Bogotá: guia completo com os melhores atrativos da capital da Colômbia

Escrito por Bruno Mendes

Atenção viajantes que amam surpresas! É possível fazer uma viagem internacional memorável, sem precisar sair da América do Sul. Bogotá é uma cidade repleta de monumentos históricos, exuberantes paisagens naturais, ótima gastronomia e conta com um povo animado e muito receptivo.

Em outras palavras: será fácil se sentir em casa e se divertir para valer nas atrações matinais e noturnas da capital da Colômbia. Confira um guia completo sobre esta cidade surpreendente!


Mapa de Bogotá

Bogotá tem cerca de 7 milhões de habitantes e é considerada a cidade mais importante da Colômbia nos aspectos culturais e econômicos. Sede de muitos eventos artísticos e cheia de centros comerciais, a metrópole oferece ótima infraestrutura, tanto para viagens de negócio quanto para o lazer.

A distância entre Bogotá e Medellin é de 420 quilômetros e o vôo entre elas dura apenas 20 minutos. Como é pertinho, é uma boa ideia passar uns dias na localidade conhecida como cidade da eterna primavera e que agrada turistas do mundo inteiro com a limpeza e organização urbana.

Informações úteis

iStock

É fácil andar por Bogotá sem ficar perdido. A cidade é bem sinalizada e os moradores são muito simpáticos e solícitos. De todo modo, é válido conhecer alguns detalhes do local que pretende ir, certo? Reunimos algumas informações importantes sobre a capital colombiana, veja só!

  • Idioma: a língua oficial na Colômbia é o espanhol. Caso você não seja um expert, fica tranquilo, pois dá para se virar com o portunhol em grande parte das necessidades.
  • Altitude: Bogotá está localizada a 2460 m acima do nível do mar.
  • Clima: o clima em Bogotá é muito afetado pela altitude elevada. No verão o tempo é bem agradável e a temperatura média é de 20°C. Já no inverno, os termômetros marcam entre 6°C e 17°C. Nesses dois períodos, chove pouco, sendo a época mais interessante para aproveitar os passeios ao ar livre. Apesar disso, os nevoeiros são bastante comuns na cidade.
  • Moeda e conversão: a moeda utilizada na Colômbia é o peso colombiano. Há várias casas de câmbio pela cidade, mas fique atento: a cotação varia de uma casa de câmbio para outra. Peça dicas para funcionários do hotel ou guia turísticos para escolher a melhor, ok? Atualmente 1 real brasileiro equivale a 867 pesos colombianos, mas como este valor costuma variar diariamente, é fundamental fazer a consulta no período que antecede a viagem.
  • Documentação: não é preciso visto nem passaporte para viajar para à Colômbia. Cada viajante só precisará levar a carteira de identidade.
  • Aeroporto mais próximo: o principal aeroporto de Bogotá é conhecido como Aeroporto Internacional El Dorado Luis Carlos Galán Sarmiento e fica localizado a 15 minutos do centro da capital colombiana.

Pontos turísticos de Bogotá

Pronto para aproveitar seus momentos de lazer em Bogotá? Dá uma olhada nestes pontos turísticos e veja que será uma ótima ideia acordar cedo e curtir essa cidade incrível ao longo de todo o dia.

1. Praça Bolívar

A principal praça da Colômbia foi palco de importantes acontecimentos históricos no país. Ampla e ótima para tirar fotos, a atração conta com uma estátua de Simón Bolivar e é contornada pelo Palácio da Justiça, o edifício da prefeitura de Bogotá, o Congresso Nacional e a Catedral Primada.

Sem dúvidas, o esplendor arquitetônico e toda a relevância deste atrativo vão te conquistar. Eis um museu a céu aberto você não pode deixar de conhecer.

  • Endereço: Carrera 7, 11-10.

2. Museu Nacional da Colômbia

Inaugurado em 1823, o Museu Nacional da Colômbia possui objetos de ouro, esqueletos, roupas, instrumentos musicais e uma série de relíquias que pertenceram a antigos povos que moraram no território da Colômbia.

Imponente por fora, o prédio comporta 17 galerias. Nelas há exposições itinerantes e permanentes de artistas colombianos, como Ignacio Gómez Jaramillo, Fernando Botero, José María Espinosa, entre outros.

  • Endereço: Carrera 7, 28-66.
  • Horário de funcionamento: de terça a sábado das 10h às 18h e domingo das 10h às 17h.
  • Valor de entrada: gratuita.
  • 3. Museu Botero

    O Museu Botero está entre os pontos turísticos mais concorridos de Bogotá. Não é por acaso: o pintor e escultor Fernando Botero é um artista famoso internacionalmente, graças aos seus memoráveis desenhos, esculturas e pinturas.

