Por Vivian Camacho
Por ser um dos destinos caribenhos mais acessíveis, San Andrés tem sido cada vez mais procurada pelos turistas, principalmente por brasileiros. Este paraíso natural é um convite aos amantes dos dias mais quentes, e também por quem ama passeios ecoturísticos, já que o calor durante todo o ano permite programar uma viagem até mesmo na baixa temporada.
Publicidade
A pequena ilha de apenas 26 km² é cercada de belas paisagens e possui atrativos para os mais diversos públicos. Você pode aproveitar o dia para fazer os vários passeios disponíveis pelas agências locais ou simplesmente relaxar nas praias mais tranquilas. Conheça a seguir o melhor que este destino tem a oferecer em uma lista completa de dicas e atrações imperdíveis para incluir em seu roteiro:
Localizada em meio ao tão sonhado mar de sete cores do Caribe, San Andrés está à duas horas de voo da capital Bogotá. Embora esteja muito mais próxima da costa da Nicarágua, a ilha é território colombiano e já foi motivo de disputa entre os dois países.
Uma semana é tempo suficiente para conhecer a ilha e aproveitar os passeios oferecidos por lá. Confira 10 atrações que não podem ficar de fora da sua lista:
Parasail é basicamente um paraquedas puxado por uma lancha — um passeio que de básico não tem nada. Em um voo super tranquilo com duração de aproximadamente 20 minutos, você vai curtir uma vista incrível de todos os tons de azul do mar caribenho.
Mesmo sem nenhuma experiência, é possível fazer um mergulho com cilindro em San Andrés. Algumas empresas oferecem um curso teórico rápido, seguido de um treinamento prático em uma piscina. Já no mar as águas claras permitem uma boa visibilidade da biodiversidade marinha do local e você ainda pode fazer uma foto com a estátua do Poseidon!
Embora saia um pouco mais barato comprar um passeio casado com idas a mais de um lugar, vale a pena reservar a metade de um dia para uma visita somente à ilha de Johnny Cay. Aproveite para dar uma volta a pé e se deslumbrar com paisagens incríveis. Existe toda uma infraestrutura para atender o turista, e você pode alugar guarda sol e cadeiras para curtir a praia e inclusive almoçar por lá.
Um aquário natural de águas muito claras, onde é possível nadar e observar vários peixes de tamanhos, cores e belezas diferentes. Não se esqueça de levar o snorkel e as sapatilhas apropriadas para poder aproveitar ao máximo este passeio. Lá acontece o chamado Mantarraya, no qual um barqueiro traz até bem perto do grupo uma arraia, e você pode tocá-la, e se tiver coragem, até tentar segurá-la.
Publicidade
O passeio em volta da ilha pode ser adquirido em uma agência para ser curtida em grupo, mas se você quer mesmo conhecer bem o local entre outros pontos turísticos com calma, existem várias opções de aluguel de moto e carrinhos de golfe para fazer o percurso por conta própria. San Andrés é pequena, portanto, é possível ir parando em alguns pontos e aproveitar para tirar várias fotos das paisagens deslumbrantes que encontrará pelo caminho.
Já pensou em fazer um passeio embaixo d’água, no qual você desce a 6 metros de profundidade usando o escafandro (um capacete de 35 kg), e que permite que você caminhe no fundo do mar? Esta é uma boa opção para quem não sabe nadar e tem um pouco mais de medo do mergulho com cilindro. O passeio dura em média 15 minutos e você ainda pode alimentar os peixes de pertinho.
O Noche Blanca é um barco no qual você poderá conhecer um pouco de uma noite caribenha, regado à muita música, comes e bebes. Como o próprio nome do passeio sugere, todos os turistas devem embarcar vestidos de branco, e o valor do pacote inclui um jantar com bebidas a vontade, apresentações de danças típicas e uma festa comandada por um DJ — a pista fica liberada para quem quiser se divertir.
San Luis é um bairro em San Andrés que fica um pouco mais distante da agitação do centro. Na região estão localizadas as mais belas e sossegadas praias da ilha, com areia branquinha e o mar bem calmo, ideal para relaxar. Bem próximo a uma das praias está a ilha de Rocky Cay, e seu acesso pode ser feito caminhando pelo mar sem maiores problemas, desde que você não esqueça os sapatos especiais de borracha para não machucar os pés nos corais e pedras.
Um dos lugares mais indicados para o mergulho com snorkel é o La Piscinita — a água é tão cristalina que não seria necessário nem mergulhar para observar os peixes. Na entrada é cobrado o valor de 4.000 COPS, e eles te dão alguns pedacinhos de pão para alimentar e atrair os peixes para mais perto.
Com ambiente agradável, atendimento excelente e um menu recheado de deliciosos pratos típicos, o La Regata é considerado o melhor restaurante da ilha, e por conta deste título, é superconcorrido: é necessário fazer uma reserva com dois ou três dias de antecedência. O valor, é claro, não é dos mais baratos, mas pode apostar que valerá cada centavo.
Se você se interessou em conhecer esse paraíso, prepare as malas e o coração para as fortes emoções que o Caribe te oferecerá — San Andrés realmente é um destino que te garantirá as melhores férias!