Conheça a Ilha de Jaguanum, um paraíso tropical no Rio de Janeiro

Por                                
Em 24.05.21

Se o litoral carioca é a sua próxima rota de viagem, saiba que você precisa conhecer a Ilha de Jaguanum, em Mangaratiba. Esse destino possui belezas naturais únicas e ainda oferece os melhores passeios. Com belas praias, natureza preservada, assim como uma boa infraestrutura, é o melhor cantinho para curtir as férias. Animou em conhecer? Então, confira o nosso guia:

Publicidade

Onde fica a Ilha de Jaguanum

A Ilha de Jaguanum está localizada na cidade de Mangaratiba, no estado do Rio de Janeiro. Ela fica no distrito de Itacuruçá e faz parte da região conhecida como Costa Verde carioca, que é repleta de praias e belezas naturais.

Como chegar

Para chegar até lá, a melhor forma é iniciar a viagem partindo do centro de Mangaratiba. De carro, é preciso seguir pela Rodovia Rio Santos até Itacuruçá. Feito isso, no distrito, basta alugar um taxi boat até a ilha. O preço do passeio custa em média R$50, ida e volta. Por fim, todo o percurso dura cerca de 20 minutos.

Seja qual for a sua maneira de chegar até a ilha, vale a dica de aproveitar cada minuto durante o passeio. Afinal, a região da Costa Verde é uma das mais belas do Brasil. Com certeza você vai curtir a viagem do início ao fim.

O que fazer na Ilha de Jaguanum

Cercada por uma natureza preservada e um litoral de belas praias, a Ilha de Jaguanum possui as melhores opções de passeios. A ilha tem belezas naturais únicas e uma boa infraestrutura e, dessa forma, oferece ótimos programas. A seguir, veja aqueles que precisam fazer parte da sua aventura. Olha só:

1. Praias

A Ilha de Jaguanum conta com cerca de 14 belíssimas praias, então conhecê-las deve ser um passeio obrigatório em seu roteiro. A enseada da maioria das orlas é repleta de belezas naturais e também garante um banho de mar muito refrescante. Entre as principais praias que você precisa conhecer estão as de Araçá, do Sul, do Catita, da Estopa e de Pitangueiras. Todas certamente vão te render momentos inesquecíveis.

2. Esportes aquáticos

Caso você goste de programas com mais adrenalina, saiba que a Ilha de Jaguanum também pode agradar você. Afinal, o destino conta com boas condições para a prática de esportes aquáticos. Pelas mais variadas praias você pode curtir stand up paddle, banana boat, caiaque e mergulho e, assim, se divertir bastante. Uma dica é dividir cada momento com os amigos.

Publicidade

3. Trilhas ecológicas

Outro passeio ideal para quem ama aventura na Ilha de Jaguanum são as trilhas ecológicas. Muitos visitantes aproveitam a região para se conectar com o verde e curtir o visual. Os trajetos são, em sua maioria, de dificuldade média e revelam muito sobre a natureza local. Por fim, para se aventurar, vale a dica de contratar um guia, para tornar a aventura a mais segura possível.

4. Passeio de barco

Passear de barco também é comum em nosso destino, portanto, se puder não deixe de curtir esse programa. Essa atividade é a melhor forma de conhecer a ilha pelo mar e descobrir lugares lindos. Uma dica de roteiro é conhecer também outras ilhas vizinhas, como a Ilha Bonita, que também tem cenários incríveis. Com certeza, você vai amar a experiência.

5. Culinária local

Por fim, como a Ilha de Jaguanum possui uma infraestrutura caprichada, não encerre a sua viagem sem antes apreciar a culinária da região. Afinal, a ilha conta com bons quiosques e restaurantes que servem pratos deliciosos. Um cantinho que você precisa conhecer é o Espaço Catita, que é muito agradável e serve refeições saborosas a base de peixe e frutos do mar. Sem dúvida, você vai amar a visita!

Seguindo essas opções de passeios incríveis, a sua viagem pela Ilha de Jaguanum será marcante. Aproveite cada momento nesse paraíso de belas praias, pois a região é uma das mais bonitas do estado do Rio.

Dicas e informações para aproveitar melhor a Ilha de Jaguanum

Antes de conhecer a charmosa e paradisíaca Ilha de Jaguanum, é importante ficar por dentro de boas dicas sobre ela. Por isso, veja a seguir, o que você deve saber para visitá-la da melhor forma:

  • Infraestrutura: a ilha conta com uma ótima infraestrutura, com pousada, restaurantes e camping. Aliás, na maioria das praias também é possível alugar equipamentos esportivos.
  • Alimentação: a ilha conta com boas opções de quiosques e restaurantes. Além disso, algumas embarcações disponibilizam refeições durante os passeios.
  • Quando ir: a melhor época para visitar o destino é durante o verão, na temporada que vai de novembro a março. Porém, vale lembrar, que a ilha está sempre movimentada em qualquer época do ano.
  • O que levar: como a Ilha de Jaguanum é um destino mais selvagem, leve repelente para o passeio, assim como protetor solar. Caso você prefira se aventurar pela região, vale a dica de levar também água e lanches.
  • O que vestir: é importante usar chapéu e óculos de sol durante as atividades, pois o destino conta sempre com temperaturas elevadas. Se você for fazer trilhas ecológicas, use também roupas leves e sapatos fechados e confortáveis.

Após anotar essas novas informações, com certeza o seu passeio pela Ilha de Jaguanum será perfeito. Seguindo as dicas, é possível conhecer o destino com segurança e da melhor forma possível.