    Aberto no ano 2000, o museu contempla uma coleção de 208 obras. Destas, 123 são de Botero e 85 de outros artistas renomados, como Picasso, Claude Monet e Salvador Dalí. No passeio pelas galerias você irá contemplar belos quadros e encantadoras histórias dos mestres da pintura.

    • Endereço: Calle 11, 4–14.
    • Horário de funcionamento: ao longo da semana o museu oferece visitas guiadas às 12h30, 16h e 17h30. Aos sábados essas visitas ocorrem às 10h, 12h, 14h e 16h. Aos domingos, às 10h e 13h30.
    • Valor de entrada: gratuita.
    • 4. Parque 93

      Próximo a restaurantes com música ao vivo e boas lanchonetes, o Parque 93 também é um ótimo refúgio para o viajante relaxar e entrar em sintonia com o lado mais bucólico de Bogotá.

      Faça um piquenique com seus amigos ou sente-se no gramado para ler um livro e bater papo. Você se sentirá bem tanto no fervo dos bares, quanto na calmaria da área verde.

      • Endereço: Carrera 93A, 13-25.
      • Valor de entrada: gratuita.
      • 5. Salitre Mágico

        Três montanhas-russas, roda-gigante, castelo do terror e brinquedos variados para pessoas de todas as idades. Se a ideia for passar o dia em um parque de diversões bem estruturado, o Salitre Mágico é a pedida!

      • Endereço: Calle 63, 60-80.
      • Horário de funcionamento: de quarta a sexta das 10h às 18h30 e sábado e domingo das 10h30h às 19h30.
      • Valor de entrada: a individual custa 5000 pesos colombianos e o passaporte que permite passar mais tempo no parque custa 30.000 pesos.
      • 6. Jardim Botânico de Bogotá

        O viajante que for ao Jardim Botânico de Bogotá irá encontrar exuberantes mostras da natureza em uma área de 19 hectares. Ambiente perfeito para os amantes da flora:
        o local contempla uma cachoeira artificial, florestas andinas, jardins com mais 70 tipos de rosas e uma estufa com plantas de climas chuvosos, secos e quentes.

        • Endereço: Calle 63, 68-95.
        • Horário de funcionamento: abre de segunda a sábado das 8h às 17h.
        • Valor de entrada: gratuita.
        • 7. Cerro Monserrate

          Os aventureiros de plantão ou amantes de belas paisagens precisam subir o cerro de Monserrate, uma das montanhas mais altas de Bogotá. Pertencente à Cordilheira dos Andes, a atração pode ser acessada a pé, de funicular ou teleférico.

          Impossível não se impressionar com a vegetação exuberante, com as esculturas ao longo da subida e o belo complexo religioso situado no cume, que fica a mais de 3000 m de altitude.

          • Endereço: Carrera 2, 21-48.
          • Horário de funcionamento: o teleférico funciona de segunda a sábado de meio dia à meia noite e aos domingos das 10h às 16h30. O funicular opera de segunda a sexta das 6h30 às 11h45, aos domingos das 6h30 às 18h30 e em feriados das 7h às 18h30. A trilha que dá acesso ao monte abre 5h, a subida é permitida até as 13h e a descida só pode ser realizada até as 16h.
          • Valor de entrada: o teleférico custa cerca de 22 mil pesos colombianos, ida e volta.

          8. Candelaria

          Casas em estilo colonial, ruas de pedras parecidas com as de Ouro Preto e Diamantina, vias estreitas e muita história em cada esquina. O passeio pelo bairro Candelaria garante um contato incrível com traços relevantes do passado colombiano.

          Além de aprender um pouco sobre a cultura local, você também poderá visitar teatros, bibliotecas e provar alguma especialidade da culinária em restaurantes próximos.

          9. Catedral de Sal de Zipaquirá

          Quem tiver um tempinho sobrando na agenda, pode pegar a estrada e seguir para Zipaquirá. É nesta cidade, localizada a 50 km de Bogotá, que está um dos atrativos mais surpreendentes da Colômbia: uma catedral de sal construída dentro de uma mina.

          O incomum templo religioso está situado a aproximadamente 60 m abaixo da terra. Para chegar lá, o viajante passa por um túnel formado por paredes de sal e decorado por peças religiosas. Embora seja uma mina, o local é bem ventilado e tem uma boa iluminação.

