Belém do Pará: 15 motivos para se apaixonar pela cultura paraense

Por
Atualizado em 30.09.22

Belém do Pará é uma cidade encantadora, cheia de belezas naturais, atrações culturais e pontos turísticos que cativam visitantes de todo o país. O local ainda é famoso pelas festividades do Círio de Nazaré e possui uma rica gastronomia, ilhas e praias fantásticas. Atiçamos a sua curiosidade? Descubra os passeios mais incríveis desse destino.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica Belém do Pará

Belém é a capital do Pará e possui quase 400 anos de história. A cidade foi muito importante durante o ciclo da borracha e hoje é o principal polo cultural e político da região norte do Brasil. Além disso, Belém do Pará também é conhecida como “Metrópole da Amazônia”, pois ela foi a primeira capital dessa região.

O que fazer em Belém do Pará

Quando for a Belém do Pará, prepare-se para conhecer uma cidade cheia de cultura, parques e tradições religiosas. O lugar é repleto de museus com exposições que mostram a história local, restaurantes com delícias locais e feiras a céu aberto, com produtos típicos de lá. Por isso, confira as atrações que separamos para você.

1. Mercado Ver-o-Peso

Se você quer conhecer Belém do Pará na sua essência e ter uma experiência sensorial diferente, comece o seu tour pelo Mercado Ver-o-Peso. Lá é possível encontrar desde ervas medicinais a comidas e bebidas típicas, como a cachaça de jambu. Além disso, o local ainda possui restaurantes onde se pode provar peixe com açaí e outras delícias da região. Sem dúvidas, você vai amar as cores e cheiros de lá.

2. Estação das Docas de Belém do Pará

A Estação das Docas fica localizada no antigo porto fluvial de Belém. O lugar funciona como um complexo turístico, com lojas de roupa e souvenirs, restaurantes, galerias de arte e agências de turismo. À noite, a estação costuma ficar cheia de pessoas que vão em busca das delícias nos barzinhos e das atrações culturais. Vale salientar que é de lá que saem as embarcações que nos levam às principais ilhas.

3. Borboletário do Mangal das Garças

O Mangal das Garças foi criado em 2005 e possui 40.000 metros quadrados de extensão. O local funciona como uma reserva natural com vegetação típica, vistas incríveis para o rio, equipamentos de lazer, lagos e abriga também espécies diferentes de aves, borboletas e outros animais. Além disso, você ainda encontrará restaurantes tanto na parte interna, quanto ao redor dele.

4. Basílica de Nossa Senhora de Nazaré

A Basílica de Nazaré é uma das mais bonitas de toda a cidade e possui uma importância histórica-cultural para os paraenses. Ela foi erguida em 1909 e abriga a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada no século XVIII. A igreja possui obras de arte sacras, lindo vitrais e todos os anos atrai milhares de brasileiros que vão para os festejos do Círio, um dos dias mais aguardados do ano.

Publicidade

5. Casa das Onze Janelas

Essa é uma construção interessante que fica ao lado do Forte do Presépio e perto de outras atrações em Belém do Pará. O local possui restaurante, um lindo jardim, visitação gratuita e atrai sobretudo quem gosta de história e arte. Por fim, ao fundo ainda é possível desfrutar da vista para a Baía do Guajará.

6. Forte do Presépio

O Forte do Presépio é um complexo arquitetônico que possui uma vista incrível para a cidade de Belém do Pará, principalmente para a região do Ver-o-Peso e para o rio. O lugar é seguro e possui canhões do século XVII, além de um museu com peças antigas, cachimbos e objetos indígenas. O Forte possui visitação gratuita, porém, para entrar no museu é cobrada uma pequena taxa.

7. Passeio de barco pela Baía do Guajará

Quer ter uma experiência inesquecível em Belém do Pará? Faça um passeio de barco pela Baía do Guajará. Imagina que perfeito é aproveitar um final de tarde, contemplando uma apresentação de dançarinos ao som de músicas típicas de lá? Você poderá entrar em contato com uma das agências que ficam localizadas na Estação das Docas e programar um horário para conhecer essa atração.

