11 passeios que você não pode deixar de fazer em San Andrés, na Colômbia

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Devido à alta do dólar, a Colômbia tem sido um dos lugares mais procurados por pessoas que não abrem mão de sair do Brasil, porém também não estão dispostas a gastar rios de dinheiro nas férias.

Entre os destinos preferidos, está a ilha de San Andrés, localizada no meio do mar de infinito azul do Caribe, que além dos preços mais acessíveis, oferece diferentes passeios incríveis – que podem ser comprados com empresas específicas ou até mesmo a partir dos próprios hotéis – e ainda conta com praias simplesmente paradisíacas.

De acordo com o site Quanto Custa Viajar, o gasto diário em San Andrés é de R$ 249. Se você está planejando uma viagem inesquecível, não deixe de conferir abaixo os programas imperdíveis para fazer na ilha e curtir cada segundo desta terra conhecida como o Mar de Sete Cores.

1. Mergulhar em La Piscinita e West View

iStock

A atividade mais procurada pelos visitantes de San Andrés sem dúvidas é o mergulho, pois as águas da ilha oferecem uma ótima visibilidade e uma rica vida marinha, além de uma temperatura super agradável, que não provoca choque térmico.

Se o objetivo é praticar somente flutuação com máscara, existem dois pontos muito procurados por lá, chamados La Piscinita e West View, que ficam com o mar calmo praticamente o ano inteiro e contam com muitos peixinhos de diferentes cores e tamanhos bem próximos à borda.

Em West View é possível também fazer o passeio conhecido como Aquanautas, que é realizado com um escafandro, um capacete grande de mergulhador que permite que você consiga caminhar no fundo do mar, além das demais atividades de mergulho.

Entre os centros específicos nessa atividade mais famosos, está o Blue Life Centro de Buceo, que garante equipamentos seguros e guias super capacitados para oferecer um passeio seguro e totalmente inesquecível.

2. Visitar as ilhas cayos

iStock

As famosas “cayos” são ilhotas que se formam próximo à ilha principal e que com certeza valem a sua visita. A maior e mais famosa é a Johnny Cay, que conta com águas espetaculares e um campo gramado cercado por coqueiros.

Por lá, você pode observar animais como tartarugas, iguanas, lagartixa azul e várias espécies de aves migratórias, relaxar e fazer um delicioso piquenique, ou então aproveitar para almoçar em um de seus restaurantes e bares, que oferecem refeições e bebidas típicas.

Nesse mesmo passeio, você pode também fazer uma paradinha no Aquário, um banco de areia que conta com uma barreira de corais, onde você consegue praticar flutuação, fazer snorkeling e ver diversos tipos de peixes.

iStock

Além da Johnny Cay, outras ilhas bastante visitadas são a Rocky Cay, que fica bem próxima da costa e você consegue ir caminhando na maré baixa até um barco naufragado, e a de Cayo Bolivar, outro local paradisíaco repleto de águas claras belíssimas.

3. Passeio noturno no Barco Pirata

Um atrativo noturno indispensável para fazer em San Andrés é o delicioso passeio no Barco Pirata, que dura cerca de duas horas, oferece boas músicas ao vivo e também bebidas incluídas. Além disso, o barco é todo temático e conta com cenários super divertidos.

4. Conhecer o famoso Hoyo Soplador

Esse é um atrativo simples encontrado na parte sul da ilha, porém que mesmo assim atrai muitos visitantes e turistas. O Hoyo Soplador é um “buraco” na rocha da margem que forma um jato de água super forte e alto quando a onda do mar vem. Para evitar a decepção de não conseguir ver o famoso jato, dê preferência para ir ao local em dias que os ventos estejam bem fortes e o mar bastante agitado.

5. Dar uma volta inteira na ilha de 30 km

iStock

Para você conseguir se localizar na região e reconhecer onde estão todos os seus pontos atrativos, nada melhor do que dar uma volta inteira na ilha, que conta com 30 km. Para isso, você pode alugar bicicletas, motos, chivas (um caminhão com banco para passageiros) ou até mesmo carrinhos de golfe. É uma ótima forma de apreciar todas as paisagens da ilha!

