Conheça as belezas de Rio Branco, cidade mais populosa do Acre

Rio Branco é um destino turístico tranquilo, com diversas possibilidades de passeios históricos e voltados à natureza. A cidade mais populosa do Acre é conhecida como um local acolhedor que oferece muita hospitalidade para os seus visitantes, com um clima quente e um fuso horário diferente do de Brasília. Confira agora as principais atrações turísticas que você encontra nesse destino.

Publicidade

Onde fica Rio Branco

Rio Branco é a capital do Acre, localizada na região sudeste do estado. É a maior cidade do Acre em população, com 400 mil habitantes, formada principalmente por imigrantes nordestinos.

Como chegar

Para chegar a Rio Branco você precisa desembarcar no Aeroporto Internacional Plácido de Castro. Ele fica localizado a apenas 20 km do centro da cidade. A partir do aeroporto, você consegue transitar por esse destino utilizando táxi, ônibus ou alugando um carro.

Fuso horário

Antes de viajar para Rio Branco fique atento ao fuso horário da região. A cidade possui duas horas a menos com relação ao horário de Brasília. Então, é preciso prestar atenção nesse detalhe para evitar atrasos! Importante frisar que Natal, no Rio Grande do Norte, segue o fuso horário de Brasília, por isto também tem duas horas de diferença da capital acreana.

Além disso, confira também como estará o tempo na cidade quando você for viajar. Rio Branco possui um clima tropical na maior parte do ano, e a sua temperatura média anual é de 25 °C.

História de Rio Branco

A região onde fica a cidade de Rio Branco era originalmente habitada por índios que utilizavam as atividades de caça e pesca para sobreviver. Com a imigração nordestina, um pequeno povoado chamado Penápolis foi formado no local. Apenas em 1912 o nome da cidade foi alterado para Rio Branco, em homenagem ao Barão de Rio Branco, diplomata responsável pela integração do território do Acre ao Brasil no Tratado de Petrópolis.

O município deu início ao seu desenvolvimento a partir da exploração das seringueiras para a extração de látex. Esse processo teve início no ano de 1882, quando o cearense Neutel Maia fundou o primeiro seringal da região. Atualmente, o principal fomento da economia de Rio Branco vem da exportação de madeira.

Publicidade

O que fazer em Rio Branco

Rio Branco apresenta diversas atrações que os turistas costumam visitar. Confira a seguir alguns dos principais pontos turísticos da cidade.

1. Parque Ambiental Chico Mendes

Fundado em 1996, o Parque Ambiental Chico Mendes possui uma área de 57 hectares, onde é possível contemplar diversas espécies de animais silvestres. Recebeu esse nome em homenagem ao seringueiro acreano Chico Mendes, ativista que atuava em defesa da Amazônia. Essa é uma ótima opção de passeio para fazer uma caminhada e relaxar curtindo a natureza. O horário de funcionamento do parque é de terça-feira a domingo das 07h às 17h.

2. Palácio Rio Branco

O Palacio Rio Branco é a sede do governo do estado do Acre e é também um museu com um acervo que conta com exposições sobre a história do Acre, fotografias, depoimentos e documentos históricos. É um ponto bastante frequentado por quem visita a cidade. O edifício foi construído em 1930 e seu design foi inspirado na arquitetura grega. Você pode visitar essa atração de segunda a quinta-feira das 8h às 18h.

3. Novo Mercado Velho

Visitar o Novo Mercado Velho é o passeio ideal para quem quer ficar mais próximo da cultura de Rio Branco. Ele é o primeiro mercado público da cidade e já se tornou um cartão-postal de Rio Branco. Lá, é possível provar o melhor da culinária local e conhecer diversas lojas e adquirir produtos regionais. Fica localizado próximo ao centro e o seu horário de funcionamento é das 8h às 00h, diariamente.

4. Praça da Revolução Coronel Plácido de Castro

Conhecida como o coração de Rio Branco, a praça recebeu esse nome em homenagem ao herói da Revolução Acreana, o Coronel José Plácido de Castro. E em homenagem a todos os heróis anônimos que lutaram na revolução acreana, foi construída no local uma estátua medindo 12 metros de altura. Considerada a principal praça da cidade, ela fica localizada no centro e o espaço costuma ser utilizado para sediar apresentações musicais, peças de teatro, feiras, e outras manifestações culturais.

5. Parque da Maternidade

Inaugurado em 2002, o Parque da Maternidade é mais uma opção de lazer para quem está na região central de Rio Branco. O parque é uma das principais atrações da cidade, possui mais de 300 metros quadrados de extensão e fica localizado as margens do Rio Igarapé. O local é pouco movimentado e perfeito para fazer uma caminhada ou um piquenique.

