9 lugares incríveis para você conhecer em Santa Marta, na Colômbia

Escrito por Bruno Mendes

Viajar para Santa Marta na Colômbia, é garantir a chance de conhecer um lugar interessante, com diferentes atrativos, porém sem aquele perfil turístico que muitas vezes incomoda quem privilegia a calmaria e características mais autênticas de uma região. A cidade contornada pelo mar do Caribe e com 450 mil habitantes tem menos estrangeiros circulando pela praia e vias urbanas que Cartagena e o custo de hospedagem e serviços em geral é muito mais barato.

Santa Marta tem áreas naturais de beleza ímpar, um centro histórico com ruazinhas simples, ideais para aquele passeio de fim de tarde quando o dia ainda não está escuro e possui a vantagem histórica, digamos assim, de ser a cidade mais antiga da Colômbia e é o local onde morreu o líder político Simon Bolívar.

Confira essas 9 opções de passeios para você amar esse gracioso recanto colombiano.

1. Parque Tayrona

iStock

Localizado a aproximadamente 35 quilômetros da região Central de Santa Marta, o Parque Tayrona é uma das áreas naturais mais espetaculares da Colômbia e o destino certo para quem ama ecoturismo.

Além da praia La Piscina que tem areias branquinhas e o reconhecido bar mar caribenho de águas azuis, a área de 12 mil hectares tem vegetação nativa, diferentes formações rochosas e de lá dá para avistar a Serra Nevada de Santa Mônica, cadeia montanhosa com 5775 metros de altitude.

A fauna diversificada também é uma característica da área. Há cerca de 40 espécies de morcegos, macacos, tigres, raposas, jacarés, tartarugas e diferentes tipos de aves. Vale a pena fazer a trilha caminhando ou, se for da preferência, alugar cavalos e burros para desbravar um lugar tão bonito.

2. Bocas de Buritaca

Prepare o carro( ou qualquer outra forma de transporte) para mais um atrativo um pouco distante da região urbana de Santa Marta. O povoado de Bocas de Buritaca fica a cerca de 50 quilômetros da cidade e é uma região indicada para a prática do mergulho ou no rio Buritaca.

A atmosfera tranquila e acolhedora é ideal para aquele viajante que busca um refúgio de paz, para deixar qualquer sobra de estresse bem longe.

3. Reserva Mamancana

A reserva Mamancana fica situada entre Santa Marta e o aeroporto Simón Bolívar e possui 600 hectares de uma floresta tropical muito preservada. É o lugar certo para o visitante que deseja, mais uma vez, estabelecer contato com a beleza e o ar puro da natureza e também praticar alguns esportes radicais, como escalada, parapente, dentre outros.

4. Reserva indígena Nabusimake

Certamente o passeio mais rústico a ser feito em Santa Marta será para Nabusimake, uma reserva indígena com cabanas feitas de pedras e telhados de palha, que está a 2000 metros do nível do mar, na região da Serra Nevada. O local é considerado a capital espiritual do grupo indígena Arhuacos e o nome Nabusimake significa ” terra onde o sol nasce”.

Por ser uma área considerada sagrada, não é irrestritamente aberta ao turismo e para fazer a visita é preciso respeitar todos os valores éticos e os hábitos culturais daquela população.

5. Alcadia de Santa Marta

O estiloso prédio onde funciona a prefeitura de Santa Marta é um exemplo do estilo neoclássico, que exerceu influência nas construções arquitetônicas em toda a Colômbia no século XIX. O viajante que gosta de história pode parar lá e fazer algumas fotos, deste que, aliás, é um dos prédios mais antigos de Santa Marta.

6. Ciénaga Grande

Ciénaga Grande é uma área de pântano com fauna e flora diversificada com manguezais, brejos e rios que são ótimos para pescarias. O local é o maior complexo de lagos de toda a Colômbia e recebe sazonalmente aves que migram da América do Norte.

7. Centro Comercial Zazue Plaza

É claro que depois de alguns passeios por Santa Marta você irá querer parar um pouco para almoçar, jantar, fazer aquele lanche reforçado e até umas comprinha em um lugar interessante, certo? A dica é partir para o Centro Comercial Zazue Plaza, localizado na zona de Bello Horizonte, um lugar bem elogiado por ser moderno, agradável e com diversas opções.

8. Centro Histórico de Santa Marta

O Centro Histórico de Santa Marta tem o peculiar encanto das cidades que respiram o passado. Será uma grata experiência caminhar pelas ruas e observar as casinhas coloridas erguidas no período colonial, ir ao parque Bolívar e, claro, parar em algum ponto para provar uma iguaria local.

9. Parque de Los Novios

Como o próprio nome já indica, esse é um dos locais preferidos dos casais de Santa Marta. O parque na verdade é uma grande praça, que está situada entre os mais importantes monumentos históricos da cidade e conta com restaurantes, bares e barracas de comida no entorno. A praça é um dos pontos de badalação da cidade e atrai jovens que desejam bater papo e beber enquanto apreciam o pôr do sol. Singelo e especial!

Santa Marta é uma cidade sem grandes badalações e nada sofisticada, mas sabe aquele lugar que enche os olhos justamente pelos aspectos mais simples? Então, se você busca um passeio diferente e fora dos ‘principais roteiros’, pode fazer essa incrível escolha!

PARA VOCÊ