Medellín: o que fazer na cidade mais inovadora do mundo

Escrito por Marta Stegani

Quando falamos em Medellín, é bem provável que a primeira imagem que venha a sua mente é de uma cidade dominada pelo narcotráfico e cenas da famosa série Narcos. Mas você sabia que a capital colombiana se reergueu e foi eleita em 2013 como a cidade mais inovadora do mundo?

Medellín é uma capital moderna, com agradáveis espaços públicos, muita natureza, bons restaurantes e tem a noite mais animada da Colômbia! Descubra aqui os programas que vão fazer você ver Medellín com outros olhos e se apaixonar pela cidade!

Turismo em Medellín

Dentre as principais atrações estão parques, um dos maiores aquários da América do Sul, arte e até uma comunidade pacificada, tida como uma das mais violentas do mundo, e que hoje é um exemplo de transformação!

1. Parque Explora

Separe pelo menos um dia para conhecer todas as atrações do Parque Explora, um museu interativo de ciência e tecnologia. Lá funciona o Planetário e um dos maiores aquários da América do Sul, sem contar nas salas com mais de 300 experiências interativas. É uma atração perfeita para quem viaja com crianças, mas que também encanta os adultos.

  • Endereço: Carrera 52.
  • Valor de entrada: $27.000 por pessoa; combo parque + planetário – $40.000.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 8h30 às 17h30 – bilheteria até às 16h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30 – bilheteria até às 17h.

2. Jardim Botânico de Medellín

O Jardim Botânico é uma das atrações mais imperdíveis da cidade! Ele está localizado na região central e é considerado o pulmão e um dos símbolos Medellín. O principal atrativo é o Orquideorama, uma estrutura grande e curiosa onde fica a coleção de orquídeas do parque. Além de muito verde para caminhar, relaxar e apreciar, você ainda pode se deparar com eventos educativos e gratuitos que envolvem todas as idades.

  • Endereço: Carrera 73 51d 14.
  • Valor de entrada: gratuito.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 16h30.

3. Parque de Los Deseos

O Parque de Los Deseos está localizado bem próximo ao Jardim Botânico de Medellín, então aproveite o mesmo dia para conhecer os dois locais. O parque oferece uma grande variedade de atividades culturais e educativas para toda a família, como cinema ao ar livre, exposições, apresentações musicais e muito mais. Lá também está localizada a Casa da Música, um importante ponto de encontro dos artistas e músicos da cidade.

  • Endereço: Calle 71 #52 -30.
  • Valor de entrada: gratuito.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 21h.

4. Parque Lleras

O Parque Lleras, localizado no bairro El Poblado, é a parte boêmia de Medellín. Durante o dia você vai encontrar diversas opções de restaurantes para o almoço e, durante a noite, o agito fica por conta dos bares e casas noturnas que vão até o dia amanhecer. Se bater aquela vontade de comer, dançar e se divertir, você já sabe para onde ir.

5. Museu Pablo Escobar

Embora Pablo Escobar não seja visto com bons olhos pelos colombianos, em Medellín existe um museu dedicado ao maior narcotraficante do mundo. O museu é comandado pelo irmão de Pablo e exibe fotografias e objetos que pertenceram ao traficante, como carros, aviões e até um jet-ski. A visita é acompanhada por um guia que conta a história do ponto de vista da família. É um passeio imperdível para os fãs de Narcos!

  • Endereço: Calle 10B #28-90.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17h.

6. Parque Arví

O Parque Arví é uma reserva natural e ecológica localizada ao Norte de Medellín. A melhor maneira de chegar até lá é através do metrocable que parte da estação Acevedo e já dá uma visão incrível do parque.

No parque há trilhas que podem ser feitas caminhando ou de bicicleta, um mercado agrícola onde é possível adquirir frutas, verduras e artesanatos de produtores da região, espaço para piquenique e diversas atividades que rendem um dia inteiro de diversão pertinho da natureza.

  • Endereço: corregimiento de Santa Elena, vereda Piedras Blancas, sector El Tambo.
  • Valor de entrada: gratuito.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h.

7. Museu de Antioquia

Para quem gosta de arte, o Museu de Antioquia é parada obrigatória. O espaço abriga uma grande coleção de obras de Fernando Botero, o mais famoso artista colombiano. São três andares e um acervo com mais de 5 mil peças, entre pinturas, esculturas, documentos e diversos objetos históricos que contam a história do país, além de mostras de outros artistas internacionais.

  • Endereço: Calle 52 #43.
  • Valor de entrada: $ 18.000. Maiores de 60 anos pagam meia-entrada.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 17h30; domingos e feriados, das 10h às 16h30.