6. Passarela Joaquim Falcão Macedo

A Passarela Joaquim Falcão Macedo tem aproximadamente 200 metros de extensão e cruza o Rio Acre. Ela une o centro da cidade e o bairro Segundo Distrito. A obra é mais um cartão-postal da cidade e a sua construção faz parte da transformação urbana que teve início nos anos 2000. Você pode aproveitar para fazer algumas belas fotos nesse ponto turístico que valoriza algumas das paisagens de Rio Branco.

7. Catedral Nossa Senhora de Nazaré

A Catedral Nossa Senhora de Nazaré é uma das igrejas mais importantes da cidade de Rio Branco. Ela fica localizada na Praça da Catedral, na região central do município. Projetado por arquitetos italianos, o imponente edifício foi construído em estilo romano-basilical. No interior da catedral há um mausoléu que guarda os restos mortais de Dom Giocondo Maria Grotti e Dom Júlio Mattioli, os primeiros bispos do estado do Acre.

8. Calçadão da Gameleira

O Calçadão da Gameleira é famoso por ser um espaço com muitos casarões históricos, localizados às margens do Rio Acre. Em cada um dos casarões existem placas que contam um pouco da sua história e mencionam a data em que foram construídos. Você pode fazer uma caminhada pelo calçadão enquanto admira as paisagens e pode parar para fazer um lanche em um dos quiosques que ficam na região.

Publicidade

9. Memorial dos Autonomistas e Teatro Hélio Melo

Se você vai a Rio Branco, pode apreciar duas atrações belíssimas em um só local. O Memorial dos Autonomistas e o Teatro Hélio Melo ficam localizados no mesmo espaço, na Av. Getúlio Vargas, no centro da cidade. O Memorial dos Autonomistas é um complexo que apresenta a história e diversos aspectos da cultura da cidade. Já o teatro Hélio Melo oferece diversas atrações culturais para a sociedade na área da música, cinema e teatro com capacidade para 150 pessoas.

10. Museu da Borracha

Localizado no centro de Rio Branco, o Museu da Borracha foi fundado na década de 1970 e apresenta um vasto acervo sobre a história do povo acreano. Se você gosta de conhecer mais sobre cultura e história do Brasil, não deixe de visitar o Museu da Borracha. O museu consegue retratar fielmente por diversos elementos o trabalho e a vida dos seringueiros no Acre. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 08h às 14h.

Aproveite para organizar o seu roteiro de viagens e para visitar cada uma das atrações da cidade desse destino incrível.

10 fotos encantadoras de Rio Branco para admirar a beleza desse centro urbano

Esse centro urbano também é palco de paisagens belíssimas. Veja a seguir algumas imagens que mostram um pouco da beleza desse destino.

Publicidade

1. Se você procura um destino urbano tranquilo e acolhedor

2. Cheio de atrações históricas

3. A cidade de Rio Branco pode ser um bom destino para as suas próximas férias

4. Você vai poder realizar atividades ao ar livre

5. Apreciar a natureza local

6. E admirar cada paisagem desse belíssimo lugar

7. Aproveite a noite para fazer uma caminhada pelas ruas da cidade

8. E durante o dia, conheça a história do Calçadão da Gameleira

9. Ou simplesmente descansar na Praça da Revolução

10. E não perca o pôr do sol às margens do Rio Acre!

O que achou de cada uma dessas imagens? Rio Branco é um destino calmo e acolhedor, perfeito para quem quer descansar e aproveitar férias com tranquilidade, em meio a lindas paisagens.

Um pouquinho de Rio Branco para você se inspirar

Nada melhor do que ver vídeos sobre um destino turístico antes de decidir viajar para conhecer tudo pessoalmente. Então, acompanhe a seguir alguns vídeos que apresentam diversos pontos da cidade de Rio Branco.

Palácio de Rio Branco

Acompanhe um breve tour pelo Palácio de Rio Branco. Nesse vídeo você também vai poder conferir um pouco mais sobre o centro da cidade, e a localização de outras atrações.

Um passeio por Rio Branco

Nesse vídeo você vai poder conferir um pequeno vlog de chegada a Rio Branco. Você vai ver atrações como o Novo Mercado Velho, o Parque Ambiental Chico Mendes, e muito mais.

Conhecendo Rio Branco

Acompanhe alguns detalhes sobre as principais atrações da cidade. Aproveite as dicas desse vídeo para concluir o seu roteiro de viagem e curtir bastante o seu passeio na capital acreana!

O que achou desse destino? A capital do Acre é mesmo um destino com diversos atrativos turísticos, principalmente para quem curte história do Brasil. E que tal conferir agora mais sobre as 27 capitais brasileiras e suas principais atrações?!