Serra do Caraça: conheça esse lindo Parque Nacional e suas aventuras

Escrito por Gabriella Soares

A Serra do Caraça é um dos lugares mais lindos de Minas Gerais e é perfeita para quem deseja fazer uma viagem de ecoturismo. A área reúne algumas das mais belas paisagens da região, com picos, cachoeiras, grutas e uma rica fauna. É o lugar ideal para fazer trilhas, conhecer a beleza da natureza e relaxar. Conheça e se apaixone.

Continua após o anúncio

Onde fica a Serra do Caraça

Localizada nas cidades de Santa Bárbara e Catas Altas, em Minas Gerais, a Serra do Caraça fica a cerca de 120 quilômetros de distância de Belo Horizonte. Para chegar na área, o mais fácil é partir da capital em uma viagem direta pela BR 381. A viagem dura cerca de duas horas de carro, táxi ou ônibus, que vai até o município de Santa Bárbara.

O que fazer na Serra do Caraça para aproveitar sua viagem ao máximo

Com paisagens de tirar o fôlego em uma área de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado, a Serra do Caraça reúne diversas atrações para quem gosta de fazer ecoturismo. Suas trilhas, picos, mirantes e cachoeiras chamam a atenção de todos os visitantes.Também há outros pontos turísticos interessantes, como os famosos locais religiosos. Conheça e se apaixone por essa parte natural de Minas Gerais.

1. Parque Nacional do Caraça

As belezas da Serra do Caraça estão concentradas no Parque Natural do Caraça, que tem como objetivo proteger a diversidade dessa área que reúne Mata Atlântica, Campos Rupestres e Cerrado. Dentro do Parque, é possível encontrar diversas cachoeiras, picos, grutas, trilhas e uma diversa fauna. Inclusive, é na área que é possível encontrar o lobo-guará, quatis e raposas. É um lindo lugar, cheio de natureza e aventuras para seus visitantes.

2. Santuário do Caraça

Nessa região está localizado também o Santuário do Caraça, um complexo conhecido como a primeira igreja neogótica do Brasil. Além da construção impressionante e grandiosa, uma das maiores belezas do local é o seu jardim, que foi planejado como um pequeno labirinto verde e que continua muito bem preservado atualmente. Os visitantes podem conhecer também o dormitório do Santuário do Caraça, que recebia os peregrinos católicos.

3. Cachoeira Cascatona

As cachoeiras são uma grande atração da Serra do Caraça. Uma das mais belas para conhecer é a Cachoeira Cascatona. A queda d’água de aproximadamente 70 metros de altura, conta também com uma linda piscina natural, na qual se pode nadar e relaxar. O acesso à Cascatona pode ser um pouco difícil de se encontrar, uma vez que é preciso adentrar a mata, mas vale o esforço.

4. Cachoeira Cascatinha

Localizada a cerca de 20 minutos de caminhada do Santuário do Caraça, a Cachoeira da Cascatinha conta com quatro quedas d’água, sendo que a maior delas chega a até 40 metros de altura. Suas águas são refrescantes e compensam o fato do seu poço não ser muito grande para nadar. Ainda assim, suas cascatas e a facilidade de acesso garante que essa seja uma das cachoeiras mais visitadas da região.

5. Pico do Sol

Distante do Santuário do Caraça cerca de dez quilômetros, o Pico do Sol é um dos melhores picos da Serra do Caraça para conhecer, apesar da distância um pouco longa. O trajeto pode ser um pouco complicado. Por isso, é importante que se conte com um guia credenciado, mas vale a pena. Em seu topo, o Pico do Sol reserva paisagens de tirar o fôlego para os aventureiros.

Continua após o anúncio

6. Trilhas

A melhor forma de conhecer em detalhes a diversidade da fauna e da flora da Serra do Caraça é fazer trilhas em meio ao Parque Nacional. Existem diversos trajetos com as mais diferentes dificuldades, em que todas as pessoas podem explorar a área. Se você não for um viajante de ecoturismo experiente, pode ser interessante contratar um dos guias credenciados do parque para chegar aos pontos mais altos da região.