6. Praticar kitesurf e outros esportes aquáticos

iStock

Se você é amante de esportes aquáticos, além do tradicional mergulho, você pode também praticar atividades como kitesurf, que acontecem principalmente na praia principal, Spratt Bight, e snorkelling, um dos favoritos dos visitantes da ilha, já que permite observar as belezas do fundo do mar com equipamentos como pé de pato ou sapato próprio e máscara.

Além disso, é possível também praticar a atividade durante a noite, para ver mais de perto como se comportam os peixinhos sem a luz do sol.

7. Fazer compras no centrinho comercial

Apesar de ser um centrinho comercial super normal e nada fora do comum, por lá você irá poder se esbaldar nas compras, já que são inúmeras lojas estilo free shops, consideradas um verdadeiro duty free, já que na maioria você não precisará pagar por impostos. Entre elas, você encontra eletrônicos, cosméticos, roupas, malas, acessórios e muito mais.

8. Beber e se divertir nas baladas

San Andrés é o destino certo para quem não dispensa boas baladas para beber e se divertir com os amigos. Entre as mais famosas, está a Coco Loco, que também fica próxima às barracas de bebida que são responsáveis por movimentar a noite, normalmente localizadas em frente à praia principal.

9. Passeio de barco Manta Raias

iStock

O Manta Raias é um passeio de barco especial para os amantes dos animais, que acontece no fim da tarde e proporciona o contato com as arraias. Você poderá tocá-las, levantá-las e também fazer pose para fotos sem nenhum perigo. O programa dura mais ou menos duas horas.

10. Conhecer a natureza da região no EcoFiwi Turismo Ecológico

Neste delicioso passeio, você poderá aproveitar bastante a natureza e a vida marinha de San Andrés. O Ecofiwi é feito em um caiaque de acrílico (completamente transparente) e passa pelos manguezais, flutuando sobre suas águas esverdeadas e possibilitando que você consiga enxergar águas vivas, peixes variados, conchas e algas.

Depois, é possível chegar ao mar e entrar na água super transparente, perfeita para dar um mergulho e relaxar. Além disso, o caiaque é equipado com uma caixa à prova d’água, ou seja você pode levar a câmera e o celular sem maiores preocupações.

11. Relaxar nas praias com águas transparentes e mornas

Entre as duas praias mais famosas da ilha, estão a Spratt Bight, considerada a principal da região, que conta com 450 metros de extensão e atrai os visitantes principalmente pelas suas areias branquinhas e águas extremamente cristalinas e multicoloridas, e a San Luis, uma praia mais turística que conta com águas mornas e claras, charmosas casinhas de madeira e uma arquitetura típica do Caribe, com cores que seguem a temática do reggae. Veja mais imagens de San Andrés:

iStock

iStock

iStock

iStock

iStock

esse mar não tem explicação ????? #sanandres #mardesietecolores #blogmochilando #destinosimperdiveis

A photo posted by Carol Damázio (@caroldamaziom) on

El pirata Morgan en "big mama" punta padi #sanandres #diving #caribe #caribbean #pirata #pirate

A photo posted by Alejandro Ordosgoitia Morales (@nenet20) on

San andres ?

A photo posted by mariac2022 (@mariac2022) on

Por mais dias assim… #peace #blessed #sanandres #colombia ???????

A photo posted by Amanda Feitoza (@amandittalt) on

Nenhuma legenda definiria essa sensação! #mergulho #buceo #nature #westview #sanandres #caribe #nofilter #colombia

A photo posted by Marcella Costal (@marcellacostal) on

2016 e seu paraíso! ?????

A photo posted by Francielle Furtado (@franfurtadof) on

Se você deseja conhecer esse pequeno paraíso, não deixe de ficar de olho nas promoções de passagem, hospedagem e pacotes de viagem, para assim não deixar de incluir a deliciosa San Andrés no roteiro.

PARA VOCÊ