Pedra da Gávea: conheça esse destino radical no Rio de Janeiro

Por
Atualizado em 12.04.23

A Pedra da Gávea é, sem dúvidas, um destino que foge completamente dos lugares comuns visitados por turistas na capital fluminense. No entanto, quem é aventureiro sabe que esse é um dos pontos mais lindos da Cidade Maravilhosa. Se você ficou animado(a), acompanhe informações valiosas e inclua essa montanha no seu roteiro de passeios imperdíveis e trilhas no Rio de Janeiro.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica a Pedra da Gávea

Localizada na Floresta da Tijuca, a Pedra da Gávea é a maior montanha à beira-mar do mundo. Sendo assim, para chegar até o topo é necessário fazer uma trilha pelo meio da mata. Se você gosta desse tipo de aventura, vai amar cada pedacinho desse paraíso, que deixa qualquer um maravilhado.

Como fazer a trilha da Gávea

Localizada entre a Barra da Tijuca e o Bairro de São Conrado, a Pedra da Gávea tem 844 metros de altura e leva-se 3h para chegar até o topo. Aliás, a subida é difícil e exige que o visitante utilize equipamentos de segurança. Para chegar lá, você poderá optar por dois roteiros: o Pico dos 4 ou o mais tradicional.

O primeiro é considerado mais curto, porém mais difícil, e o segundo tem subidas e descidas, além de árvores que tornam a caminhada mais amena. O importante é que você faça a trilha no seu tempo, sempre lembrando de parar para descansar. Outra opção de subida é pela Carrasqueira, paredão formado por pedras e que exige muito da pessoa.

O que mais você precisa saber antes de ir

  • O que fazer antes de subir: primeiramente, é muito importante que, logo no início da trilha, você escreva seus dados pessoais num caderno, como nome, endereço e telefone. Essa é uma medida de segurança para o caso de algum trilheiro se perder no meio do caminho.
  • Dicas de roupas: o recomendado é que você utilize roupas leves e tênis antiderrapantes. Como você irá subir montanhas e escalar pedras, quanto mais confortável você estiver, melhor será a sua prática. Aliás, leve também uma mochila para guardar os seus pertences.
  • O que levar: os itens principais que você deve levar são uma garrafa de água e lanchinhos, como barras de cereal, biscoitos e frutas. Além disso, leve também protetor solar, boné, repelente e seus documentos.
  • Cuidados durante a subida: a subida costuma ser bastante cansativa, sobretudo se você não está acostumado a praticar esportes. O medo da altura pode ser outro fator que desestimula muitas pessoas, principalmente se você for escalar ou passar por penhascos da Carrasqueira.
  • Perigos: essa trilha é bastante perigosa, por isso enfatizamos a importância do guia. Além dos riscos de acidentes, em alguns momentos você poderá ficar exposto a cabos de aço. Por fim, alguns visitantes se queixam também de assaltos, principalmente nos finais de semana.
  • Guias: por uma questão de segurança, contrate um guia na guarita para te acompanhar durante a trilha. Embora algumas pessoas se arrisquem indo sozinhas para a Pedra da Gávea, o ideal é que você suba com alguém que conheça o local e que possa te ajudar durante o trajeto.

Ter esses cuidados em mente te ajudará a ter um percurso mais seguro. Por isso, é fundamental que você siga todas essas dicas para se prevenir contra possíveis riscos e acidentes, pois eles podem acontecer. Então, previna-se!

Vídeos dos visitantes que foram até a Pedra da Gávea

Antes de ir, é muito importante que você tenha dicas de quem já visitou o local. Por isso, além das informações dadas anteriormente, listamos também vídeos que te deixarão com mais vontade de conhecer a Pedra da Gávea. Confira!

Subindo até a Garganta do Céu

Publicidade

Conheça, nesse vídeo, a trilha P4, considerada a mais tradicional na Pedra da Gávea. Aqui, você terá todas as dicas importantes e conhecerá a Garganta do Céu, parada obrigatória para quem visita o local.

Dicas de trilhas para o topo da Pedra da Gávea

Se você prefere se aventurar por trilhas mais complicadas, veja dicas de como subir de forma mais segura nesse vídeo, aproveitando cada pedacinho do caminho.

Anotou todas as dicas? Toda vez que precisar relaxar do dia a dia da cidade, se jogue nesse caminho cheio de emoções. Por fim, prepare o seu kit trilha e se aventure por esse ponto turístico no Rio de Janeiro!

30 fotos da Pedra da Gávea que vão tirar o seu fôlego

Confira algumas das fotos mais perfeitas de quem foi à Pedra da Gávea. Esse é o destino ideal para respirar ar puro e entrar em contato com a natureza. Olha só:

1. Subir a Pedra da Gávea é para corajosos!

2. Ainda mais se esse for o seu sonho

3. Primeiramente, ao chegar ao Parque Nacional da Tijuca

4. Escolha a sua melhor trilha

5. Seja ela a Pico dos 4

6. Ou a mais tradicional

7. Em seguida, dê um pulo também na cachoeira

8. E não deixe de conhecer a Carrasqueira

9. Tire fotos na Garganta do Céu

10. Na cadeirinha

11. E na Pedra Bonita

12. Se você preferir, se aventure no rapel

13. E aproveite o caminho para tirar fotos

14. Pare um pouco para recuperar o fôlego

15. Aproveitar a vista para a Cidade Maravilhosa

16. E desestressar da rotina

17. Se você gosta de esportes, faça um slackline

18. Pule de asa delta

19. Ou pratique yoga

20. Se preferir, vá sozinho

21. Ou chame os seus amigos

22. Ou seu parceiro de loucuras

23. Estamos quase chegando ao fim, então continue subindo

24. Aproveite bastante as paisagens ao redor

25. Curta o clima

26. Se conecte com a natureza

27. Aliás, antes de subir mais um pouco

28. Pare e dê uma olhadinha para o horizonte

29. Sem dúvidas, você irá se apaixonar

30. Por cada pedacinho desse lugar

A Pedra da Gávea é um lugar místico e encantador. E por falar em encantos, aproveite e veja essas belíssimas fotos do Rio de Janeiro para te inspirar a conhecer também outros pontos turísticos dessa cidade incrível.