7 atrações imperdíveis em Teutônia, cidade do Vale do Taquari

Por                                
Em 13.09.21

Se você adora clima de interior e contato com a natureza, vai amar conhecer Teutônia. O destino é perfeito para atividades de ecoturismo e faz parte da Rota Germânica do Rio Grande do Sul. Além disso, a região possui cafés deliciosos e uma culinária típica, digna dos deuses. Se interessou? Acompanhe um guia incrível de atrações nessa bucólica cidade gaúcha.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica e como chegar a Teutônia

Teutônia fica localizada a cerca de 110 km de Porto Alegre, no Vale do Taquari. O local possui um pouco mais de 34 mil habitantes e uma história marcada pela imigração alemã, o que explica os traços marcantes na cultura e culinária local. Para chegar, é possível ir de ônibus, táxi ou carro, através da RS-386.

O que fazer em Teutônia

Teutônia oferece passeios diferenciados para o turista que busca estar próximo à natureza. A cidade conserva na sua arquitetura e gastronomia a cultura germânica, muito forte. Além disso, o visitante encontrará algumas opções de diversão, que vão desde visitas a fazendas que oferecem degustação de bebidas e doces artesanais até turismo cultural em museus. Confira!

1. Engenho Quatro Ventos

O engenho Quatro Ventos é um local que produz cachaça a partir de licores e da cana-de-açúcar, e cerveja artesanal própria. A propriedade também funciona como espaço de eventos e de visitação para famílias que desejam ter uma experiência rural em Teutônia. Os funcionários são super-receptivos e recebem o turista com roupas típicas da Alemanha.

2. Museu Henrique Uebel

O Museu e Arquivo Histórico e Geográfico Henrique Uebel é um dos pontos turísticos mais visitados de Teutônia. A atração fica localizada no centro da cidade, dentro do complexo da Prefeitura Municipal. O viajante encontrará um acervo com objetos dos colonos alemães e um rico material sobre a história da cidade. Sem dúvidas, o lugar é muito interessante para ir com os filhos.

3. Speciale Chocolates Artesanais

Se você ama chocolate, certamente vai gostar desse cantinho delicioso em Teutônia. O lugar é especializado em fabricar chocolates artesanais, além de doces e biscoitos deliciosos. O visitante encontrará uma casa comum e uma lojinha com caixas de bombons, chocolates recheados e em barra, além de bolachas e flores comestíveis. Os sabores são bem variados e o cliente fica com água na boca e vontade de experimentar tudo.

4. Lagoa da Harmonia

A Lagoa da Harmonia é um excelente lugar para passar o dia com a família, aproveitando a vista maravilhosa e as opções de diversão. O local possui uma ótima infraestrutura com cabanas onde é possível se hospedar, restaurante, pedalinho, passeio a cavalo e trilhas. Caso você queira passar apenas o dia, deverá desembolsar o valor de R$ 10 e o acesso é de terça a domingo.

Publicidade

5. Restaurante Matinho

O Restaurante é bastante visitado no horário do almoço devido ao preço acessível e sua variedade de pratos. O buffet é livre e o visitante encontrará diversas comidas caseiras e típicas da região, além do famoso churrasco do Rio Grande do Sul. Aos finais de semana, o local ainda oferece música ao vivo.

6. Quiero Café

O Quiero Café é mais um local charmoso para você conhecer em Teutônia e levar a sua família. O lugar oferece jantar, almoço, café da manhã e lanches, além de drinks deliciosos. O atendimento é bom e os garçons são simpáticos e atenciosos com os clientes. Além do mais, o preço é considerado acessível.

7. Área de Lazer Morro Thomas

Se você está de carro e quer conhecer as paisagens da região, vá para o Morro Thomas. O local fica bem perto de Teutônia e proporciona uma vista linda, que vai te deixar encantado. O visitante poderá realizar trilhas pela mata e conhecer árvores centenárias, além de admirar as paisagens naturais. A entrada é gratuita e o melhor horário para ir é no final da tarde.

O ideal é ficar pelo menos dois dias na cidade para aproveitar todas as atrações. Porém, se for fazer um bate-volta, certamente conseguirá ver boa parte dos pontos turísticos mencionados. É só organizar um roteiro simples para a sua viagem.

Vídeos com dicas sobre Teutônia

Antes de se aventurar por Teutônia, é muito importante buscar informações sobre o destino. Por isso, veja algumas dicas interessantes para você aproveitar ao máximo o seu passeio.

O que fazer em Teutônia

Teutônia oferece atrações incríveis para famílias que estão com crianças e pessoas que estão em busca de tranquilidade. Por isso, descubra no vídeo as melhores atrações para fará sua primeira visita na cidade.

Conheça a Lagoa da Harmonia

A Lagoa da Harmonia é um ponto turístico irresistível em Teutônia. Ela é artificial e foi criada para funcionar como um parque ecológico da cidade. Ficou curioso? Então veja como chegar e o que fazer nesse lugar tranquilo.

Publicidade

Curiosidade sobre Teutônia

Cada cidade possui suas particularidades e com Teutônia não seria diferente, não é mesmo? Por isso, veja as curiosidades em relação ao modo de vida e forma de falar do teutoniense que o turista deve saber antes de visitar a cidade.

Após ver os vídeos, certamente você fará um passeio mais seguro! Agora é só se preparar para um momento maravilhoso e programar a sua viagem ou final de semana de descanso.

15 fotos encantadoras de Teutônia

Se você ainda não se convenceu das belezas de Teutônia, certamente vai ficar boquiaberto com as imagens do local. Por isso, veja alguns registros e apaixone-se por esse paraíso no interior.

Publicidade

1. Teutônia é uma cidade charmosa

2. E cheia de encantos e belezas

3. Além de várias atrações para aventureiros

4. A cidade tem cenários naturais que te deixarão encantado

5. E com brilho nos olhos

6. Conheça também os morros

7. E os seus museus históricos

8. O visitante encontrará passeios na natureza

9. E lindas paisagens naturais para admirar

10. O clima bucólico de interior também é um atrativo

11. E as pousadas são charmosas

12. Não deixe de visitar os encantadores cafés coloniais

13. E as lojinhas com doces maravilhosos

14. Certamente seu passeio será fantástico

15. E cheio de surpresas maravilhosas!

Quando precisar de dias mais tranquilos longe do barulho da cidade, não deixe de desfrutar do sossego de Teutônia. Aliás, na sua próxima parada, conheça também o município de Arroio do Meio e encante-se com as suas paisagens, praças e jardins.