Vassouras (RJ): apaixone-se por essa cidade histórica do Vale do Café

Escrito por Luiz Felipe Gomes
Em 14.10.20

Conhecida como a “Princesinha do Café”, Vassouras (RJ) é um dos municípios mais charmosos do Sul Fluminense. Cercada por fazendas históricas e passeios culturais, a cidade encanta os visitantes com destinos imperdíveis. Ideal para uma viagem romântica ou de fim de semana, você certamente vai adorar conhecê-la. Quer saber como? Então, acompanhe o nosso roteiro!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Vassouras e como chegar

Vassouras está localizada na região Centro-Sul do estado do Rio de Janeiro. A cidade faz parte do Vale do Café fluminense e fica a cerca de 125 km da capital.

Para chegar até lá, a melhor forma é iniciar o trajeto partindo da cidade do Rio de Janeiro. De carro, basta seguir pela Rodovia Presidente Dutra até o município de Seropédica. Depois, deve-se continuar pela RJ-127. Se preferir, você também pode chegar de ônibus, através do Terminal Rodoviário Novo Rio, que conta com viagens diárias até o nosso destino.

O que fazer em Vassouras

Vassouras conta com uma série de destinos incríveis para visitar. A cidade reúne atrativos que combinam história e cultura e, dessa forma, garantem os melhores programas. Confira, a seguir, quais são os passeios que não podem faltar em seu roteiro de viagem:

1. Praça Barão de Campo Belo

A Praça Barão de Campo Belo é um dos cartões-postais da cidade e, por isso, abre o nosso roteiro. Cercada por muitas belezas naturais e casarões antigos, a atração é bastante aconchegante e representa um passeio obrigatório para a família. Um dos destaques do local é um chafariz monumental que foi construído em 1846. Sem dúvidas, as suas fotos de viagem devem começar por esse destino.

2. Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Localizada ao lado da Praça Barão de Campo Belo, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é um destino histórico muito marcante de Vassouras. O centro religioso foi construído em 1828 e é todo em estilo neoclássico, mantendo detalhes do século XVIII. Cercado por diversas belezas arquitetônicas, o local ainda guarda muitas histórias e curiosidades.

3. Centro Cultural Cazuza

O Centro Cultural Cazuza é dedicado a uma das personalidades mais importantes da música nacional e representa um ótimo passeio cultural. Localizado no centro, o espaço traz detalhes sobre a vida do cantor em exibições de fotos, letras de músicas e objetos pessoais. Além disso, conta com exposições e eventos ao longo do ano. Se você curte música ou é fã do artista, certamente vai adorar o local.

4. Antiga Estação Ferroviária de Vassouras

A Antiga Estação Ferroviária de Vassouras mantém viva boa parte da história da cidade e, por isso, também entra para a nossa lista. Construída em 1875, a atração é conhecida por abrigar o belíssimo Memorial do Trem. O local conta com belas exposições sobre o transporte ferroviário e ainda encanta com uma locomotiva a vapor. Localizada no centro, a estação rende belas fotos e é ideal para um passeio romântico.

5. Museu Casa da Hera

O Museu Casa da Hera é outro destino cheio de surpresas em Vassouras. O atrativo é um casarão histórico que pertenceu a um importante barão da cidade e preserva um grande acervo do século XIX. No local, é possível conhecer móveis, vestimentas e muitos outros objetos da época. Com jardins externos e uma área verde agradável, a atração é um programa perfeito para a família.

6. Fazendas históricas

Além de ótimos passeios no centro, Vassouras traz atrações incríveis na zona rural. Portanto, se você estiver de carro, deve visitar as fazendas históricas da cidade. Se você curte antiguidades, decoração e quer conhecer sobre a história da região, certamente vai gostar do programa. Entre as fazendas que precisam estar em seu roteiro, estão a Fazenda Cachoeira Grande e a Fazenda São Luiz da Boa Sorte, que guardam cenários incríveis.

7. Jardim Ecológico Uaná Etê

Outra atração que promete momentos agradáveis pertinho da natureza é o Jardim Ecológico Uaná Etê. O espaço é cercado por florestas, mirantes e muitas belezas naturais. Além disso, conta com cenários lúdicos que promovem as melhores experiências. Ideal para um passeio romântico ou com os amigos, o local é ótimo para fazer caminhadas, piqueniques ou curtir um dia inteirinho de atividades.

8. Mirante Imperial

Por fim, para fechar o roteiro, não deixe de visitar o Mirante Imperial de Vassouras. O atrativo, inaugurado em 2019, conta com uma das vistas mais bonitas da cidade. Além disso, possui instalações modernas para receber os visitantes. Do local, é possível avistar o centro histórico e a praça central, assim como algumas fazendas da região. Certamente, ao conhecer o espaço, você vai levar boas lembranças do nosso destino.

