6 passeios para curtir a Praia da Enseada, uma das melhores praias de São Francisco do Sul

Uma praia familiar, mas, ao mesmo tempo, a mais badalada da região. É assim que muitos descrevem a Praia da Enseada, considerada a melhor praia de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Neste post, confira o guia completo deste destino!

Publicidade

Onde fica a Praia da Enseada

Localizada na terceira cidade mais antiga do país, a Praia da Enseada está localizada na ilha de São Francisco do Sul – nordeste de Santa Catarina. O destino fica próximo de cidades turísticas, como Joinville, a 45 km, e Curitiba, a 178 km. Por fim, saiba que a praia está a cerca de 20 km do centro da cidade.

Como chegar

Joinville e Curitiba estão ali do lado. Então, uma opção para quem viaja de longe é pousar nos aeroportos dessas cidades. Além disso, também é possível chegar por Florianópolis, que está a 190 km de São Francisco do Sul. Outra opção é por ônibus, mas saiba que há grandes chances de você passar pela rodoviária de Joinville ou de Curitiba antes, já que não há um trajeto direto. Por fim, quem optar por viajar de carro deve acessar a BR-101 e, em seguida, a BR-208.

Para terminar, quem quiser uma experiência mais diferente ainda, pode usar um ferry boat que leva pessoas e veículos em um trajeto de aproximadamente 50 minutos. O preço é em conta, cerca de R$3,50 por pessoa e R$24,00 para automóveis. O ferry boat parte de Joinville e de Itapoá.

O que fazer na Praia da Enseada para aproveitar o destino

Com cerca de 2 km de extensão, a praia possui águas calmas e limpas, com quiosques pela areia. No verão, o destino recebe alguns eventos esportivos e culturais e, no final da tarde, é possível contemplar um incrível pôr do sol. Além da praia, existem algumas atividades para quem quer curtir o local ao máximo. Confira!

1. Morro e Mirante da Enseada

Para chegar até uma das vistas mais incríveis de São Francisco do Sul, é possível fazer a Trilha Morro da Esperança, que conecta as praias da Enseada e da Saudade – também conhecida como Prainha. Para chegar até ela, vá até um dos cantos da Praia da Enseada, suba uma escadaria, passe pelo Mirante da Enseada – um morro com uma vista espetacular – e siga 1 km até a Prainha. Apesar de ser fácil, há algumas subidas íngremes, mas nada que assuste.

2. Esportes e atividades aquáticas

Caminhada e esportes na areia são comuns na Praia da Enseada. Contudo, para quem gosta de atividades aquáticas, é possível alugar equipamentos em quiosques espalhados pela praia, como caiaques, pedalinhos e stand up paddle. Além disso, você pode fazer passeios de escunas, banana boat e até em uma boia com lancha, rebocada mar à dentro.

Publicidade

3. Bares e restaurantes na Praia da Enseada

Na rua próxima à praia você vai encontrar restaurantes e bares da Enseada. Quando estiver por lá, não deixe de passar pelo Maruju’s, um dos mais procurados. Além disso, há o Rush Bar e Choperia, o Bar do Banana, o Baggio Enseada e o Tá na Onda Bar!

4. Passeio de barco pelas ilhas

É possível realizar passeios de barco saindo da Praia da Enseada, incluindo escunas. O destino final: as ilhas da região. Os Arquipélagos da Paz e das Graças são os mais procurados e a empresa que geralmente realiza a experiência é o Marujo Amigo.

5. Visitar outras praias da região

Ubatuba, Itaguaçu, Prainha ou Praia da Saudade, Praia Grande, Praia do Ervino, do Forte, do Capri e do Molhe. Essas são algumas das praias mais famosas de São Francisco do Sul – que você também pode conhecer. Todas são muito parecidas, o diferencial é a estrutura, umas possuem maior desenvolvimento enquanto outras são típicas vilas de pescador.

6. Conhecer São Francisco do Sul

Afinal, o que fazer em São Francisco do Sul? Além das praias mais conhecidas, é possível passar para conhecer o Centro Histórico, o Parque Ecológico Municipal, a Baía da Babitonga, o Museu Nacional do Mar, o Museu Histórico e até o Porto de São Francisco do Sul, que aceita visitas guiadas. Para saber mais, visite o post de São Francisco do Sul.

Por fim, não deixe de aproveitar a vida noturna; você pode ir a bares e restaurantes da Orla e dar uma passada no Forte Marechal Luz, que está na Praia do Forte e possui uma vista espetacular do mar.

