Cidreira (RS): o que fazer nesta calma e atrativa cidade litorânea

Por
Atualizado em 14.12.20

Cidreira é o município que abriga a praia mais antiga do Rio Grande do Sul, e por muito tempo foi um dos destinos mais visitados durante a temporada de verão por moradores e turistas. Suas dunas formam um contraste lindo com o mar, e as atrações chamam a atenção de visitantes de todas as idades. Conheça mais sobre a cidade e seus encantos:

Continua após o anúncio

Como chegar a Cidreira (RS)

Cidreira faz parte do litoral norte do Rio Grande do Sul, e é uma das cidades litorâneas mais próximas da capital do estado. Partindo de Porto Alegre, há dois caminhos para escolher: pela BR 290 e RS 030, passando por Tramandaí, com 140 km de distância; e pela RS-040, percorrendo 130 km. Para quem já está no norte do estado, o acesso é feito pela Estrada do Mar (RS-389), depois pela RS-786.

O que fazer em Cidreira (RS)

Confira todas as atrações imperdíveis de Cidreira, que te proporcionarão os momentos mais relaxantes e divertidos da sua viagem:

1. Praia de Cidreira

Os 10 km de extensão da Praia de Cidreira são divididos de acordo com o bairro em que cada uma se localiza: Praia das Cabras, Praia de Salinas, Praia de Nazaré, Praia de Cidreira (centro), Praia Ildo Meneghetti, Praia Costa do Sol e Balneário da Fortaleza. Elas têm em comum uma longa linha reta, sem acidentes geográficos, ideal para estender uma canga, praticar esportes e caminhar. A praia central, a orla principal da cidade, conta com quiosques e barracas durante a alta temporada e um centrinho com supermercados e restaurantes.

2. Dunas de Cidreira

Cidreira possui duas áreas com grandes dunas: a maior delas fica perto de Tramandaí, possui montes de até 20 metros de altura, 11 km de extensão, e ainda conta com o Parque Eólico, para dar um charme ainda maior a região. Já a menor área fica no sentido sul, atrás da famosa estátua da Iemanjá. Esta possui quase 1 km de extensão, com acesso pela rua João Becker. Não deixe de fazer uma visita nas duas ou pelo menos em uma delas – você garantirá muitas fotos de tirar o fôlego! 

3. Farol de Cidreira

Localizado entre os balneários de Nazaré e Salinas, o Farol de Cidreira possui 30 metros de altura, e foi construído em 1933, ativado com querosene. Quarenta e nove anos depois, em 1982, o farol foi convertido a energia elétrica, garantido um raio de alcance de 30 km com sua iluminação. A construção pode ser vista do gramado na av. Fausto Borba Prates.

4. Estátua de Iemanjá

Impossível não passar pelas Dunas de Cidreira e não ser surpreendido pela enorme estátua de Iemanjá. O monumento possui 8 metros de altura, sendo a maior estátua da santa no estado. Para visitá-la, basta seguir sentido Balneário Pinhal, ao sul da cidade – aproveite a viagem para conhecer as dunas e apreciar a vista do mar, a apenas 250 metros de distância da estátua.

5. Plataforma de pesca de Cidreira

Esta plataforma que avança pelo mar conta com 400 metros de extensão em formato de T, e é muito utilizada não só pelos pescadores da região, mas também pelos turistas que desejam apreciar a bela paisagem. O local também é bastante frequentado por surfistas, que esperam por ali as melhores ondas. Que tal aproveitar a plataforma para assistir o pôr do sol?

6. Lagoas Fortaleza, Rondinha e Manuel Nunes

As 3 principais lagoas de Cidreira são bastante frequentadas por banhistas e praticantes de esportes náuticos. Por lá você poderá passear de lancha, jet ski, praticar stand up puddle, ou simplesmente se refrescar de um dia quente. Na Lagoa da Rondinha está localizado um Country Club com uma vila náutica, que funciona todos os dias, das 9h às 18h.

Uma visita ao Rio Grande do Sul oferece vertentes surpreendentes: há a grande cidade na capital, o clima do campo das serras gaúchas, e as férias perfeitas no litoral do estado.

Hotéis e pousadas

Confira as sugestões de hospedagens a seguir, de diferentes perfis, orçamentos e expectativas:

  • Pousada Colibris – $$: O estabelecimento fica de frente para o mar, e conta com piscina ao ar livre, wi-fi e estacionamento gratuito.
  • Pousada Ivone – $$$: O estabelecimento oferece quartos e casa de temporada, com serviços oferecidos mediante taxa extra. Conte com café da manhã a la carte e vista para o mar.
  • Hotel Fazenda Fortaleza das Aguas – $$$$: Muito procurada por casais, a hospedagem inclui café da manhã gratuito, quartos com ar condicionado e TV, salão de jogos e piscina.

Confira a disponibilidade das hospedagens durante as suas férias e garanta o quarto que melhor atenda as suas exigências.

Vídeos de Cidreira para aumentar a sua expectativa de viajar

Os vídeos a seguir te trarão mais informações sobre a cidade, e de quebra te aguçará ainda mais a viajar o quanto antes:

O que fazer em Cidreira

Neste vídeo você passeará junto com o vlogueiro pelos principais pontos turísticos de Cidreira, como a estátua de Iemanjá, o farol, entre outras localidades.

Praia de Cidreira vista de cima

Estes registros feitos por um drone mostra toda a longa extensão da Praia de Cidreira, suas adjacentes e todo o movimento que a alta temporada reserva para a cidade.

Dunas de Cidreira

Comparada com os Lençóis Maranhenses, o Parque das Dunas em Cidreira possui visuais distintos na maré baixa e na maré alta. Confirme nas imagens.

Da orla às Dunas, Cidreira tem cenários incríveis para te oferecer durante esta viagem. Aproveite cada segundo.

10 fotos encantadoras de Cidreira que ilustram a beleza da cidade

Já reza a lenda que uma imagem pode traduzir mais que mil palavras, certo? Pois bem… a seguir você conferirá registros fotográficos que comprovam os encantos de Cidreira:

1. Estar em Cidreira é conferir como o céu e o mar se combinam

2. E sentir a imensidão do mundo caminhando sobre as dunas

3. É assistir ao pôr do sol e se sentir grato por mais um dia

4. É curtir com os melhores amigos mesmo nos dias mais quentes

5. É se sentir apaixonado por cada viagem e cia

6. É contemplar o momento durante a pesca ou em um passeio simples

7. Em Cidreira você percebe que a beleza está nas pequenas coisas

8. E também na natureza monumental

9. Aproveite para relaxar nesta bucólica cidade

10. E curtir cada cantinho surpreendente deste litoral

Se durante a sua viagem à Cidreira bater aquela vontade de esticar pelas cidades ao redor, Torres é a sugestão certeira para este roteiro.