Praia de Ponta Verde: o que fazer nessa bela praia urbana de Maceió

Escrito por Luiz Felipe Gomes

Se você busca conhecer as belezas de Maceió, saiba que a Praia de Ponta Verde deve estar em seu roteiro. Essa linda orla urbana é um das mais visitadas da cidade e conta com paisagens emolduradas por coqueiros, areia fina e mar exuberante. Com uma excelente infraestrutura, certamente você vai amar conhecê-la. Confira, abaixo, mais detalhes desse destino:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica a Praia de Ponta Verde

A Praia de Ponta Verde é uma bela praia urbana localizada em Maceió, no estado de Alagoas. Ela fica a menos de 3 km do centro da cidade, está a cerca de 2 km da Praia de Pajuçara e a 43 km da charmosa Praia do Gunga.

Para chegar até lá, é simples. Partindo do centro de Maceió, é possível chegar de carro, pela rodovia AL-101, ou de transporte público, através dos ônibus circulares disponíveis na cidade. Como a distância é curta entre a capital e a praia, uma outra boa alternativa é fazer o trajeto usando transporte por aplicativos, que não custa caro.

O que fazer na Praia de Ponta Verde

Em meio a uma paisagem única, excelente infraestrutura e uma série de atividades, a Praia de Ponta Verde é um destino que proporciona bons momentos. Pela orla, é possível aproveitar muitas comodidades e passeios bem divertidos. Veja, a seguir, o que não pode faltar em seu roteiro:

1. Descansar à beira-mar

Cercada por um mar de águas cristalinas, areia fina e muita tranquilidade, a Praia de Ponta Verde pede, obrigatoriamente, um bom descanso à beira-mar. Pela orla, você pode aproveitar para fazer boas caminhadas, praticar mergulhos e, claro, desfrutar de um delicioso banho de mar. Além disso, outra boa pedida é unir esses momentos às inúmeras comodidades da praia, que conta com barracas e quiosques bem aconchegantes.

2. Aproveitar as piscinas naturais

Na maré baixa, boa parte da Praia de Ponta Verde se transforma em piscinas naturais, formando um ambiente encantador. Nesse período, é possível desfrutar de banhos quentes na orla e fazer mergulhos em meio a lindos corais. Para o seu passeio ser perfeito, anote essa dica: é importante conferir antecipadamente as condições das marés pelo site do Climatempo e, assim, descobrir o melhor horário para se aventurar.

3. Fazer um passeio até o Farol de Ponta Verde

O Farol de Ponta Verde é um dos monumentos mais famosos de Maceió e, por isso, não poderia ficar de fora do nosso roteiro. Localizado a alguns metros da praia, para conhecê-lo é necessário também conferir as condições das marés com antecedência. Feito isso, é possível mergulhar em meio a belos corais, piscinas naturais e conhecer uma fauna marinha única. Uma pedida obrigatória é caprichar nos registros por lá.

4. Praticar esportes náuticos

A prática de esportes náuticos é uma boa alternativa para os mais aventureiros que desejam visitar o nosso destino, e a Praia de Ponta Verde oferece opções bem radicais. Pela orla, é possível praticar canoagem e windsurf, assim como o famoso e desejado stand up paddle. Além de despertarem adrenalina, vale lembrar que esse esportes são uma boa oportunidade para reunir os amigos e deixar o passeio bem mais divertido.

Continua após o anúncio

5. Passear de barco

Como o mar da praia de Ponta Verde tem belas cores e paisagens incríveis, nada melhor do que conhecê-lo um pouco mais de perto, não é? É por isso que passear de barco pelas águas cristalinas da praia é uma excelente pedida. Esse passeio é uma forma de conhecer a orla de Maceió por completo e por perspectivas deslumbrantes. Então, não deixe de aproveitar essa dica.

6. Conhecer as barracas de praia

Além de uma bela natureza, a Praia de Ponta Verde possui uma excelente infraestrutura, que conta com comodidades e cantinhos bem aconchegantes. Por isso, ao visitá-la, não hesite em conhecer as barracas que cercam a orla e oferecem muitas delícias. Entre as mais famosas e badaladas, estão Kanoa e Lopana – dois espaços que sabem como receber seus visitantes e já são considerados verdadeiros atrativos da praia.

7. Caminhar no calçadão aos domingos

Visitar a Praia de Ponta Verde aos domingos pode ser um bom momento para conhecê-la, já que todas as ruas próximas da praia ficam fechadas e completamente disponíveis para os pedestres. Nesse dia, é possível caminhar pelo charmoso calçadão da orla com tranquilidade, fazer passeios de bike e aproveitar com calma as muitas belezas de Maceió. Uma boa dica é dividir esse momento com a família.

8. Apreciar o pôr do sol

O pôr do sol nas praias do Nordeste costuma ser sempre encantador, e na Praia de Ponta Verde não é diferente. Por isso, não deixe de apreciar esse espetáculo pela orla e aproveitar um visual único. Esse passeio é uma ótima opção para fazer belos registros, e dividi-lo com uma boa companhia vai torná-lo ainda mais especial, então aproveite o momento.

9. Curtir a Praia de Pajuçara

Localizada a menos de 2 km da Praia de Ponta Verde, a Praia de Pajuçara é uma rota comum para quem conhece o nosso destino e, por isso, entra para o nosso guia. Visitá-la é uma forma de estender com primazia os passeios por Maceió, já que ela também reúne ótimos atrativos. Entre os principais estão ciclovia, quadra de esportes e piscinas naturais que são simplesmente encantadoras.

