10 motivos para você visitar a Colômbia

Escrito por Dani Starck

Um destino não tão popular entre os brasileiros, a Colômbia é um país que vai muito além de Pablo Escobar e seu passado recente de violência e tráfico de drogas. Lá você vai encontrar cidades ricas em história, natureza abundante e muita cultura, com diferentes estilos de viagem dentro da mesma nação.

Continua após o anúncio

Por isso, confira esta lista com os principais motivos para você conhecer este país ao norte da América do Sul, com dicas que deixarão você com vontade de fazer as malas e pegar o primeiro voo com destino a Bogotá.

1. Bom preço

Um dos motivos para os viajantes brasileiros optarem pela Colômbia é o valor da viagem como um todo. Mesmo em tempos de crise, você poderá encontrar bons preços de passagens e, fora os destinos mais populares como Cartagena e San Andreas, as hospedagens são bem em conta — mas mesmo nos lugares mais procurados, é possível encontrar bons preços. Os valores dos passeios e da alimentação também não são muito diferentes do que você pagaria em uma viagem pelo nordeste do Brasil, por exemplo.

2. Bogotá: uma cidade cheia de história

Para muitos viajantes, Bogotá é apenas um ponto de passagem para o caribe colombiano, mas, certamente, vale a pena passar alguns dias na capital do país e desfrutar de tudo que ela tem a oferecer. A cidade é grande, rica em cultura e recheada de história. Você poderá visitar seus inúmeros museus e se perder pelo bairro da Candelaria e suas construções de arquitetura hispânica, e também desfrutar de ótima gastronomia e vibrante vida noturna da Zona T.

3. Medellín: cultura e uma cidade renovada

Esqueça o passado violento do cartel de Medellín. A bela cidade exala cultura e tem um clima agradável, como se fosse primavera o ano todo. Ela é a cidade natal de Fernando Botero e, por isso, você poderá ver esculturas e obras do artista por todos dos lugares, como na Plaza Botero. Além disso, Medellín é moderna, com ótimas opções de transporte e muitos bares e casas noturnas para quem procura agito.

4. Museus importantes

A Colômbia é um país que sabe preservar sua história e sua arte, por isso, conta com ótimos e importantes museus em suas cidades. Além disso, muitas das opções (principalmente na capital do país) são totalmente gratuitas ou muito baratas. Uma das visitas imperdíveis é o Museo del Oro, em Bogotá, o principal e maior museu de ouro do mundo. Além disso, você poderá conferir ótimos museus de arte, como o Antióquia (Medellín) e o Botero (Bogotá) e diversos outros complexos que contam a história do país, a colonização espanhola e a luta contra a violência no final do século XX.

5. Praias no Caribe

O caribe colombiano é fascinante. Você pode começar sua viagem por Cartagena e seu complexo de pequenas ilhas fantásticas, mas o grande destino é o arquipélago de San Andrés, Providencia y Santa Catalina. Ali, o mar é protegido por uma grande barreira de corais que faz com que a cor da água tenha diferentes tonalidades, sendo conhecido como o “mar de sete cores”. Você vai encontrar belas paisagens e ótimos resorts para relaxar e entrar em contato com a natureza.

6. Gastronomia peculiar

A gastronomia colombiana certamente merece sua atenção. Numa mistura que sempre traz o doce e o salgado, ela tem como prato mais popular a Bandeja Paisa, uma porção sempre generosa que traz carne moída, torresmo, ovo frito, abacate, arroz, feijão (grãos bem grandes), as populares arepas e plátano, que como a nossa banana da terra, um tipo que eles usam sempre nas refeições, especialmente frita. Parece estranho, mas é bem saboroso. Outra opção popular é o arroz de coco e você ainda vai encontrar diversos tipos de frutas vendidas em barraquinhas nas ruas das cidades.

7. População simpática

Quem gosta de viajar pela América do Sul certamente guarda boas impressões dos chilenos e uruguaios, mas os colombianos não deixam a desejar. No aeroporto, em hotéis, restaurantes, feiras e pontos turísticos, os habitantes locais vão mostrar simpatia e ótimo atendimento. Você certamente conseguirá todas as informações que precisa para aproveitar ao máximo sua viagem. Ah, e uma camisa da seleção do Brasil é facilmente recebida com um sorriso.

8. Um país seguro para viajantes

Claro que, assim como todos os países latinos, a Colômbia ainda tem problemas com violência, mas não há motivos para sentir medo de viajar pelo país. As imagens da guerra dos cartéis do tráfico de drogas, dos atentados terroristas e dos problemas com guerrilhas armadas ficaram no passado. Bogotá, por exemplo, é patrulhada por policiais e cães que parecem estar a cada esquina. Na Colômbia, existe um real compromisso com a segurança e em deixar para trás as tristes cenas do final do século passado.

9. Cartagena: história da colonização espanhola

Não é à toa que a cidade de Cartagena de Índias foi considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Fundada em 1533, ela foi um dos locais mais importantes da colonização espanhola na América. Passear por sua cidade amuralhada é percorrer séculos de história e se perder pelas ruas estreitas de arquitetura peculiar e sacadas floridas… Esse é um dos melhores passeios que você pode fazer, tanto durante dos dias agitados, quanto durante a noite, quando a cidade é tomada por carruagens e viajantes apaixonados.

10. Belas paisagens e clima variado

Viajar para diferentes destinos na Colômbia requer uma mala com roupas variadas. Temos um clima mais ameno e de montanha em Bogotá, a primavera em Medellín e o forte calor do litoral, permitindo que você escolha lugares muito variados para passar suas férias sem precisar sair do país. Suas paisagens naturais são belíssimas, seus pontos turísticos históricos são indispensáveis e você ainda poderá ver monumentos grandiosos, como o Santuário Las Lajas, que fica a cerca de 500 km da cidade de Cali.

 
   

PARA VOCÊ