5 dicas para curtir ao máximo a visita ao Morro da Igreja

Por
Atualizado em 05.07.21

O Morro da Igreja é um dos principais pontos turísticos da serra de Santa Catarina, além de ser o ponto habitado mais alto do sul do Brasil. Ele possui esse nome porque seu formato lembra uma igreja jesuíta, isso pode ser observado em um ponto específico. A seguir, confira como chegar e dicas sobre essa linda atração.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica o Morro da Igreja

O Morro da Igreja fica entre as cidades de Urubici, Bom Jardim da Serra e Orleans, na serra catarinense. Ele é o segundo ponto mais alto do estado de Santa Catarina, com 1822 metros em relação ao nível do mar. Por conta da sua altitude, o local chama a atenção de vários visitantes que adoram uma bela paisagem e um clima mais frio.

Como chegar

O acesso ao Morro da Igreja deve ser feito de carro. Para chegar ao local, basta pegar uma estrada que se inicia na SC-370 e seguir por 16 km. A rodovia estadual liga as cidades de Urubici e Grão-Pará. Já a estrada de acesso é devidamente sinalizada com placas que facilitam o acesso ao morro.

Em um ponto da estrada, os visitantes encontram uma portaria que faz o controle da entrada e saída dos veículos. Nessa portaria é preciso entregar o comprovante de agendamento para seguir o caminho até a atração.

5 dicas para aproveitar o passeio no Morro da Igreja

Veja a seguir algumas dicas para deixar a sua visita ao Morro da Igreja ainda mais proveitosa:

Mirante

O mirante do Morro da Igreja é uma construção nova e encanta dos visitantes. Isso porque ele permite uma vista panorâmica de todo o vale. Com sorte e tempo bom, as fotos dessa vista ficarão incríveis.

Pedra Furada

Essa formação natural pode ser vista do topo do Morro da Igreja. Ela é uma rocha com um furo de quase 30 metros de diâmetro. Essa pedra fica à direita de quem chega no topo do Morro e merece ser contemplada.

Cascata Véu de Noiva

Uma das mais de 80 cascatas do município de Urubici, a cascata Véu de Noiva fica próxima à estrada de acesso ao Morro da Igreja. O acesso é pago e custa cerca de R$ 5,00 por pessoa. A visitação costuma ser rápida, mas com certeza rende belíssimas fotos.

Vista panorâmica

Em dias de tempo bom, é possível ter uma ótima vista de boa parte da serra de Santa Catarina. Do topo do morro é possível identificar alguns pontos como a Serra do Rio do Rastro, o Parque Eólico de Bom Jardim e o mar.

Final do passeio

O passeio chega ao fim quando o visitante encontra o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) que fica localizado no topo do morro. Ele é um órgão do Ministério da Defesa e controla o tráfego aéreo dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ou seja, é uma área restrista e não é possível ter acesso.

Após as dicas, a visitação será mais fácil e com certeza deixará grandes memórias. Então, não deixe de registrar todos os momentos. Afinal, o Morro da Igreja é um lugar com uma beleza única!

Informações importantes sobre o Morro da Igreja

Confira abaixo algumas informações para deixar a sua visitar ao Morro da Igreja mais tranquila e sem imprevistos:

  • Neve: o Morro é um dos lugares com mais chances de neve do Brasil, por isso tente visitar o local no inverno para contemplar esse fenômeno natural.
  • Clima: esse pico é um dos lugares mais frios do país. As temperaturas chegam a ficar negativas entre os meses mais frios do ano. Entãp, separe os casacos e vá bem agasalhado.
  • Agendamento: as visitas devem ser agendadas previamente no ICMBio, de Urubici. As reservas são limitadas por turno e devem ser feitas com antecedência.
  • Cambistas: as autorizações para a visita são gratuitas. Contudo, existem cambistas que vendem autorizações. É bom ter cuidado com essa prática.
  • Movimento: os finais de semana são dias de muito movimento e é possível haver filas de carro para acessar o local. Faça um bom planejamento da sua visita, mas caso pegue um dia movimentado, é importante ter paciência.

Com essas informações a visitar ao Morro da Igreja vai ser um sucesso! Agora é só colocar o agasalho na mala e partir para uma bela aventura!

10 fotos encantadoras do Morro da Igreja para ficar sem fôlego

Quer saber o que te espera nessa atração catarinense? Veja a seguir alguns registros do Morro da Igreja:

1. O Morro da Igreja possui uma beleza incrível

2. É considerado o segundo pico mais alto de Santa Catarina

3. Dele é possível ter uma ótima vista da serra catarinense

4. E contemplar uma bela paisagem

5. O clima frio e a altitude chamam a atenção dos visitantes

6. Assim como a Pedra Furada

7. Visitar o Morro da Igreja é estar acima das nuvens

8. E vale até estender a visita para a cascata Véu de Noiva

9. Pois a atração também permite fotos incríveis

10. Por isso o Morro da Igreja deve estar no seu próximo roteiro de viagem!

A região serrana de Santa Catarina é recheada de atrativos incríveis, como o Morro da Igreja. Além disso, outro lugar que vale a visita é Campo Alegre.