10 opções de pousadas em Paraty para todos os públicos e bolsos

Por
Atualizado em 30.09.22

Escolher boas pousadas em Paraty vai tornar sua viagem de férias ainda mais prazerosa e confortável. Conhecido pela sua arquitetura colonial e pelas suas belezas naturais, o destino encanta turistas de diversas partes do mundo. Veja a seguir uma seleção com algumas pousadas para se hospedar na cidade e escolha já a sua!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Qual o melhor local para se hospedar em Paraty?

Antes de procurar uma pousada, é interessante conhecer os principais bairros para ficar em Paraty, assim você consegue escolher qual localidade funciona melhor para o que você busca na sua viagem. Veja abaixo, algumas regiões para você se hospedar nessa cidade histórica!

Centro Histórico

Formado por 33 charmosos quarteirões, o Centro Histórico de Paraty é um dos bairros preferidos pelos turistas quando o assunto é hospedagem. É considerado “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso” pela Unesco e é também um Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN. As ruas são bem tranquilas, nenhum veículo pode circular por elas, tornando o bairro perfeito para uma caminhada e uma sessão de fotos. E o melhor de tudo é que você vai ficar pertinho de atrações como a Casa de Cultura de Paraty, o Teatro Espaço, a Praça da Matriz e a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios.

Praia do Pontal

Essa praia fica próxima ao Centro Histórico de Paraty e diversos turistas gostam de desfrutar de um passeio no calçadão. Se você quer aproveitar as praias de Paraty e sair à noite, essa região pode ser ideal, pois existem diversos bares e quiosques nas proximidades do calçadão. Outro ponto positivo é que nessa área o valor da hospedagem costuma ser um pouco mais barato do que nas pousadas do centro da cidade. A praia, apesar de muito frequentada, não é um local indicado para banho por possuir águas turvas.

Praia do Jabaquara

A região da Praia do Jabaquara é perfeita para pessoas que buscam um ambiente mais tranquilo. A maior parte dos turistas se concentra em lugares como o Centro Histórico de Paraty, o que faz com que o Jabaquara seja um pouco mais vazio. Além disso, você pode aproveitar para se refrescar no mar, praticar esportes ou fazer uma caminhada tranquila à noite. O bairro é considerado seguro e conta com diversas opções de bares, quiosques e restaurantes em Paraty.

Caborê

O Caborê é uma região residencial de Paraty que fica às margens do Rio Perequê-Açú, com fácil acesso para o Centro Histórico. Então, se você deseja ter uma viagem mais tranquila, e ter contato com a cultura local, esse bairro é uma boa opção para se hospedar. O local é bem arborizado e possui diversas opções de hospedagens para todos os tipos de orçamento. Uma desvantagem é que aqui não há muitas opções de bares e restaurantes, mas ainda assim é possível encontrar opções para conhecer a comida regional.

Existem diversas opções de pousadas em Paraty, para todos os tipos de públicos. E seja qual for a região escolhida, você vai adorar o charme colonial da cidade.

Confira as 10 melhores pousadas em Paraty

Muitas vezes, escolher uma pousada para se hospedar pode ser uma tarefa difícil, principalmente quando a maioria delas possui comodidades semelhantes. Conheça abaixo uma seleção com as 10 melhores pousadas de Paraty e se prepare para reservar a sua.

Publicidade

1. Pousada Literária

Essa pousada é um charme à parte, especialmente ideal para os amantes de literatura. A Pousada Literária fica situada em um edifício colonial a apenas 600 metros do Cais de Paraty. Oferece comodidades como piscina ao ar livre, sauna, acomodações aconchegantes com ar-condicionado e uma biblioteca com mais de 1500 livros e diversos filmes. Foi escolhida como sede oficial da FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty).

2. Pousada Casa do Rio Paraty

A Pousada Casa do Rio fica próxima a diversas atrações de Paraty. A apenas 3 minutos do Centro Histórico e perto da Praia e Beira Rio, essa acomodação dispõe de piscina, café da manhã incluso na diária e quartos com valores bem atrativos. Você também pode aproveitar a sua estadia para fazer um passeio de barco com saída do deck da pousada.

3. Pousada do Príncipe

Localizada a apenas 3 minutos do Centro Histórico de Paraty, a Pousada do Príncipe é uma opção de hospedagem ideal para quem busca conforto. Construída no estilo colonial, conta com áreas de lazer espaçosas, quartos bem confortáveis e equipados, e piscina. A área externa é perfeita para fazer passeios a cavalo, relaxar ou andar de bicicleta.

4. Pousada Don Juan

A Pousada Don Juan fica no bairro Portal das Artes, a 1,5 km do Centro Histórico de Paraty. Com vista para a Serra da Bocaina, o lugar é perfeito para quem busca descansar em meio a natureza. As acomodações possuem decoração moderna, frigobar e banheiro privativo com chuveiro a vapor de alta pressão. Além de ficar cercado por natureza, você pode visitar a Cachoeira da Pedra Branca, que fica a apenas 15 minutos da propriedade.

5. Pousada Corsário

A Pousada Corsário é uma opção de hospedagem que fica a apenas 600 metros do centro e a 20 minutos a pé da Praia do Pontal. Oferece comodidades como piscina, sauna e salão de jogos. Você pode, inclusive, aproveitar para relaxar no terraço apreciando a paisagem do rio. Outras atrações imperdíveis que ficam próximas a essa pousada são a Casa da Cultura, a apenas 10 minutos da pousada, e a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios.

