8 atrações para curtir em Piúma, um paraíso litorâneo do Espírito Santo

Se você gosta de curtir uma praia, certamente vai amar passar as suas próximas férias em Piúma. A cidade tem praias belíssimas e atrações com paisagens majestosas. Confira a seguir o que mais você pode fazer nesse paraíso capixaba e aproveite para começar a fazer agora mesmo os seus planos de viagem.

Publicidade

Onde fica Piúma

A cidade de Piúma fica localizada no litoral sul do estado do Espírito Santo. É o menor município do estado, mas guarda atrações naturais maravilhosas que encantam a todos os turistas que passam por lá.

Para chegar à Piúma é necessário percorrer 90 km a partir de Vitória, a capital do estado. Para quem está de carro, é preciso apenas seguir para o litoral pela BR-101 na Rodovia do Sol. Já para quem vai de ônibus, a viagem irá durar cerca de 2 horas e meia, e a passagem custará em média R$35.

O que fazer em Piúma

Piúma é uma cidade simples com uma natureza encantadora. Para quem vai conhecer o local, não faltam atividades a se fazer. Confira a seguir algumas das belezas naturais que você encontrará nessa cidade incrível.

1. Praia de Piúma

É uma praia tranquila, com poucas ondas, mas que costuma ficar bastante movimentada aos fins de semana. Na areia branca é possível encontrar diversas conchinhas, muito usadas no artesanato local e que fazem com que Piúma seja conhecida como a “cidade das conchas”. Você também vai encontrar diversos restaurantes e quiosques nessa praia e vai poder desfrutar o melhor da culinária local.

2. Ilha do Gambá

Visitar a Ilha do Gambá é uma ótima opção para quem quer fazer uma trilha e contemplar a natureza. A ilha é uma área de preservação ambiental tombada pelo município e é o lar de uma fauna impressionante com espécies únicas de anêmonas. Vale a pena conhecer a imensidão desse paraíso e curtir uma tarde com a família ou com amigos.

3. Praia Maria Neném

A Praia Maria Neném é uma praia tranquila que costuma ficar lotada apenas em épocas de alta temporada. Possui uma grande extensão de areia, ondas tranquilas e água perfeita para um banho. Para quem quer passar um dia tranquilo só curtindo o sol e a paisagem, esse é o passeio ideal.

Publicidade

4. Monte Aghá

O Monte Aghá é conhecido como o cartão postal da cidade de Piúma. Possui 340 metros de altura, por isso proporciona uma visão magnífica de várias partes da cidade. Do alto do monte você poderá apreciar a vista da orla, a Ilha dos Cabritos, a Ilha do Meio, a Ilha do Gambá e o Vale do Orobó.

5. Praia do Pau Grande

Essa é uma das praias de Piúma que fica praticamente deserta durante a maior parte do ano. Na alta temporada, ela costuma ser frequentada por moradores locais, alguns turistas e surfistas, mas mesmo assim não é comum que ela fique lotada. Então, se você quer curtir uma praia tranquila e quase deserta, esta parece ser a melhor opção para as suas férias.

6. Ilha dos Cabritos

A Ilha dos Cabritos é uma das principais atrações turísticas de Piúma. Coberta por vegetação nativa, a ilha possui uma pequena praia com águas calmas e cristalinas. Ela possui também diversas trilhas, ideais para uma caminhada e para tirar fotos maravilhosas. A paisagem a partir da ilha é simplesmente sensacional e o contato com a natureza proporciona uma experiência incrível para os visitantes.

7. Rio Novo

O Rio Novo fica localizado no centro de Piúma. É o local ideal para fazer um passeio de barco ou de stand-up. A paisagem é belíssima, e o rio é cercado por uma natureza quase intocada e algumas montanhas. Para quem gosta de tranquilidade, visitar o Rio Novo é o passeio perfeito para uma tarde e para curtir o pôr do sol.

8. Parapente

Se você é adepto de esportes mais radicais, viajar para Piúma também é uma opção para você. Aproveite a sua viagem para saltar de Parapente e curtir a vista majestosa que essa cidade possui. Saltar do Monte Aghá, por exemplo, é uma experiência transformadora para qualquer pessoa.

Com tantas atrações é impossível não curtir ao máximo essa pequena cidade litorânea, não é mesmo? Piúma é um verdadeiro espetáculo da natureza que você pode curtir nas suas próximas férias.