8. Plaza Botero

Antes ou depois de passar pelo Museu Antioquia, aproveite para conhecer a Praça Botero. Na praça estão 23 estátuas de bronze doadas pelo próprio artista. O local é muito frequentado por turistas, que aproveitam para tirar fotos em poses engraçadas em frente as obras.

9. Pueblito Paisa

O Pueblito Paisa é um vilarejo que recria um povoado colombiano do século passado. O local é bem pequeno, porém agradável e fotogênico! Lá você vai encontrar diversas barraquinhas com comidas típicas e lembrancinhas. O Pueblito fica no topo do Cerro Nutibara, uma colina no meio da cidade, que tem uma das vistas mais bonitas de Medellín.

10. Museu de Arte Moderna de Medellín

O Museu de Arte Moderna de Medellín tem um pequeno, porém interessante acervo para os amantes da arte. Fundado em 1978, o museu possui a maior coleção da pintora Débora Arango, protagonista da arte colombiana no século XX, além de exposições com obras de outros artistas. A arquitetura do museu também é de encher os olhos e se destaca na cidade.

  • Endereço: Carrera 44 #19a – 100.
  • Valor de entrada: $ 12.000; entrada gratuita na última sexta de cada mês, das 18h às 22h.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 18h; sábado, das 10h às 18h; domingo, das 10h às 17h.

11. Comuna 13

A Comuna 13 é uma gigantesca favela pacificada, mas que já foi considerada uma das mais perigosas do mundo. Hoje, o destino é um dos mais visitados pelos turistas. A comunidade é repleta de casas coloridas e seus muros grafitados rendem belas fotos. Para facilitar a vida dos moradores, foram implantadas escadas rolantes e linhas de metrocable que chegam de diversos pontos.

É possível conhecer o local por conta própria ou através de tours organizados pelos moradores, que conhecem o local como ninguém!

Viu só como Medellín é um lugar surpreendente e cheio de programas?

Como ir de Medellín até Bogotá

Há duas formas de viajar de Medellín até Bogotá: ônibus ou avião. De ônibus, o trajeto é longo, enquanto de avião é possível chegar em menos de uma hora!

  • Ônibus: a viagem é longa, mas é possível ir de Medellín a Bogotá ou vice-versa de ônibus. O trajeto leva mais de 10 horas e as passagens custam a partir de $56,000 pela empresa Bolivariano.
  • Avião: também é possível fazer o trecho de avião. A viagem dura menos de uma hora e os preços podem sair por até $65.000. As companhias que operam são a Latam, Avianca e a empresa low cost Viva Air.

Se você quer economizar, a dica é se programar e pesquisar com antecedência!

Restaurantes em Medellín

Em Medellín você encontra todo tipo de comida, mas não deixe de experimentar a rica e saborosa culinária colombiana.

1. Restaurante La Provincia

O La Provincia é considerado um dos melhores restaurantes de Medellín. A casa é especializada na culinária mediterrânea com um toque oriental e tem como carro-chefe o chateaubriand com molho de vinho tinto e champignon. Para acompanhar, sucos, vinhos, licores, cervejas e coquetéis. O ambiente é moderno e elegante e o bom atendimento também se destaca.

  • Endereço: Carrera 42 #3 Sur 81.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 12h às 15h e das 19h à 0h.

2. Restaurante Mondongos

O Mondongos é um restaurante famoso por servir comida típica colombiana. O cardápio é composto por dez pratos, entre eles o Mondongo, uma sopa feita com batatas e miúdos de boi e servida com diversos acompanhamentos. O restaurante tem clima familiar e é um bom lugar não apenas para comer, mas para vivenciar a cultura e tradição do país.

  • Endereço: Calle 10 Nº 38-38.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quarta, das 11h30 às 21h; de quinta a sábado, das 11h30 às 22h; domingo, das 11h às 20h.

3. Restaurante Hatoviejo

O Hatoviejo é um premiado restaurante que existe há mais de 35 anos em Meddelín. É uma excelente opção para experimentar os tradicionais pratos da culinária colombiana – bandeja paisa, sancocho, mondongo, ajiaco, entre outros – acompanhado de bons vinhos. A decoração e arquitetura também são especiais e transformam uma refeição em uma viagem completa.

  • Endereço: Calle 16 Nº 28-60.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quarta, das 11h às 23h50; quinta, das 8h à 1h; sexta e sábado, das 8h às 2h; domingos e feriados, das 8h às 21h.

4. Mercado del Río

O Mercado del Río é um mercado gastronômico que reúne mais de 30 restaurantes e uma enoteca. A variedade de sabores por lá grande: além da tradicional culinária colombiana, é possível encontrar comida italiana, mexicana, peruana, japonesa, lanches e muito mais. O ambiente é descontraído e uma boa pedida para fechar o dia!

