6 atrações para conferir em Monte Belo do Sul, na Serra Gaúcha

Visitar Monte Belo do Sul é quase como entrar em uma típica cidadezinha italiana. As influências culturais de seus colonizadores estão por toda parte, fazendo com que a cidade tenha uma beleza única. O município faz parte da Região do Vale dos Vinhedos e encanta todos com uma mistura singular de simplicidade e estilo. Confira o que fazer por lá!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica Monte Belo do Sul

Localizada na Serra Gaúcha, a 133 km de Porto Alegre, Monte Belo do Sul é uma pequena cidade do interior com apenas 3 mil habitantes aproximadamente. Com um clima aconchegante, o lugar é perfeito para passar alguns dias de férias. As paisagens são fascinantes e lá você irá encontrar vinhos e espumantes de excelente qualidade.

Como chegar

O aeroporto mais próximo de Monte Belo do Sul é o Aeroporto Regional de Caxias do Sul, que fica a 45 km da cidade. A partir desse ponto, quem vai seguir de carro precisa ir pela BR-453 e, em seguida, pela RS-444 até chegar ao município. Para quem optar pelo ônibus, basta ir até a Rodoviária de Caxias do Sul, que fica a apenas 5 km do aeroporto.

Depois de chegar ao seu destino, é hora de aproveitar o que a cidade tem de melhor. O município encanta todos com o seu charme italiano e com suas paisagens maravilhosas!

O que fazer em Monte Belo do Sul

A cidade de Monte Belo do Sul parece mais um espetáculo da natureza: suas paisagens verdes são realmente inspiradoras. Confira 6 lugares que você não pode deixar de conhecer nessa pequena cidade da Serra Gaúcha:

1. Mirante Dal Castel de Monte Belo do Sul

O Mirante Dal Castel é um atrativo belíssimo, perfeito para quem gosta de apreciar lindas paisagens. Lá do alto, você vai ter uma visão privilegiada da região de Alcântara e do rio Antas. Fazer um passeio pelo mirante é uma ótima ideia para contemplar a natureza e fazer fotos incríveis!

2. Vinícola de Mari

Ótimo local para adquirir vinhos de qualidade preparados com uvas de cultivo próprio. A Vinícola de Mari é um negócio familiar que produz excelentes vinhos e espumantes desde 2007. É uma ótima opção de passeio com a família para conhecer um pouco sobre os processos de vinificação e sobre a história da vinícola.

Publicidade

3. Vinícola Cave de Pedra

A Vinícola Cave de Pedra é um ponto da cidade que impressiona pela sua arquitetura medieval moderna. Foi uma das primeiras vinícolas boutique do Brasil e garante uma experiencia única para os seus clientes, oferecendo bebidas da mais alta qualidade. Construída em meio a lindas paisagens e montanhas, quem visita o lugar pode até pensar que está visitando uma outra época.

4. Famiglia Tasca

A Famiglia Tasca é uma empresa familiar fabricante de sucos e geleias artesanais em Monte Belo do Sul. Além disso, no mesmo local, funciona um museu contando a história da imigração de famílias da região, com exposição de alguns de seus pertences que foram trazidos da Itália em 1882. É um passeio bem interessante para quem curte história!

5. Zenzafine Ecofazenda

A Zenzafine Ecofazenda desenvolve e comercializa produtos para o bem-estar, feitos com lavanda de maneira ecológica. A lavanda proporciona diversos benefícios para a saúde do corpo, da mente e do espírito. E foi por essa razão que os proprietários decidiram se aprofundar no assunto e compartilhar essa experiência com outras pessoas.

6. Igreja Matriz São Francisco de Assis de Monte Belo do Sul

A igreja fica localizada na praça central da cidade e é um importante ponto turístico. Seu interior é bem amplo e iluminado e seu estilo de arquitetura é encantador. Com mais de 130 anos de existência, a igreja é bem conservada, sendo um dos pontos mais conhecidos da cidade.

Curtiu? Essas são apenas algumas das atrações que você pode visitar em Monte Belo do Sul. A pequena cidade esconde muitas belezas que você deve conferir pessoalmente!

