10 atrações para uma viagem inesquecível na Ilha de Marajó, no Pará

Por
Atualizado em 30.09.22

Que tal conhecer um destino singular, acolhedor e repleto de belezas naturais? Essa é a Ilha de Marajó, no Pará. O arquipélago é ideal para se desconectar, curtir a natureza e fazer passeios incríveis. Seu nome, de origem Tupi, significa tapa-mar, uma referência às pequenas ilhas da região. Animou para visitar? Então, acompanhe o guia abaixo!

Publicidade

Onde fica a Ilha de Marajó

A Ilha de Marajó está localizada no estado do Pará, a 139 km da capital, Belém. Ela está situada em uma área de grande biodiversidade e belezas naturais, onde o Rio Amazonas se encontra com o Oceano Pacífico.

Como chegar à Ilha de Marajó

A melhor forma para chegar à ilha é partindo do centro de Belém. Na capital paraense, é preciso pegar uma balsa no Terminal Hidroviário da cidade. O trajeto dura em média 3h30 e a passagem custa cerca de R$ 40.

Outra boa alternativa é chegar ao destino de catamarã, que torna a viagem um pouco mais rápida. O passeio nesse barco também parte do Terminal Hidroviário e dura em média 2h30. A passagem custa R$ 46 e o barco transporta até 150 pessoas.

Por fim, é importante lembrar que as duas formas de transporte levam o visitante até a cidade de Salvaterra, destino que possui grande parte das atrações do arquipélago. A cidade vizinha é Soure, outro destino que permite conhecer mais belezas da ilha.

A História da Ilha de Marajó

A história da Ilha de Marajó é marcada pelas populações indígenas, que habitaram a região entre os anos 400 e 1300. Na época, a sociedade local dominava a arte em argila e a produção de cerâmica, artesanatos que se tornaram uma das principais heranças da ilha. Atualmente, o arquipélago é formado por 12 cidades que abrigam cerca de 533 mil habitantes.

Os búfalos são o símbolo da ilha e movimentam a economia local. Os animais chegaram à região por meio de um acidente de navio e, até hoje, estão presentes em grande parte dos passeios turísticos. Embora sejam conhecidos pelo temperamento difícil, os búfalos da Ilha de Marajó são dóceis e encantam a maioria dos visitantes.

Publicidade

O que fazer na Ilha de Marajó

Praias, rios, atrativos históricos e muito mais. Realmente, não faltam opções de programas na Ilha de Marajó. O destino é perfeito para relaxar, curtir a natureza e conhecer a cultura local. A seguir, confira 10 atrações incríveis para o seu roteiro:

1. Ruínas de Joanes

As Ruínas de Joanes é um dos destinos mais visitados da Ilha de Marajó. A atração conta com uma antiga igreja construída por Jesuítas no século XVII. O local está situado na Vila de Joanes, riquíssima em belezas naturais. Além disso, o povo é bastante acolhedor e o passeio é uma verdadeira aula sobre a história brasileira.

2. Praia de Joanes

A Praia de Joanes está localizada em Salvaterra e também é um dos atrativos mais conhecidos da ilha. A orla é tranquila, arborizada e ideal para quem busca sossego. No local, é possível encontrar uma boa infraestrutura com bares e quiosques que servem ótimos petiscos.

3. Praia Grande

A Praia Grande também fica na cidade de Salvaterra e é perfeita para curtir em família. A orla conta com uma boa infraestrutura e restaurantes que valorizam a culinária local. Além disso, você pode fazer um passeio superdivertido de barco.

4. Praia do Pesqueiro

Pesqueiro é uma das praias de água salgada mais bonitas da Ilha de Marajó. A atração está situada no município de Soure e é conhecida por sua calmaria e belezas naturais. Lá, você pode relaxar à beira-mar, desfrutando de águas mornas e tranquilas. Aproveite a maré baixa para fazer uma caminhada nesse pedacinho de paraíso.

