13 fotos do Parque das Ruínas para desvendar a história cultural do RJ

Por
Atualizado em 17.03.23

Se você pretende visitar lugares pouco conhecidos no Rio de Janeiro, então saiba que o Parque das Ruínas precisa estar em seu roteiro. Esse destino é repleto de história e atrações culturais e ainda surpreende com belas paisagens. Além disso, é ideal para a família ou mesmo para um programa romântico. Confira, a seguir, mais detalhes desse imperdível destino no RJ.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica o Parque das Ruínas

O Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas está localizado no bairro de Santa Teresa, no centro histórico do Rio de Janeiro. Ele está situado em uma área privilegiada da cidade e é cercado pela natureza.

Como ir ao Parque das Ruínas

  • De carro: visitar o parque de carro é a maneira mais rápida de chegar à atração, que está localizada a 5 km do centro da cidade. Os trajetos que dão acesso ao local são a Avenida República do Paraguai, Avenida Presidente Vargas e Avenida Gomes Freire.
  • De ônibus: para chegar ao parque de ônibus, é preciso ir à Estação Carioca. Depois, basta pegar o ônibus 014 com destino à Santa Teresa. Essa opção, portanto, é a mais econômica.
  • De Uber/Táxi: por fim, você ainda pode chegar ao destino de Táxi ou Uber. Partindo da estação do metrô, a viagem vai custar em média R$16.

História do Parque das Ruínas

O Parque das Ruínas é um destino que emana história, costumes e aspectos culturais. O local, que hoje abriga a atração, foi construído entre 1898 e 1902 e pertencia à Laurinda Santos Lobo, importante defensora da arte e cultura da época. O prédio histórico era conhecido por receber importantes saraus e apresentações culturais do país, assim como inúmeras personalidades estrangeiras.

Hoje, o Parque das Ruínas tornou-se um Centro Cultural, e foi todo restaurado pela Prefeitura Municipal do Rio. O espaço costuma receber 40 mil pessoas por mês e movimenta apresentações e atividades culturais na cidade.

O que você precisa saber antes de ir

Antes de iniciar o seu passeio pelo Parque das Ruínas, é importante conhecer informações essenciais sobre o espaço. Por isso, confira a seguir, o que você precisa saber para visitá-lo da melhor forma:

  • Horário de Funcionamento: o parque está aberto para visitação de terça a domingo, das 8h às 18h.
  • Endereço: o espaço está localizado na Rua Murtinho Nobre, nº 169, Santa Teresa, Rio de Janeiro.
  • Contatos: (21) 2224-3922 e (21) 2215-0621 (telefones); [email protected] (e-mail).
  • Entrada: o passeio é gratuito.
  • Infraestrutura: no parque você vai encontrar um auditório, galeria para exposições artísticas e culturais, jardim e um Café. Além disso, o local também possui espaço para circo e teatro, com apresentações para adultos e crianças.
  • Mirante: além de uma boa estrutura, o parque possui um mirante que garante uma vista privilegiada da cidade do Rio. Do local, é possível avistar o Pão de Açúcar, o Aeroporto Santos Dumont, assim como toda a Baía de Guanabara.
  • Programação: o espaço possui uma programação sempre muito diversa. Então, saiba que você poderá assistir a exposições artísticas e apresentações de teatro, além de shows musicais. Além disso, é comum o visitante ter acesso a palestras e oficinas.
  • Quando visitar: o ideal é fazer uma visita ao parque durante a semana, pois o final de semana costuma ser muito disputado pelos turistas.
  • Recomendações: por fim, como o local fecha às 18h, você ainda pode curtir o bairro de Santa Teresa e visitar, por exemplo, o Largo dos Guimarães. No entanto, vale lembrar que não é recomendável andar pela região muito tarde.

Após anotar essas informações, você já pode iniciar o seu roteiro pelo Parque das Ruínas. Agora, você já está pronto para conhecer o espaço com segurança. Aproveite!

13 fotos do Parque das Ruínas para inspirar ainda mais o seu passeio

Por fim, para inspirar o seu passeio pelo Parque das Ruínas, aprecie uma lista das melhores fotos do local. Através de uma seleção de imagens feitas pelos próprios visitantes, com certeza você vai se apaixonar ainda mais. Olha só o que te espera:

1. Se está nos seus planos conhecer um destino incrível no Rio

2. Que una belezas naturais e históricas

3. E também garanta novas descobertas e conhecimento

4. Então, saiba que você precisa visitar o Parque das Ruínas

5. Esse destino cultural é um dos mais belos da cidade do Rio

6. E, aliás, garante momentos incríveis

7. O espaço tem uma bela arquitetura

8. Possui detalhes históricos

9. E cantinhos que unem arte e natureza

10. Além disso, conta com uma vista única

11. Que sempre garante as melhores fotos

12. Sem dúvida, visitá-lo é viver um momento marcante

13. Olha só o que te espera em seu próximo passeio cultural!

O Parque das Ruínas é mesmo um lugar incrível, não é? Certamente você vai amar as descobertas que esse belo destino proporciona. Outro refúgio que também garante bons momentos na cidade do Rio é o Parque Lage. O local é cheio de belezas naturais e históricas, assim como as melhores atrações. Sem dúvida, você vai amar a visita também!