7. Pico da Carapuça

O Pico da Carapuça pode ser alcançado de forma mais fácil, já que está distante do Santuário do Caraça, fica a cerca de seis quilômetros desse local. Com uma caminhada mais leve até o seu topo, o viajante tem a chance de encontrar outros pontos interessantes, como a Gruta de Lourdes. Já em seu ponto mais alto, o Pico da Carapuça reserva uma linda vista de todo o Parque Nacional.

Como se pode ver, a Serra do Caraça possui uma grande diversidade de pontos turísticos e atrativos, principalmente para quem deseja se aventurar. Essa é uma parte única de Minas Gerias que pode fazer da sua viagem inesquecível. Então, escolha as atrações que mais chamaram a sua atenção e aproveite ao máximo esse lindo ponto turístico.

Onde se hospedar

Para quem deseja conhecer a Serra do Caraça em detalhes, com toda a sua diversidade de fora e fauna, o melhor é se hospedar em uma das duas cidades em que o Parque Nacional está localizado. Por sorte, as duas cidades apresentam ótimas opções de hotéis e pousadas para todos os gostos. Abaixo, é possível conhecer um pouco de algumas das principais alternativas. Confira:

  • Rez Home Catas Altas – $: essa hospedagem é uma opção de casas de temporada que conta com jardim, estacionamento, até três quartos e cozinha equipada. Além disso, os hóspedes também podem utilizar máquina de lavar e banheira de hidromassagem.
  • Hotel Quadrado – $$: localizado em Santa Bárbara, esse hotel oferece piscina, bar, restaurante e serviço de vinte quatro hora. Outro serviço para os hóspedes é o café da manhã diário.
  • Estância Jardim Secreto – $$$: Também em Santa Bárbara, essa hospedagem possui terraço, três piscinas, restaurante e bar. Além disso, oferece buffet de café da manhã, um jardim e um parquinho infantil.
  • Pousada Terra Mineira – $$$$: com foco no conforto, essa pousada oferece serviços de restaurante, bar e áreas como jardim e piscina. Além disso, os hóspedes contam com churrasqueira e buffet de café da manhã.
  • Santuário do Caraça – $$$$$: as acomodações dentro do Santuário oferecem restaurante, bar, lounge, jardim e parquinho infantil, além de espaço para jogo de bilhar e buffet de café da manhã.

Compare cada uma dessas hospedagens e escolha aquela que mais se encaixa no que espera dessa viagem. Seja qual for a sua escolha, uma coisa é certeza: você vai encontrar muito e o melhor do charme mineiro.

5 informações que você precisa saber antes de viajar

A prática de ecoturismo exige uma preocupação especial com a segurança. É apenas dessa forma que é possível aproveitar ao máximo a viagem e ter a sua aventura da forma que planejou, além de respeitar a natureza e os locais de reserva e preservação. Para isso, reunimos abaixo as principais informações que você precisa saber antes de viajar até a Serra do Caraça.

  1. O Parque Nacional do Caraça funciona todos os dias, das 8h às 17h. A entrada é gratuita e não há estacionamento. A sede pede que os visitantes liguem para o número (31) 3837-2698 para confirmar os horários.
  2. Muitos dos picos encontrados na Serra do Caraça tem uma altura considerável. Então, no final de algumas trilhas, respirar pode ser um pouco mais difícil. Nesses momentos, o melhor é ir com calma e seguir o trajeto de forma devagar.
  3. Lembre-se que é preciso ir para o Parque Nacional com roupas confortáveis e apropriadas para caminhadas, assim como calçados específicos para terrenos cheios de pedras.
  4. Muitas das trilhas para conhecer os detalhes da Serra do Caraça é preciso contratar um guia credenciado, que pode ser encontrado na sede do Parque Nacional da Serra do Caraça.
  5. Um espetáculo a parte da região é durante a noite, quando o lobo-guará visita o Santuário do Caraça. É possível conhecer de perto o animal, é só ir até o local e respeitar a distância estipulada.