          • Endereço: Carrera 6, Calle 1, Zipaquirá.
          • Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 17h40.
          • Valor de entrada: 50 mil pesos colombianos, mas este valor pode variar. Consulte o site da atração para saber o preço atualizado.
          • 10. Museu do Ouro

            Inaugurado em 1939, o Museu de Ouro de Bogotá tem o mais relevante acervo de ouro entre todos os museus desse tipo no planeta. Nas 5 salas há, nada menos, do que 54 mil objetos dourados.

            Lá o viajante irá aprender sobre técnicas de mineração, sobre o uso dos metais dentro de um contexto religioso e político, e observar esculturas douradas de todos os tipos. Mais uma atração cultural de alto nível!

            • Endereço: Carrera 6, 15-88.
            • Horário de funcionamento: de terça a sábado das 9h às 18h e aos domingos e feriados das 10h às 16h.
            • Valor de entrada: de terça a sábado custa 4000 pesos colombianos e aos domingos a entrada é gratuita.
            • 11. Torre Colpatria

              Este arranha-céu iluminado é o prédio mais alto da Colômbia e o oitavo da América Latina. São 196 m de altura e 50 andares, cujo as salas são escritórios de diversas empresas.

              Do andar 48 da torre, o visitante poderá conferir um visual incrível do coração econômico de Bogotá.

              • Endereço: Carrera 7, 89.

              Dica: aproveite ao máximo seus dias em Bogotá e, além destes, descubra outros pontos turísticos bacanas na cidade.

              Hospedagem em Bogotá

              Você não abre mão do conforto e pretende passar os dias em uma hospedagem luxuosa ou está de olho em uma opção boa e barata? A capital da Colômbia conta com excelente rede hoteleira e há alternativas para todos os gostos e bolsos. Separamos algumas bem interessantes, confira!

              Hotel Radel Bogotá – $$

              Muito bem estruturado, este hotel fica a apenas 5 km do acesso ao Monserrate e oferece café da manhã e wi-fi gratuito. O preço médio da diária é de R$ 178.

              • Endereço: Calle 24, 44-57.

              The Click Clack Hotel – $$$$

              Situado praticamente ao lado do Parque 93, o The Click Clack Hotel possui quartos amplos com um janelão que proporciona linda vista de Bogotá. A casa ainda tem bar, restaurante e uma casa noturna. O preço médio da diária é de R$ 366. Nada mal, hein!

              • Endereço: Carrera 11, 93-77.

              Grand Hyatt Bogota – $$$$$

              Este cinco estrelas de alto nível possui serviço de spa completo, dois restaurantes e oferece traslado de ida e volta até o aeroporto. Contando com berços nos quartos, o hotel fica bem pertinho do parque Simon Bolívar. A diária tem o custo médio de R$ 473.

              • Endereço: Calle 24A, 57-60.

              Charlies Place Hotel – $

              Quartos limpos, academia, spa, restaurante e bom atendimento. Este hotel oferece várias comodidades por ótimo preço. Só para ter uma ideia, o custo médio da diária é de R$ 120.

              • Endereço: Carrera 8D, 106-84.

              Hilton Bogotá Corferias – $$$$

              Localizado no centro de Bogotá, este hotel possui 410 quartos, academia, piscina e até salas de massagem e tratamento. O custo médio da diária é de R$ 302.

              • Endereço: Carrera 37, 24-29.

              BH Parque 93 – $$

              Esta hospedagem fica pertinho das melhores atrações naturais de Bogotá e conta com sauna seca, serviços de concierge e um terraço bem agradável. A diária custa em média R$ 226.

              • Endereço: Carrera 14, 93A-69.

              Hotel 84 DC – $$$

              Atmosfera incrível, ótimo atendimento, restaurante, spa e berços nos quartos. Além da infraestrutura, o preço desta hospedagem também é interessante. O custo médio da diária é de R$ 240.

              • Endereço: Calle 84, 9-67.

              Four Seasons Hotel Casa Medina Bogotá – $$$$$

              Situado em região privilegiada, este hotel luxuoso oferece serviço de spa completo, academia, business center e um maravilhoso terraço. A diária custa em média R$ 952.

              • Endereço: Carrera 7, 69A-22.

              E aí? Já escolheu o hotel que irá se hospedar na capital colombiana?

              Restaurantes em Bogotá que você não pode deixar de conhecer

              Se você já escutou que a comida da Colômbia é uma delícia, acredite! A gastronomia colombiana é celebrada internacionalmente e Bogotá contempla ótimos restaurantes, que oferecem pratos de diferentes tipos.

              Destacamos boas opções pelos melhores bairros da cidade. Bom apetite!