Dicas e informações importantes

Afinal, quando ir para São Francisco do Sul? A melhor época é no verão, mas saiba que as tempestades são comuns ao final do dia e que você encontrará movimento. Por isso, veja estas dicas antes de ir para lá.

  • Como é a infraestrutura da praia da Enseada: apesar de ter um clima de cidade do interior, como uma vila de pescador, a praia da Enseada é a que mais possui infraestrutura em São Francisco do Sul, com bares e restaurantes.
  • Movimento intenso na alta temporada: São Francisco do Sul fica lotado durante a alta temporada, seja por moradores ou de turistas. Por isso, vá preparado para longas filas, principalmente no caminho que conecta as praias.
  • Estacionamento: na orla da praia da Enseada você encontrará vagas públicas para estacionar, mas saiba que na alta temporada há dificuldades. Então, chegue cedo para encontrar um local para estacionar. Além disso, outra opção é estacionar nas ruas de trás da praia, um pouco mais longe da areia.
  • Cor da água: as pessoas relatam que, em algumas épocas do ano, a cor da água do mar fica com o tom mais escuro, mas trata-se da matéria orgânica dos manguezais ao redor, que se deslocam ao mar, principalmente após dias chuvosos.

Por fim, não confunda esse destino com outra Praia da Enseada, pois é muito comum confundi-la com praias que recebem o mesmo nome, como a Praia da Enseada no Guarujá, em São Paulo – outro destino lindo.

Onde se hospedar

Com hospedagens simples, a Praia da Enseada é a mais procurada, mas você também pode se alojar no centro de São Francisco do Sul, com opções mais estruturadas. Confira abaixo:

  • Hotel Turismar -$: de frente para a Praia da Enseada; a hospedagem possui 27 apartamentos simples, mas bem aconchegantes para passar a noite.
  • Pousada Solari -$: um pouco mais longe da praia da Enseada, você vai encontrar uma casa que se transformou em uma pousada, onde há móveis novos e confortáveis; um ótimo custo-benefício.
  • Hotel Villa Real – $$: localizado na área mais central de São Francisco do Sul, em Paulas, o hotel conta com piscina, salão de jogos, quartos aconchegantes e restaurante com uma culinária diferenciada.

Além dessas hospedagens, há algumas opções de locação por temporada, incluindo Airbnb. Não deixe de pesquisar e escolher a opção adequada para você.

Publicidade

10 fotos da Praia da Enseada para se encantar com a região

Os registros da Praia da Enseada são uma atração à parte. Por isso, confira algumas imagens espetaculares:

1. Bem-vindo à Praia da Enseada

2. A atração principal é a Trilha do Morro da Esperança com caminho em escadarias

3. Uma parada no Mirante da Enseada

4. E que termina na Prainha

5. Você também pode passear de barco até algumas ilhas

6. Se conectar ao máximo à natureza

7. O Pôr do Sol é uma das atrações deste lugar magnífico

8. A praia tem uma vibe ótima para famílias

9. Você pode conhecer o Parque Estadual Acaraí, que fica entre as dunas e as praias de São Xico

10. E conhecer o Iate Clube Capri, que está ali do lado e é ótimo para fotos!

Além da Praia da Enseada, o Distrito do Saí é um ótimo local para tirar fotos. Esse ponto turístico está na parte continental de São Francisco do Sul e reúne trilhas, cachoeiras e restaurantes. A Vila da Glória é a parte mais procurada deste destino. Não deixe de passar por lá!

Um pouquinho sobre a Praia da Enseada para fechar o roteiro

Antes de terminar o planejamento, assista alguns vídeos que vão fazer você entrar no clima da região.

Passeio completo pela Praia da Enseada

Publicidade

Neste vídeo, Fer Rebello mostra toda a praia da Enseada, com direito a um passeio de boia pelo mar, descoberta de lugares escondidos e uma volta pelo centrinho da praia. Um vídeo completo para quem deseja conhecer o destino.

Conheça a praia e o Camping da Enseada

O Canal Galileu Motorhome passou pelas ruas da Enseada, chegou na Praia e terminou em um camping muito procurado, o Camping da Enseada. Veja o vídeo e saiba um pouco mais sobre o destino.

Trilha Morro da Esperança na Enseada

Uma das atividades mais procuradas na Praia da Enseada é o tema desse vídeo, que mostra as partes do trajeto que conectam a Enseada e a Prainha. Aperte o play e não deixe de conhecer o local quando estiver por lá!

Agora que você já conhece essa praia, que tal se deslocar para uma região mais fria e descobrir os vales encantados dos Campos do Quiriri?