Praia de Castelhanos: um paraíso preservado em meio a Ilhabela

Por
Atualizado em 18.05.22

A Praia de Castelhanos é um dos melhores destinos para aproveitar a região de Ilhabela, no litoral de São Paulo. Essa praia concentra o melhor de um mar azul e areia branca, com uma natureza exuberante. É possível fazer trilhas, mergulho e aproveitar as cachoeiras da região de uma praia que já foi até refúgio para piratas. Saiba mais sobre esse paraíso:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica a Praia de Castelhanos

Ilhabela fica no litoral norte de São Paulo, a cerca de 200 km da capital, e a Praia de Castelhanos fica em uma região mais urbana de Ilhabela. Existem diversas opções para percorrer os 17 km entre o centro de Ilhabela e a praia. A mais comum é por carro, normalmente um 4×4, por causa das condições da estrada que dá acesso direto à praia.

Também é possível chegar até lá de bike ou caminhando, mas cuidado: essa trilha pode durar até seis horas, então é indicada para os aventureiros mais experientes. Finalmente, dá pra chegar até Castelhanos pelo mar. O trajeto pode ser realizado com a contratação de uma lancha ou flexiboat, que pode parar em diferentes pontos da ilha. Os valores dependem da empresa contratada e do trajeto combinado.

O que fazer na Praia de Castelhanos para aproveitar o melhor do litoral

Com um mar de um lindo tom de azul, areia branca e muita natureza, a Praia de Castelhanos tem diversas atrações para garantir uma viagem inesquecível. Veja abaixo algumas das melhores opções para aproveitar a natureza nesse pequeno paraíso:

1. Trilhas

A aventura começa no próprio caminho até a Praia de Castelhanos, já que uma das formas de alcançar a orla é por meio de trilhas. Existem diferentes tipos de trilhas, com diferentes dificuldades, mas o melhor é evitar as que possuem grandes desníveis de altitude, caso você não tenha muita prática.

2. Surf

Um dos motivos para os aventureiros gostarem tanto da Praia de Castelhanos é a oportunidade de aproveitar suas belas ondas. A praia tem cerca de 1,5 km de extensão, ou seja, há pontos em que o mar é calmo e outros mais agitados, com ondas perfeitas para a prática do esporte.

3. Mirante do Coração

A característica mais marcante de Castelhanos é o formato de coração que marca sua orla. E o melhor lugar para apreciar essa linda vista é o Mirante do Coração. Localizado bem ao lado da praia, esse mirante natural fica após uma rápida trilha. O esforço vale a pena, pela linda paisagem.

Publicidade

4. Passeio de Canoa

Um item que pode sempre ser encontrado na Praia de Castelhanos é a canoa, e essa é uma das melhores formas de conhecer a região. O passeio de canoa passa por toda a baía e ainda tem paradas para mergulho. As canoas são um símbolo da região e uma das melhores formas de conhecer o mar.

5. Mergulho

A vida marinha da região é uma das grandes atrações dessa praia. Existem locais específicos em que se pode mergulhar na baía: alguns pontos têm um mar muito agitado, então é preciso tomar cuidado. Mas a beleza marinha e a experiência do mergulho valem a pena!

6. Parque Estadual de Ilhabela

Outra forma de aproveitar a exuberante natureza da região da Praia de Castelhanos é o Parque Estadual de Ilhabela. Ele cerca a praia e tem alguns dos melhores exemplares do que a área tem a oferecer, como cachoeiras, uma linda parte da Mata Atlântica e diversas trilhas.

7. Cachoeira do Gato

Falando em cachoeiras, a mais famosa da região é a Cachoeira do Gato, a apenas 2 km de distância da areia da Praia de Castelhanos. Essa queda d’água tem cerca de 80 metros de altura e forma uma piscina natural ideal para o banho, com águas transparentes e refrescantes.