Dicas e informações importantes para aproveitar melhor a sua viagem.

Piúma é a cidade ideal para quem está em busca de férias tranquilas em um lugar cercado pela natureza. Confira a seguir algumas dicas que vão tornar a sua experiência de viagem ainda melhor.

  • Conheça mais de uma praia por dia: as praias de Piúma são localizadas bem próximas umas das outras. Ao organizar o seu roteiro de viagem, considere conhecer mais de uma praia por dia para poder curtir ao máximo cada uma delas;
  • Proteja-se do sol: ao visitar as atrações da cidade não esqueça de se proteger do sol. Tenha sempre a mão protetor solar, óculos escuros e roupas adequadas para cada tipo de passeio;
  • Cuidado ao conhecer as ilhas de Piúma: para quem fará trilha pelas ilhas de Piúma é preciso tomar bastante cuidado pelo caminho. Isso porque no local é possível encontrar animais de diversas espécies, inclusive cobras;
  • Contrate um guia turístico: contratar um guia é importante para a sua viagem, principalmente se você quiser subir o Monte Aghá. A trilha até o alto do monte é considerada difícil por ser íngreme e por possuir pedras no caminho. Além disso, contratar um guia turístico é fundamental para ter mais segurança nas suas atividades;
  • Prepare-se para caminhar: Piúma é uma cidade que com muitas trilhas em meio à natureza. Se você quiser conhecer toda a beleza natural do lugar é preciso estar preparado para caminhar bastante. Mas no final qualquer esforço certamente valerá a pena ao ver as belíssimas paisagens dessa cidade incrível.

Com essas dicas, certamente será mais fácil aproveitar o seu tempo no destino. Piúma é a cidade perfeita para quem quer se desconectar de uma rotina agitada e passar alguns dias com tranquilidade total.

Onde se hospedar

Escolher um hotel nem sempre é uma tarefa fácil, mas em Piúma você encontrará opções maravilhosas de hospedagem. Veja a seguir algumas das melhores antes de decidir onde você vai se hospedar.

Publicidade

  • OYO Piúma Palace Hotel – $: localizado a apenas 50 metros da Praia de Piúma, este hotel é ideal para quem procura acomodações simples. O café da manhã está incluso no valor da hospedagem e o hotel possui comodidades como sala de jogos, serviço de quarto e restaurante.
  • Pousada Dom Manuel – $$: a pousada oferece a opção de quartos simples e confortáveis com café da manhã incluso. É localizado a beira-mar e conta com diversas comodidades como área para churrasco e piscina.
  • Piúma Praia Hotel – $$$: hotel bem localizado, com vista para o mar e com um preço justo. As acomodações são confortáveis e o custo-benefício é considerado bom.

Escolha o melhor hotel para você conforme os serviços oferecidos e também com o seu orçamento e depois disso é só aproveitar a cidade. Como você já viu acima, você vai ter muito o que fazer em Piúma!

15 fotos encantadoras de Piúma para você sentir que já está viajando

Se tem uma coisa que você encontrará em Piúma, sem dúvida alguma, são paisagens maravilhosas. Veja a seguir um pouco da beleza natural que você vai encontrar nesse paraíso litorâneo.

1. As praias de Piúma são realmente encantadoras

2. A tranquilidade aqui pode ser sentida em cada detalhe

3. É um destino perfeito para relaxar e descansar

4. Para se desconectar totalmente

5. E se divertir em meio a uma natureza fantástica

6. Piúma possui paisagens belíssimas

7. Que você não vai se cansar de admirar

8. Aproveite cada minuto no mar

9. Curta a imensidão de cada paisagem

10. E contemple cada detalhe desse paraíso perfeito

11. As trilhas são super convidativas

12. E a vista da Praia do Pau Grande é simplesmente sensacional

13. O sol é magnífico em qualquer ponto da cidade

14. Aproveite para caminhar e conhecer o máximo possível da cidade

15. Piúma é um destino turístico sensacional para curtir a natureza!

E então o que achou dessas paisagens? Piúma é uma cidade realmente encantadora com uma beleza natural singular. E se você gostou desse destino, também vai amar saber mais sobre as Praias de Guarapari, cidade que fica ao lado de Piúma. Aproveite para fazer as malas e concluir o seu roteiro de viagem!