10. Visitar a Feira de Artesanato da Pajuçara

A Feira de Artesanato também está localizada a poucos minutos de Ponta Verde e representa uma excelente pedida para encerrar o seu roteiro. Isso porque a atração conta com uma grande diversidade de produtos artesanais locais, que possibilitam belas lembrancinhas de viagem. No espaço, é possível encontrar produtos de cama, mesa e banho, artigos de moda e outras variedades feitas com muito carinho.

Com essas dicas de passeios, atividades e atrativos, saiba que a sua estadia pela Praia de Ponta Verde tem tudo para ser muito proveitosa e divertida. Para o seu roteiro ser perfeito, lembre-se sempre de conferir com antecedência as condições do mar antes de ir à praia e, dessa forma, desfrutar com segurança de todas as atrações.

Hotéis e pousadas

A Praia de Ponta Verde oferece excelentes opções de hospedagem para todos os tipos de visitantes. Pela região, é muito fácil combinar sossego e conforto de uma forma bem marcante. Veja, a seguir, as melhores sugestões de estadia para você descansar após um dia cheio de atividades:

  • Pousada Temporada – $: essa pousada é uma boa escolha para quem deseja viajar a dois gastando pouco e quer desfrutar de muito aconchego bem perto da praia. Localizada a poucos minutos do nosso destino, conta com quartos completos e bem equipados, com banheiro privativo, TV e ar-condicionado. O seu principal destaque está na boa receptividade, destacada pelos visitantes.
  • Hotel Gogó da Ema – $$: essa opção oferece um bom custo-benefício, já que se destaca por oferecer suítes bem equipadas por um preço acessível. Com restaurante, lanchonete e áreas ao ar livre, o hotel também é uma excelente opção para quem deseja viajar em família.
  • Hotel Ponta Verde – $$$: o hotel Ponta Verde é uma opção de estadia tradicional em Maceió e representa uma escolha perfeita para casais. Possui quartos bem confortáveis, restaurante, academia, piscina e, além disso, conta com uma bela vista para o mar. O seu principal diferencial está em suas refeições, que, além de elogiadas pelos visitantes, mantêm muitos sabores da cultura nordestina.
  • Maceió Mar Hotel – $$$$: o Maceió Mar Hotel representa uma escolha mais luxuosa de estadia. As principais comodidades do espaço incluem quartos confortáveis com TV e frigobar, além de áreas de lazer com sauna, piscina e salão de jogos. Um destaque do local está em sua localização, que é próxima do comércio e outros atrativos turísticos.

Após conferir essas opções de hospedagem em Ponta Verde, basta comparar os preços e as comodidades de cada sugestão e escolher a melhor pedida para a sua viagem!

Vídeos sobre a Praia de Ponta Verde com dicas para o seu roteiro

Toda viagem precisa de um bom planejamento e boas dicas, não é? Por isso, separamos excelentes depoimentos e informações de quem já visitou o nosso destino. Confira, a seguir, feedbacks sobre a Praia de Ponta Verde que certamente serão essenciais para o seu roteiro:

As belezas das praias de Pajuçara e Ponta Verde

Como a praia de Pajuçara é muito próxima de Ponta Verde, visitá-la é uma excelente pedida. Por isso, separamos esse vídeo que mostra um pouco das atrações dos dois destinos e ainda traz boas dicas e curiosidades.

Imagens aéreas do Farol da Praia de Ponta Verde

Esse vídeo traz belas imagens aéreas do Farol de Ponta de Verde, um ponto turístico obrigatório para quem visita a praia. Pelos registros, é possível apreciar cenários únicos e piscinas naturais, além de um mar de águas cristalinas. Apenas pelo vlog, você certamente já vai se apaixonar por esse destino.

O que fazer na orla de Maceió

Nesse vídeo vlog, um visitante percorre o calçadão da orla de Maceió e mostra que é possível conhecer bons lugares caminhando por poucos minutos. Em cada parada pelas praias de Ponta Verde e Pajuçara, foram destacados estabelecimentos e atrações que são ótimas opções para o seu roteiro. Então, não deixe também de anotar cada dica!

Com todas essas informações, certamente ficou ainda mais fácil organizar a sua viagem para Ponta Verde, não é? Aproveite essas boas dicas e curta bastante o nosso destino!

14 fotos encantadoras da Praia de Ponta Verde

Após conferir excelentes dicas de atrativos, passeios e estadia na Praia de Ponta Verde, é hora de contemplar mais detalhes do nosso destino. Confira, a seguir, registros de quem já visitou essa bela orla de Maceió:

1. Com mar exuberante e uma vista única, a Praia de Ponta Verde encanta

2. Considerada uma das praias urbanas mais charmosas de Maceió

3. Visitá-la é estar diante de cenários marcantes

4. Pela areia, descansar é uma escolha muito desejada

5. E aproveitar as comodidades é sempre uma pedida e tanto!

6. Já pelo mar, muitas surpresas aguardam por você

7. Como as piscinas naturais muito convidativas

8. E os belíssimos recifes de corais

9. Assim como o famoso Farol de Ponta Verde

10. Não tão longe, existem ainda outros bons cantinhos para conhecer

11. Como a charmosa Praia de Pajuçara

12. Com cenários emoldurados, nosso destino é mesmo fascinante

13. Então, não deixe de eternizá-lo o quanto antes

14. Uma viagem única e inesquecível te aguarda nesse paraíso!

Com ótimas opções de passeios, cenários exuberantes e uma boa infraestrutura, a Praia de Ponta Verde é realmente um destino imperdível, não é? Caso você pretenda estender a sua estadia pelo estado de Alagoas, não deixe de visitar também a Praia do Gunga, considerada uma das orlas mais bonitas do país!