Viagem ao meio do mundo: conheça Macapá (AP), a capital cortada pela Linha do Equador

Por
Atualizado em 30.09.22

Macapá, a capital do estado do Amapá, é conhecida por sua cultura e histórias marcantes. A cidade é cortada pela Linha do Equador e reúne muitas belezas naturais no norte do país. A região oferece uma ótima infraestrutura com balneários, restaurantes e programas para aproveitar em família. A seguir, conheça esse belo destino brasileiro.

Publicidade

Onde fica Macapá

Macapá é a capital do estado do Amapá e fica na região norte do país. A cidade está localizada a 329 km de Belém do Pará, a 88 km de Santana (AP), e a 191 km da Ilha do Marajó (PA). É a única capital brasileira situada à beira do Rio Amazonas e cortada pela Linha do Equador que divide os hemisférios Norte e Sul. Por fim, a cidade possui cerca de 550 mil habitantes e tem 165 anos de emancipação.

Como chegar a Macapá

A melhor maneira de chegar a Macapá é de avião, por meio do Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre. Os aeroportos de Belém e Brasília possuem conexão direta com o município e oferecem voos mais em conta.

Se preferir, você também pode chegar de barco ou balsa, partindo da cidade de Belém. De barco, a viagem dura em média 24 horas, já de balsa, até 2 dias. Embora o trajeto seja demorado, ele é perfeito para quem deseja conhecer as belezas naturais da região, bem como um pouco da cultura local.

Seja qual for a sua forma de chegar ao destino, o importante é planejar os passeios com antecedência para curtir todos os atrativos locais. Afinal, Macapá reúne muita natureza e tradições únicas que merecem ser descobertas!

Melhor época para ir à Macapá

Para não enfrentar imprevistos com o clima durante a viagem, tente agendar suas férias entre os meses de agosto e novembro. Nessa época, chove menos na região. Já o período de chuvas acontece no início do ano, entre janeiro e junho.

É importante saber que Macapá é uma das capitais brasileiras com maior temperatura. Isso acontece porque a cidade é cortada pela Linha do Equador, ou seja, possui um clima equatorial mais acentuado. Durante todo o ano, a temperatura máxima fica em torno de 32 ºC e a mínima em torno de 25 ºC.

O que fazer em Macapá

Atrativos naturais, monumentos históricos, bons restaurantes e muito mais! Realmente, não faltarão opções de passeios para você conhecer Macapá. A cidade possui uma ótima infraestrutura, é cercada pela natureza e os costumes locais conquistam os turistas. A seguir, confira 10 programas incríveis para a sua viagem:

Publicidade

1. Fortaleza de São José de Macapá

A Fortaleza de São José é considerada o cartão postal de Macapá. Vale a pena inaugurar os passeios conhecendo as belezas dessa atração. O local foi construído no século XVIII, pelo Império Português, para proteger a região Norte do país. No espaço, é possível admirar belezas naturais, construções preservadas e grandes muralhas, que chegam a 15 metros de altura. O atrativo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional devido a sua importância turística para a região. Por fim, o local está aberto para visitação de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.

2. Monumento do Marco Zero do Equador

O Monumento do Marco Zero também está entre os principais pontos turísticos da cidade. A atração é conhecida por ser o local exato onde a Linha do Equador divide os hemisférios Norte e Sul do planeta. O local reúne muitos visitantes que buscam tirar fotos criativas. Além disso, possui uma boa infraestrutura com lojinha e guias turísticos.

3. Orla do Rio Amazonas

Macapá é a única capital brasileira banhada pelo Rio Amazonas, por isso, não deixe de conhecer um dos rios mais importantes do país em sua viagem. A orla da cidade é ideal para admirar os barcos que cruzam o Amazonas e para conhecer um pouco mais sobre o dia a dia da região. No local, há pista de caminhada, área para piqueniques e ótimos quiosques. Sem dúvida, é um bom destino apreciar o entardecer.

4. Ilha de Santana

A Ilha de Santana é o melhor destino para fazer um passeio de barco em Macapá. Portanto, se você busca um pouco mais de aventura, coloque-a no seu roteiro. O passeio permite descobrir as belezas do Rio Amazonas e os costumes de comunidades ribeirinhas locais. Na ilha, é possível fazer caminhadas ecológicas e tomar um banho de rio muito relaxante. Por fim, o tour tem em média 4h de duração e parte do centro do município.

5. Trapiche Eliezer Levy

O Trapiche Eliezer Levy possui cerca de 400 metros de extensão e é mais uma atração muito visitada em Macapá. Localizado sobre o Rio Amazonas, o espaço garante uma bela vista da cidade. Perto do monumento, é possível desfrutar de uma boa infraestrutura turística com lanchonetes, sorveterias e restaurantes. Um cantinho apaixonante para conhecer com alguém especial.

