12 roteiros turísticos para fazer um mochilão no Brasil

Escrito por Sheila Almendros

Não é só de mochilão no exterior que vive um aventureiro. Nosso país possui locais extraordinários e rotas incríveis para serem desbravados com a mochila nas costas. E você pode conhecer algumas opções a seguir, de vales montanhosos, safáris sensacionais, cidades históricas e praias paradisíacas:

Continua após o anúncio

1. Rota das Emoções

Chegando por Fortaleza, você ainda pode aproveitar para dar uma passadinha no Beach Park antes de iniciar a sua aventura, e terminá-la voltando para casa por São Luiz. Esta rota completa fica assim: Fortaleza, Jericoacoara, Delta do Paraíba, Lençóis Maranhenses e São Luís. Se você preferir facilitar o trajeto, que por sua conta será bem mais complexo, procure uma agência de viagens.

2. De Belém a Manaus

Uma oportunidade única de conhecer mais de 1600 quilômetros de Floresta Amazônica de barco. O transporte é simples e será necessário fazer diversas baldeações, mas pode apostar que a experiência será fantástica! Neste roteiro inclui: Belém, Ilha de Marajó, Santarém, Alter do Chão, Parintins, Manaus e Arquipélago de Anavilhanas.

3. Cidades históricas de Minas Gerais

Se o seu mochilão incluir uma turma, sairá muito mais em conta alugar um carro para percorrer os 600 quilômetros desta trilha, que inclui Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana, Lavras Novas, Congonhas, Tiradentes, São João del Rei e Inhotim. Vale a pena dedicar uns três dias para conhecer a capital mineira e ao menos dois dias em Ouro Preto.

4. De Alagoas a Pernambuco

É nesta trilha que você desfruta das melhores praias de nosso Brasil, das mais movimentadas até as mais tranquilas, e também pode incluir algumas noites de agitação das capitais e cidades mais procuradas por turistas. Inclua no roteiro Maceió, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga, Maragogi, Tamandaré, Porto de Galinhas, Recife e Olinda, que você não vai se arrepender.

5. Do Rio Grande do Sul a Santa Catarina

iStock

Aqui a sua aventura pode começar nas montanhas e terminar na praia, ou vice-versa. É uma região carregada de cultura e história, que merece alguns dias de dedicação nas maiores cidades. Para não pesar no bolso, prefira percorrer o trajeto de ônibus, pois devolver um carro alugado em outro estado pode sair bem mais caro. O roteiro inclui Porto Alegre, Gramado, Bento Gonçalves, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bom Jardim da Serra, Lages, São Joaquim, Urubici, Urupema, Bom Retiro, Balneário Camboriú, Blumenau e Florianópolis.

6. Costa do Descobrimento

A Costa do Descobrimento foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, em 1999, e você pode incluir neste trajeto pelo berço da nossa história alguns outros locais encantadores que estão por ali nas redondezas: Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Praia do Espelho, Caraíva, Trancoso, Santo André, Santa Cruz Cabrália, Santo Antônio, Coroa Vermelha, Mutá, Mogiquiçaba, Belmonte e Guaiú.

7. Do Espírito Santo a Bahia

A Bahia e seus encantos pode receber uma rota alternativa, caso prefira descer para o sudeste, ou se tiver dias a mais em suas férias, porque não fazer mesclar as duas rotas? Salvador, Itacaré, Caraíva, Trancoso, Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, Dunas de Itaúnas, Conceição da Barra, Guapari e Vitória são algumas opções de itinerário.

8. Do Jalapão à Chapada das Mesas

Estes destinos são pouco explorados pelos brasileiros, infelizmente, e entre o Maranhão e Tocantins é possível desfrutar de belas nascentes, cachoeiras e dunas monumentais e uma fauna e flora riquíssimas. Você pode percorrer por Fervedouro, Cachoeira do Formiga, Cachoeira Velha, Dunas do Japalão, Portal da Chapada, Santuário Pedra Caída, Poço Azul, Encanto Azul e Cachoeira de Itapecuru em uma experiência inesquecível.

9. Rio São Francisco

Já pensou em fazer um mochilão por algumas das cidades que o Rio São Francisco percorre? Ao total são 5 estados que você pode escolher para esta aventura, mas a trilha mais cotada por mochileiros é a que passa pela Serra da Canastra (onde está a nascente do rio), passando por Pirapora, Paulo Afonso, Juazeiro, Petrolina, Cânion do Xingó, Delmiro Gouveia, Penedo, Pão de Açúcar e terminando em Piaçabuçu, onde o rio deságua no Oceano Atlântico.

Continua após o anúncio

10. Mato Grosso

Aproveite para conhecer o Pantanal e toda a sua diversidade de plantas e animais em safáris incríveis, que atrai milhares de estrangeiros durante o ano. Aquiadauana, Corumbá, Miranda, Cuiabá (onde fica a Chapada dos Guimarães), Morro São Jerônimo, Casa de Pedra, Cachoeira Véu da Noiva, Vale do Rio Claro, Gruta da Lagoa Azul e Caverna Aroe Jari são as principais atrações da região.

11. Litoral Norte de São Paulo

iStock

A cidade de Ubatuba possui praias lindas e super conservadas que merecem toda a atenção de um mochileiro. Inclua em seu roteiro a Praia da Fazenda, Ilha das Couves, Prumirim, Picinguaba e Camburi. Uma ótima opção para quem tem poucos dias para se aventurar.

12. Rio de Janeiro

Há muitas variedades de campings neste roteiro, por ser um destino muito procurado por mochileiros de todas as partes do mundo. Trindade, Praia do Sono, Antigos, Antiguinhos, Ilha Grande, Búzios e Cabo Frio são opções com muita tranquilidade envolta à natureza, e também com opções para acampar em meio à “vida selvagem”. Se quiser adicionar uma experiência única em sua viagem, visite as aldeias indígenas de Cajaíba e Paraty-Mirim.

13. De Éssepê a Érrejota

Chamada de Costa Verde, o itinerário de São Paulo ao Rio de Janeiro é cercado pela Mata Atlântica e as maravilhosas praias de águas cristalinas. Ilhabela, Ubatuba, Vila de Trindade, Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande, Ilha da Gipóia, Mangaratiba e Itacuruça são os destinos principais desta viagem.

Depois de conhecer as rotas incríveis que nosso enorme Brasil possui, é só arrumar a mochila e escolher o seu destino preferido. Você também pode conferir 15 destinos baratos para fazer mochilão pelo mundo, e também algumas outras opções pela América Latina para ampliar os seus horizontes. Boa viagem, aventureiro!

 
   

PARA VOCÊ