Conheça Guaecá para se desconectar da rotina e ter uma experiência relaxante

Guaecá, em tupi, significa Gaivota, e é o nome de uma praia incrível em São Sebastião, no litoral de São Paulo. Exclusivamente residencial, com baixa movimentação e muita natureza, a Praia de Guaecá é um refúgio para quem busca descanso. Então, conheça esse paraíso paulista e monte um roteiro perfeito!

Publicidade

Onde fica Guaecá

Pertencente ao município de São Sebastião, no litoral Paulista, Guaecá é o local ideal para quem quer descansar em meio à natureza. A Praia de Guaecá está a 10 km do centro de São Sebastião, a 205 km de São Paulo e a 453 km do centro do Rio de Janeiro. Vale ressaltar que a cidade de São Sebastião é conhecida pelas lindas praias, entre elas Maresias e Juquehy. Com um roteiro bem organizadinho, você pode conhecer todas elas.

Como chegar

Se você vai de avião, pode pousar em Guarulhos, São José dos Campos, Congonhas ou Viracopos. Depois disso, você pode escolher entre alugar um carro ou ir de ônibus. O acesso mais comum é por meio da Rio-Santos, conhecida também como BR-101. Uma vez em São Sebastião, é preciso percorrer mais 10 km até a praia de Guaecá.

Por fim, você não encontrará dificuldades para estacionar, pois há algumas vagas entre as residências. E se estiver cheio, é possível estacionar nas ruas paralelas à praia, mas pare apenas em locais permitidos.

O que fazer em Guaecá para distrair a mente

A faixa de areia com 2,5 km de extensão convida a todos para caminhar e descansar. Contudo, é bom tomar cuidado com o mar, pois é comum encontrar ondas e correntezas fortes. Apesar disso, há salva-vidas por ali. Então, aproveite tudo o que a região oferece!

1. Esportes Aquáticos

Além de esportes na areia, é possível praticar esportes aquáticos. Para quem quer mergulhar, vá para o canto esquerdo da praia e faça mergulho livre. O surfe reina por ali, como na maioria das praias de São Sebastião. Para quem é adepto dessa modalidade, vá para o canto norte com ondas maiores. Também é comum encontrar praticantes de kitesurf ou windsurf por lá.

2. Morro das Sete Voltas

Destino certo para quem quer subir a adrenalina e praticar Asa Delta e Paraglider. Para isso, basta procurar profissionais credenciados autorizados a fazer o passeio. Além disso, se você quer apenas se deslumbrar com a paisagem, basta seguir a praia pelo lado esquerdo até o morro. A subida dura uns 5 minutos, mas prepare as pernas, pois é um pouco íngreme. Lá do alto, você verá a Praia Guaecá e a de Barequeçaba, aliás, também é possível chegar até o morro partindo dessa última praia citada.

Publicidade

3. Balsa para Ilhabela

É muito comum os turistas se hospedarem pelas praias de São Sebastião e aproveitar para fazer um bate volta até a incrível Ilhabela, que conta com passeios imperdíveis. Para usar o transporte, basta se deslocar até a Av. Antônio Januário do Nascimento, bem no centro da cidade e, de lá, embarcar na balsa de veículos ou de pedestres.

4. Toca do Buraco do Bicho

A Toca do Buraco do Bicho é uma gruta que fica na estrada entre as praias de Guaecá e Barequeçaba. Muitas pessoas param por ali para conhecer o local e tirar fotos. Contudo, cuidado com morcegos e com a própria gruta, pois, em certa altura, há uma passagem mais estreita, sendo possível passar apenas se rastejando. Por fim, esse destino guarda uma história: os mais antigos dizem que ali era o lar de uma serpente marinha gigante, que saía em certas épocas do ano para atacar embarcações e pessoas.

5. Trilhas em São Sebastião

Pelo município, é comum encontrar muitas trilhas. A mais conhecida, para quem sai ou chega em Guaecá, é a que parte do Centro de São Sebastião, passando pelo muro da Petrobrás, antiga estação da Sabesp e segue até a praia. A extensão total é de 6 km e a duração pode chegar a três horas, somente o trajeto de ida. Se você sair de Guaecá, é possível fazer apenas parte dela e retornar, diminuindo o trajeto. Além disso, as mais conhecidas na região são a Trilha da Praia Brava (entre Maresias e Boiçucanga) e a Trilha do Ribeirão de Itu, com direito a um passeio por uma cachoeira, entre outras.