6. Pousada da Marquesa

A Pousada da Marquesa dispõe de acomodações espaçosas com decoração rústica em uma propriedade de estilo colonial. Fica localizada a apenas 2 km da Praia do Jabaquara e oferece diversas comodidades para os hóspedes. Entre elas, a piscina ao ar livre, opções de massagem, áreas de estar com confortáveis espreguiçadeiras e um buffet de café da manhã completo. E tudo isso com um custo-benefício considerado acessível.

7. Pousada Aurora Paraty

Localizada no bairro Caborê, a 1 km do centro, a Pousada Aurora é uma hospedagem bem confortável e elegante. Decorada com elementos indígenas de diversas tribos brasileiras, a pousada conta com piscina, banheiro privativo com banheira de hidromassagem, buffet de café da manhã, entre outras comodidades. Além disso, se você estiver com dúvidas sobre o que fazer no local, a equipe de atendimento está orientada para sugerir diversos passeios, como escunas, passeios de bicicleta e jogging, jeep tours, esportes radicais e muito mais.

8. Pousada Eclipse

A 2 km da Praia do Jabaquara, a Pousada Eclipse apresenta suítes espaçosas e bem equipadas, perfeitas para garantir o seu descanso. A pousada conta com piscina climatizada durante o inverno, serviço de bar, café da manhã com bolos e frutas regionais e você pode inclusive levar o seu pet. Todos os quartos são decorados com simplicidade e alguns deles possuem varanda, o que é ótimo para apreciar a paisagem.

9. Pousada do Sandi

Essa acomodação fica no centro a apenas 350 metros da Praia do Cais e a decoração dos quartos é uma mistura das decorações nativa e moderna. Os quartos são bem equipadas e você pode contar com comodidades como spa, academia e salão de jogos. Um dos diferenciais dessa pousada é o restaurante à la carte Pippo, e a sua extensa carta de vinhos, além de cervejas e um menu contemporâneo com algumas opções de pratos regionais.

Publicidade

10. Boutique Hotel Carpe Diem

Próximo à Praia do Pontal, e a quase 2 km do Aeroporto de Paraty, o Boutique Hotel Carpe Diem dispõe de quartos elegantes e espaçosos com diferentes tipos de decoração. O hotel possui piscina, lounge compartilhado e serviços como aluguel de bicicletas e carros. Um ponto positivo é que a região nas proximidades é ótima para fazer caminhadas ou trilhas e apreciar a natureza.

Conseguiu escolher a pousada ideal para o seu perfil? É preciso considerar diversos aspectos antes de contratar um pacote de hospedagem. Se você ainda não se decidiu, veja abaixo algumas dicas sobre o assunto.

Dicas para escolher pousadas em Paraty

Paraty tem diversas pousadas maravilhosas, por isso, você realmente pode demorar um pouco para decidir qual é a sua opção ideal. As próximas dicas podem ajudar você nesse processo de escolha!

Qual o valor de uma diária em Paraty?

Os valores de hospedagem em Paraty variam bastante, dependendo de aspectos como localização, tipos de acomodações, serviços oferecidos, entre outros. Mas, em geral, um turista vai pagar em média entre R$300 e R$1200 por cada diária na cidade. Você pode e deve consultar os valores de diversas pousadas e comparar os preços antes de fechar a sua reserva. Afinal, fazer um planejamento financeiro é algo essencial para ter uma boa viagem.

Pousadas em Paraty durante a FLIP

A FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) é um festival literário que acontece anualmente no mês de novembro desde o ano de 2003. O festival é realizado na Pousada Literária e se você é um amante da literatura, certamente vai querer ficar hospedado por lá. Durante o festival os preços das diárias costumam ser mais altos, então uma dica é reservar o seu quarto com bastante antecedência, ou até mesmo ficar hospedado nos arredores, por exemplo, na Pousada Casa do Rio Paraty ou na Pousada do Sandi.

Leve seu roteiro de viagem em consideração

Procure se hospedar em uma região próxima às principais atrações que você deseja conhecer. Ficar no Centro Histórico é uma boa ideia, pois você ficará pertinho das principais atrações culturais. Mas você também pode considerar ficar em outras regiões de Paraty. Uma boa dica é alugar um carro para percorrer a cidade mais facilmente. Ou, se você tiver disposição, alugar bicicletas e, assim, fazer uma boa atividade física enquanto explora esse destino maravilhoso.

Veja a opinião de outros hóspedes

Saber a opinião de pessoas que já se hospedaram em uma determinada pousada é essencial para fazer uma boa escolha. Então, antes de reservar sua hospedagem, procure saber se os comentários dos hóspedes anteriores são negativos ou positivos em sua maioria. Dessa forma, você pode fazer uma escolha bem mais consciente e ter uma experiência muito melhor.

Conheça todas as comodidades oferecidas

É importante verificar todos os serviços e comodidades que as pousadas oferecem antes de fechar um pacote de hospedagem. Fazendo isso, você pode ter acesso a diversos serviços, ou até mesmo economizar deixando de lado serviços que você não tem interesse. Então, procure comparar todas as vantagens que você vai ter acesso em cada uma das pousadas que você pesquisar!

E aí, já reservou a sua pousada em Paraty? Escolher a pousada ideal é essencial para poder aproveitar ao máximo a sua viagem. Agora, já que você vai viajar por essa região, aproveite também para conhecer a Ilha do Pelado, uma atração pertinho de Paraty com piscinas naturais incríveis!