Lembre-se de anotar todas essas informações e dicas e tenha certeza de se preparar para a sua aventura. Dessa forma, você garante que a sua viagem seja exatamente como você sonhou.

15 fotos encantadoras da Serra do Caraça para você se apaixonar

Com uma natureza exuberante e diversa, além das mais deslumbrantes paisagens, o maior atrativo da Serra do Caraça é seu potencial para o ecoturismo. A mata preservada, cascatas d’água, cachoeiras, mirantes, picos e grutas fazem com que todos os aventureiros se apaixonem por essa parte de Minas Gerais. E para que você se encante também, reunimos algumas das melhores imagens desse destino.

1. A Serra do Caraça é um lugar lindo e cheio de natureza e paisagens

2. Entre elas, o impressionante Santuário do Caraça, que tem mais de 400 anos

3. E seu belo jardim verde, projetado para enfeitar a frente do Santuário

4. Outra grande atração da região e do Parque Nacional são as suas cachoeiras

5. Como a encantadora Cachoeira Cascatinha, com uma queda de 40 metros

6. Ou ainda a impressionante Cascatona, com 60 metros e ideal para esportes

7. As corredeiras da Serra do Carraça também são lindas e ideais para relaxar

8. E a melhor forma de chegar até lá, aproveitando tudo isso, é fazendo trilhas

9. Como os caminhos que levam ao topo dos diversos picos do Parque Nacional

10. Exemplo disso é o maravilhoso Pico do Sol, que é acessível por uma trilha

11. Ou ainda a linda trilha cheia de natureza que leva até o Pico da Carapuça

12. Em seu caminho, é possível encontrar maravilhosas cachoeiras

13. Assim como as mais belas corredeiras, que também são cheias de natureza

14. E quando se chega ao topo do Pico da Carapuça a vista também compensa

15. A Serra da Caraça é, afinal, um lindo lugar, que tem de tudo um pouco

Essas são paisagens de tirar o fôlego e realmente inesquecíveis. Planeje sua viagem e aproveite todas essas belezas e experiências incríveis. É uma viagem que com certeza vai ficar na sua memória.

Um pouquinho da Serra do Caraça para você se preparar

Como a preparação é a parte mais importante de toda viagem de ecoturismo, nunca é demais reunir informações e dicas sobre o destino. E não há melhor maneira de se preparar do que conferir as experiências de quem já foi ao destino e aproveitou tudo o que essa vagem tem a oferecer. Pensando nisso, reunimos abaixo os melhores vídeos sobre a Serra do Caraça. Confira:

Uma viagem para aproveitar com calma

Nesse vídeo do canal da Bruna Gutstein, é possível conhecer em detalhes o Santuário do Caraça, além de outros pontos, como as suas maravilhosas trilhas.

Muita aventura até as cachoeiras

E se o que você deseja é conhecer a Serra do Caraça com muita aventura, esse vídeo do canal Uai Trekking mostra o caminho até uma das mais famosas cachoeiras da região, a Cascatona.

Aventuras no ponto mais alto da Serra do Caraça

Para quem se interessou pelos diversos picos que fazem parte da Serra do Caraça, esse vídeo do canal do Arthur Luiz Martinez mostra as suas belezas e aventuras que podem ser desfrutadas nos topos.

Uma trilha que vale a pena

Nesse vídeo mais detalhado, do canal Entre Livros e Serras, é possível ver os detalhes da trilha até o Pico da Carapuça. É uma ótima forma de se preparar para o trajeto.

Paisagens de tirar o fôlego

Já nesse detalhado vídeo do canal do Aerofoco Produções, é possível conhecer algumas das belezas naturais dessa região com a ajuda de maravilhosas imagens aéreas.

Não deixe de anotar todas essas informações e dicas sobre a maravilhosa Serra do Caraça. Assim, você garante que a sua viagem seja a mais tranquila possível e que você esteja preparado para qualquer imprevisto. E aproveite para conhecer um pouco mais das cidades que cercam o Parque Nacional do Caraça, como a encantadora Catas Altas.