5. Praia da Barra Velha

A Praia da Barra Velha é uma das queridinhas de Soure e tem uma paisagem surpreendente. A orla é formada por vegetação de mangue e árvores nativas que encantam os visitantes e rendem belas fotos. O atrativo também possui uma boa infraestrutura com restaurantes e bares.

6. Praia do Céu

A Praia do Céu também fica em Soure e é perfeita para descansar. Então, se você deseja explorar um cantinho mais aconchegante na ilha, precisa conhecê-la. Além da orla deserta, as águas mornas e tranquilas são um convite ao relaxamento. Você não vai querer chegar lá sem uma câmera, pois as paisagens são únicas.

7. Esportes ao ar livre

Caso você busque por um pouco mais de adrenalina durante a viagem, saiba que também pode praticar alguns esportes na Ilha de Marajó. As praias contam com uma ótima infraestrutura para ciclismo, caminhadas e corridas. Além disso, é possível praticar rafting.

8. Passeio de barco

O passeio de barco é um dos programas mais famosos do arquipélago de Marajó. Então, se possível, também viva essa experiência em sua viagem. O tour permite explorar as belezas da ilha, inclusive, sua rica biodiversidade. Você conhecerá diversas espécies de peixes, répteis e aves, como os guarás. Uma dica é visitar o Igarapé Caraparu, que guarda lindas paisagens.

Publicidade

9. Fazenda São Jerônimo

Além de praias desenhadas, a Ilha de Marajó respira cultura e história. A Fazenda São Jerônimo é o destino ideal para descobrir um pouco mais das belezas da ilha e os seus costumes locais. O espaço oferece programas em meio a natureza e atividades variadas. A dica é aproveitar o tradicional passeio de búfalo.

10. Culinária local

Não encerre a viagem sem provar a culinária local. A região conta com pratos e sabores marcantes que garantem ótimas refeições. Entre os pratos típicos que você precisa provar, estão o Filé Marajoara e o Pirão Caboclo. O tempero paraense é maravilhoso.

As atrações da Ilha de Marajó realmente são incríveis! O destino sabe como encantar os visitantes com sua cultura, tradição e belezas naturais. Sem dúvida, uma viagem única te espera.

Dicas e informações sobre a Ilha de Marajó

Antes de conhecer de perto todas as belezas e programas da Ilha de Marajó, vale a pena coletar algumas dicas sobre o local. A seguir, confira informações úteis que te ajudarão a organizar o seu roteiro:

  • Aspectos naturais: a Ilha de Marajó é conhecida como a maior ilha fluviomarítima do mundo. Além disso, conta com uma das biodiversidades mais encantadoras do Brasil. O arquipélago possui mais de 40 mil km² e se divide em belas praias, rios e paisagens preservadas;
  • Cerâmica marajoara: na ilha, há vários ateliês de artistas que criam peças em cerâmica. Além de belíssimas, elas marcam a expressão cultural paraense;
  • Estrutura: o destino possui uma boa infraestrutura turística para receber visitantes. As cidades de Soure e Salvaterra possuem ótimos bares e restaurantes, além de uma rede hoteleira caprichada;
  • Quando ir: a melhor época para visitar a ilha é entre junho e janeiro. Dessa forma, é possível desfrutar de temperaturas agradáveis com poucos dias de chuva;
  • O que levar: caso você resolva curtir as trilhas ecológicas da região, é importante levar repelente, óculos de sol e protetor solar para o passeio. Além disso, para curtir as praias, leve toalhas e roupas de banho;
  • Quanto tempo para conhecer a ilha: o período ideal para visitar todas as atrações da Ilha de Marajó é de 3 a 4 dias. Dessa maneira, é possível explorar as praias do local e os passeios mais tradicionais.

Depois de conferir todas as dicas, com certeza, o seu tour pela ilha será incrível. Você vai precisar de um bom descanso para viver tantas aventuras! Então, avance para o próximo tópico e conheça as melhores hospedagens da região.

