5 atividades para desfrutar da belíssima Praia de Itaparica

A Praia de Itaparica é um bom destino para quem procura diversão. Está localizada no estado do Espírito Santo, possui um mar agitado e sua faixa de areia é rodeada por prédios e pelo comércio. Além disso, há muitas embarcações por lá. O local é movimentado e é uma ótima opção para a prática de esportes aquáticos, como o surfe.

Publicidade

Onde fica a Praia de Itaparica

A praia fica no bairro que leva o mesmo nome, considerado o mais novo de Vila Velha. Itaparica é considerada quase uma continuação de outras duas praias, a Praia da Costa e Itapuã.

Como chegar

Se você estiver indo a partir da capital do estado, Vitória, a entrada da praia é na terceira ponte, ela fica no centro de Vila Velha. Agora, se você estiver indo pelo sul do estado, o acesso deve ser feito pela BR – 101, caso esteja seguindo a partir de Minas, é pela BR – 262.

Como está localizada no centro, a praia é agitada durante o dia e a noite. Lazer e diversão são duas coisas que não faltarão na sua viagem.

O que fazer na Praia de Itaparica

O local possui uma incrível infraestrutura, tem um calçadão bem iluminado, academia ao ar livre e diversos bares e restaurantes. Confira algumas atividades que você pode fazer para aproveitar ainda mais sua viagem:

1. Conhecer o Morro do Moreno

O Morro do Moreno é um dos cartões-postais de Vila Velha, está localizado a 184 m de altitude e fica próximo ao centro da cidade. Se você chegar na cidade a partir da terceira ponte, ele estará ao seu lado esquerdo e seu acesso se dá pela Praia da Costa. O Convento da Penha está localizado no topo do morro ao lado. Você pode fazer uma trilha para conhecer o morro, sua vegetação e ter uma vista incrível. Muitas pessoas também sobem de bike e praticam esportes radicais como rapel e parapente.

2. Aprender com o Museu do Vale

Ele está localizado no prédio original da Estação Pedro Nolasco, na baía de Vitória, no bairro de Argolas. Lá você encontrará um acervo de fotografias que contam a história da Estrada de Ferro Vitória a Minas, uma locomotiva americana de 1945, utensílios da época e muito mais.

Publicidade

3. Visitar o Convento da Penha

Situado a 154 m de altitude, com uma faixa de Mata Atlântica e a 500 m do mar, o Convento da Penha atinge uma área maior que 600 m². Ele é considerado um dos santuários brasileiros mais antigos, com obras iniciadas em 1558. Além de carregar muita história, o local garante uma vista incrível da cidade e da praia que ficarão marcadas em sua memória e no seu Instagram.

4. Conhecer o Forte São Francisco Xavier da Barra

Que tal conhecer mais da história do Espírito Santo? Datado de 1535, o Forte também é conhecido como Forte de Piratininga. Lá você encontrará um museu com a história do estado. Em 1862 ele foi cedido à Marinha brasileira e hoje é parte do 38º Batalhão de Infantaria do Exército. Você deve marcar sua visita com antecedência. Foi construído na base do Morro da Penha visando defender a barra sul da baía de Vitória.

5. Se refrescar na Praia Secreta

O acesso à prainha está ao lado da entrada do Farol de Santa Luzia. Uma curiosidade é que o local esteve fechado por um tempo, pois se transformaria em um resort, mas a empresa responsável foi proibida de fechar a praia. Então, um buraco no muro foi deixado como a entrada para a população. Possui uma pequena faixa de areia e não tem estruturas como banheiros e qualquer tipo de comércio, mas suas águas são calmas e cristalinas.

Além das atividades listadas, você ainda pode conhecer a fábrica da Garoto e os bares mais badalados da cidade.

Dicas e informações importantes para aproveitar muito

Veja algumas dicas importantes que ajudarão você nessa viagem.

