Baía da Traição: um paraíso de cultura e história no litoral da Paraíba

Escrito por Gabriella Soares

A Baía da Traição é uma linda parte do litoral paraibano, cheia de belezas naturais, cultura e muita história. Para quem vai curtir o verão nessa região, é possível encontrar as mais belas praias, lagoas e rios, além de aldeias indígenas com ricas culturas e registros da história da invasão holandesa na região. Saiba mais sobre esse destino a seguir:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica a Baía da Traição

Localizada no litoral norte da Paraíba, a Baía da Traição é um município que fica a aproximadamente 90 km da capital, João Pessoa. Para chegar até o litoral, o melhor caminho é pegar a BR 101 e, depois, seguir pela Rodovia PB 041 até chegar à cidade. É possível fazer esse mesmo caminho partindo de João Pessoa, de Recife (PE) ou de Natal (RN).

O que fazer por lá

As principais atrações para quem visita a Baía da Traição são o seu litoral e suas belezas naturais. Há diversos lugares e atividades que podem fazer da sua viagem uma aventura inesquecível, com algumas das mais deslumbrantes paisagens que você verá. Veja abaixo as melhores atrações para curtir todas as belezas e pontos turísticos dessa linda região:

1. Praia Baía da Traição

A principal praia da região, que leva o nome Baía da Traição, foi um dos principais acessos dos holandeses quando tentaram invadir o Brasil com a ajuda de tribos indígenas locais – origem do nome da cidade, dado pelos portugueses. Além da rica história, a praia conta com águas calmas e recife próximo, que formam uma linda paisagem. Também tem ótima infraestrutura, com restaurantes e bares na orla.

2. Praia de Coqueirinho

No sul da Baía da Traição, é possível encontrar uma das mais belas praias da região e até mesmo do Brasil: a Praia de Coqueirinho. O visual conta com coqueirais altos e cheios de folhas, areia clara e um mar de cor azulada e calmo. É um verdadeiro paraíso, ideal para relaxar, nadar ou passear de barco. Apesar de um pouco distante, com certeza vale o esforço para conhecer!

3. Praia das Trincheiras

A Praia das Trincheiras é um dos locais que mais carrega a história local da época colonial. Foi nessa praia que os portugueses fizeram trincheiras para conter o avanço das tropas holandesas. Além do contexto histórico, a praia conta com uma linda paisagem, piscinas naturais, farol e, durante a maré baixa, um largo banco de areia para que os visitantes possam relaxar.

4. Praia do Forte

Localizada perto da praça central da Baía da Traição, a Praia do Forte fica em terras de reserva indígena. Nesse local, é possível contato com os canhões que protegiam o litoral antigamente, em um ponto alto da praia que facilita a visualização do ambiente. Além das relíquias históricas, a praia conta ainda com lindas falésias e um mar agitado, cheio de ondas, ideal para quem deseja surfar.

5. Barra de Camaratuba

A Barra de Camaratuba fica no extremo norte da Baía da Traição e, por isso mesmo, possui características das dunas que são tipicamente encontradas no Rio Grande do Norte. Essa área interessa muito os visitantes pela beleza de suas praias e pela possibilidade da prática de esportes. Os turistas mais comuns do local são os surfistas, que são atraídos pelas suas grandes ondas.

Continua após o anúncio

6. Lagoa Encantada

Uma das principais atrações da região é a Lagoa Encantada, muito procurada pelos turistas por sua beleza. A lagoa conta com águas praticamente transparentes, que são ideais para o banho e, em conjunto com a natureza preservada que a rodeia, dá ao local um charme especial. Para chegar até lá, é preciso ir pelas trilhas das falésias de Cardosas, em uma caminhada leve de aproximadamente uma hora.

7. Rio do Gozo

O Rio do Gozo é um local muito procurado pelos indígenas potiguaras, assim como pelos turistas. Com águas transparentes, muito calmas e poço cercado de mata ciliar, esse rio possui um visual incrível, completado com um balanço que garante muita diversão. É possível nadar, observar a vida marinha e ainda se refrescar nas águas do rio, que fica dentro da área da Aldeia Tracoeira.

8. Ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo

As ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, antes considerada um patrimônio cultural, também é um lugar muito procurado por turistas. Antes com uma beleza impressionante, hoje o que resta da igreja são os restos da construção. Apesar de seu estado atual, esse já foi um importante marco da cidade, que acabou caindo em desuso pela comunidade. Porém, é possível ainda vislumbrar a beleza que era característica da construção.

9. Aldeia do Alto do Tambá

Também chamada de Aldeia Galego, essa é uma das aldeias dos povos potiguaras e conta com uma praia deserta e de natureza selvagem. O povoado se concentra no alto das falésias que cercam a praia e é um dos locais para comprar artesanato indígena e experimentar a culinária local, com doces de frutas nativas. Além disso, de lá é possível ter uma linda vista do litoral até o horizonte.

10. Toré Forte

Dentro da Aldeia Forte, o Toré Forte é uma associação indígena que tem como foco a valorização cultural da comunidade. No Toré, os visitantes podem ter contato com expressões artísticas da aldeia, como a dança potiguar, muito famosa na região. Além disso, lá também é possível conhecer e comprar artigos de artesanato da aldeia – uma ótima forma de ter um lembrança da sua viagem.

11. Passeio de Barco

Essa região do litoral da Paraíba é circundada pelo Rio Camaratuba, que possui grande extensão e beleza. Para conhecer todas as atrações que o rio possui, a melhor forma é fazer um passeio de barco, que pode ser contratado com pescadores locais. Nesse passeio, é possível parar em uma pequena praia fluvial para se refrescar, além de adentrar os manguezais da região. É uma aventura imperdível!