8. Complexo Ver-o-Rio

Esse é um dos locais imperdíveis em Belém do Pará por causa das suas belezas naturais. A região possui prédios históricos, uma arquitetura muito bonita, com passarelas incríveis e vista para o Mercado Ver-o-Peso e a Baía de Guajará. Por isso, vale a pena visitar com a família durante o dia.

9. Ilha do Mosqueiro

Já a Ilha do Mosqueiro é um dos destinos favoritos dos moradores de Belém do Pará durante as férias. O local possui lindas praias de águas calmas e doces, perfeitas para passar o dia, tomar um sol e descansar com a família. Para chegar, basta ir de carro pela BR-010/BR-316 ou então pegar um dos ônibus que saem do terminal rodoviário de Belém.

10. Catedral Metropolitana de Belém do Pará

Outra atração que atrai bastante católicos é a Catedral Metropolitana. Ela fica localizada em frente a uma praça bem arborizada e está bem perto de pontos turísticos como a Casa das Onze Janelas e o Forte do Presépio. O local foi fundado em 1616, possui elegantes varandas e um teto decorado. Mesmo não sendo religioso, sem dúvidas você vai gostar de conhecê-la.

11. Restaurante Manjar das Garças

Que tal provar um tacacá ou pato no tucupi? No Restaurante Manjar das Garças você vai encontrar essa e outras opções gastronômicas de Belém do Pará. O local é bonito, possui um bom atendimento e está localizado num parque, à beira do rio. O preço dos pratos é um pouco mais caro que outros restaurantes da região, porém a visita vale a pena pelo visual e beleza da comida regional.

12. Museu de Arte Sacra do Pará

Esse museu é uma ótima opção para amantes de artes e história. Ele está localizado no centro, num prédio que, apesar de antigo, está bem conservado. O local possui peças barrocas e coleções de arte sacra com influência indígena e portuguesa. Aliás, ele também é perfeito para ir com crianças.

13. Point do Açaí

Se você tem curiosidade de conhecer o verdadeiro açaí puro do Pará, certamente vai amar conhecer o restaurante Point do Açaí. Esse é um dos locais mais famosos de Belém, tanto pelo atendimento quanto pelas delícias gastronômicas. Aliás, o espaço é bem organizado, o atendimento é considerado bom e a comida excelente. Vale salientar que os preços são acessíveis.

Publicidade

14. Sorveteria Cairu

Nada melhor que tomar um sorvete para se refrescar e amenizar o calor que faz em Belém do Pará, não é mesmo? Então visite a Sorveteria Cairu, localizada na Estação das Docas. O local é bem famoso e as opções de sorvete são variadas. Você ainda poderá experimentar os sabores antes de escolher o que irá comprar. Mas vá preparado, pois os valores são um pouco altos.

15. Ilha do Combu

Enfim, se você está buscando opções de passeio perto de Belém, certamente vai gostar dessa sugestão. A Ilha do Combu está a 15 minutos do porto, fica no meio da floresta e possui vários restaurantes que vão dos preços mais baratos aos mais caros. Um dos mais conhecidos é o Saldosa Maloca, que dispõe de uma vista incrível para a cidade e oferece trilhas incríveis e uma comida apetitosa.

Um ponto positivo de Belém do Pará é que as principais atrações estão localizadas bem perto umas das outras. Portanto, você poderá conhecê-las a pé, ou então pegar um transporte que te leve até os locais mais distantes. Aliás, caso tenha mais tempo, aproveite também para desbravar os passeios realizados nas praias e ilhas.