Onde se hospedar perto da Ilha de Jaguanum

A região da Ilha de Jaguanum conta com boas opções de hospedagens. Então, vai ser fácil encontrar uma estadia agradável para descansar durante o seu passeio. A maioria das acomodações são confortáveis e com um ótimo preço. Confira, a seguir, algumas das melhores escolhas para o seu roteiro:

Hotéis, pousadas e campings

  • Pousada Vó Irene – $: essa opção é ideal para quem quer viajar gastando pouco, pois possui acomodações confortáveis por um bom preço. O espaço conta com quartos bem equipados, assim como um ótimo café da manhã. O seu diferencial está no atendimento, que é bastante elogiado.
  • Pousada das Pedras – $$: essa opção fica no centro de Itacuruçá e também possui preços acessíveis. Ela conta com quartos agradáveis e variados, além de opções de lazer. Por fim, o seu destaque fica por conta do café da manhã, que é farto.
  • Pousada Jaguanum – $$$: essa escolha fica localizada dentro da ilha. Ela possui quartos completos, área de lazer agradável assim como um bom atendimento. O seu diferencial está em oferecer uma área de camping, que é ideal para quem busca mais contato com a natureza.
  • OYO Residencial Itacuruçá Apart Hotel – $$$$$: por fim, essa sugestão é ideal para quem deseja uma estadia mais luxuosa. Ela oferece quartos completos, assim como diversas atividades de lazer e bem-estar. O seu destaque está no restaurante, que serve boas refeições.

Airbnb

  • Apartamento confortável em Itacuruçá – $: essa opção é uma das mais acessíveis da região e possui um bom custo-benefício. Ela é ideal para a família, pois oferece quartos grandes em um ambiente agradável com varanda e ar-condicionado.
  • Suíte agradável a beira-mar – $$: essa suíte é aconchegante e representa uma boa escolha para casais. Ela conta com cozinha bem equipada, varanda e uma vista linda para o litoral. O seu destaque está na localização, que é na própria ilha.
  • Chalé aconchegante na Praia da Estopa – $$$: essa escolha também é perfeita para uma viagem a dois. O chalé é bem equipado com cozinha completa, quarto com ar-condicionado e cama de casal. Por fim, a sua localização também é excelente, pois é mais reservada e uma das mais agradáveis na região.

Seja qual for a sua escolha, você vai curtir se hospedar perto da Ilha de Jaguanum. Afinal de contas, as opções de estadia são variadas e com certeza vão combinar com o seu roteiro. Sendo assim, aproveite as sugestões.

15 fotos lindas da Ilha de Jaguanum para você admirar

Depois de conferir as melhores dicas e passeios da Ilha de Jaguanum, chegou o momento de descobri-la por imagens lindas. Veja, a seguir, uma série dos melhores registros de quem já conheceu esse verdadeiro paraíso. Olha só o que te espera:

Publicidade

1. Se o litoral do Rio de Janeiro é a sua próxima rota de viagem

2. E você deseja descobrir paisagens e destinos incríveis

3. Então, saiba que você precisa visitar a Ilha de Jaguanum

4. Esse destino é um dos mais belos do estado

5. E conta com cenários de encher os olhos

6. A ilha possui uma natureza preservada

7. Tem programas para todos os tipos de visitantes

8. Assim como os melhores passeios

9. Além disso, ela possui praias inesquecíveis

10. Que respiram sossego

11. E também são cercadas de belezas naturais

12. Portanto, seja com a família ou amigos

13. Você certamente vai amar descobrir esse destino

14. Está esperando o quê para viajar logo para esse paraíso?

15. Afinal, um recanto inesquecível te espera!

A Ilha de Jaguanum é mesmo um destino paradisíaco, não é? É impossível não se apaixonar por todas as suas belezas naturais. Certamente, você não vai resistir a tantas boas descobertas.

Um pouco mais sobre a Ilha de Jaguanum para inspirar o seu passeio

Para tornar o seu guia de passeios ainda melhor, confira a seguir uma lista de vídeos com mais dicas sobre a Ilha de Jaguanum. Através de feedbacks de quem já a visitou, você vai turbinar ainda mais o seu roteiro. Olha só:

Curtindo a Ilha de Jaguanum

Nesse vídeo, você vai descobrir porquê a ilha de Jaguanum tem ar de paraíso. O vlog traz um divertido passeio em família que, aliás, também revelou paisagens lindas. Vale a pena conferir a alegria dos visitantes e também já ir se imaginando por lá.

Publicidade

Passeio pelas praias de Jaguanum

Aqui, um casal de visitantes faz um passeio pelas praias da Ilha de Jaguanum e descobre destinos únicos. O roteiro inclui a Praia de Araçá e a Praia do Sul, que são as mais visitadas da região. Com certeza, pelas imagens e a felicidade dos turistas, você vai desejar viajar em breve e reproduzir a aventura.

Mais dicas do que fazer em Itacuruçá

Por fim, que tal conhecer um pouco mais sobre Itacuruçá? Nesse vídeo, você vai descobrir boas dicas para curtir o distrito além do nosso destino. O vlog traz novas sugestões de atrações, mas também dá detalhes sobre os passeios de barco na região. Com certeza, as novas informações vão tornar o seu roteiro ainda mais completo.

Curtiu o nosso guia sobre a Ilha de Jaguanum? Então agora é só arrumar as malas para conhecer de vez esse paraíso. Caso você resolva estender os dias da viagem, vale a dica de conhecer outros lugares pouco conhecidos do rio de janeiro, que sem dúvidas serão descobertas emocionantes para a sua lista.