Maranhenses. Por sua vez, à noite, você pode reservar um luau com jantar romântico incluído. Essas atividades podem ser realizadas tanto por casais, como em grupos. O valor para casal é um pouco caro ($$$), mas é algo que você vai levar para o resto da vida.

As atividades são típicas de turismo de experiência em que você vai levar as histórias e vistas para o resto da vida. Afinal, os Lençóis Maranhenses formam umas das 7 maravilhas naturais do mundo.

Dicas e informações importantes

Antes de você chegar por lá, saiba essas dicas para você não se estressar e para você se planejar.

Publicidade

  • Contratar um guia: por estar em um Parque Nacional, os passeios para os Lençóis Maranhenses são realizados apenas por guias credenciados, ou seja, não é possível realizar os trajetos por conta própria.
  • Infraestrutura simples: você não vai encontrar muitas opções de restaurantes, hotéis e de comércio na cidade já que o destino ainda está em desenvolvimento.
  • Quando visitar para os lençóis maranhenses: o ideal é visitar quando as lagoas estiverem cheias, para encontrar aquelas paisagens incríveis que você encontra nas redes sociais ou em vídeos. Então, os meses ideais para visita são junho, julho e agosto. Novembro a abril costuma ser de seca.
  • Quantos dias: o ideal é a partir de três dias em Santo Amaro, pois você vai conseguir fazer as coisas com calma sem cansar muito. Afinal, andar pelas dunas em um sol quente vai fazer você cansar bastante.
  • Vá preparado: quando for visitar as lagoas e as dunas, leve uma mochila com água comida, protetor solar e boné.

Também fique atento às estradas que costumam ser de difícil acesso ou com uma qualidade não tão boa. Agora que você já sabe essas dicas, conheça algumas hospedagens.

Onde se hospedar

A maioria das hospedagens em Santo Amaro do Maranhão são simples, mas ideais para descansar após o cansativo passeio até os Lençóis Maranhenses. Então, confira algumas opções.

  • Pousada Bellas Águas – $:Propriedade bem simples para passar a noite com café da manhã incluso.
  • Ciamat Camp – $$:Uma hospedagem que oferece uma experiência sustentável em chalés simples para os visitantes. O local possui um pequeno jardim para relaxar.
  • Pousada Vila do Junco – $$:Hospedagem também totalmente sustentável com chalés de madeira que oferecem uma ótima experiência para quem quer vivenciar a simplicidade de Santo Amaro do Maranhão. Os chalés não possuem televisão e ar condicionado e são arejados, com telas de mosquiteiro nas camas.
  • Pousada Rancho das Dunas – $$$:Uma das hospedagens que mais oferece estrutura na cidade. O chalé é simples, mas é um ótimo custo-benefício. Café da manhã caseiro está incluso no valor da diária.

Você não vai encontrar opções luxuosas em Santo Amaro, todas são bem simples. Antes de escolher onde ficar, veja fotos dos quartos e veja a que mais se adequa ao seu estilo.

10 fotos que fazem de Santo Amaro do Maranhão o destino para amantes de natureza

As fotos são as lembranças que você vai guardar do destino, não é mesmo? Por isso, confira algumas fotos de pessoas que já vivenciaram essa experiência e se inspire para tirar suas fotos:

Publicidade

1. Você chegou ao seu destino, bem-vindo a Santo Amaro do Maranhão

2. Você pode visitar as Lagoas dos Lençóis Maranhenses

3. Praticar esportes

4. Ou apenas relaxar

5.Então, mergulhe nas águas cristalinas

6.Depois disso, alugue um quadricilo para passear pelas dunas

7.Faça caminhadas e aprecie as paisagens

8.Fique deslumbrado com as paisagens

9. Por fim, aproveite muito o pôr do sol

10.E não esqueça de voltar nesse paraíso

O que você está esperando para visitar esse paraíso no nordeste brasileiro? Faça as suas malas e divirta-se.

Um pouquinho sobre Santo Amaro do Maranhão para inspirar sua visita

Videos são ótimas maneiras de conhecer o local onde você vai passar as férias. Por isso, confira esses vlogs sobre Santo Amaro do Maranhão.

Passeios, onde se hospedar e onde comer em Santo Amaro do Maranhão

O Canal César Por Aí contou o que fazer em três dias no Santo Amaro do Maranhão e compartilhou dicas e experiências que você precisa inserir no roteiro. Você vai conhecer restaurantes, passeios e paisagens incríveis. Aperte o play.

Emoções com as paisagens e dia a dia da população local

O Canal Escolhi Viajar mostrou como é o trajeto por Santo Amaro, Betânia, Andorinhas e ainda com direito a um passeio de quadriciclo nas dunas. Você também vai ver o que é possível fazer pelo Rio Alegre, um destino local em Santo Amaro. Se emocione com as imagens incríveis.

Um passeio para conhecer a cidade

Nesse vídeo, você vai conhecer um pouco da cidade de Santo Amaro do Maranhão, uma cidade simples que está desenvolvendo turisticamente. Conheça restaurantes, uma hospedagem e veja o dia a dia da população que reside no local.

Conheça os Lençóis Maranhenses

Nesse vlog completo, você vai conferir dicas do que fazer e onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses, parque nacional que forma uma das 7 maravilhas naturais do mundo. Aperte o play e não se esqueça de se emocionar com as paisagens.

Pronto, agora que você já conhece Santo Amaro do Maranhão, prepare a sua mala e viaje para esse destino incrível. Aproveite e veja um roteiro completo de viagem aos Lençóis Maranhenses