  • Endereço: Calle 24 Nº 48-28.
  • Horário de funcionamento: segunda e terça, das 7h às 21h; quarta, das 7h às 22h; quinta, das 7h às 23h; sexta e sábado, das 8h às 23h; domingo, das 9h às 21h.

5. Café Zorba

No Café Zorba que você vai encontrar as melhores pizzas de Medellín! A especialidade da casa são as pizzas vegetarianas, bem recheadas e com a massa fininha e crocante. O ambiente é aconchegante, com ar rústico e música ao vivo, ótimo para reunir os amigos ou até mesmo para um jantar a dois.

  • Endereço: Calle 8 Nº 42-33.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 17h às 22h.

Além de diversão, a boa culinária também está garantida na sua viagem!

Bares em Medellín

A noite de Medellín é caliente! Os melhores bares e baladas que fervem na noite estão localizados no Parque Lleras, no bairro El Poblado. Caminhe por lá e faça ótimas descobertas ou aposte nas opções abaixo.

1. Salón Málaga

O Salón Málaga é um bar que existe desde 1957 e é Patrimônio Histórico e Cultural de Medellín! Tudo ali leva o visitante de volta aos anos 50 – desde a decoração, com paredes cobertas por fotos antigas, até o repertório, com apresentações de bolero, tango e ritmos latinos. É um lugar para se divertir e voltar na Medellín do passado.

  • Endereço: Carrera 51 N° 45-80.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h30 às 2h.

2. La Octava Bar

O La Octava é um bar diferente do que você está acostumado: lá você pode tomar uma cerveja, curtir uma banda tocando ou se divertir em uma piscina de bolinhas. A casa tem dois ambientes: um deles é dedicado exclusivamente ao rock e o outro toca ritmos variados. Possui uma grande variedade de bebidas, rótulos de cerveja e pratos para compartilhar. O bar é pequeno e está sempre cheio, mas é uma excelente pedida para uma noite entre amigos.

  • Endereço: Calle 8 Nº 3749
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 17h às 2h; sábados e domingos, das 17h às 4h.

3. 37 Park

Localizado ao lado do Parque Lleras, o 37 Park é um espaço aconchegante, com área ao ar livre, pet friendly, comida e bebida boa. O cardápio vai desde o brunch, com lanches, pizzas, porções e uma grande variedade de drinks. É o ambiente perfeito para desfrutar tanto em família quanto com amigos.

  • Endereço: Carrera 37 #8a – 04 – Vía Primavera.
  • Horário de funcionamento: segunda, das 12h às 2h; de terça a domingo, das 8h às 2h.

4. Barrio Central Café Bar

O Barrio Central Café Bar é um lugar para relaxar, curtir música ao vivo e assistir uma partida de futebol. No cardápio estão pizzas, sanduíches, hummus, saladas e deliciosos coquetéis, sangrias e cervejas. Escolha uma mesa do lado de fora e desfrute do jardim que embeleza o ambiente.

  • Endereço: Circular 2 #68 – 123 – Laureles.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 16h às 12h; sexta e sábado, das 15h às 2h; domingo, das 10h às 2h.

5. Medellin Beer Factory

O Medellin Beer Factory é um bar e restaurante para comer e beber bem. A casa é o paraíso para os cervejeiros, com mais de 50 tipos, e deliciosas porções de asinhas e costela, que são consideradas as melhores da cidade, além de hambúrgueres e burritos. Para quem não perde um jogo, a casa transmite partidas de futebol, basquete outros jogos.

  • Endereço: Calle 10 Nº 36-16.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 12h à 0h.

Leve muita animação para bailar e se divertir na noite de Medellín!

15 fotos de Medellín para se surpreender com a cidade

Medellín é uma cidade que une modernidade, natureza e muita beleza. Veja com seus próprios olhos!

1. Medellín é a segunda maior cidade colombiana

2. É uma cidade moderna, mas que mantém vivas suas tradições

3. Você vai se surpreender com os mais de 300 postes que iluminam a Plaza de Cisneros!

4. O teleférico de Medellín é muito mais que um meio de transporte!

5. A viagem descortina as belíssimas paisagens da cidade

6. E o que dizer do Pueblito Paisa?

7. A vista é linda, especialmente à noite!

8. Falando em noite, Medellín não desaponta nas atrações!

9. A Comuna 13 é um local de cores e histórias incríveis!

10. Olha só um dos grafites que você vai encontrar por lá

11. Quando a noite chega, a Comuna 13 se acende!

12. Repare bem na estrutura do Orquideorama do Jardim Botânico…

13. … e visto de cima ele é assim!

14. As obras de Botero embelezam a cidade

15. Com certeza você também vai amar Medellín!

Já não restam mais dúvidas do porquê Medellín é uma cidade inovadora e que ela merece entrar no seu roteiro!

PARA VOCÊ