Hotéis e pousadas em Belém do Pará

Belém do Pará é uma cidade que possui várias pousadas e hostels. Uma dica que damos é que você escolha uma hospedagem mais próxima das atrações principais, para facilitar a sua locomoção. Porém, caso não consiga vaga nesses hotéis, não vão faltar opções de lugares para ficar.

  • Hotel Grão Pará – $: o Grão Pará fica localizado na região central de Belém, perto de alguns pontos turísticos, e disponibiliza café da manhã para os hóspedes. O local ainda possui recepção 24 horas.
  • Belém Soft Hotel – $$: já essa opção é considerada econômica, possui quartos para família e para pessoas com mobilidade reduzida.
  • Hotel Sagres – $$$: o Hotel Sagres possui bar, restaurante e acomodações espaçosas. O local ainda possui piscina e diversas opções de quarto.
  • Mercure Belém Boulevard – $$$$: o Hotel Mercure possui terraço, sauna e academia de ginástica. O local ainda dispõe de salão de jogos para os hóspedes.
  • Radisson Hotel Belém – $$$$$: essa hospedagem é mais luxuosa que as anteriores, e oferece banheira de hidromassagem, business center e estacionamento privativo. Além disso, os quartos possuem decoração moderna.

É muito importante que você reserve a sua hospedagem com antecedência para ficar mais despreocupado. Confira as comodidades, preços e outros detalhes que sejam importantes para você.

Vídeos de Belém do Pará para se inspirar

Agora que você já conhece as principais atrações de Belém, confira a opinião dos viajantes que estiveram por lá. Assim será mais fácil montar o seu roteiro e aproveitar os seus dias de férias da melhor forma.

Dicas gerais para sua primeira viagem

Tudo o que você precisa sobre Belém do Pará, certamente encontrará nesse vídeo. Por isso, aproveite todas as dicas que puder.

Primeira parada: Mercado Ver-o-Peso

Aqui o visitante encontrará frutas e iguarias típicas de Belém do Pará, além de artesanato e souvenirs para levar para casa. Então confira as principais coisas que você encontrará nesse mercado.

Visita ao Mangal das Garças

Agora vamos conhecer as belezas e encantos do Mangal das Garças, ponto turístico bastante visitado em Belém do Pará. Desfrute também do borboletário, que é lindo.

Um tour pela Ilha do Marajó

Outro ponto turístico incrível é a Ilha do Marajó. Por isso, descubra aqui as belezas na maior ilha fluvial do país.

Círio de Nazaré, em Belém do Pará

Vai viajar na época da festividade do Círio de Nazaré? Então conheça esse evento através de imagens aéreas e conheça a beleza da basílica.

Já tem seu roteiro e malas prontas? Você vai ficar enfeitiçado por esse destino, que agrada pessoas de todas as idades. E se você gosta de fotos, vamos te mostrar algumas que te deixarão de queixo caído.

15 fotos encantadoras de Belém do Pará para admirar

Tomar um açaí enquanto caminha pela Estação das Docas, admirar o rio e observar os barquinhos estão na sua lista de coisas a fazer em Belém? Então já vá se preparando para ver os lugares mais lindos dessa cidade, com belezas fascinantes.

1. Bem-vindo(a) ao Belém do Pará!

2. E aos passeios incríveis dessa cidade riquíssima

3. São lugares de encher os olhos e aguçar o paladar

4. Comece seu tour na Estação das Docas

5. Um lugar lindíssimo e cheio da cultura local

6. Depois visite o mercado Ver-o-Peso

7. E veja todas as cores do Belém do Pará

8. Experimente os sabores exóticos

Marina Mendonça

9. E os produtos típicos

10. Visite também a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré de Belém do Pará

Caique Araújo

11. O Mangal das Garças

12. As praias

13. E as ilhas

14. Você vai se apaixonar por Belém do Pará

15. E pela cultura desse lugar!

Belém do Pará é mesmo uma cidade mágica. E para te deixar com água na boca, confira os principais restaurantes em Belém, para você ficar com um gostinho de quero mais.