Dicas e informações importantes para aproveitar sua estadia na cidade

Algumas dicas podem ser essenciais para quem vai conhecer um novo destino, não é mesmo? Confira abaixo pontos importantes para quem vai visitar Monte Belo do Sul pela primeira vez.

  • Conheça a arte da tanoaria: a arte de confeccionar ou restaurar barris de vinho ainda acontece em duas tanoarias da cidade, a Mesacaza e a Tanoaria Monte Belo. Você pode aproveitar para conhecer essa atividade que está praticamente extinta no Brasil.
  • Conheça o polentaço: celebrado anualmente no mês de maio, o polentaço é um evento gastronômico muito importante para a cidade. Se você quer presenciar o tombo de uma polenta de 800 kg, essa é a oportunidade perfeita.
  • Saboreie uma culinária única: Monte Belo do Sul foi colonizada por italianos que trouxeram junto com eles uma culinária maravilhosa. Nos pequenos restaurantes espalhados pela cidade, você vai se deliciar com o melhor da culinária brasileira e italiana.
  • Participe do Vieni Vivere la Vita Festival: é um festival que convida as pessoas para uma experiência de vivências no interior da Serra Gaúcha. Caminhar a passos lentos, conhecer as fazendas da região e comer bem são algumas das atividades do evento. O objetivo mesmo é sair de uma rotina muitas vezes agitada e curtir o momento.

Monte Belo do Sul é mesmo uma cidade para quem gosta de relaxar e curtir cada instante. Se você também acha que está na hora de desacelerar um pouco, esse é o destino ideal para a sua próxima viagem.

Onde se hospedar

Não há muitas opções de hospedagem em Monte Belo do Sul, mas você vai encontrar lugares muito hospitaleiros e confortáveis. Confira a seguir alguns deles:

  • Sítio Pitanga Nativa – $: possui a opção de acomodação para até 9 pessoas em um ambiente rodeado por um lindo gramado e muita vegetação nativa. O espaço é simples e os hóspedes podem aproveitar para ficar em contato com a natureza e com os animais do sítio. Fica localizado a apenas 10 minutos das principais vinícolas do Vale dos Vinhedos.
  • Hotel Bruschi – $$: localizado no centro de Monte Belo do Sul, o hotel oferece acomodações simples, mas com bastante conforto e ótimo custo-benefício. Os hóspedes também podem aproveitar para adquirir os vinhos da cidade lá mesmo.
  • Pipas do Vale – $: esse hotel fica no Vale dos Vinhedos, a apenas 14 km de Monte Belo do Sul, na cidade de Bento Gonçalves. Aqui, você vai encontrar quartos mais luxuosos, suítes com ambientes climatizados, banheira de hidromassagem e muito mais.

Nas cidades vizinhas, existe uma variedade maior de opções de hospedagem. Para quem deseja algo mais luxuoso, é recomendado ficar hospedado em Garibaldi ou Bento Gonçalves, por exemplo.

Publicidade

15 fotos encantadoras que mostram incríveis paisagens de Monte Belo do Sul

Confira agora fotos que mostram apenas um pouquinho de toda a beleza dessa cidade da Serra Gaúcha. Olha só:

1. A entrada da cidade já possui um certo charme

2. A arquitetura é mesmo de tirar o fôlego

3. E a culinária é simplesmente irresistível

4. A natureza de Monte Belo do Sul é simplesmente encantadora

5. Em todas as estações do ano

6. A tranquilidade em meio aos vinhedos é mágica

7. O clima interiorano é realmente contagiante em Monte Belo do Sul

8. A Praça Central é um ótimo lugar para relaxar

9. Visitar Monte Belo do Sul é uma experiência encantadora

10. Aproveite cada minuto desse paraíso

11. As construções impressionam por seu charme

12. As paisagens desse lugar são mesmo fantásticas

13. Visitar os vinhedos é uma experiência enriquecedora

14. Cada detalhe da arquitetura de Monte Belo do Sul é impressionante

15. Não deixe de conhecer esse paraíso da natureza

E aí, ficou curioso para conhecer Monte Belo do Sul? Com tantas paisagens lindas, é impossível não se apaixonar e querer visitar essa pequena cidade. Quando for viajar, aproveite também para conhecer Caxias do Sul, uma das cidades mais charmosas do estado!