Praia da Ferradura: o que fazer nessa incrível orla de Búzios

Por
Atualizado em 28.04.22

Búzios é um destino bastante procurado por turistas, e a Praia da Ferradura é uma das atrações listadas no roteiro dessa viagem. O local oferece dois universos em um só: uma boa infraestrutura para atender seus visitantes e uma natureza impecável, garantindo a rusticidade do cenário. Veja mais sobre esse destino na matéria!

Publicidade

Onde fica a Praia da Ferradura

Com 1,5 km de extensão, a Praia da Ferradura fica em Búzios, Rio de Janeiro, a 8 minutos (2 km) do centro da cidade. Seu acesso é feito a partir da Av. José Bento Ribeiro Dantas, sentido Av. Parque, e o trajeto pode ser percorrido tranquilamente de carro.

Estrutura do local

Selecionamos informações importantes sobre a praia, para você se preparar e saber melhor o que esperar da Praia da Ferradura durante sua visita. Confira:

  • Mar tranquilo: a praia apresenta mar raso e quase sem ondas, ideal para se refrescar e praticar esportes náuticos como stand up paddle e caiaque.
  • Procurada por famílias com crianças: o fácil acesso, mar tranquilo e estrutura com banheiros e restaurantes oferece segurança e conforto para os pequenos.
  • Canto esquerdo: essa é a área mais agitada da Praia da Ferradura, com bastante movimento – bares que promovem várias festas, restaurantes, lounges luxuosos e poucos lugares para estacionar.
  • Canto direito: se você busca tranquilidade, opte por esse lado da praia. Não há quiosques e bares e a natureza é intocada – ideal para relaxar com as crianças ou a dois.
  • Movimentação: a praia é bastante agitada nos finais de semana e feriados. Caso só tenha esses dias para curtir, tente chegar cedo para garantir um espaço na areia. O mais aconselhável é conhecer a orla durante a semana, quando a movimentação é menor.

Anotou todas as dicas? Essas informações vão te ajudar a planejar melhor sua viagem. Agora, é só começar a se preparar para conhecer a Praia da Ferradura!

O que fazer por lá?

A Praia da Ferradura é um ótimo lugar para relaxar e ter bons momentos com a família. Confira o que curtir por lá para ter um roteiro completo:

1. Visitar a Praia da Tartaruga

A vizinha Praia da Tartaruga possui estrutura e cenário semelhantes aos da Praia da Ferradura, sendo uma opção a mais de orla para incluir em seu roteiro de viagem. A calmaria do mar e a segurança são grandes chamarizes para famílias com crianças, mas a visita não é indicada aos finais de semana, pois o local fica abarrotado de turistas.

2. Dar um pulinho na Praia da Azeda

A pequena Praia da Azeda já surpreende logo na escadaria de acesso: as nuances de cor do mar e sua pequena faixa de areia formam um cenário de tirar o fôlego. Para chegar até lá, é necessário pegar uma trilha curta, porém cansativa, a partir da Praia dos Ossos. Também é possível ir de táxi marítimo.

Publicidade

3. Praticar esportes náuticos

Devido ao mar calmo e raso, o que você mais encontrará na Praia da Ferradura são praticantes de stand up paddle, dos iniciantes até os mais experientes. É possível alugar o equipamento com comerciantes locais ou entrar na praia com seu acessório próprio. Aproveite o clima, passe bastante protetor solar e curta da melhor forma possível.

4. Conhecer a Praia de Geribá

Uma das praias mais populares de Búzios, é muito frequentada por moradores e turistas, oferece um grande espaço (são 2 km de extensão) e bastante infraestrutura. Quem busca calmaria deve estender sua canga na ponta esquerda ou direita, já quem não abre mão do agito pode se acomodar no meio da orla. Há uma trilha no canto direito que oferece uma vista privilegiada da praia.

5. Curtir o pôr do sol

Ir à praia e curtir o pôr do sol é um bônus inesquecível adicionado à sua viagem. Aproveite a ótima localização da Praia da Ferradura para assistir ao espetáculo sem interferências urbanas. E, claro: não se esqueça de registrar o momento da melhor forma possível e eternizar a experiência.

6. Andar de pedalinho

O mar calmo da Praia da Ferradura é propício para curtir com as crianças e elas vão adorar andar de pedalinho, serviço disponibilizado por comerciantes locais ao longo da orla. Mas é claro que o passeio não é exclusivo somente para os pequenos: o pedalinho também pode ser aquele momento a dois que você esperava durante a sua viagem, certo?

Na Praia da Ferradura, você terá inúmeras atrações e atividades para curtir durante todo o dia. Aproveite a experiência da melhor forma possível!

Hotéis e pousadas

Independente do seu gosto e do seu bolso, há uma hospedagem perfeita para você em Búzios. Confira ótimas opções:

  • Pousada Le Jardin de Bùzios – $$: a pousada fica a apenas 150 metros da Praia da Ferradura, oferece piscina ao ar livre e preços acessíveis.
  • Pousada Búzios Summer Park – $$$: muito procurada por casais, essa pousada fica a 30 metros da Praia da Ferradura e conta com piscina, churrasqueira e estacionamento gratuito.
  • Insólito Boutique Hotel & Spa – $$$$$: o edifício de arquitetura mediterrânea do hotel conta com quartos luxuosos, piscina com bar, sauna, entre outras regalias.

Já sabe quais das opções são mais favoráveis para a sua viagem? Agora, é só escolher uma delas e começar a se preparar!

Vídeos sobre a Praia da Ferradura para você se encantar

Precisa de mais motivos para conhecer a Praia da Ferradura? Com ótimas dicas e imagens lindas, os vlogs a seguir mostram o que você encontrará por lá:

O que fazer em Búzios: Praia da Ferradura e Ferradurinha

Publicidade

A vlogueira mostra a diferença entre as praias da Ferradura e Ferradurinha, que, apesar do mesmo formato, são bem diferentes uma da outra. Aproveite para anotar todas as informações dadas durante o vídeo!

Diário de viagem: Praia da Ferradura

Acompanhe a viagem da vlogueira até a Praia da Ferradura, com os melhores registros de sua experiência no local: desde sua hospedagem até um dia curtido na orla.

Praia da Ferradura vista do alto

Confira 3 minutos de registros aéreos da Praia da Ferradura, feitas por um drone. As imagens te mostrarão a estrutura do local, a beleza natural do entorno e o mar limpo e tranquilo que a praia te oferece.

Gostou dos registros? Agora, temos certeza de que você já sabe como curtir ao máximo a Praia da Ferradura.

10 fotos da Praia da Ferradura para aumentar sua vontade de viajar

Quer ver mais imagens e detalhes da praia? Confira os registros mais incríveis da Praia da Ferradura, feitos por visitantes que já curtiram esse pedaço de paraíso:

1. A Praia da Ferradura pode ser bem tranquila

2. E também bem movimentada

3. Basta escolher o dia e o lado certo para seu passeio

4. O mar limpo e calmo irá te surpreender

5. E o pôr do sol também não te decepcionará

6. Até seu amigo de quatro patas irá curtir a visita

7. O destino final deste caminho é uma recompensa

8. Aproveite cada segundo para contemplar o entorno

9. E se refrescar neste mar que mais parece uma piscina

10. Na Praia da Ferradura, as crianças irão curtir até cansar!

Agora, é só arrumar as malas e partir rumo a esse lindo destino. Aproveite para conhecer também outras praias de Búzios que não podem faltar em seu roteiro.