12. Carnaval

Uma das atividades que já se tornou tradição na Baía da Traição é o Carnaval da cidade. Ele é um dos mais movimentados de todo o estado e é muito procurado por turistas da região e do Brasil inteiro. Durante a festa popular, é possível assistir grandes apresentações artísticas na praça central da cidade, mas as festividades se estendem também pelas praias, que ficam ainda mais charmosas.

Conhecer os litorais brasileiros é uma viagem verdadeiramente paradisíaca, e isso não é diferente com a Baía da Traição. Não deixe de aproveitar tudo o que há de belo por lá, além da cultura e da história desse pequeno pedaço da Paraíba!

Hotéis e pousadas

Como a região da Baía da Traição é uma área turística movimentada no estado, há diversas opções de hotéis e pousadas para todos os gostos por lá. Veja abaixo sugestões de estabelecimentos próximos aos pontos turísticos e que vão facilitar e melhorar a qualidade da sua viagem:

  • Pousada e Restaurante Alto Astral – $: próxima das praias, essa pousada é ideal para quem vai viajar com a família, com quartos espaçosos e banheiros privativos. Além disso, conta com buffet de café da manhã.
  • Pousada Terraço Potiguara – $$: já essa pousada fica a apenas 200 metros da Baía da Traição e conta com piscina, bar, um lindo jardim e quartos com terraços ou varanda com vista para o jardim. A diária também inclui o buffet de café da manhã.
  • Pousada Cavalo Marinho – $$$: a pousada fica à beira-mar e é ideal para casais, com quartos climatizados, piscina ao ar livre e bar. Além disso, a Cavalo Marinho conta com uma charmosa varanda térrea com redes disponíveis para os hóspedes.
  • Pousada Na Beira do Mar – $$$$: com serviço de transfer a partir do aeroporto, essa pousada foca no conforto. Localizada nas areias da praia, conta com piscina e um pequeno restaurante, além de quartos espaçosos e bem equipados.

Compare as diferentes pousadas e encontre a que mais tem a ver com você. Com diferentes preços e acomodações, é possível encontrar um lugar que vai garantir a maior comodidade e conforto possíveis. Opções é que não faltam para que esse seja outro aspecto maravilhoso da sua viagem para a Baía da Traição!

Vídeos sobre a Baía da Traição para você se preparar

Sendo um dos melhores destinos para turismo cultural indígena no Brasil, a Baía da Traição reúne muitas particularidades e maravilhosas surpresas. Se prepare para a sua viagem e anote todas as dicas dos viajantes nos vídeos a seguir:

Aventuras e beleza a perder de vista

Com esse vídeo do canal Tacio Adventures, é possível conhecer em detalhes algumas das principais atrações da Baía da Traição, além das belas paisagens que esse destino reserva para você.

A beleza do Rio do Gozo

Com um pouco da cultura potiguar e muita natureza, esse vídeo do canal Viagem aos Montes mostra tudo o que você precisa saber sobre o Rio do Gozo – uma das atrações mais interessantes da região.

Um passeio cheio de cultura e natureza

Para conhecer um pouco mais das aldeias indígenas dessa cidade, além da culinária local e as diferentes lagoas e rios em que é possível nadar e se divertir, não deixe de conferir esse vídeo do canal Vidarretada Turismo e Aventura.

O ecoturismo no litoral norte da Paraíba

Um dos principais atrativos da região é a possiblidade de fazer turismo sustentável, respeitando a natureza e a cultura local. E é por isso que o Governo da Paraíba produziu esse vídeo, com as principais atrações que você deve conhecer e ajudar a preservar.

A beleza estonteante da Baía da Traição

Já nesse vídeo do canal do Vico Constantino, é possível ver a cidade e suas principais atrações de uma forma diferente, por meio de imagens áreas.

Leve em consideração essas informações e dicas das pessoas que já tiveram a experiência de viajar para esse lindo destino. Assim, você aproveita tudo com mais tranquilidade e garante uma viagem verdadeiramente inesquecível!

15 fotos que vão te convencer a visitar a Baía da Traição

A beleza e exuberância da natureza cria paisagens de tirar o fôlego na Baía da Traição. Para que você conheça mais dessas incríveis atrações naturais e comece já a planejar sua viagem, reunimos as melhores imagens desse lindo destino. Confira:

1. A Baía da Traição é um dos mais belos litorais da Paraíba

2. Que conta com um cenário verdadeiramente paradisíaco

3. Lá, não existe nada melhor do que relaxar e curtir a natureza

4. As belezas naturais, inclusive, são um marco da região

5. Como a Lagoa Encantada, cercada de árvores e com água cristalina

6. Ou, ainda, a Praia do Coqueirinho, uma das mais belas do Brasil

7. Outro atrativo da região é a rica história colonial

8. Além da cultura indígena potiguar, que é muito presente na cidade

9. É um local onde se respira história e cultura em todos os lugares

10. Vale a pena fazer um passeio de barco

11. E conhecer atrações da região, como a Barra de Camaratuba

12. A Baía da Traição é um lugar de maravilhosas paisagens

13. Que vale a pena admirar em todos os seus detalhes

14. E se apaixonar por sua natureza exuberante

15. E cheia das vistas mais encantadoras possíveis!

O charme e a beleza da Baía da Traição são inegáveis. Não deixe de conhecer e se deliciar com toda a cultura, natureza e história que fazem parte desse pequeno paraíso. E já que você vai estar na Paraíba, confira também o que fazer em João Pessoa, a capital do estado.