              Restaurante Coloquial

              Localizado no bairro Usaquén, próximo a região onde acontece uma feirinha bem interessante nos fins de semana, este restaurante acumula elogios positivos, tanto pela qualidade da comida quanto pelo excelente atendimento.

              O cardápio é variado. É possível saborear uma deliciosa picanha, pratos típicos e opções veganas de primeira. Ao passear pelo charmosíssimo bairro, não deixe de dar uma passada no Coloquial.

              • Endereço: Carrera 6A, 116-17.
              • Horário de funcionamento: abre domingo, segunda e terça das 12h às 19h30 e de quarta a domingo das 12h às 21h30.

              El Mono Bandido

              Se a intenção for saborear bons petiscos e tomar aquelas cervejas artesanais selecionadas com critério, o El Mono Bandido é um bom lugar para o seu lazer.

              Deliciosas porções e hambúrgueres, música ambiente nota 10 e atendentes sempre solícitos. Você vai adorar fazer um pit-stop neste recanto agradável e descontraído.

              • Endereço: Carrera 4, 54 85.
              • Horário de funcionamento: abre sábado das 16h às 1h e nos demais dias da semana das 16h às 0h.

              La Provence de Andrei

              O La Provence de Andrei é um autêntico restaurante francês em Bogotá. No sobrado amplo, confortável e com toques de antiguidade, você poderá provar pratos saborosos, como o Crevettes Sètoise Et Saucisses Provençal – feito com linguiça provençal e camarões – e sobremesas de dar água na boca.

              Eis um local perfeito para aquele viajante que ama ambientes aconchegantes. Opção certa para um encontro romântico, não tem erro!

              • Endereço: Carrera 6, 117-44.
              • Horário de funcionamento: de segunda a quarta das 12h às 23, de quinta a sábado das 12h às 23h30 e domingo das 12h às 18h.

              Prudencia


              Este disputado restaurante oferece variadas opções de carnes e contempla entrada, prato principal e sobremesa. Espaçoso e elogiado pelo custo-benefício, o estabelecimento fica localizado no coração do histórico bairro Candelaria.

              • Endereço: Carrera 2, 11-34.
              • Horário de funcionamento: abre de segunda a sábado das 12h às 16h.

              Programe-se para conhecer estes e outros restaurantes de Bogotá. O seu passeio ficará ainda mais interessante após uma boa refeição.

              Dicas de quem já foi a Bogotá

              No youtube há boas dicas sobre praticamente todas os destinos turísticos do planeta. Então, antes de embarcar, aperte o play e assista três vídeo sobre Bogotá:

              Área urbana de Bogotá: um pouco da história e informações turísticas local

              O viajante Peter Goldschmidt expõe, de forma clara e detalhada, quais as principais zonas comerciais e culturais da cidade. Restaurantes, museus e alguns pontos turísticos são lembrados nesta apresentação de um pouco mais de 10 minutos.

              Ouro, esmeraldas e museus de Bogotá

              A Colômbia é o país das Esmeraldas. Neste vídeo, o youtuber traz informações sobre a pedra preciosa e mostra o Museu do Ouro, o Monserrate e imagens da área histórica da cidade.

              O que fazer em Bogotá em um dia e meio?

              A youtuber Amanda, responsável pelo canal Prefiro Viajar, dá dicas bem legais para quem vai fazer uma viagem curta. Veja como é possível aproveitar bastante em pouco tempo de passeio.

              Agora é a sua vez! Que tal preparar um vídeo bem bacana quando visitar os museus, caminhar por ruas antigas ou saborear alguma maravilha gastronômica de Bogotá?

              10 fotos de Bogotá que vão te deixar com mais vontade de viajar

              Agora que você já sabe quais são os principais pontos turísticos, restaurantes e obteve informações sobre hotéis de Bogotá, dá uma olhadas nestas belas imagens que selecionamos da metrópole colombiana:

              1. Quando a natureza contribui para o registro ficar ainda mais belo

              2. O brilho noturno de Bogotá

              3. Contemple o esplendor arquitetônico

              4. A vista do Monsserate

              5. Faça um tour gastronômico pelo bairro Candelaria

              6. Quando a altitude é uma vantagem

              7. Encontre um refúgio natural na metrópole

              8. Prove o café mais saboroso da mundo

              9. Passear de bicicleta pela área história é uma boa ideia

              10. Volte sempre e viva novos momentos especiais em Bogotá

              Gostou deste guia? Chegou a hora de convocar os amigos e fazer uma viagem memorável para Bogotá!

PARA VOCÊ