Parintins: conheça a cultura e a beleza dessa cidade do Amazonas

Por
Atualizado em 02.08.22

Parintins é a abreviação do nome de uma tribo indígena que habitava a região do que é hoje a segunda maior cidade do Amazonas. Além da importância histórica para os povos indígenas, a cidade é um epicentro da cultura tradicional brasileira e um território cheio de belezas naturais. Conheça e se apaixone por essa cidade amazônica!

Publicidade

Mapa e como chegar

A cidade de Parintins fica na margem direita do Rio Amazonas, localizado a cerca de 370 quilômetros da capital do estado de Manaus e aproximadamente 228 quilômetros de Santarém.

Para quem prefere viajar de avião, o voo de Manaus para Parintins tem duração de no máximo uma hora e conta com frequência diária e, na época do Festival de Parintins, o número de voos aumenta.

Já de barco, a viagem é um pouco mais longa, com no mínimo oito horas de duração. A compra de passagens e o embarque acontecem no porto de Manaus e o desembarque acontece na orla de Parintins.

Festival de Parintins

Uma atração famosa em todo o Brasil, o Festival de Parintins ocorre sempre durante o último fim de semana de junho e é uma das maiores celebrações ao folclore amazônico. O festival conta com danças típicas indígenas, encenações, toadas e narrativas alegóricas, isso tudo além do grande momento: o enfrentamentos entre os bois-bumbás.

A disputa entre os bois-bumbás Garantido e Caprichoso é uma tradição que remonta o início do século XX. Os dois blocos mantêm uma grande rivalidade e sempre fazem desse momento o ponto mais alto do Festival de Parintins.

Para garantir o ingresso na arena e assistir o espetáculo com tranquilidade, o melhor é planejar sua viagem a partir de fevereiro. Mas para aqueles que não tiverem a sorte de acompanhar de perto, o festival espalha palcos e telões por toda a cidade. Os ingressos custam de R$ 280 à R$ 1150 e podem ser comprados online.

Publicidade

O que fazer

Para além do Festival, a cidade de Parintins oferece diversas atrações aos turistas e é garantia de uma viagem incrível:

Catedral de Nossa Senhora do Cargo

Considerada a maior construção da cidade, a Catedral de Nossa Senhora do Carmo é uma torre de cerca de 40 metros de altura. A santa é a padroeira da cidade e sua catedral foi inaugurada em 1981, desde então considerada um marco histórico. Dentro dela, o turista pode observar diversas artes sacras, inclusive peças trazidas da Itália, além de obras únicas de autoria do Irmão Miguel de Pascale. A Catedral fica aberta das 6h às 18h e a entrada é gratuita.

Orla do Rio Amazonas

Esse é um dos rios mais extensos do mundo e a cidade garante uma vista privilegiada para aproveitar a bela paisagem. O calçadão da orla conta ainda com diversos bares e restaurantes, que são ideais para quem quer aproveitar a deliciosa gastronomia do norte do Brasil.

Lagoa da Francesa

Como muitas cidades do Amazonas, Parintins tem uma forte cultura pesqueira e o principal local para essa atividade é a Lagoa da Francesa. Nela, os pescadores trabalham e fornecem à cidade os peixes que são considerados iguarias por lá, como o aracu e o bodó.

Mercado Municipal de Parintins

O Mercado Municipal de Parintins é o centro da cultura gastronômica da cidade. É o local ideal para experimentar a tapioca orgânica recheada com tucumã colhido do pé, além do café regional. O Mercado ainda conta com restaurantes e fica no centro da cidade, em um prédio histórico, desde 1937. Ele funciona todos os dias das 6h às 22h.

Praça do Comunas

Localizada na orla da cidade, a Praça dos Comunas é um ótimo lugar para se reunir, principalmente durante o Festival. Normalmente, é onde os torcedores do boi-bumbá Garantido se reúnem, mas também é comum encontrar simpatizantes do boi-bumbá Caprichoso por lá.

Bumbódromo de Parintins

O Bumbódromo de Parintins foi inaugurado em 1988 e sempre fica lotado durante o Festival Folclórico. A arena tem um formato de cabeça de boi e é dividida nas cores dos bois-bumbá Garantido (vermelho) e Caprichoso (azul).

Serra de Parintins

Localizada no Lago da Valeria, cerca de uma hora de barco da cidade, a Serra tem 152 metros de altitude e é cercada por vegetação. Além da linda visão, muitos turistas vão até o Lago da Valéria por seu significado folclórico, já que foi ali que muitos moradores alegaram ter visto, durante os anos 1980, o chupa-chupa, um misto de alienígena com vampiro.

Lago Macuricanã

Outro lago famoso entre os turistas é o Macuricanã, que na verdade trata de um complexo de 40 lagos ideais para quem quer se refrescar e aproveitar o verão amazônico. Além disso, também é o local ideal para quem gosta de relaxar e pescar durante a tarde.

Publicidade

Balneário Cantagalo

Localizado a sete quilômetros do centro da cidade, na comunidade do Aninga, o Balneário Cantagalo reúne águas frescas e ideais para se nadar. Possui quadras de areia para praticar esportes e um bosque no qual se pode acampar. Além disso, a área tem diversos bares, restaurantes e lanchonetes.

Artesanato indígena

É fácil encontrar pela cidade pequenas barracas de artesanato indígena. Diversos objetos confeccionados com raízes de árvores, penas, palhas e muitos outros materiais são vendidos como lembrancinhas da cidade e do próprio Festival de Parintins. Além dos objetos é possível encontrar também roupas confeccionadas pelos indígenas.

Vila Amazônia

Um local histórico e ideal para quem gosta de curtir ao ar livre é a Vila Amazônica. O local é considerado o epicentro da imigração japonesa durante os anos 1930 e reúne diversas trilhas, igarapés e cachoeiras. A Vila Amazônica está localizada a cerca de 20 minutos de barco, saindo de Parintins, e o transporte está disponível todos os dias no porto do Lago da Francesa.

Rio Uaicurapá

Para quem gosta de praias, o Rio Uaicurapá é uma das atrações mais importantes de Parintins. Entre agosto e fevereiro, ocorre a vazante do rio e as praias de areia branca e águas escuras surgem, cercadas por três ilhas, a Pacoval, Onças e Guaribas.

Conhecer Parintins para além de seu principal festival é se encantar com uma das mais belas cidades amazônicas. Se prepare e curta tudo desse maravilhoso ponto do norte brasileiro.

15 fotos de Parintins que vão te convencer a conhecer essa linda cidade

Confira abaixo as belas paisagens e atrações de Parintins:

1. O Festival de Parintins movimenta toda a cidade

2. É uma celebração da cultura folclórica simplesmente incrível

3. A paisagem para o Rio Amazonas é um dos principais atrativos

4. Assim como os lagos de águas frescas

5. A gastronomia regional é outro grande atrativo de Parintins

6. E até mesmo nisso a rivalidade dos bois-bumbá se mostra

7. A beleza da natureza também é muito presente na cidade

8. E suas praias são como um pedaço do paraíso

9. Também é possível praticar esportes no rio e nos lagos

10. A paisagem de Parintins é uma beleza colorida

11. E o pôr do sol da cidade é simplesmente encantador

12. É uma cidade que respira tradição

13. E que garante muita diversão

14. Parintins é um destino imperdível

15. Faça sua visita!

Não perca tempo e comece a planejar sua viagem para Parintins agora mesmo! E aproveite também essas dicas de como aproveitar sua viagem à região amazônica.