6. Arquipélago dos Alcatrazes e Montão de Trigo

Para quem quer mergulhar, esse arquipélago é o destino certo. Ele é administrado pelo ICMBio e o mergulho é autorizado, entretanto é proibido o desembarque em terra. O destino está a 45 km da costa de São Sebastião e algumas empresas partem das praias rumo a esse paraíso. Já a Ilha Montão de Trigo fica perto de Juquehy e as águas são claras, criando uma paisagem única.

7. Outras praias de São Sebastião

São cerca de 36 praias para você conhecer em São Sebastião. Então, separe uma semana para visitar as mais famosas, entre elas a de Maresias, de Toque Toque Grande, Juquehy, da Baleia, de Calhetas e de Camburi, entre outras.

Por fim, não deixe de passar pelo Centro Histórico de São Sebastião, onde é possível encontrar bares, restaurantes, sorveterias, igrejas e, claro, casas coloniais que são incríveis para fotos.

Onde se hospedar

A Praia de Guaecá é exclusivamente residencial e você não vai encontrar opções de hospedagens, mas é possível ficar em pousadas e hotéis em praias vizinhas. Confira abaixo:

  • Pousada Vila de Baraqueçaba – $$: a hospedagem está na praia de Barequeçaba e é uma verdadeira vila de apartamentos que oferece infraestrutura para passar a noite. Conta com uma pequena piscina e café da manhã.
  • Valentina Praia Hotel – $$: também na Praia de Barequeçaba, o hotel é pé na areia e conta com quartos simples e com destaque para a suíte duplex.
  • Paúba Beach Hotel – $$: um ótimo custo-benefício, o hotel possui 26 quartos simples, mas confortáveis, e está bem próximo da Praia de Guaecá e de Maresias.
  • Hotel Recanto dos Pássaros – $$: para quem quer ficar no centro de São Sebastião, essa é uma opção com ótimo custo-benefício. O diferencial é que você fica em um local com mais infraestrutura e pode fazer os passeios pelas praias.
  • Hotel Maui Maresias – $$$: se você procura luxo e requinte, esse é o lugar ideal para se hospedar. O hotel não é muito grande, mas os quartos modernos e a gastronomia são uma experiência única.

Além disso, é muito comum encontrar casas para locação de temporada nessa praia, seja em imobiliárias, redes sociais ou sites. Se vai viajar com a família e passar vários dias, essa opção pode ser perfeita.

10 fotos de Guaecá para se encantar com o destino

Um lugarzinho para você se sentir do tamanho da paz. A seguir, confira uma seleção lindíssima de fotos da Praia de Guaecá.

Publicidade

1. Bem-vindo à Praia Guaecá com paisagens que parecem pinturas

2. Visite as ilhas da região, essa é a do Monte do Trigo

3. Por ser residencial, a praia é quase deserta

4. Passe para conhecer a Toca do Buraco do Bicho

5. O canto esquerdo dessa praia é muito procurado para mergulho

6. Já o canto norte é o local para quem gosta de surfe

7. Não esqueça de fazer as trilhas da região com paisagens incríveis

8. Se tiver tempo, passe pelo Centro Histórico de São Sebastião

9. E no final do dia, aproveite as casas de festas da região

10. A Praia Guaecá é o paraíso para qualquer visitante!

Por fim, não deixe de passar pelo Sítio Arqueológico, que possui mais de 200 anos de história e está localizado no Bairro São Francisco.

Um pouquinho de Guaecá para se divertir

Calma aí, antes de cair na estrada, confira uma seleção de vídeos com resenhas, dicas e curiosidade. A Praia de Guaecá é linda e quanto mais informação você tiver, mais você aproveitará as férias.

Descubra a vibe da Praia Guaecá

O Rolê para Leigos mostrou toda a tranquilidade dessa praia, que tem um mar ideal tanto para quem quer mergulhar como para surfistas. A extensão da areia convida a todos para uma bela caminhada. Aperte o play e viaje!

Publicidade

Paisagens de Guaecá para tirar o fôlego

Areia fina, mar e muita natureza. A praia Guaecá é um ótimo lugar para descansar. Por isso, confira o vídeo e conheça um pouquinho mais do destino que te espera.

Tour pela Praia de Guaecá

Quer ver como é a geografia da Praia? Veja esse vídeo da Geo Durizzi que se mudou para o litoral paulista e conhece muito da região.

Como chegar até a Toca do Buraco do Bicho

Ficou com vontade de saber como é a Toca do Buraco do Bicho? O Canal Cultural passou por lá para registrar esse local recheado de lendas e histórias.

Uma vez em Guaecá, é possível olhar para o mar e ver o incrível arquipélago de Ilhabela. Então, aproveite e dê uma passada por lá para conhecer as praias de Ilhabela.