  • Atenção no mar: o mar de Itaparica é agitado e fundo bem próximo à faixa de areia. Esteja atento ao tomar um banho de mar para curtir com tranquilidade e se refrescar nas belas águas dessa praia;
  • Conheça Vitória: você não pode deixar de conhecer a capital do estado, que está a aproximadamente 12 km de Vila Velha e oferece muitas opções de lazer. Assim, você poderá curtir a badalação dos barzinhos do Triângulo das Bermudas;
  • Visite o Farol Santa Luzia: é um dos locais mais visitados da cidade. Está localizado na Praia da Costa, possui 12 m de altura e tem uma vista deslumbrante para o mar. Você pode visitar o farol de terça-feira a domingo, das 9h às 16h30;
  • Diversão no Triângulo de Vila Velha: esse é o nome pelo qual a R. Deolindo Perim é conhecida. Está a poucos metros da Praia de Itaparica e conta com opções de diversão para todos os gostos. É neste local que estão os bares e restaurantes mais agitados! Você ainda poderá curtir uma música ao vivo no Reduto Boêmio;
  • Faça um passeio turístico: se você gosta de conhecer mais a cidade que está visitando, para além da praia, um passeio turístico é uma excelente opção. Existem passeios que duram o dia todo e te levam para conhecer Vila Velha e Vitória. São pacotes que valem muito a pena.

Para que você se sinta mais seguro para marcar essa viagem, veja as melhores opções de hospedagem!

Onde se hospedar

Uma experiência completa só é possível com a acomodação perfeita, não é verdade? Confira abaixo opções de onde se hospedar para todos os bolsos:

  • Hospedagem Itapoã – $: é uma ótima opção de hospedagem, com um incrível custo-benefício e localização. Está a 500 m da Praia de Itaparica, 1,6 km da Praia da Costa, 4 km do convento da Penha e a 3,4 km da fábrica de chocolates da Garoto. Possui cozinha compacta totalmente equipada e animais de estimação são bem-vindos sem custos adicionais.
  • Hotel Olympia – $$: a 250 m da Praia de Itaparica, o Hotel Olympia te garante um farto café da manhã incluso na diária e conforto, além de uma bela vista da cidade. Está a 8 km do Morro do Moreno, possui serviço de aluguel de carro, crianças a partir de 6 anos pagam como adultos e animais de estimação não são permitidos.
  • Quality Suites Vila Velha – $$$: é uma boa opção se você procura um pouco mais de conforto. Localizado à beira-mar, o hotel conta com piscina, academia e um bom café da manhã. Um diferencial é que possui comodidades para hóspedes com mobilidade reduzida. Crianças são consideradas como adultos a partir dos 8 anos e animais de estimação não são permitidos.

Já está preparado para marcar essa viagem? Se ainda não está decidido, veja as fotos abaixo e se apaixone!

15 fotos encantadoras da Praia de Itaparica para embarcar de vez nesse destino

Após ver essas fotos você não terá nenhuma dúvida: a Praia de Itaparica será o destino da sua próxima viagem. Você vai se encantar!

Publicidade

1. A praia de Itaparica encanta com cada paisagem

2. De maneiras diferentes

3. Seja pertinho do mar

4. Fazendo uma caminhada

5. Vendo sua orla pela janela

6. Praticando algum esporte

7. Até a noite de Itaparica vai te deslumbrar

8. Assim como as ondas…

9. …Os morros…

10. …As cores…

11. …Todos os detalhes…

12. Não tem como não amar suas águas

13. As delicadezas da natureza

14. Até mesmo a calmaria

15. A Praia de Itaparica vai conquistar seu coração

Sem dúvidas essa praia carrega beleza e muitas histórias junto com a cidade de Vila Velha.

Um pouquinho sobre a Praia de Itaparica para continuar se encantando

Assista essa seleção de vídeos preparada especialmente para você e saiba ainda mais sobre o local.

Imagens aéreas para te tirar o fôlego

Para deixar você com ainda mais vontade de visitar a Praia de Itaparica, confira esse vídeo que traz diversas imagens aéreas de tirar o fôlego. Você verá a orla da praia, suas belíssimas águas e os prédios que a circunda.

Publicidade

Conheça a história de Vila Velha

Confira o vídeo acima para você conhecer ainda mais a cidade onde a praia está localizada. Nele você acompanhará uma breve história de Vila Velha, falando de sua fundação, desenvolvimento e ainda mergulhará em algumas curiosidades! Além de acompanhar algumas dicas de turismo.

Se aventure nas outras praias da região

E para finalizar, que tal um vídeo com as melhores praias de Vila Velha? As praias são bem próximas umas das outras, então você consegue visitá-las, além da Praia de Itaparica. Conheça as belezas naturais e aproveite sua viagem!

Deu para sentir o gostinho da Praia de Itaparica? Se você gostou de conhecer esse destino, não deixe de conferir mais informações sobre o Morro do Moreno e correr para realizar essa viagem imperdível!