8. Mirante do Canto do Gato

Outra visão que é imperdível é a do Mirante do Canto do Gato, que fica próximo à Cachoeira do Gato. Essa é uma das melhores formas de conhecer a paisagem da região, já que o mirante fica em meio à Mata Atlântica. É uma parada que vale a pena em sua viagem!

9. Restaurantes à beira-mar

A Praia de Castelhanos conta com uma ótima infraestrutura, com diversos estabelecimentos em sua orla. Os mais frequentados são seus restaurantes, que também costumam servir drinks. É imprescindível experimentar os deliciosos pratos com frutos do mar dos restaurantes à beira-mar.

10. Praia Mansa

A Praia Mansa está a apenas 30 minutos de trilha, a pé ou de barco, a partir de Castelhanos. Apesar de ter apenas 70 metros de extensão, essa praia conta com um lindo mar de águas azuis e calmas, que são ideais para o banho. É outro lugar que vale a pena conhecer.

Com diversas opções para se divertir na Praia de Castelhanos, só falta você montar o seu roteiro. Esse destino é um dos melhores de Ilhabela e é também a garantia de uma viagem inesquecível.

Vídeos da Praia de Castelhanos para você se preparar

A melhor forma de se preparar e conhecer os detalhes sobre a Praia de Castelhanos é assistindo às experiências de quem já fez a viagem. E o melhor é que é possível pegar também dicas para garantir que a sua aventura aconteça exatamente do jeito que você deseja. Veja a seleção de vídeos:

Publicidade

Os detalhes da Praia de Castelhanos

Esse vídeo do canal O Guia Ilhabela traz todas as informações necessárias para garantir uma viagem tranquila, além de dar dicas sobre as melhores atrações da região.

Um ótimo lugar para fazer ecoturismo

Com foco na praia, nas trilhas e na Cachoeira do Gato, esse vídeo do canal Jornalismo de Viagem mostra todos os detalhes das principais atrações da Praia de Castelhanos.

Os caminhos até a praia

Esse vídeo do canal Checkins Pelo Mundo mostra um pouco da trilha até a praia, além de apresentar também alguns dos pontos de referência da região.

Toda a beleza da Praia de Castelhanos

Já nesse vídeo do Robson Lourenço, é possível ver as paisagens desse destino com a ajuda de imagens aéreas feitas com drone. É um verdadeiro paraíso!

A Praia de Castelhanos fica bem escondida em meio a todas as belezas de Ilhabela, mas é um destino que vale a pena ser conhecido. Então, não deixe de anotar todas essas dicas e aproveite o melhor da sua viagem.

12 fotos da Praia de Castelhanos para você se apaixonar por esse litoral

Cercada pela natureza e com atrações para todos os gostos, a Praia de Castelhanos é um destino que impressiona por sua beleza. E isso fica cada vez mais claro ao vermos as incríveis imagens desse destino. Veja abaixo algumas das melhores imagens desse lugar paradisíaco:

1. O próprio formato da Praia de Castelhanos já indica sua beleza

2. Que fica ainda mais clara quando vista do Mirante do Coração

3. É o lugar ideal para se aventurar, seja nadando ou surfando

4. Mas a praia também pode ser conhecida por meio de passeios de canoa

5. Outra atividade comum na região são as trilhas

6. Inclusive em meio à Mata Atlântica

7. E todos os caminhos levam a belezas naturais, como o Parque Estadual Ilhabela

8. Assim como a impressionante queda d’água da Cachoeira do Gato

9. E a linda vista dos mirantes da Praia de Castelhanos

10. Além disso, Castelhanos tem trilhas que levam direto a outras belas praias

11. E conta também com impressionantes piscinas naturais

12. A beleza da Praia de Castelhanos é algo simplesmente único!

Não deixe de conhecer esse paraíso escondido e preservado do litoral de São Paulo. É uma aventura verdadeiramente inesquecível. Aproveite a sua viagem para se deliciar também com outros passeios em Ilhabela que você não pode perder!