Com todas essas opções de atrativos e ótimos programas, certamente a sua viagem para Vassouras será marcante. Para o seu tour ser ainda mais agradável, escolha conhecer a cidade entre os meses de fevereiro e novembro. Nesse período, o clima é ideal para a maioria das atrações e seus passeios estarão garantidos!

Onde se hospedar em Vassouras

Com clima de interior, Vassouras é um destino bastante aconchegante no interior do estado. A cidade possui hospedagens que garantem muito conforto e são ideais para todo tipo de visitante. Confira, a seguir, as melhores sugestões para você considerar em seu roteiro de viagem:

  • Hotel Santa Amália – $: essa sugestão possui um bom custo-benefício, já que conta com acomodações confortáveis e boas opções de lazer por um preço bem acessível. Além disso, possui quartos grandes e confortáveis, ideais para uma viagem em família.
  • Vila Hibisco Pousada e Apart – $$: essa pousada é uma das principais escolhas dos visitantes e está localizada no centro. Com ambientes bastante modernos e quartos completos e bem equipados, ela representa uma ótima opção para casais na cidade.
  • OYO Mara Palace – $$$: por fim, essa é uma opção luxuosa com acomodações completas. O espaço conta com quartos aconchegantes, área externa charmosa e boas opções de lazer. Além disso, possui bar e restaurante que garantem refeições muito elogiadas.

Com essas sugestões de hospedagem, os seus dias de descanso estão garantidos em Vassouras. Curta bastante a sua estadia e se divirta conhecendo a cidade!

Vídeos sobre Vassouras para inspirar a sua viagem

Depois de conhecer ótimas opções de atrações e estadia em Vassouras, chegou a hora de apreciar mais detalhes que cercam a cidade. A seguir, confira boas dicas e informações sobre os melhores passeios do nosso destino!

Roteiro de 1 dia em Vassouras

Nesse vídeo, um visitante faz um passeio rápido por Vassouras, mas traz boas sugestões de atrações para curtir na cidade. Além disso, revela novos atrativos que certamente vão incrementar o seu roteiro. Portanto, vale a pena conferir esse passeio!

Conheça mais sobre o Jardim Ecológico Uaná Etê

O Jardim Ecológico Uaná Etê é um dos destinos mais belos de Vassouras. Esse vídeo mostra em detalhes por que você deve visitar a atração. Certamente, apenas pelas imagens, você vai desejar conhecê-la o quanto antes!

Descubra a Fazenda São Luiz da Boa Sorte

As fazendas históricas são atrativos marcantes do nosso destino, portanto visitá-las é um passeio obrigatório. Nesse vídeo, por exemplo, você vai conhecer mais sobre a Fazenda São Luiz da Boa Sorte e descobrir um pouquinho de como é visitar o local. O passeio guarda muitas histórias!

Belas imagens da Praça Barão de Campo Belo

Por fim, esse vídeo traz imagens lindas da praça central de Vassouras e mostra em detalhes as belezas do local. Com cenários captados no fim da tarde, o vídeo deixa claro qual o melhor horário para visitar a atração. Sem dúvidas, vale a pena apreciar as cenas!

Depois dessas dicas e informações sobre Vassouras, o seu roteiro para curtir a cidade está ainda mais completo. Fique à vontade para conhecer o melhor desse charmoso destino o mais breve possível!

12 fotos de Vassouras que mostram como esse destino é encantador

Certamente, você já notou que Vassouras é mesmo um destino fascinante para conhecer no RJ, não é? Mas acreditamos que você ainda precisa explorar um pouco mais das belezas da cidade. Por isso, separamos registros que representam muito bem o nosso destino a seguir. Veja só!

1. Se você curte atrativos históricos

2. Gosta de bons programas culturais

3. E deseja visitar um destino inesquecível

4. Você precisa conhecer Vassouras, no interior do RJ

5. A cidade caminha pela história com ótimos programas

6. Conta com destinos fascinantes

7. E ainda encanta com suas belezas naturais

8. Seja para curtir o fim de semana

9. Ou enriquecer ainda mais suas experiências de viagem

10. Você certamente vai se apaixonar pela cidade!

11. Afinal, esse destino é cheio de encantos

12. E promete descobertas marcantes!

Cercada por atrações históricas e culturais, Vassouras é uma cidade encantadora para conhecer no interior no RJ. Outro destino que também garante ótimos programas é Rio das Flores: o município combina belezas naturais com passeios incríveis e vai te render outra bela viagem!