6. Mercado Central de Macapá

Localizado próximo à Fortaleza de São José, o Mercado Central é um dos melhores destinos para apreciar os sabores de Macapá. Construído em 1953, o local abriga uma grande praça de alimentação, lanchonetes e lojinhas de artesanatos. Além disso, o espaço é ideal para fazer compras e conhecer os produtos regionais. Durante o passeio, prove os sucos de frutas típicas da Amazônia. O espaço funciona todos os dias, das 6h às 18h.

7. Casa do Artesão

Para conhecer melhor a cultura do artesanato que há na cidade, dê uma passadinha na Casa do Artesão. O espaço é o melhor cantinho para comprar os produtos e obras artísticas que valorizam a cultura local. Lá, você encontrará objetos artesanais lindíssimos, bijuterias e lembrancinhas típicas. Além disso, há uma variedade de produtos naturais encontrados apenas na região. O local fica aberto para visitação de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados e domingos, das 8h às 21h.

8. Museu Sacaca

Localizado em meio à natureza, o Museu Sacaca une história, ciência e cultura. O espaço abriga o Centro de Pesquisas Museológicas do município, que possui um grande valor científico e cultural para o país. No museu, é possível conhecer as tradições locais, obras artísticas e diversas exposições culturais. O espaço também possui uma área verde com árvores, riachos e plantas típicas da Amazônia. Por fim, o local funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

9. Restaurante Estaleiro

Depois de passear pela história e natureza de Macapá, que tal repor as energias conhecendo a culinária local? O Restaurante Estaleiro é o melhor cantinho para provar as comidas típicas da região. O espaço é muito agradável e serve pratos à base de peixes amazônicos, frutos do mar e tem um cardápio muito variado. A sugestão é provar o Camarão no Bafo, um dos pratos típicos populares do estado do Amapá!

Publicidade

10. Gastrobeer Quilombo Sankofa

Não termine sua viagem sem antes conhecer um pouco da vida noturna de Macapá. Afinal, a cidade conta com estabelecimentos que unem música boa e muita animação. Um deles é o Gastrobeer Sankofa que possui um ambiente descontraído, serve bebidas, quitutes variados e pratos regionais. Sem dúvida, é o melhor cantinho para você se divertir com os amigos depois de um dia de passeios.

Se possível, planeje uma viagem de pelo menos 3 dias. Assim, você conseguirá conhecer várias atrações e relaxar no ritmo amapaense. Outra opção é escolher uma agência de turismo da sua confiança. Aproveite!

10 fotos lindas de Macapá que farão você se apaixonar por essa capital brasileira

Depois de conhecer as atrações, admire um pouco mais das belezas macapaense. A seguir, confira fotos lindas da cidade que vão aumentar ainda mais a sua vontade de viajar. Olha só:

1. Macapá é uma das capitais mais surpreendentes do Brasil

2. A cidade é conhecida por sua cultura e história

3. As belezas naturais chamam a atenção dos visitantes

4. Visite os monumentos históricos marcantes

5. As atrações culturais que valorizam as tradições locais

6. E os destinos que permitem um contato direto com a natureza

7. O Rio Amazonas agracia a capital

8. Além disso, a região possui uma culinária saborosa

9. E passeios para quem ama aventura

10. O destino perfeito para explorar as belezas do norte do país!

Gostou dos registros? Então, agora é a sua vez de conhecer a cidade e fazer suas próprias fotos por lá! Prepare-se para encontrar muita natureza e atrações únicas.

Vídeos sobre Macapá para montar seu roteiro ideal

Além de poupar tempo, as informações podem deixar seu roteiro mais completo. Por isso, confira uma seleção de vídeos com mais dicas e curiosidades sobre Macapá. Leve em consideração os feedbacks dos visitantes e anote as atrações sugeridas.

Conheça mais sobre o Museu Sacaca

Nesse vídeo, um visitante passeia pelo Museu Sacaca e revela as principais belezas do local. Além disso, ele dá ótimas dicas para conhecer o destino. O local conta com ótima infraestrutura e diversas atrações. Vale a pena assistir, pois o vlog também é informativo e traz um pouco da história do museu.

Tour pelo Balneário Flora em Santana – AP

Santana é uma das cidades mais conhecidas do estado do Amapá e fica próxima à Macapá. Se possível, reserve um dia para fazer um tour pelo Balneário Flora. Com as dicas desse vídeo, você conseguirá planejar um passeio completo. O local conta com uma área de lazer ampla. Aperte o play!

Passeio pelo centro de Macapá

Nesse vídeo, um viajante visitou as principais atrações do centro de Macapá. O tour inclui a Fortaleza de São José e a Orla do Rio Amazonas. Além disso, ele indica restaurantes e hospedagens na região. Vale a pena assistir e anotar todas as sugestões!

Macapá realmente é uma cidade cheia de encantos no norte do país. Outra capital brasileira que também promete bons passeios é Belém do Pará. O destino é conhecido por sua culinária saborosa, assim como inúmeras belezas naturais.