Onde se hospedar perto da Ilha de Marajó

A Ilha de Marajó possui ótimas hospedagens. Em Salvaterra e em Soure, você encontrará opções acessíveis e muito agradáveis. A seguir, confira uma seleção com as melhores sugestões:

  • Pousada dos Corações – $$: uma opção acessível, ideal para quem busca economizar na viagem. Ela conta com quartos simples, ótima localização e um delicioso café da manhã. O seu diferencial está no atendimento acolhedor.
  • Pousada Aruanã – $$: essa escolha possui uma recepção muito elogiada e é ideal para uma viagem a dois. A pousada conta com quartos completos e aconchegantes, piscina e estacionamento gratuito. O espaço se destaca pelo café da manhã farto.
  • Pousada O Canto do Francês – $$$: essa sugestão conta com uma ótima infraestrutura e é perfeita para uma viagem em família. Ela possui quartos de luxo, área externa agradável, além de um atendimento muito cordial. Por fim, o seu ponto alto está na localização, pois o espaço fica próximo ao comércio e às praias.

Seja qual for a opção escolhida, é fato que você vai curtir a estadia perto da Ilha de Marajó. Afinal de contas, a região tem hospedagens confortáveis e para todos os tipos de visitantes. Aproveite!

15 fotos da Ilha de Marajó para inspirar ainda mais a sua viagem

Já pode tirar a mala do armário, porque, depois dessa seleção de fotos, você vai querer viajar o mais rápido possível. Confira paisagens belíssimas, praias encantadoras e muito mais!

1. A Ilha de Marajó é um dos destinos mais bonitos do Norte do país

2. Então, prepare-se para viver experiências únicas!

3. O destino é repleto de belezas naturais

4. Passeios marcantes

5. E paisagens de tirar o fôlego

6. Na ilha, há várias atrações históricas

7. Aproveite para explorar as tradições locais

8. Desfrutar de uma boa infraestrutura

9. E curtir ótimos programas

10. Além das praias encantadoras

11. Os rios são uma obra de arte da natureza

12. A biodiversidade é um verdadeiro espetáculo

13. Sem dúvida, você vai amar a experiência!

14. As belezas do Pará

15. Ficarão para sempre na memória e no coração

Curtiu as fotos? Tenha certeza que você encontrará descanso e muitas atividades legais na Ilha de Marajó. Depois de visitar uma vez, esse destino entrará para a sua lista de lugares preferidos no mundo.

Um pouquinho mais sobre a Ilha de Marajó

Para garantir que o seu roteiro fique ainda mais completo, confira uma lista de vídeos sobre a ilha. A série conta com dicas, relatos e curiosidades.

O que fazer em Salvaterra em uma viagem rápida

Nesse vídeo, o visitante faz um passeio curto pela cidade de Salvaterra. O tour inclui as belezas da Praia Grande. Vale a pena assistir ao vlog, pois, assim, você conseguirá otimizar seu tempo para conhecer vários lugares lindos. Aproveite para anotar a ótima dica de hospedagem.

Passeio pelas atrações naturais de Salvaterra e Soure

Nesse vlog, você acompanhará um passeio incrível pelas praias de Soure e de Salvaterra. Se você ama o contato com a natureza, assista o vídeo e anote todas as sugestões.

Conhecendo um pouco mais da cidade de Soure

Por fim, que tal explorar um pouco mais das belezas de Soure? Nesse vídeo, um visitante fez um tour completo pela cidade e revelou as suas principais atrações. Além disso, o vlog traz ótimas dicas de programas culturais. Confira!

Curtiu o roteiro? A Ilha de Marajó realmente é um destino espetacular no Pará. As suas belezas naturais são raras e seus programas são incríveis. Para conhecer o norte do país, outro destino é a Ilha do Combu. O local une natureza, culinária e muita diversidade.